São Paulo se reapresenta sem ‘presentes’ e cheio de incógnita

São Paulo não quer mais saber de terminar a temporada comemorando apenas o fato de não ter sido rebaixado. Na seca de títulos há cinco anos – o último foi a Copa Sul-Americana em 2012 – e longe das disputas por taças, o Tricolor sonha com uma temporada de retomada em 2018. Por isso, contratou Raí e Ricardo Rocha, ídolos como jogadores, para comandar o futebol profissional do clube ao lado do técnico Dorival Júnior.

O problema é que apesar de passar um certo otimismo, o São Paulo vai iniciar sua temporada com mais incógnitas do que certezas. Afinal, Hernanes, principal atleta do elenco, corre o risco de voltar para a China ainda esse mês, Lucas Pratto não esconde a sedução por retornar ao seu país natal para defender o River Plate e as sonhadas contratações de Diego SouzaGustavo Scarpa e Victor Ferraz seguem apenas na intenção diante das endurecidas de Sport, Fluminense e Santos, respectivamente.

Até agora, os ‘presentes’ de fim de ano da torcida foram Jean, goleiro que chega do Bahia, mas ainda é jovem e terá de mostrar serviço para vencer a concorrência de Sidão, e Jucilei, que na verdade já fazia parte do elenco e acabou contratado perante ao fim de seu vínculo por empréstimo.

Do elenco que terminou a temporada em dezembro, Denis, Renan Ribeiro, Lugano, Buffarini, Gilberto, Denilson, Marcinho e Wellington Nem já estão fora dos planos. Já Reinaldo, que brilhou na lateral da Chapecoense, e Hudson, campeão da Copa do Brasil pelo Cruzeiro, mesmo sem contar com muita moral entre os são-paulinos, voltam valorizados de empréstimo e devem ser utilizados, a não ser que sejam usados como moedas de troca nesta janela de transferências.

É nesse cenário que o São Paulo vai se apresentar no CT da Barra Funda na manhã dessa quarta-feira. O grupo fará atividades em dois períodos nos dois próximos até quinta-feira com portões fechados à imprensa. Apenas na sexta o acesso ao treinamento será liberado, quando Ricardo Rocha também será apresentado de forma oficial e concederá sua primeira entrevista coletiva como coordenador do futebol do clube.

Gazeta Esportiva

111 comentários

  1. Se reapresentaram nas laterais Reinaldo, Edimar e Jr. Tavares como LE e Bruno como LD. Teremos os dois primeiros como primeiras opção na esquerda e apenas o horroroso do Bruno na direita, L. Farias ja foi liberado e o Auro nao deve nem receber chances no paulistinha. Continuamos insistindo no fraco V. Ferraz.

    Planejamento zero. As laterais do São Paulo estão longe de ser zicadas. Dos 5 laterais que temos os únicos que foram bem em algum momento foram Jr. Tavares e Auro. O primeiro é terceira opção e o segundo é ignorado por jogadores que ja tiveram muito mais tempo e mostraram muito menos. E o jejum segue…

    • com o Militão garantido ali na lateral direita estou tranquilo, vou ficar preocupado na hora que tirar ele daquele setor

      como diz o velho provérbio popular, em time que está ganhando não se mexe, e esse time fez a segunda melhor campanha do brasileirão no segundo turno, não é pouca coisa não !!

      • Ai eu discordo… ver só os resultados é uma analise bem rasa. Podemos falar tambem que nas ultimas 6 rodadas o time tinha chances reais de classificação pra libertadores e perdeu a vaga por empatar com Bahia, Chape e Botafogo em casa e com o Vasco sub 20 fora depois de sair na frente e ter o contra ataque a disposição e desperdiçar (isso fizemos o campeonato todo). Estávamos na frente da Chape na classificação com uma tabela mais fácil e fracassamos.

        O segundo turno dependemos muito do Hernanes, da individualidade e da bola parada. Coletivamente o time deixou muito a desejar.

        • mas assim tbm é muito fácil de analisar rsrs.. vc só quer pegar esses 6 últimos jogos

          eu to falando do segundo turno inteiro, claro que o time pecou em alguns jogos não to negando que o time é impecável e não tem problemas, mas querendo ou não o time reagiu muito bem devido a enorme pressão que o clube vivenciou, isso tbm tem que levar em conta

          • Ué. Se vc diz que em time que ta ganhando nao se mexe, as ultimas 6 rodadas tem muita relevância sim. Mais do que as 6 primeiras do segundo turno, afinal está mais próximo do time de 2018. Mas enfim, o meu exemplo das 6 rodadas foi pra te mostrar que os números por si só mostram pouco. É só a gente pegar uma amostra ou um número que nos interessa e ignorar o que não nos interessa. Vc falou por exemplo que fomos o vice do returno, mas quando eu falei dos meus jogos vc simplesmente desconsiderou pq esses numeros nao te servem.

            Kkkkk enfim, era pra pegar no seu pé mesmo. Nada pessoal. Nao me leve a mal. A parte do meu comentário que era pra falar do time mesmo era a segunda. Falando do time em campo. Em campo o Edimar e o Reinaldo são fraquíssimos e temos no elenco alguem melhor e não apenas ele foi jogado pra terceira opção como a gente quase mandou pro rival!!! Os resultados do time nao alteram a ruindade do Edimar. Fomos campeoes do Mundo com o Edcarlos na zaga e nem por isso ele deixa de ser um péssimo zagueiro. Do mesmo jeito que o Luis Fabiano e o R. Caio ganharam muito pouco por aqui e foram/são jogadores de seleção.

            • eu não desconsiderei os 6 ultimos jogos, tanto é que concordo e até falei que o time tem problemas, a questão é que o time fez um returno muito bom considerando todos os problemas que vc mesmo menciona no seu comentário

              a parte que estamos discordando é que pra vc o time foi mal, e pra mim foi bom rsrs.. ae não posso fazer nada a respeito, cada um tem seu ponto de vista

  2. A impressão que dá é que os outros viram o São Paulo fazer R$200 milhões em vendas ano passado e estão pensando: eles tem dinheiro para comprar ou eles podem vender mais barato, não estão precisando de dinheiro. As contratações de Diego Souza e principalmente Victor Luiz não deveriam ser tão complicadas. Já Scarpa se vier é para aplaudir de pé quem conseguir o negócio.

      • Victor Ferraz seria um Bruno com a torcida tendo mais paciência com ele. haha
        Já o DS, em um primeiro momento poderia não fazer diferença, mas após o meio do ano com a saída de Hernanes e/ou Cueva acho que ele pode ser muito importante.

        • Sei lá, não acho que o Diego Souza faça sequer sombra a esses dois. É muito mais um definidor que um meia, isso me preocupa porque historicamente sem o Cueva o time não constrói boas oportunidades no setor ofensivo. O Shaylon é a grande esperança, mas só foi receber realmente chances no terço final do campeonato, é arriscado depositar nele tanta responsabilidade.

  3. Morato ainda eh nosso… Mas soh retorna a campo em fevereiro.

    E o Maidana deu uma declaração que não sabe seu destino ainda, que o Parana ainda tenta sua contratação e que se apresenta dia 12 com o elenco sub 23… Esse garoto merecia chances no profissional, mas essa diretoria medrosa não vai bancar… Espero estar enganado!

    E vamos tricolor!!!

        • No jogo do Pacaembu o SP teve uma avenida tão grande que o Araruna que tinha entrado só pra defender foi muito criticado afinal o espaço tava ali e ele nao conseguiu ser efetivo. Aquele jogo pra mim deixou beeeem claro que o Reinaldo é o mesmo.

          • Não me entenda mal, Reinaldo conhecemos há muito tempo, sabemos o que esperar, mas ele consegue inacreditavelmente me incomodar menos que o Edimar. Ao menos nunca esperamos nada dele no sistema defensivo. Em um mundo normal, sob nenhuma hipótese o Junior seria reserva.

            • O Edimar eu tento esquecer as vezes. Dói na alma vc saber que o time trouxe a quarta opção do Cruzeiro, viu que em campo que o cara era medíocre e ainda assim pagou 400k pra contratar em definitivo e deve pagar pelo menos 150k de salario pra ele. Tira as esperanças de um 2018 melhor…

        • Por enquanto o São Paulo de 2018 é mais do mesmo. Porque o elenco ainda não possui novidades além do goleiro Jean. Reinaldo, Hudson e Jucilei nós já conhecemos, será importante se os dois primeiros, conseguirem repetir o bom futebol que apresentaram na Chapecoense e Cruzeiro. Mas no meu entender, é urgente a vinda de um jogador com qualidade para ocupar a vaga do Cueva, um bom lateral direito um atacante veloz e outro centro avante. O problema é grana para sanar as deficiências do elenco. Como pagar 10 milhoões no Diego Souza, e ao mesmo tempo resolver os problemas na lateral e ataque sabendo que em fevereiro precisará pagar 5,8 milhões ao Atlético Mineiro para ficar com mais 15% do L. Pratto?

  4. Diante todas especulações sobre jogadores, meu palpite, apenas Diego Souza. Para um clube que precisa organizar seus cofres, acho que está de bom tamanho… por enquanto. Hudson deve ser o lateral direito, revezando com Militão??? Na ausência de Cueva, D.S e Hernanes farão às vezes??
    Começamos outro ano com incertezas, ou existe um plano C ??? Porque o plano A e B já parecem ter ido para o “beleléu”.

  5. só de ter mantido o time do ano passado sem os velhos desmanches já é uma vitória, é só trazer os reforços pontuais de acordo como estamos pedindo a muito tempo.

    • Ai a molecada goleia um time do Acre sub-17 que chegou ontem de ônibus… e a galera já vai pedir pra subir metade do time, chamando todos de craque… kkkkkkkk

      Ai sobe um Junior Tavares, e joga 2 jogos mal e já queimam o moleque…

  6. https ://twitter.com/AFCAjax/status/948230853875961856

    Vídeo com bons momentos do Neres no Ajax, foi eleito melhor jogador do campeonato por lá. Pena ver nossos moleques jogando o fino da bola por lá e aqui não deu tempo pra quase nada, pobre futebol brasileiro….

    • Excelente jogador com um futuro promissor… Nunca aceitei a venda dele, pois tenho certeza que aqui nos daria muita alegria… Na base foi decisivo em diversos campeonatos e subiu pronto para o profissional!

  7. Acabei de ver o elenco que vai se reapresentar . Muito preocupante . Elenco fraco demais . Até os garotos que subiram são ruins , com exceção do Marquinhos . Gabriel Sara tem futuro , mas só depois da copinha . Da vontade de chorar vendo tanto de jogador ruim que ainda temos

  8. Caro Tricolores,pelo andar das coisas o primeiro semestre já esta condenado.
    Se não tem dinheiro e muito menos planejamento,não sei oque esperar desta temporada.

  9. Galera tá todo mundo quebrado com exceção do palmeiras e flamengo. Gremio campeão da libertadores tá atrás do paulo miranda, por exemplo… Nosso elenco fez um bom segundo turno, a tendência é melhorar. A lateral direita pra mim é a principal deficiência…

    • Flamengo ta quebrado tbm. Eles tem dinheiro pra salarios altos, mas nao tem pra compra. Tanto que so na compra do Jean, nós ultrapassamos o que eles tem previsto pra contratação.

  10. Vamos colocar o SPFC modo offline para Europa, assim não cobiçarão nossos jogadores na primeira janela…ufa!!!! Teremos a base e treinador do ano passado…ah se tivesse como fazer isso…

  11. Não entendi a meta de vender R$ 90 milhões e reinvestir R$ 45 milhões em contratações, será que essa molecada tá na vitrine, ou é a espinha doçal da equipe que será vendida?, eis a minha dúvida, pois se vender o Rodrigo Caio, por exemplo R$ 45 milhões e não contratar ninguém, teremos uma equipe mais entrosada do que se vender meio time e contratar pra recompor..

  12. O que impressiona é a diretoria saber das carências do elenco e nada fazer. Lateral direita! Será impossível trazer alguém? Catzo! O Jonathan e tão caro assim? Esse Victor Ferraz é horroroso e um sofrimento pra contratar que dá desgosto. O SP parece que vive em outro mundo. O Cruzeiro que ganhou a Copa BR e foi bem no Braseiro apresentou 6 jogadores, isso que tem um belo elenco e nós só olhamos. Mudou as peças, mas o jogo continua o mesmo. RAÍ E RR até agora são decepção. Nada de novo.

  13. Todo mundo preocupado com reforços que não chegam (obvio, com razão) mas nao vi ninguém preocupado com algo igualmente temerário. O nosso sistema de jogo.
    De nada adianta a chegada de bons reforços se continuarmos jogando com 11 jogadores atras da linha da bola, com nosso ponta e atacante vontando ate nossa linha defensiva para marcar( e marcar mal, ja que Pratto e Marcos tiveram pessimas estatísticas nesse quesito), nosso atacante ficar saindo da area para construir e/ou destruir jogadas. Nada adianta se nossos lateraia nao apoiarem ou arriscarem ofensivamente. Nada adianta se continuarmos jogando com uma linha de 4 extremamente defensiva, dois volantes que pararam de subir ao ataque e fora os ja ditos atacantes que mais se preocupam em defender do que atacar.
    Jogo assim, como ano passado ja nos mostrou, nem pra contra ataque serve. Espero que Dorival tenha discernimento e capacidade de montar um time equilibrado, mas com essência ofensiva.

    • E falei bastante disso no fim do ano passado, mas fui quase expurgado, pois falavam que o Dorival não tee tempo nenhum pra trabalhar, que o Ceni tinha acabado com tudo e só com pré-temporada que o Dorival poderia colocar seu modelo de jogo. Tanto é que nem mais critiquei o Dorival apesar de todas as cabeçadas dele. Então estou aguardando essa bendita pré-temporada, e vamos ver o que o Dorival vai armar taticamente com as peças que temos.

      • Que isso….. Dorival teve muito tempo pra treinar o time. Logico, nao foi pre temporada, mas nao foram poucas as semanas q ele teve livre.
        Acho que isso do tempo nao cola muito. Mas, ao seu favor, ele tinha que fazer o time entrosar, colocando o maximo pra jogar os titulares juntos e dar confiança a eles.
        Ele tem meritos por termos escapado do rebaixamento mas, mesmo assim, o modo de jogo dele, a leitura em campo, as substituições e as cadeiras cativas pra jogadores que pouco rendem me incomodam muito. Fora o pouco uso da base…
        Ele merece a pre temporada e o Paulista, mas deveriamos ter na comissao tecnica fixa alguem pronto pra assumir o cargo caso ele deixe a desejar.

        • Tbm acho que ele teve tempo de sobra, e erra muito nas substituições e tem uma leitura de jogo um tanto controversa, mas como quase dilaceraram a minha pele quando falei isso e logo falaram do Ceni, eu nem critiquei mais aqui no blog. Mas também acho que ele merece a pré-temporada. Terá o Paulista e a primeira fase da Copa do Brasil para provar a que veio. Meu apoio ele ainda tem.

        • Mesma coisa que perguntar se você quer a Marina Ruy Barbosa ou a Lacraia 😂😂😂

          Tite é da panela gambá, se faz de santo mas ele só não veio para cá em 2003 por causa de grana, teria se consagrado muito antes…. Não chego a torcer contra, mas não vou torcer para o Brasil na Copa com toda a certeza…

          Ver Cássio, Fagner, Diego Souza ( se vier para cá mudo), fora Paulinho, Tite e Renato augusto campeão do mundo eh d+

          De lá (gambás) só o Marquinhos dos gambás não tenho nada contra aliás…

          Mas tem os nossos tb como o Casemiro, Ederson etc

          • Cássio e Fagner há realmente controvérsias, mas Paulinho e Renato Augusto são gigantes dentro de campo e o Tite é fora de série como treinador… mudou a galinhada e mudou o Brasil muuito sem mudar as peças inicialmente, Me desculpe discordar.

                • Na Seleção não senti muito não, faz bem seu papel, mas de forma geral capengou um pouco junto com o Real. Questão é que Renato Augusto mal é comprometer completamente a transição ofensiva, ai vira aquele pingue-pongue grande área e defesa. No jogo contra a Inglaterra ficou explícito.

              • Mas pela seleção ele rende muito bem taticamente… sempre a bola passa por ele antes do gol. O Tite está sendo coerente com a manutenção da equipe e o resultado está ai. Paulinho é fera mesmo.

                • Então, mas eu realmente sinto que ele tem prejudicado muito nos últimos jogos. Pra mim está muito mal tecnicamente, errando de domínio à inversão de jogo. Se naquela primeira sequência da seleção ele fazia essa transição razoavelmente bem, ultimamente tem rolado muitas bolas esticadas porque a qualidade no meio campo caiu. Pra mim essa posição tá super aberta, mas o Tite está conservador nos testes.

            • Meu problema com Tite é q ele parece ter um péssimo caráter. Ele é falso.
              Quanto aos jogadores, Paulinho e o Renato agora realmente merecem. Mas, quando tite começou a levar eles nao mereciam.
              Assim como Gil, Cássio, Fagner e outros nao merecem. Ele tem a panela dele, as confianças. Mas pra ele ter isso, acaba deixando jogadores que rendem mais fora.

              • Pior que acho que cada técnico tem sua panelinha, mano… cada um tem suas preferências. Não vejo o Tite como mau caráter (algo que vejo no Mano Menezes), mas os empresários dominam o mundo da bola e isso não tem jeito. Mas brasileiro é assim mesmo rs, todo mundo se acha um pouco técnico de futebol hehe.

                • Hahahah. Isso é uma grande verdade. Cada um de nos entende mais e sabe mais em relação aos que estao lá.
                  E aqui entre nós, eu tbm teria minha panela. Rs

            • Não valo do nível técnico do Paulinho, Tite ou Renato Augusto, mas eles são ídolos dos gambás… Difícil gostar ou torcer por eles…. falo nesse sentido.

              Fagner e Cássio e piada de mal gosto mesmo.

      • Seja substituindo Hernanes ou Pratto eu acho um retrocesso.
        Se for para substituir o Cueva é trocar 6 por meia dúzia e ainda possivelmente ficar com uns trocos no caixa.

        • PS, parece que Cueva sair no meio do ano. Hernanes tem grandes chances tbm de não ficar após a Copa. Meu medo é a saída do Pratto nesse momento. Acho ótima a vinda do Diego. Se o pensamento for de ele vir para o lugar de alguém, já é bom vir logo, assim ele vai se adaptando ao time e pode ser titular absoluto no meio do ano, senão voltaremos a montar dois times por ano.

          Mas eu não vejo dessa forma… apenas 11 titulares é o necessário? E se alguém se machuca, fica suspenso, como fica? Ok, que em data Fifa o Diego deve ir tbm, mas não podemos contar somente com 11, ainda mais com o Cueva não sendo aquele cara que garante tbm.

      • Precisarmos ter elenco e o Diego Souza pode fazer as quatro funções ofensivas (meia, meia atacante e centroavante). Portanto, é uma contratação interessante.

        • Exatamente, muito bom jogador e faz qualquer função ali na frente. Só 11 não adianta, e nem 11 temos direito. Perdemos aquele libertadores com o fraquíssimo Bauza por isso… perdemos o Ganso e o Calleri e acabou o time.

  14. https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-chines/noticia/ex-sao-paulo-atacante-aloisio-deixa-o-hebei-fortune-da-china.ghtml

    Certeza que vou ler: “jogador fraco”, “caneludo”, etc… (a gambazada não ganhou o brasileirão com jô, romero e kazin?… então né!!!)

    O Boi Bandido é um bom atacante e com uma raça e comprometimento raro de se ver em jogador brasileiro. Acho que deveríamos aproveitar e tentar sua contratação (se não pedir salário astronômico).

  15. O bom é que eu tô pouquíssimo esperançoso com o Diego Souza assim como estava com o Cícero. Se ele não for bem ao menos não me decepciono, e se render será uma grata surpresa. Negócio é gerenciar as frustrações.

  16. difícil ler alguns comentários…
    respeito…
    todos tem direito de emitir, etc, etc e tal…
    mas ta ficando chato demais…
    como diz o velho ditado: os incomodados q se mudem…
    indo!!!

  17. Acho a contratação do Diego Souza um erro. Não vejo bola pra custar 10kk… Já disse algumas vezes, nossa maior carência é de um atacante rápido de beirada, que saiba fazer gols, dar passes, abrir espaço, etc., e não vejo qualidade no MG pra fazer isso.
    Pra mim é o maior problema, e sequer foi cogitado alguem pro setor. Ah não ser que a mlkd da base de conta do recado, mas por hora é uma incognita.

Deixe uma resposta