Caiu ou não caiu? Acabando com a polêmica!

 

Amigos tricolores

Polêmica besta, irrita, mas debater com um corintiano é cada dia pior. Se acham os maiorais e nunca respeitam regulamentos e regras, logo, a todo o momento estão colocando em pauta o possível rebaixamento tricolor, algo que nunca existiu!

O que vocês vão ler aqui são dados embasados, tendo em mãos o Regulamento de 1990, que regia o campeonato de 1990 e 1991 apontados por jornalistas dos 3 times: Orlando Duarte, São Paulino, escreveu em seu livro, Celso Unzelte, Corintiano e PVC, Palmeirense, disseram em rede Nacional, na ESPN Brasil, com todas as letras: O São Paulo não foi rebaixado em 1990! Veremos abaixo.

No livro “São Paulo FC, o supercampão”, Orlando Duarte fala sobre o 2o parágrafo do Regulamento:  “No campeonato da primeira divisão de futebol profissional de 1990, não haverá descenso à divisão especial de futebol profissional, mas a partir de 1991, ou a cada ano, haverá descenso de uma associação da primeira divisão e o acesso de uma associação a divisão especial”.

Segundo PVC, na época na ESPN Brasil e com o regulamento de 1990 em mãos: O Campeonato de 1991 seria disputado em 2 grupos, sendo um grupo, o Verde, os 14 times que, em 1990, tivessem se classificado para a 4a fase do campeonato daquele ano e outro grupo, o Amarelo, os 10 times, que não haviam se classificado e mais 4 times promovidos da divisão de acesso (Série B). No regulamento, não se previa o cruzamento do grupo 1 (Verde) e 2 (Amarelo), mas se previa que esses 28 times formariam a 1a divisão do campeonato e com chances iguais de serem campeões.

Grupo Verde: América, Botafogo, Bragantino, Corinthians, Ferroviária, Guarani, Ituano, Mogi Mirim, Novorizontino, Palmeiras, Portuguesa, Santos, XV Piracicaba e XV Jau

Grupo Amarelo: Catanduvense, Internacional, Juventus, Marília, Noroeste, Olimpia, Ponte Preta, Rio Branco, Santo André, São Paulo, Sãocarlense e União São João de Araras.

O Campeonato Paulista de 1990 foi disputado por 24 times. Se houvesse descenso, mas o regulamento previa não ter, o São Paulo deveria estar entre os 4 últimos, o chamado Z4, para cair. Para isso o tricolor deveria ter encerrado aquele ano entre 21o e 24o colocado, porém, encerrou em 15o, colocado, ou seja, nem se houvesse o descenso, o São Paulo cairia. Só isso já bastaria para acabar com a discussão, mas vamos a mais fatos!

Na mesma ESPN, o Corinthiano assumido Celso Unzelte, em seu quadro “Dá Unzelte” explicou porque o tricolor pode cantar “nuuuuuuunca fui rebaixado”. O jornalista inicia seu discurso questionando: “como o São Paulo seria rebaixado e campeão no mesmo ano do mesmo campeonato ?” De novo, com o regulamento do Campeonato Paulista de 1990, onde supostamente o São Paulo “foi rebaixado” Unzelte explica que não haveria rebaixamento. Regulamento esse assinado em 1989.

Segundo o jornalista, a intensão da Federação Paulista de Futebol, naquele ano era reduzir o número de times que disputavam a série A do campeonato nos anos seguintes, fato que ocorreria anos mais tarde, uma vez que de 24 times em 1990, pulou para 28 times em 1991. Atualmente, são 16 que disputam a 1a divisão, quase a metade daquele ano.

A grande dúvida se deve no cruzamento dos grupos. De fato, o regulamento não previa isso, mas também não previa que isso não pudesse ocorrer. Credita-se e um erro no momento de redigir o regulamento ou que isso teria ficado implícito a todos, uma vez, que o regulamento previa que qualquer time, dentre os 28, poderia ser campeão daquele ano. Na fase semifinal, onde dos 28 times, apenas 8 se classificavam 5 times do grupo Verde e 3 times do Amarelo. Foram divididos em Grupo 1 (Corinthians, Portuguesa, Internacional e Santo André) e Grupo 2 (São Paulo, Palmeiras, Guarani e Botafogo).

Na 2a fase São Paulo e Palmeiras acabam empatados. O critério de desempate era por vitórias ao longo do Campeonato, onde o São Paulo se beneficia por jogar em um grupo mais fraco e ter mais vitórias que o Palmeiras. Na 2a fase, o Palmeiras teve 4 vitórias e o São Paulo 3, mas no total, nas 2 fases, o São Paulo teve 20 e o Palmeiras 16. Zetti chegou a ficar 1 mês sem levar gols naquele campeonato, entre 01/09 e 02/10.

Zetti e Telê, nessa confusão, chegaram a dizer que o São Paulo caiu para a 2a divisão, mas vamos creditar a uma confusão que até mesmo o Jornal Folha de São Paulo chegou a cometer naquele ano.

Unzelte até conta sobre esse falso ingresso de um jogo do São Paulo onde supostamente no final do ingresso está marcado “Série B”. Esse ingresso é falso, foi criado no Photoshop. Um blog, de um corintiano, desmente esse ingresso. Isso é até fácil de saber, pois o São Paulo jogou 26 jogos na 1a fase e apenas um ingresso aparece com “Série B”?

Naquele ano de 1991, o Campeonato Brasileiro, vencido pelo São Paulo, foi no 1o semestre (02/02 a 09/07) e o Campeonaro Paulista, no 2o semestre (24/07 a 15/12), também, vencido pelo São Paulo.

Na 1a fase, em 26 Jogos, o São Paulo fez 42 pontos, com 17 vitórias e 1 derrota. Marcou 50 gols e sofreu apenas 20, na primeira fase, do Grupo Amarelo. O Internacional de Limeira fez 34 pontos, sendo o 2o daquele grupo. O Corinthians, líder do grupo Verde marcou apenas 32 pontos e o Palmeiras, o vice, 31.

Na 2a fase, em 6 jogos, o São Paulo marcou 9 pontos, com 3 vitórias e 3 empates. O Corinthans com 6 vitórias fez 12 pontos (na época, a pontuação por vitória ainda era de 2 pontos). Com isso, São Paulo e Corinthians disputaram a final em 2 jogos. No 1o jogo, no Morumbi, o São Paulo joga com seu 2o uniforme, listrado, e Raí faz 3 gols. Mais de 102 mil pessoas estavam presentes em um ensolarado domingo (08/12). No outro jogo, agora com 106 mil pessoas, um 0x0 segurou o titulo ao São Paulo que foi a campo com: Zetti, Cafu, Antonio Carlos, Ronaldão e Nelsinho. Sidnei, Suélio, Raí. Muller, Macedo e Elivelton. Técnico: MESTRE Telê Santana. O São Paulo se consagra campeão com: 34 jogos, 21 vitórias, 12 empates e apenas 1 derrota. 63 gols a favor e 27 contra.

Pedir para um corintiano ler regulamento é querer muito, pedir que ele o siga, é pedir demais, né? O time deles ganhou 2005 na mão grande, são campeões de um torneio de verão que dizem ser Mundial e em 2007, quando o São Paulo se tornava Bi-Campeão Brasileiro (na sequencia e Penta na história) eles realmente caíram disputando em 2008 a Série B, lugar que o São Paulo nunca frequentou. A Série B para nós é como Marte: Sabemos que existe, mas nunca fomos!

De fato, 2017 fletarmos fortemente com a série B e em 2013 se não fosse o Muricy dificilmente escaparíamos, mas o quase não é concreto. Se você fizer 5 pontos na MegaSena, quase ganhou, mas só ganha se fizer os 6.

Em 1991, se o São Paulo ganhasse do Palmeiras, Santos, Bragantino, Portuguesa, Paulista de Jundiaí, passaria em branco a “polêmica”, mas Raí resolveu enfiar três gols no Corinthians e humilhar em pleno Morumbi, pronto, a inveja corintiana não se aguenta até hoje. Aliás, um titulo que o São Paulo só teve uma derrota para a Inter de Limeira, um 4X1 em pleno Morumbi que não deixou o mestre Telê Santana nada satisfeito.

E para vocês, corintianos, o Grafite lhes mandou um abraço.

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova). http://www.livrotele.com.br – Me siga facebook.com/plannerfelipe

 

 

Anúncios

45 comentários

  1. Afffffff ninguém merece ler isto num site de sãopaulinos. Mais não vou comentar nada por que o colunista é xiliquento e não aceita que seus textos sejam criticados. Uma outra vez ele ficou bravinho comigo por que critiquei então como não pode não vou comentar nada.

    Curtir

  2. Ah para… parece coisa de palmeirense querendo provar que é campeão mundial..
    E se caiu tbm não faz diferença nenhuma, olha o tamanho desse clube, o tanto de coisa que ganhamos depois de 90…

    Curtir

    • Demais, mas com a nossa performance no campeonato de 2017 voltou a tona.
      Quis aqui passar dados concretos para acabar com esses corinthianos chatos que vivem enchendo o saco, pois os 3 gols do Raí ainda doem…

      Curtir

    • É chata pq muitos são paulinos não sabem refutar as mentiras…. esses dias mesmos aqueles bobôes da Fox estavam falando em rede nacional que o time caiu e que ”tinha ate ingresso da serie B” (que todos sabem que é falso.

      Curtir

      • Por isso quis fazer esse artigo, pois ainda temos que ouvir corinthianos babacas falando desse assunto… como disse no texto, se o SPFC tivesse ganho de qualquer time, isso nem seria mais pauta, mas como ganhamos desses nojentos, ai eles não aguentam!!

        Curtir

    • Obrigado!
      Tema chato e antigo, mas é preciso esclarecer, pois os corinthianos insistem em dizer que caímos! Fato que não caímos! Explicado em dados, números, fatos e regulamento!

      Curtir

  3. O São Paulo,nunca caiu,e uma pergunta para os corintianos,o que que aconteceu com zizao,que o corintias,falavam que é era o novo clack do time,porém nunca jogou no time,e por onde anda?

    Curtir

  4. É como sempre falo, o São Paulo para retornar a éra de glórias, esse tem que manter sereno e humilde.

    Torcedores parecem em redes sociais mais preocupados em hostentar uma história que mal conhecem. Se vc notar, grande parte que estão em redes sociais estão mais afim de defender o Rogério Ceni do que o próprio São Paulo. Muitos nas redes sociais não conhecem e preferem ignorar feitos de outros jogadores que fizeram muito mais que o Rogério o que é lamentável uma vez que o verdadeiro sãopaulino não está nem ai para o rogério e outros que nem estão no clube mais.

    O certo é o torcedor parar de ficar criticando a diretoria por tudo e focar no clube, apoiar o elenco atual e torcer para o clube. Um clube onde torcedor ignora ídolos passados aonde muitos já morreram sem homenagem sequer está arriscado a ter uma sucessão lamentável.

    Curtir

  5. A partir de hoje um decreto: não é possível torcer pelo tricolor e admirar ídolos do clube ao mesmo tempo.
    “O certo” é torcer para o tricolor e esquecer nossos ídolos, em especial um goleiro que fazia uns golzinhos de falta e, devido a falta de opções, foi titular do nosso gol por quase 2 décadas. Sujeitinho arrogante.

    Curtir

  6. O problema é que recentemente o boboca do Zetti disse, no programa do Neto lixo, com um sorrisinho no rosto, que realmente o SP caiu em 90. Muller, salvo engano, já disse isso algumas vezes tb.

    Curtir

  7. O Campeonato Paulista de 1990 foi disputado por 24 times. Se houvesse descenso, mas o regulamento previa não ter, o São Paulo deveria estar entre os 4 últimos, o chamado Z4, para cair. Para isso o tricolor deveria ter encerrado aquele ano entre 21o e 24o colocado, porém, encerrou em 15o, colocado, ou seja, nem se houvesse o descenso, o São Paulo cairia. Só isso já bastaria para acabar com a discussão, mas vamos a mais fatos!

    Curtir

  8. Anos 90 que não voltam mais… quanta saudade! Eu era peralta na escola, e se tomasse as “10 cópias” ficava proibido de assistir “o expressinho”, ou o tricolor titular do Telê: Zetti, Cafu, Vítor, Ronaldão, Cerezo, Raí, Palhinha, Muller

    Curtir

  9. Nego é muito mas muito chato mesmo, um verdadeiro pé no saco….

    Post esclarecedor sim é de bom tom, nem todo torcedor que frequenta aqui tinha 20 anos quando aconteceu isso, logo se o colégio se deu o trabalho de trazer detalhes deve-se agradecer.

    Sério nego é muito chato, pra não usar palavra pior.

    Curtir

  10. Muito bom o texto, parabéns!!

    Independente de qual assunto seja, quando falam mal do meu time eu apresento os argumentos para defende-lo, quem se cala ao ouvir que o são paulo caiu no paulista em 1990 (que de fato não aconteceu) para mim não pode ser chamado de TORCEDOR SÃO PAULINO.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s