Uma cláusula estipulada pelo Hebei Fortune no contrato de empréstimo de Hernanes ao São Paulo permite ao clube chinês solicitar o retorno do meia agora, no início de 2018, seis meses antes do fim do contrato que vai até junho do ano que se inicia na próxima segunda-feira.

A diretoria tricolor ainda não foi formalmente comunicada sobre qualquer desejo dos chineses, mas trabalha para manter Hernanes pelo menos nesse primeiro semestre, e já antecipou a negociação para tentar contratá-lo em definitivo. Essa é a prioridade de Raí, que substituiu Vinícius Pinotti no comando do futebol.

Essa cláusula era sigilosa até Ricardo Rocha, novo coordenador de futebol do São Paulo, revelar ao SporTV que o Hebei Fortune gostaria de receber Hernanes imediatamente. Até então, o torcedor não temia ficar sem seu principal jogador no início de 2018. O Profeta estreou em julho, na 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, e terminou como artilheiro da equipe, com nove gols.

O São Paulo diz que Hernanes não tem interesse em retornar, inclusive pelo desejo ainda vivo de disputar a Copa do Mundo. Em novembro, na França, Tite disse que o jogador havia entrado em seu radar depois das ótimas atuações que ajudaram a tirar o Tricolor da zona de rebaixamento.

A reapresentação da equipe está marcada para o dia 3 de janeiro, no CT da Barra Funda. A princípio, Hernanes voltará a treinar com os demais companheiros, mas uma negociação que na cabeça do público só ocorreria lá para o meio do ano, torna-se uma preocupação para a virada do ano. Esse será o primeiro golaço que Raí terá de marcar em sua nova função no clube.

GE