Após reforçar a equipe com a contratação em definitivo de Jucilei, que estava emprestado pelo Shandong Luneng, da China, o São Paulo concluiu nesta sexta-feira (22) o acerto com o goleiro Jean. Destaque do Bahia no Campeonato Brasileiro, o jovem arqueiro de 22 anos assinou com o Tricolor um contrato válido por cinco temporadas.

O executivo de futebol do clube, Raí, celebrou a chegada do goleiro. “Feliz de termos fechado com o Jean. É um atleta jovem, talentoso e com um futuro promissor no São Paulo”, destacou.

Revelado nas categorias de base do clube baiano, Jean iniciou a carreira inspirado no pai: o ex-goleiro Jean Paulo Fernandes que atuou em diversos times como Cruzeiro, Corinthians, Flamengo e o próprio Bahia – onde foi ídolo da torcida. O atleta foi promovido ao elenco principal do clube em 2015 e logo em seu primeiro ano sagrou-se campeão estadual.

As boas atuações do goleiro renderam a convocação para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo Sub-20 daquele ano. Jean foi titular em todas as partidas e pôde atuar ao lado dos são-paulinos Lucão e Boschilia, além de Marcos Guilherme que jogava pelo Atlético-PR. Na maior competição da categoria, disputada na Nova Zelândia, o Brasil ficou com o vice-campeonato.

Prestigiado, Jean rapidamente se tornou dono da meta do Bahia. Nas últimas três temporadas, foi titular absoluto da equipe. No início deste ano, foi um dos principais destaques de seu clube na conquista da Copa do Nordeste, quando a equipe teve a melhor defesa do torneio – além de não ter sofrido gols na fase de grupos, o time foi vazado apenas cinco vezes em 12 partidas.

No Brasileirão, o arqueiro manteve a boa base e foi um dos grandes nomes de sua posição no campeonato: Jean disputou todas as 38 rodadas e foi o goleiro com mais defesas do torneio – 98 intervenções, média de 2,6 defesas por jogo, além de ser um dos mais efetivos nos lançamentos.

O desempenho de Jean despertou o interesse do São Paulo, que definiu a sua chegada. O goleiro realizou os exames médicos na última semana na capital paulista, conheceu a estrutura do CT da Barra Funda e se apresentará com os novos companheiros no início de janeiro para iniciar a pré-temporada de 2018.

Bem-vindo, Jean!

JEAN

Nome completo: Jean Paulo Fernandes Filho
Data de nascimento: 26/10/1995 (22 anos)
Local de nascimento: Salvador-BA
Posição: goleiro
Altura: 1m88
Peso: 90 kg

Clubes: Bahia (2011-17) e São Paulo (desde 2017)

Títulos: Campeonato Baiano Sub-17 (2012), Campeonato Baiano Sub-20 (2014), Campeonato Baiano (2015) e Copa do Nordeste (2017)

Premiação: Melhor goleiro do Campeonato Baiano Sub-17 (2012) e Melhor goleiro do Campeonato Baiano Sub-20 (2013)

Seleção Brasileira: Copa do Mundo Sub-20 (2015) e Lista de Suplência para os Jogos Olímpicos de 2016 (medalha de ouro)

Site Oficial