A partir do dia 3 de janeiro, Ricardo Rocha começará com o comandante Raí um trabalho no departamento de futebol no São Paulo. O ex-comentarista do SporTV foi anunciado nesta quinta-feira como novo coordenador técnico no Tricolor Paulista. Os dois estiveram juntos no clube no título brasileiro em 1991, e na seleção brasileira conquistaram a Copa do Mundo de 1994. Rocha acha que a parceria tem tudo para dar certo. Sonha devolver o clube à briga por títulos, quer olhar mais atentamente a base e, analisando os problemas que deixaram o clube no momento conturbado de 2017, fez seu diagnóstico. E traz a receita: devolver a alegria.

– Teve um pouco de campo, um pouco de cabeça, gestão. O São Paulo tem um bom elenco. Tem que mudar algumas coisas. Tem que voltar a alegria. Acho o ambiente no São Paulo muito carregado no geral. Times grandes brasileiros, principalmente o São Paulo, têm que ir em busca de títulos. Libertadores é consequência. Precisa resgatar isso junto ao seu torcedor – disse por telefone ao “Seleção SporTV”.

O ex-comentarista não nega que corre riscos na mudança de profissão, mas abraçou a proposta de Raí de, juntos, devolverem o clube aos melhores dias.

– Vim aqui para tentar melhorar. O Raí é o grande comandante. Ele pediu para mim isso. Alegria. O projeto precisa de resultados. Eu me arrisquei, mas confio em mim, vou com muita vontade.

O novo coordenador técnico são-paulino disse que vai dar um carinho especial à base do Tricolor.

– Isso é o meu pensamento, e vai continuar sendo. Antes de contratar, tem que pensar na base. Esse é o meu propósito. A gente falou muito ao longo desses anos: a base é fundamental. O São Paulo tem uma base em Cotia fortíssima, onde se gasta muito. Então, você precisa revelar. Já tem revelado bons jogadores, mas os jogadores têm saído muito rápido, não têm ficado muito tempo. Não é só fazer o trabalho de base, esses jogadores têm que ficar um pouco mais. Pode ter certeza de que a minha prioridade é olhar muito bem essa base.