Pré-temporada com reforço único e garotos no São Paulo

Veja abaixo, posição por posição, as novidades e saídas no elenco:

Goleiros

Jean é a principal novidade. Sidão e Lucas Perri estão mantidos. É possível que Lucas Paes, da base, também seja integrado. Renan Ribeiro (Estoril) e Denis (Figueirense) saíram.

Zagueiros

São seis opções. Rodrigo Caio, Arboleda, Bruno Alves, Aderllan e Éder Militão mantidos de 2017. A novidade é Rony, garoto da base que participou de treinos na última temporada sob o comando de Dorival. Lugano teve contrato encerrado e não definiu se vai se aposentar para seguir no clube como dirigente. Breno, por sua vez, acertou definitivamente com o Vasco.

Laterais

Até agora há quatro: Reinaldo, Edimar, Júnior Tavares e Bruno estão à disposição de Dorival. O clube busca ao menos mais um lateral-direito (Victor Ferraz é o nome no momento). Buffarini foi vendido ao Boca Juniors.

Meio-campistas

Dorival tem 11 opções para abrir o ano no setor: Hernanes, Jucilei, Petros, Hudson, Araruna, Shaylon, Cueva, Thomaz, Gomez, Lucas Fernandes e Gabriel Sara. O Profetafoi chamado para o retorno imediato ao Hebei Fortune, da China, mas o ídolo confia na permanência ao menos até o meio do ano. Wellington acertou definitivamente com o Vasco.

 Atacantes

Por fim, mais nove jogadores na frente, dos quais cinco saíram de Cotia: Lucas Pratto, Marcos Guilherme, Maicosuel, Brenner, Morato, Caique, Marquinhos Cipriano, Paulo Bóia e Bissoli. Diego Souza, do Sport, tem negociação avançada. Pratto está na mira do River Plate.

Wellington Nem se recupera de lesão no joelho direito, mas não ficará em 2018. A previsão inicial é de que ele se reapresente, mas termine a reabilitação no Shakhtar Donetsk, responsável pelo empréstimo e dono dos direitos econômicos.

Gilberto teve o contrato encerrado, Marcinho saiu e está na mira do Atlético-PR, Denilson vai para o Vitória, Léo Natel foi negociado por empréstimo com o Fortaleza, Pedro Bortoluzzo foi emprestado ao Guarani e João Paulo ao Criciúma.

GloboEsporte

Anúncios

95 comentários

  1. No caso do Maidana fica mais ou menos entendido que o clube não quer ele defendendo a nossa camisa e nem quer qualquer vínculo sobre eventual venda etc por orientação do jurídico do clube.

    Ninguém em sã consciência, mesmo sendo muito incompetente iria deixar o jogador sair dessa forma, exceto por orientação jurídica, evitando sanções mais a frente, visto que a negociação que o trouxe, foi por demais obscura…

    Evidente que não vão dar satisfações, pois isso seria como assinar confissão de culpa.

    Curtido por 1 pessoa

    • Sempre vai ficar a dúvida no ar. Particularmente acho que é uma questão de contrato mesmo ou não quererem levantar o véu que cerca essa contratação.
      Não é possível que não exista uma posição/definição jurídica definitiva sobre isso.

      Curtir

        • Isso por parte do nosso jurídico.
          Digo em termos de tribunal esportivo.
          Não entendo do riscado, mas baseado em que existe o risco de punição se utilizarmos ou negociarmos o jogador?
          Tanto a rescisão contratual com o clube antigo quanto a situação contratual atual estão regulares. Se existiu roubo, é outra história.

          Curtir

          • Tbm não entendo, estou apenas supondo uma situação…

            Mas é exatamente em termos de tribunal esportivo que me refiro, pois se o jogador não entra em campo, consequentemente não defende o clube e não tem reconhecido seu vínculo através de uma negociação de venda, esportivamente nada depõe contra o clube… deve ser por aí…

            Curtir

    • Marcio,
      Acho que tem um contrato de gaveta novo apenas aguardando o primeiro encerrar.
      Assim não comprovaria mais vínculo por se tratar de um novo contrato.
      Como é de gaveta, tem chance de vir outro clube e cobrir o que está escrito e assim começar uma nova novela ou ele ir embora…

      Curtir

    • Houve irregularidade em sua negociação e isto já está comprovado, tanto que fomos condenados ao pagamento de multa.

      Só não perdemos pontos ou fomos afastados de torneios (e eventualmente rebaixados) pois o garoto nunca foi escalado no principal.

      Até acho que o prazo já prescreveu, mas a má vontade de cbf e stjd conosco é tamanha anoite não sei se vale o risco.

      Sobram duas alternativas: a) negociar o atleta; b) rescindir com o atual e firmar novo compromisso.

      Aparentemente, ele não tem interesse em nenhum dos dois. Vida que segue.

      Curtir

      • É uma linha de pensamento que pode estar próxima da realidade… muito estranho esse processo todo, muito nebuloso…

        Mais a frente as coisas tendem a clarear…

        Curtir

        • Exatamente.

          O que não pode é ser amador a ponto de escalar um jogador quer eliminará ou rebaixará o clube.

          Se fizesse isso, aí sim seria um erro grave da gestão.

          Fico impressionado como Aidar deixou terra arrasada, claro que começou com JJ, mas ele (poupado por muitos por ser oposição ao Leco) deixou seqüelas pesadas.

          Curtir

      • Mas dá para cravar que perderíamos pontos ou sofreríamos alguma punição esportiva por escalar o jogador?
        Não me lembro direito do caso…o jogador chegou a ser suspenso?
        Ou ficou na esfera das possibilidades?

        Curtir

        • No STJD eles reconheceram a ilegalidade da contratação e aplicaram a multa.

          Destacaram que o ilícito estava reconhecido mas não apreciou a perda de pontos e o rebaixamento pois estes dependem da escalação do jogador é der julgamento por Câmara específica da CBF.

          Curtir

          • Mas é isso que eu não entendo. Se a contratação foi irregular, supõe-se que o jogador não tenha o registro regularizado, não tenha nenhum vínculo com o clube e que o São Paulo não poderia ter o direito de repassa-lo para outros clubes.

            Curtir

    • Faz mais sentido do que as especulações de ser picuinha do Leco com o jogador. Não é possível que o clube queira tanto emprestá-lo ao Bahia, mesmo o negócio não ter melado e o Jean já se apresentado ao SP.

      Curtir

    • Caro Márcio, entendo essa sua observação, mas ele foi emprestado para o São Bernardo e Paraná…se O Jurídico viu algum problema deveria ter rompido o contrato antes. Claro como vc falou ninguém vai falar nada mas perder um jogador com potencial por isso em um clube beira o irreal.

      Curtir

    • Nada a ver esse seu comentario…

      O SP pagou por ele e na pior das hipoteses foi LESADO / Vitima de um dirigente corrupto (aidar) que pagou mais do que o jogador valia…

      O SP nao deve nada a ninguem e o jogador é patrimonio do clube. Desvaloriza-lo é burrice extrema e realizar prejuizo em um jogador com mercado, novo e que vem de boa temporada é pior ainda.

      Curtir

    • Caro colega João Paulo de Jesus Lopes, não sei se é o verdadeiro porém isso não vem ao caso, foi uma escolha de vida minha decidir por olhar sempre o copo meio cheio, cada um faz as escolhas de vida que desejar. O que lhe disse foi que o time que terminou o campeonato não brigou para não cair, pelo contrario, foi o segundo time com maior pontuação no segundo turno, eu sei que o campeonato é composto de dois turnos e ganha quem tem a maior regularidade, porém vale ressaltar que o time do SPFC que iniciou o campeonato estava longe de ser o time que iniciou, até por isso não caiu.
      Outro ponto que vale ressaltar é que ainda não perdemos ninguém.
      Um abraço

      Curtir

  2. Ano passado ficamos empolgados com o início do Ceni, mas de pois da derrota contra as peppas tudo desandou.
    A galinhada desanimada, se perdesse das peppas o treineiro ia embora e jogando o segundo tempo inteiro com um a menos ganharam de um a zero e a partir daí praticamente tudo deu certo para elas.
    Futebol é imprevisível, será que este ano será o contrário ?
    Vou torcer muito para isso. Aliás não vou ficar triste se formos campeões com o leco leco não.
    Ele sempre foi péssimo, mas será passageiro na história do clube.

    Curtir

  3. Para quem cobrava o nosso tricolor que era preciso usar os muleques de cotia ao invés de baciada de jogadores ruins e caros, estou feliz por ver o numero de meninos no time principal do Tricolor !!!!

    18 dos 35 são ou vieram da nossa base ….

    Vamos que vamos Tricolor !!!!

    Curtir

  4. Achei bem oportuna e pertinente essa matéria que trata sobre a equação contratações x finanças dos clubes brasileiros:

    http://rodrigomattos.blogosfera.uol.com.br/2018/01/05/conta-chegou-apos-luvas-e-profut-clubes-vivem-crise-financeira-para-2018/

    ——–

    Esse trecho abaixo bem retrata o amadorismo e a forma irresponsável como os clubes vem sendo arrebentados por gestores absolutamente incompetentes e despreparados:

    ———

    ”O filme se repete. É só olhar para o passado para entender como será no futuro. O cara gasta com contratação e depois não tem como pagar salário. É como alguém que compra um carro e depois não consegue pagar IPVA”, contou Pedro…

    ———-

    Teria o SP sido submetido a esse tipo de gestão temerária, nos últimos tempos ?

    Somente através de um projeto verdadeiro e por meio de um robusto planejamento estratégico de curto, médio e longo prazos, criado com base nas pilastras e transformações estruturantes introduzidas e trazidas pelo nosso novo estatuto, como governança corporativa e gestão profissionalizada, que se consolidariam com o advento do clube empresa, as coisas se resolveriam de vez.

    Enquanto isso, ainda bem que o cenário de momento tem mais se assemelhado ao mundo da razão, que da emoção.

    Poucas contratações e maior valorização e uso da Base.

    Curtir

    • Boa matéria mesmo, mas como os clubes não aprendem, daqui a pouco vem um Profut 2 e fica tudo certo, afinal para o governo não é um calote, mas um investimento na alienação do povo, um negócio ótimo para ambas as partes….

      Curtir

    • Então, esse é um entendimento bastante simplório, mas é assim que eu entendo também.
      É só entrar no site de registro de jogadores que está lá: situação regular, jogador do SPFC.

      Curtir

  5. Antes de propagar o caos eu prefiro ver o que vai ocorrer.

    Embora tenha certeza de saídas, por enquanto nem a do Hernanes está confirmada.
    Após a saída é que precisa avaliar a reposição.

    Até agora, só agregamos bons valores da base, Reinaldo, Hudson e Jean.

    Curtir

    • O que me encabula é que ano passado o papo era o mesmo (vou esperar ver, vamos ver o que acontece, não é tão ruim quanto falam e etc) e quase caímos.

      Ano retrasado tbm.

      Leco não muda o roteiro e isso me deixa mt encabulado. Ano passado começamos o ano confiante e ficamos por um triz da segunda.

      Ano retrasado estamos confiantes na liberta e ficamos po um triz da segunda.

      Esse ano ta uma merda no inicio….ta tao merda que acho q um título vem aí. Na merda mesmo.

      Curtido por 1 pessoa

      • E o que teria de fato se transformado em relação às nossas reais condições econômico financeiras e de estrutura organizacional e de gestão, do dia 31/12/2017 para hoje, de forma a te fazer sonhar com um elenco recheado e montado por uma constelação de craques ?

        Arrebentaram aquele SPFC que a gente tinha em 2005 e revivê-lo depende de profundas transformações em relação a forma e maneira de pensar e de agir.

        Sem a gente continuar fazendo o que sempre fizemos, continuaremos colhendo o que sempre plantamos !

        Curtir

        • Não falei em elenco recheado de craques e nem sonho com isso.

          Mas é o que vc disse mesmo: me encabula é que sempre entramos atrás de todo mundo. Sem time, vendendo a torto e a direito e com incertezas institucionais. Do patrocínio ao cara que vai entrar em campo, desde que o Leco assumiu, é um caos.

          Curtido por 1 pessoa

    • Nossa Base retroalimentará o elenco principal com uma molecada muito boa de bola que em pouco tempo poderá equacionar as carências atuais.

      No mínimo seis desses pratas da casa que a gente assiste no sub 20 com o Jardine teriam vaga no time principal no curto prazo, num custo benefício enorme quando comparado com as baciadas dos últimos tempos.

      Equação simples: ainda temos que levantar mais 90 milhões de vendas em 2018, temos uma das mais altas e absurdas folha salarial, não temos capacidade alguma para investimentos vultuosos, nossas receitas ainda se encontram em patamares absurdamente incompatíveis, não existem grandes jogadores que viriam efetivamente para resolver as carências do elenco, reconhecidamente temos uma das melhores estrutura e logística de categorias de base…

      Curtir

  6. A situação do Hernanes só depende dele. Se ele aceitar ganhar o teto do clube, será contratado por várias temporadas. Se ele pensar no dinheiro (direito dele) ficará na China ou irá para a Europa.
    Neste caso, até entendo o desânimo da galera, mas querer achar culpado já é demais. Ele saindo, o Diego Souza ou o Scarpa serão contratados. Dos disponíveis no país, são as melhores opções.

    Curtir

  7. Sou leigo no assunto, não entendo absolutamente nada de direito, mas seria errado pensar que o fato do jogador eventualmente estar irregular no São Paulo daria direito aos adversários do Paraná brigarem na justiça pelo fato do São Paulo não ter direito sobre o jogador, e, por consequência, não ter poder para empresta-lo para outro clube?
    Onde esses fatos se encaixam…ou não se encaixam?

    Curtir

    • Não.

      A irregularidade é pela transação, não pelo registro. As punições do podem ser impostas a quem deu causa (no caso, São Paulo), mas a sanção de rebaixamento ou suspensão dependem da utilização do atleta.

      A CBF já deveria ter julgado o caso, mas só conseguiriam aplicar multas. Estão claramente esperando o São Paulo inscrever e escalar o jogador, pois aí poderão punir mais gravemente (não tem outra explicação para estarem esperando).

      Exemplo que vai ajudar a entender:
      Imagine o caso do Guerreiro. Ele é jogador do Flamengo (devidamente registrado), mas se ele jogar uma partida oficial o clube será punido com perda de pontos, mas só se ele jogar (juridicamente não afeta o registro), mas o atleta pode treinar, jogar amistosos (partidas não oficiais), ser negociado etc.

      Curtir

        • Sim.

          Foi só para mostrar que vínculo/ registro e escalação são aspectos diferentes de análise.

          Só poderiamos ser punidos com rebaixamento se houvesse utilização do jogador no referido torneio. Ter vínculo não afeta se ele não está inscrito.

          Curtir

    • Existem variáveis a considerar. Mas aponto três aspectos e vc me diz o quê acha:
      1) a transação já foi julgada fraudulenta pelo STJD, em definitivo.
      2) há previsão legal de rebaixamento se utilizar o jogador.
      3) se usar o jogador, caberá à CBF decidir se rebaixará o clube (também previsão legal) .

      Neste cenário (mesmo sabendo que existem outras variáveis e interpretações), você arriscaria escalar o jogador e confiarua na CBF?????

      Curtido por 1 pessoa

      • Essa situação do Maidana merece mais transparência.
        Pelo que me lembro a CBF e o STJD deram um prazo de dois anos para julgar o caso. Esse prazo expirou em dezembro passado.
        Acho que, como você disse, não convém para a CBF agilizar para o São Paulo, convém esperar o São Paulo escalar o jogador e então punir com veemência!!!

        Curtir

  8. Sem o Hernanes, o Dorival deve montar um time com 2 pontas. Pensando na saída de R. Caio, Hernanes e Pratto e na eventual chegada do Diego Souza (acho que se os 3 saírem, o Leco anuncia ele no dia seguinte. Dá até a mãe dele pro Sport). Eu acredito que o time titular que ele montará será:

    >Jean/Sidão
    >Militão – Bruno Alves – Arboleda – Reinaldo
    >Jucilei – Petros – Cueva
    >M. Guilherme – Diego Souza – Maicosuel

    Eu faria diferente e iria de Sidão, Auro/Hudson, Militão, Arboleda, Jr. Tavares, Jucilei, Petros, L. Fernandes, Cueva, M. Guilherme (prestando atenção em Caíque e Cipriano) e Diego Souza. E os reservas seriam Jean, Walce, Aderllan, Liziero, Pedro Augusto, Araruna, Hudson/Auro, Shaylon, Igor Gomes, Maicosuel, Caíque, Cipriano, Paulo Boia, Morato, Brenner.

    Enfim, o que eu acho é que pelo elenco que fica dá sim pra montar um time competitivo (o que eu não acho que o Dorival seja capaz de fazer, se nao fosse o Hernanes carregando ele nem seria mais o técnico). O time continua com incógnitas na lateral direita (vai contratar quem? Testa a molecada) e ponta (Morato lesionado, Maicosuel não vai melhorar com 31 anos de idade e ser o jogador que nunca foi, M. Guilherme ficou devendo, molecada da base nunca jogou no profissional). Também seria um elenco jovem, o que tem seus contras…

    Curtir

  9. Vou ser sincero…eu não me animo muito com a questão de “subirem muitos jogadores da base”. Ora se o clube já falou que para fechar a conta precisará se não me engano de R$ 90 milhões em vendas, se o clube já tem a mentalidade de vendas quem serão? É ter 6 meses de um futebol bom que vende.

    Curtir

  10. Tenho medo dessa molecada que esta subindo da base: Shaylon, Lucas Fernandes, Cipriano, Brenner…, estarem sendo utilizados apenas para exposição de vendas “vitrine”, do que ganhos desportivos. Essa meta de R$ 90 milhões é muito alta.

    Curtir

    • Cara, eles não estão subindo especificamente por isso, mas esse é o caminho natural do SP devido à péssima gestão que gasta fortunas com refugos como Maicosuel, Aderllan, Bruno, Denis, Edimar, etc… Isso aumenta muito os gastos e leva a necessidade de vendas, isso também deixa o elenco fraco o que gera oportunidades pra base (no sufoco é claro, vão receber suas chances na fogueira, tem sido assim há anos, estamos em 2018 e ainda não aprenderam nada). Aí você espera que quem vai render e por quem o europeu vai se interessar? Shaylon ou Thomaz? Cipriano ou Maicosuel? O moleque da base é o único que vai receber boas propostas e, por conta da dívida, seremos “obrigados” a aceitar.
      E o que acontece depois também é bem fácil de saber, afinal o Leco é o presidente. As vendas vão acontecer durante o ano, o time vai se enfraquecendo e caindo de rendimento, o desespero vai batendo, o Leco some e começam as contratações desesperadas, vem um novo Maicosuel por 1m de doláres + 300k/mês, um novo Aderllan por empréstimo por valores semelhantes, vem Robson, Jean Carlos, B. Alves… E o ciclo se repete. Já foram 2. Aposto com quem quiser que nesse ano será igualzinho.

      Curtir

    • É não. O Real está desvalorizado.
      90 milhões hás se alcança com R. Caio (11.2kk euros) + Pratto (6kk euros) + Buffarini + Parte do David Neres (que deve ser negociado por 25kk euros).

      Teoricamente, já chegaríamos na meta e não precisaria vender mais ninguém esse ano (e teria 45 milhões de reais para contratação).

      Curtir

  11. No treino de hoje o time “titular” foi esse:

    Sidão (Jean); Militão, Bruno Alves, Rodrigo Caio e Edimar; Jucilei, Petros e Maicosuel; Marcos Guilherme, Brenner e Lucas Fernandes

    Arboleda ficou de fora por lesão. Lucas Fernandes foi o substituto do Cueva. Time com 2 pontas. Edimar e B. Alves titulares. No time reserva ainda tiveram Bruno (milésima chance. Auro não recebeu nem uma segunda.) e Jr. Tavares como ponta (vamos queimar mais um jovem lateral promissor na ponta por “não saber defender” enquanto mantemos laterais veteranos que não sabem defender e nem atacar) e Pratto no terceiro time (Saída iminente? Represália? Forma física ruim?). O ano começa ruim nos bastidores e nos treinos.

    Curtir

  12. Hernanes fala: “Fiz contrato de três anos e tenho mais dois anos, sendo que em metade de 2017 o São Paulo assinou o empréstimo, mas com a condição de ter essa cláusula que o clube hoje exerceu. O São Paulo queria um ano de empréstimo, os chineses pediram seis meses e a cláusula. No começo de dezembro eles exerceram a cláusula pedindo o retorno. Desde então, o São Paulo tem tentado de todas as formas me manter aqui. Conversei com dirigentes e treinador falando que seria importante permanecer, mas até então não teve jeito. Tenho de me reapresentar no dia 7. Esse é o primeiro ponto”.

    Curtir

  13. Óbvio q o Maidana não tem nenhum impeditivo legal, ou mesmo ameaça, pra jogar no SP.

    Seria fácil demais pra diretoria..bastava dizer:

    “Maidana não vai ser reintegrado por problemas jurídicos, culpa do Aidar”

    E outra….jogou em outro clube emprestado por nós

    Curtir

  14. Raí: “manutenção da base”, “investimento a fundo nas categorias debase” e “contratações estratégias e precisas”.

    O primeiro pilar está meio difícil, o segundo eu acredito, mas depende de um bom trabalho do técnico, e o terceiro é aguardar… Não vejo Diego Souza nesse perfil, por exemplo.

    Curtir

  15. O problema maior do sao paulo nao sao as vendas…sao as reposições…que normalmente deixam a desejar…mas tomara que sejamos surpreendidos! pois em se tratando de leco…é complicado!

    Curtir

  16. Ótima entrevista do Raí e do Ricardo… parecem que estão trabalhando em contratações e evitando detalhes, acertadamente. Espero que tudo se agilize-se o quanto antes.

    Curtir

  17. Eu já acho que se sabiam que a chance do Hernanes sair era grande, pq ele próprio afirmou na entrevista que desde o começo de dezembro o time chinês falou que ele ia voltar já era pra ter apresentado um substituto …lamentável esse começo de ano do spfc, só saídas e desmanche, títulos podem esquecer o negócio é pensar em se manter na primeira de novo!

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s