Pratto deve ir embora para Argentina. Hernanes praticamente se despediu na última sexta-feira. E Cueva, que ainda não se reapresentou, é cotado para deixar o São Paulo depois da Copa do Mundo. A temporada de 2018 não começou do jeito que o torcedor tricolor queria. O diretor executivo Raí, no entanto, prometeu reforços pontuais para tornar o time competitivo.

– Eu não tenho dúvida: o torcedor pode ficar tranquilo. Pode confiar em mim. Estamos com várias possibilidades de negociação e vamos chegar com um time em ótima condição – disse o dirigente.

Raí está blindando todas as negociações do Tricolor, junto do ex-zagueiro e agora coordenador de futebol Ricardo Rocha. O executivo quer evitar que um vazamento possa atrapalhar os negócios. Mas as posições que o São Paulo precisa de reforços não são segredo. Veja abaixo, então, quais são os principais alvos e os jogadores que estão na mira.

Lateral-direito

Essa tem sido uma posição complicada para o São Paulo há tempos. Depois de vender Buffarini ao Boca Juniors, o Tricolor ficou apenas com Bruno, que não viveu boa fase em 2017. No atual elenco, o zagueiro Éder Militão pode atuar improvisado no setor. Foi assim no ano passado.

No mercado, a tentativa por Rafinha, do Bayern de Munique, não vingou. Victor Ferraz, então, passou a ser o alvo. Só que o jogador do Santos está nos planos do técnico Jair Ventura. De qualquer forma, a diretoria do Tricolor acompanha de perto a situação do lateral-direito do rival.

Antes, também foram falados nos bastidores nomes como Cristovam, ex-Paraná e emprestado ao Suwon Samsung Bluewings, da Coreia do Sul, e Dudu, ex-Figueirense e agora no Internacional.

Meia

Quando Hernanes ainda era uma realidade, reforçar o meio de campo já era prioridade da direção. Não só porque seu contrato de empréstimo venceria em junho, mas também porque Cueva, depois de disputar a Copa do Mundo com o Peru, pode chamar a atenção do mercado exterior.

Assim, o então executivo de futebol Vinicius Pinotti iniciou movimentação atrás de Gustavo Scarpa, do Fluminense. Ele continua no radar. Houve forte concorrência de Palmeiras e Corinthians por Scarpa, mas o São Paulo não desistiu. A primeira oferta foi recusada. Na última sexta, Raí o elogiou como um grande jogador.

Centroavante

Antes mesmo de surgir a possibilidade de vender Pratto ao River Plate, a diretoria estava em cima de Diego Souza, do Sport. O jogador, que atua também como meia, é visto como um dos que podem pegar papel de protagonista no elenco do São Paulo. A negociação, segundo Raí, está avançada. Mas o time pernambucano aguarda uma melhora na oferta para liberar o atleta.

Atacante de lado

Outro foco da diretoria é um atacante para jogar pelos lados do campo. Já houve uma intensa procura por um reforço nesse setor. David, do Vitória, porém, foi para o Cruzeiro. E Carlos Eduardo, do Goiás, entrou no radar há alguns meses. A conversa poderá ser retomada.

A bola da vez é Marinho, que se destacou no Vitória, e agora atua no Changchun Yatai, da China. Raí não quis falar de detalhes, mas elogiou o jogador.

GE