A nova diretoria do Santos, formada pelo presidente José Carlos Peres e pelo vice Orlando Rollo, tomou posse na noite desta segunda-feira. Os dirigentes possuem diversos planos em relação à comissão técnica e elenco, entre eles a prioridade pela manutenção do lateral Victor Ferraz, alvo de alguns clubes do futebol brasileiro, incluindo o rival São Paulo.

O UOL Esporte apurou que, para segurar Victor Ferraz, a diretoria santista promete reformular o contrato do jogador. Eles entendem que o atleta não possui um salário de acordo com o seu futebol. Para a nova cúpula alvinegra, ele é “lateral de seleção” e, por isso, merece um ordenado melhor. Na visão deles, a valorização deve afastar os concorrentes de tirá-lo do Santos.

A diretoria santista convidará Victor Ferraz para uma reunião no início do ano para conversar sobre o novo acordo. A ideia é conceder um reajuste salarial, além de outros “gatilhos” no contrato como premiações por títulos e convocações para a seleção brasileira. Ferraz já chegou a ser cogitado por Tite na seleção, mas a convocação não aconteceu.

Peres também pretende estender o vínculo do Victor Ferraz. Atualmente, o lateral direito tem contrato com o alvinegro praiano até dezembro de 2019.

Victor Ferraz chegou ao Santos em 2014 e é titular absoluto da lateral-direita desde o ano seguinte. O camisa 4 era considerado um dos homens de confiança de Dorival Júnior enquanto o treinador esteve no comando do time durante dois anos. O atual treinador do São Paulo já confirmou publicamente o interesse no atleta.

“O Victor interessa muitos clubes no futebol brasileiro, algumas indicações foram feitas. Eu não crio muitas expectativas porque prefiro valorizar aqueles que aqui estão. É um grande nome, foi uma indicação, debatemos muitos nomes, é uma possibilidade. A diretoria do São Paulo fez um contato com o Santos e, caso venha a acontecer, seria importante. Se não ocorrer, vamos priorizar aqueles que aqui estão”, afirmou Dorival no início deste mês.

A melhor fase da carreira de Victor Ferraz ocorreu sob o comando de Dorival Júnior. O treinador gosta que seus laterais ataquem por dentro (pelo meio-campo) e ele era uma espécie de “escape” na equipe criando jogadas e, inclusive, finalizando a gol.

Dorival Júnior também utilizava bastante o lateral em triangulações pelo lado direito, envolvendo o volante Renato e o atacante escalado no setor, entre eles Geuvânio e Gabigol, todos fora do Santos atualmente.

A antiga diretoria, incluindo o técnico interino Elano, pretendia apostar em Daniel Guedes para 2018. A nova cúpula gosta de Guedes e quer mantê-lo no elenco, mas prioriza Victor Ferraz como titular. A ideia é manter os dois laterais e não gastar com esta posição no mercado da bola.