Passado glorioso, mas queremos um futuro campeão no São Paulo

Amigos tricolores.

O São Paulo precisa voltar a ser grande, gigante. Sua camisa é, mas quem tem nos representado em campo parece não ter entendido o que o São Paulo representa. Como disse no artigo anterior, eu estou esperançoso com o tricolor para 2018. Esperança sempre há, mas agora um pouco mais por ter mantido a base do time do ano passado, que não encheu os olhos de ninguém, porém no 2o semestre com a chegada de Hernanes e Arboleda o time foi bem melhor do que o 1o semestre das 3 eliminações.

Como dizia o conselheiro tricolor João Brasil Vita: “O São Paulo não é melhor nem pior que outros times. Ele é diferente”. Temos uma história linda, de superação. Em 1930 Palmeiras e Corinthians dominavam a cidade, o São Paulo chegou como a 3a força. Começou pequeno, com um sonho de alguns homens que fizeram a diferença. Toda a empresa começa assim. O São Paulo não fugiu a regra. Trabalho duro, falimos, voltamos. Em 1930 surge o São Paulo, que ganha um campeonato na sequencia. Em 1935 ressurge o time. Agora revendo o que havia de errado e construindo a sua história.

Sempre fomos ousados, trouxemos – maior transação da época – por 200 contos de reis Leonidas da Silva, um gênio. Tivemos a coragem de trazer Sastre, mesmo com idade avançada. Corinthianada chamando o cara de Desastre, fez 5 gols em um único jogo, calou a boca dessa corja. Sabendo do que o time seria no futuro, construímos o maior estádio particular do mundo, nossa casa, paga, com dinheiro próprio, empréstimos e patrocínio! Não com Prefeitura, BNDES e Lula. Tivemos grandes craques vestindo nosso manto: Leonidas, Zizinho, Canhoteiro, Pedro Rocha, Gerson, Ricardo Rocha, Raí, Careca… a lista é enorme, vamos citar apenas alguns.

Tivemos Telê Santana no banco. Vicente Feola, Béla Guttmann, José Poy, Aymoré Moreira, Zezé Moreira, Rubens Minelli, Cilinho, Muricy Ramalho entre outros. Somos o único time 6 finais de Libertadores e 3 títulos, com 3 finais de mundial e 3 títulos. Único time que conquistou um tri campeonato nacional na sequencia. Ou seja, nossa história é linda! E não pode ser manchada com presidente afastado, corrupção, comissão de jogador não paga, amadorismo na diretoria.

O São Paulo hoje não impõe medo em time algum. Somos motivo de chacota em toda a imprensa. A Rádio Jovem Pan, por exemplo, que eu me recuso a ouvir, dá liberdade para Vampeta, Flávio Prado e Wanderlei Nogueira tripudiarem do São Paulo. Nada é feito. Mas se fosse na época do Telê Santana, que chamou o Flávio Prado, ao vivo, para um “debate” e o Milton Neves colocou “panos quentes” pois ia ficar feio para o Flávio. Se fosse na época de Chicão, Vampeta não mandaria nem WhatsApp aos amigos falando do São Paulo. Com Raí, Muller e Cafú o time ganhava tudo e era temido pelos grandes e pequenos. Hoje, Bragantino vem a nossa casa e nos humilha!

Não só eu, mas 20 milhões de torcedores, querem o São Paulo grande!! Como disse Cueva na idiota invasão da torcida organizada em 2015 “San Pablo és muy grande! Muy grande!” segurando o símbolo de sua camisa. E é isso! O São Paulo já foi o maior do mundo. Por três vezes! Nunca perdemos para o Real Madrid, humilhamos o Barcelona em sua casa por 4X1. O São Paulo é isso! O mundo nos conhece. Ou conhecia…

Nunca precisamos vender nossa camisa para Parmalat, Crefisa ou Hick Muse para conquistar títulos. Nunca entramos convidados em torneio, com jogos altamente roubados para nos dar um mundial fajuto! Nunca caímos (como eu mostrei com fatos no ano passado). O São Paulo nunca precisou disso. Éramos modelo de gestão, tínhamos um CT moderno, que todos os jogadores queriam vir para se tratar. Luizão, por exemplo, ídolo no Palmeiras e Corinthians quis se tratar no São Paulo. Sorte nossa, veio, fechou contrato e foi importantíssimo na Libertadores de 2005.

O São Paulo era um time diferente, moderno, campeão. Hoje é comum, ultrapassado e que assiste pela TV seus rivais ganharem tudo. Entramos nos campeonatos para disputar, como o Atlético-PR, Vitória, Sport, Bragantino, Guarani o fazem. Não!! Está errado! O São Paulo tem que entrar como um dos favoritos! Sempre! O São Paulo tem a mais bela história do futebol nacional e talvez do mundo! Um time que nunca se vendeu, mas sempre venceu!

Como sempre digo, muito da minha inspiração para os artigos são coisas que leio em grupos de Facebook e WhatsApp. Dia desses li um torcedor p da vida dizendo que Raí deveria pegar os jogadores e dar uma aula do que é o São Paulo, a história do time, o que seus fundadores queriam para o time, as conquistas e como é importante ganhar títulos. Esses caras hoje só querem saber de dinheiro, quem ama a camisa está cada dia mais raro: Marcos, Rogério Ceni, Lugano, Hernanes. Quem mais?

Alguém acha que uma joia da base ama a camisa? Muitos criticam, por exemplo, a diretoria pela saída de Luiz Araújo, mas quem frequenta os bastidores do São Paulo sabe a verdade. Não foi bem como a imprensa conta, pois amor a camisa ali, foi beirando a zero. Podem falar que eu “atiro para todos os lados” mas há pessoas que confiaram segredos a mim que não vou expor aqui, mas não achem que ele foi santo não.

Empresários acabaram com o futebol. E como sempre digo, o 7X1 foi só o começo. Robinho, eterna promessa, sempre foi uma figura ruim para o futebol, ensinou que “chora que fazem, faz corpo mole que fazem” tá ai. Chora que sai. Empresário promete o Barcelona e leva para a China, mas ok, todos estão ganhando dinheiro. O futebol é isso, a FIFA, é o órgão mais corrupto do mundo, o exemplo vem de cima, se futebol é negócio e só querem dinheiro, então, que mostre que time que não vai bem, não vende jogador para grandes times. O Corinthians perdeu meio time para a China, recentemente, Jô, que não é craque, mas teve uma temporada ótima, para o Japão. E o São Paulo? Hudson no Cruzeiro, dispensas e?? Isso precisa mostrar, quem sabe, assim, os caras comecem a dar o sangue pelo São Paulo e títulos voltem? Torcendo por isso!

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova) – www.livrotele.com.br – facebook.com/plannerfelipe e @plannerfelipe

 

 

Anúncios

16 comentários

  1. Eh esse São Paulo que queremos ver… Grande!!!!!

    E esse ano e o proximo são os ultimos para mantermos a tradição de conquistar um campeonato brasileiro, no minimo, por decada, desde seu formato em 71…

    Vamos tricolor!!!!

    Curtir

      • Ele não colocou culpa na torcida, apenas ressaltou que a união dos são paulinos é essencial a este projeto.

        Infelizmente, alguns tumultuam demais o ambiente, sobrepondo pessoas ao clube, seja valorizando-os acima do clube, seja parta diminuir constantemente o clube por não gostar de determinados gestores.

        Curtir

      • Eu sou um dos mais de 1 milhão que esteve no estádio apoiando o time! JAMAIS falaria mal da torcida que tanto ajudou e apoiou o time esse ano! A Torcida foi o fator principal para o time sair, mas ela não joga, então precisou da união de todos, e nesse ponto, Hernanes e Lugano foram fundamentais

        Curtir

        • Eu também.
          Ano passado fui torcer na libertadores quando a gente estava na lanterna.
          Quando estádio andava vazio e quando estava cheio..

          Quando o Mitsuo fala em torcer para ex-jogador, está falando ainda do Ceni. Ainda não esqueceu.

          Curtir

  2. Sei que nunca ocorrerá, mas seria interessante em um jogo menor) colocar um time 100% tricolor (da base).
    ——————— Lucas Perri ————————–
    Auro —— Maidana —— R. Caio ——- Junior
    —————— Araruna——— Militão —————
    ————— Hernanes ———- Shaylon ————
    ——— Murilo —————- Brenner —————–

    Curtir

  3. Ótima coluna, a nos resta torcer
    Para que tenhamos um 2018 com
    Um time competitivo e bem montado
    Acredito e muito no Rai e no
    Ricardo , vamos São Paulo ,vamos
    Ser campeões.
    Feliz 2018 a todos.
    Há você Marcio, toda a paciência
    Do mundo para dirigir o blog com
    Sabedoria.. Um ótimo ano para
    Você e sua família.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Iniciando novo ano, e… O SP ainda na mesma… Ou seja: NADA… Se apresenta hoje, ainda recheado de “perebas”, iludindo aos incautos que, basta “manter a base” (cheia de perebas, repito…), que o SP “voltará a ser SP”… Podem me chamar de ‘modinha’, ou coisa que o valha, mas… Será que só eu vejo isso???…

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s