Diego Souza e o efeito ioiô

Diego Souza faz questão, sempre que pode, de ratificar sua paixão pelo Sport. Chegou a citar que possuía uma relação de “pai e filho” com o clube. No Leão, ele tem a confiança da diretoria, o respeito da torcida e a segurança de que será sempre o protagonista. Tudo isso, contudo, não torna sua estadia no Recife uma questão simples. Em duas ocasiões, o meia se viu tentado por promessas de voos maiores, embora tenha sido o próprio time pernambucano que deu a chance de o craque planar entre os melhores atletas do Brasil. Pela terceira vez, o meia volta a colocar em dúvida sua permanência no Rubro-Negro. É a volta do famoso “efeito ioiô”.

É preciso lembrar o passado recente para entender qual o impacto que cada decisão pode ter para Diego. A boa passagem do meia no Sport, nas temporadas de 2014 e 2015, chamou atenção do Fluminense. A chance de voltar ao clube que o formou seduziu o atleta. O namoro durou apenas 11 jogos. Três meses depois, lá estava ele vestindo novamente a camisa 87 do Leão. “Eu sai do Sport, mas o Sport não tinha saído de mim”, disse.

O retorno aumentou ainda mais a paixão recíproca entre atleta e torcida. A artilharia do Brasileirão de 2016 e a convocação para a Seleção Brasileira, no primeiro semestre de 2017, mostrou que o jogador chegava ao seu ápice no clube. Uma nova saída era impensável. Mas quase aconteceu.

Entre junho e julho deste ano, Diego Souza esteve próximo do Palmeiras. A novela da negociação se prolongou, com informações desencontradas sobre valores e contratos. No final, a história só serviu para gerar um desgaste entre as equipes, o jogador e os torcedores. Não houve saída, mas a sensação é que, por um mês, Diego ficou ausente. Irritadiço com a Imprensa, ele esteve longe dos microfones. Quando falou, não escondeu que estava chateado também com a diretoria leonina. “Não me respeitaram”, cravou.

O vai e vem gerou muito desgaste. Diego Souza demorou a engrenar no time e, na hora da decisão, quem brilhou no Sport foi André. No Brasil, mesmo ainda estando na lista de selecionáveis do técnico Tite, viu a concorrência no ataque aumentar. Não terminou 2017 em alta.

O ano de 2018 ainda nem começou e, mais uma vez, Diego Souza é especulado fora do Sport. O alvo da vez é o São Paulo. Como o Leão tem apenas o Campeonato Pernambucano no primeiro semestre, enquanto o Tricolor Paulista terá o Paulistão, o meia pode optar pela transferência por conta da maior visibilidade nacional – sem falar em uma valorização financeira. A tendência é que o jogador não continue em Pernambuco. Optando pela saída, o camisa 87 terá talvez sua última oportunidade de jogar no eixo Sul-Sudeste. O que não significa, necessariamente, um sucesso maior. Um novo “efeito ioiô” pode minar com as possibilidades do jogador na luta por uma vaga na Copa do Mundo de 2018.

Folha de Pernambuco

Anúncios

34 comentários

    • Não acredito em Calleri agora, gostaria muito, mas acho que dá para buscar marinho (empréstimo), boi (passe livre) e Henrique ceifador (com parte do dinheiro e jogadores).

      Curtir

  1. Ainda sobre o post anterior. O contrato com o Pratto foi alto demais para nosso padrão (custo de 3m euros por ano fora salário) e não está tendo o retorno técnico esperado. Sua venda, se concretizada como informada (seria proposta é não aceitação) resultaria num custo de 570 mil euros pelo uso de um ano do jogador.

    Por isso entendo que a venda recupera a maior parte do investimento e nos dá condições de reforcar melhor.

    Em termos de retorno desportivo, Pratto me decepcionou e demonstrou no máximo ser mediano, tanto que achei o Gilberto mais efetivo esse ano e merecedor de titularidade.

    Mas, pensemos apenas financeiramente e explicarei o primeiro parágrafo:

    Gastamos 20,5 milhões de reais no pratto (50%).
    Receberia 18,205 além de acréscimos por metas, se não houver ajuste com o atlético. Ou seja, teremos usado o jogador por um ano ao custo de 2,295 milhões ou 570 mil euros (só comparando, crefisa pagou 2 milhões para antecipar 4 meses do goleiro do atlético-pr).

    Mas, vejamos diferente, se não vendermos ele custará mais 1,5 milhão de euros por ano, resultando em um custo médio de 3 milhões de euros por ano (fora salário).

    Portanto, não compensa manter um contrato tão alto sem que o retorno técnico justifique. É melhor evitar mais prejuízo e trabalhar com a idéia de que usamos por um ano por um custo menor que muitos empréstimos

    Curtir

      • Boi, ceifador e Marinho poderiam vir (os três) pela parte que recebermos.
        Além disso, se David Neres for vendido pelo Ajax podemos juntar com a parte que temos direito e pagar pelo Calleri.

        Enfim, há alternativas. Talvez se o Pratto tivesse sido mais barato eu também concordaria em não vender.

        Curtir

    • Por essa ideia um monte de jogadores teriam saído antes de se tornarem ídolos ou ajudado a ganharem títulos. A contratação do Pratto tem que se encaracada de forma similar a do Luís Fabiano. Tem de se pensar muito mais no ganho técnico do que no financeiro, a menos que a proposta seja absolutamente irrecusável, coisa que essa proposta não é.

      Curtir

      • Entendo seu raciocínio e concordo, desde que o jogador demonstre capacidade de liderança técnica e desempenho desportivo.

        Exemplo: Hernanes. Sua contratação definitiva é certeza de ganho desportivo, ainda que com custo alto

        Talvez eu esteja incrédulo em relação ao Pratto, mas a impressão que tenho é de ser um caneludo oportunista que fala espanhol, um jogador que se fosse brasileiro seria mediano.

        Mas, fico feliz que vejam nele mais futebol do que consigo enxergar.

        Curtir

          • Eu me lembro de um cabeludo oportunista. Chama-se Serginho Chulapa. A função do Pratto é essa. E ele foi um dos nossos artilheiros no ano. Logo, cumpriu sua função. A maioria aqui só aprova Cristiano Ronaldo e Messi como jogadores no SPFC. E ainda há controvérsias….

            Curtido por 1 pessoa

            • Artilheiro com uma média baixa, com dificuldades em domínio de bola etc…
              Não dá para comparar com Serginho chulapa.

              Mas, como disse, é uma visão justa. Só não consegui me empolgar com seu futebol e considero seu custo elevado.

              Curtir

        • Pratto joga em uma posição em que hoje depende mais do coletivo que de individualidade. Inclusive até acho que os jogadores e o estilo do time no começo do ano favoreciam mais o jogo dele do que o do final do ano. E depois do ano caótico que foi esse, é complicado exigir grande desempenho individual de qualquer jogador.

          Curtir

  2. Ajax pode vender David Neres por 25 milhões de euros e recebermos mais 8 milhões de euros.

    http://www.espn.com.br/futebol/artigo/_/id/3828289/com-apenas-um-ano-de-europa-david-neres-ja-e-alvo-de-gigantes-do-continente-e-pode-deixar-o-ajax?device=featurephone

    Vendemos por 12 milhões de euros.
    Temos direito a 20% = 5 milhões de euros.
    E bônus 3 milhões de euros pelas metas alcançadas.

    Ou seja, a transação pode ter resultado final de 20 milhões de euros (Ajax lucrando 5), algo que dificilmente conseguiríamos com ele aqui.

    Curtir

    • o que esse menino ta jogando eh brincadeira.

      pena precisarmos da venda.

      se as financas estivessem ok, não necessitariamos da venda… e talvez sim, conseguiriamos um bom valor por ele.

      Nunca se esqueça que no BR temos o melhor histórico quando se fala em valores de venda de jogadore.s

      Curtir

    • dificilmente?

      ele eh mais talentoso e tem mais recursos que o Lucas.

      se jogasse o BR o ano nao seria essa draga e venderiamos por mais de 30.

      bom negocio foi o do luis araujo, o do neres foi medio

      Curtir

    • Diego é um jogador que mesmo estando no sport ou no são paulo em 2018, vai esfá na lista de tite, muitos não entende que Diego Souza é um jogador multfuncional , joga de meia atacante,segundo volante e o própio tite ultiliza-o como homem de área, isso coloca Diego à frente de firmino e os demais concorrentes , ele é a carta na manga , diversas situações de ocorrerá e Diego joga em qualquer função ,até no gol, contra o flamengo após a lesão de magrão tava lá Diego! Se eu fosse o são paulo pagaria e levaria um jogador completo.

      Curtir

  3. Prato custou:
    6,2 milhões de euros a vista.
    1,5 milhão de euros em 02.2018
    1,5 milhão de euros em 02.2019
    1,5 milhão de euros em 02.2020.

    E tem uma cláusula que se o SP vender o prato por valor superior a 11 milhões de euros 50% disso vai pro Atlético…..em resumo vai custar 9,7 milhões de euros ao final….uma verdadeira loucura.

    Mas o leco tem pressa nessa venda fluxo de caixa senhores vai entrar 36 milhões e depois pagamos os 4,5 milhões de euros para o Atlético.
    Em resumo uma furada…vai fazer cortina de fumaça com Diego Souza e boi bandido…..ano que vem ninguém lembra do Neris e do prato…..porque novas vendas virão….

    Curtir

  4. Conta que vcs estão fazendo no caso do Pratto está totalmente equivocada. Só uma questão deve ser levada em consideração… de quanto é a comissão para os ratos do SPFC? Só isso é que vale

    Curtir

  5. Lamentável vendermos o Pratto, nem que seja por 11m de dólares, quando finalmente temos um centroavante de peso, líder do elenco(era até capitão), experiente e sereno em relação até mesmo as questões da vida como se percebe nas entrevistas que concedeu ao longo do ano…o spfc vai e vende pra variar,ainda tem torcedor que apoia, quero ver alguém reclamando daqui seis meses que fomos eliminados em campeonatos pq não temos centroavante, enquanto o Lucas brilha com a camisa do river…desanima mesmo viu, o spfc virou um banco que só visa lucros!

    Curtido por 3 pessoas

  6. a obsessão de parte da torcida pelo boi bandido é assustadora. ele é muito ruim. esforçado, é verdade. mas jogador nota 3,5. muito muito muito fraco.

    quanto ao diego souza, acho bem razoável. só que é jogador pra vir barato e com salário de coadjuvante. não acredito que viria nestas condições.

    Curtir

    • Nunca entendi a obsessão por parte da torcida com esse jogador, como Luiz Fabiano falou, nessa temporada que o tal Boi Bandido fez 17 gols e ele tb , essa foi a melhor temporada da vida do Boi e do LF a pior da carreira

      Curtir

  7. Diego Souza já está vencido,JOGADORZINHO que é chamado pra seleção porque existe um programa da Globosporttv com Roger,que fica falando muita bobagens e indicando jogadores vencidos e com idade que não permite mais pra uma seleção que almeja um titulo de copa do mundo.
    JOGADORZINHO MEDÍOCRE

    Curtir

  8. Obsessão por Boi Bandido e o dia inteiro torcedor aqui fazendo contas do gasto com o Pratto…..pelo amor de Deus….Pratto custou, custou aquilo, venderemos por isso, que o prejuízo será isso…..que chato meu…….

    Curtido por 1 pessoa

    • Como costumo dizer, Geraldo, eu não torço para o SPIF (São Paulo Instituição Financeira), e sim para o SPFC… O que eu quero, e insisto muito nisso (ainda que me julguem por deveras crítico…), é o meu SPFC ganhador de títulos, que possua, além de uma camisa de tanto peso que “entorte varal”, um time que, quando os adversários entrem em campo, digam, entre si: “Vixe! Hoje estamos ferrados!!!”… rs… Como o Pollozi dizia que ocorria, quando ele, então na Ponte Preta, enfrentava o SP, nos tempos em que “o SP era SP”… Hoje, os adversários entram em campo, olham do outro lado, e dizem: “Com esse monte de perebas, se não for hoje, nunca mais… Vamos pra cima!”… E, pior, vão mesmo… E as consequências disso nem precisam ser ditas…

      Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s