O texto abaixo é enviado por um sãopaulino que esteve na reunião com Leco com trechos nunca relatados. Importante ressaltar que o autor quer se manter anônimo já que houve um “acordo” de silêncio, segundo o autor, que foi imposto. Como não temos detalhadamente nada que houve na reunião além do que quiseram expor, achei pertinente pedir um relato completo para que o torcedor possa ter ciência.Aos citados, que entrem em contato caso queiram corrigir alguma passagem, esclarecerem melhor, o Blog do São Paulo está à disposição. 

“Conforme combinado, em sigilo o texto. Se eu esqueci alguma coisa me perdoe, se tiver alguma questão que não ficou claro ou você quiser fazer alguma pergunta a mais estou a disposição. Peço desculpas pelos erros de português, nunca havia contado fatos dessa forma e ir lembrando e escrevendo, talvez ficou fora de ordem peço perdão, pela falta de experiência.

Chegaram todos por volta das 13:50 assim que “Baby” e o “Negão” chegaram já foram convidados pelos funcionários do clube para entrarem e aguardarem lá dentro como se fossem de casa. Entre jornalistas do movimento Unidos pelo SPFC, membros da Independente e Dragões, aguardamos um pouquinho acima do portão de entrada ali mesmo onde todos tem uma foto publicada na mídia. Até que mandaram subirmos.

Passados 10 minutos, chegaram Leco e os diretores todos sorridentes, cumprimentaram um a um como fazemos quando recebemos parentes em casa. Parecia que a diretoria tinha ganhado título e convidado todos para comemorarem. Ofereceram água e café.

Assim que entramos na sala de imprensa, um rapaz que se dizia coordenador do movimento pediu a palavra e entregou para o Leco uma apostila. Ela tinha vários tópicos e ele explicou que os jornalistas do movimento discutiram entre eles e criaram aquela cartilha que tinha tudo desde contratações, gestões, terceirização do marketing etc. Uma cópia em anexo foi distribuída a alguns presentes.  Pediu para o Leco e o Pinotti lerem com carinho e responderem. Ele deu contato para o Leco e disse que o Pinotti já tinha e  que sempre trocavam mensagens. Não foi explanado a cartilha.

Então, Leco começou a fazer discurso, agradecendo a torcida dizendo que o que fizeram foi de outro mundo que os adversários derrubaram os coirmãos porém nos carregamos no colo que várias vezes ele perdeu noite de sono, precisou fazer as vendas por problemas no caixa e que agora que todos tem dividas milionárias, salários atrasados etc, que o SPFC está em dia, não deve nem imagem nem salário. Disse que até 2019 ele garante que não deveremos mais nada.

Aquele discurso lindo, cheio de coisas. Que estavam agradecendo ao torcedor, colocando o ingresso a 1 real e que teriam várias promoções de parceiros durante o jogo, puxou o assunto do Morumbi que ele fez questão de preparar para a festa que a torcida que merece. Disse que tem diretor dele virando a noite lá para deixar pronto e garantiu que até quinta feira estaria pronto.

Só aí veio a 1a pergunta, se devido ao Estatuto porque ele colocou amigos nos cargos. Leco respondeu que ele precisava de pessoas de confiança para cada cargo e que ele não poderia pegar qualquer um mesmo tendo nome que não conhecesse o que é o SPFC, que ele escolheu pessoas que já trabalhavam e que vivem o dia dia do clube. Leco disse que era importante pagar salário porque todos deixaram as empresas que trabalhavam.  E que as pessoas precisavam entender por um lado diferente, que  recebem salario e na próxima eleição em 2020, pode chegar o novo presidente dizer que não quer ninguém e todos ficarem na rua, que hoje o profissional conceituado no mercado não aceita essa experiência. E que também não seria justo com eles que sempre estiveram trabalhando de graça e fazendo por amor serem abandonados, na prática, o resumo foi isso.

Então, o “Baby” falou ao Leco que precisava de uma garantia, já que a torcida ia jogar junto com a gestão e que não dá para esperarem a coisa estar na pior como esteve para então chamar o torcedor. Leco respondeu que o preço do ingresso será mantido nas arquibancadas a preços populares e que só será reajustado caso o time avance nas decisões que não tem como jogar umas quarta de finais, semi e final a preço popular mas de resto poderiam ficar sossegados que seria mantido.

Nesse momento, Leco chamou o Diretor de Finanças, que começou dizendo que se reuniram essa semana e que ficou decidido que tudo que entrar de vendas pontuais, o dinheiro será 50% investimento no futebol apenas, não mais que isso, que a meta é manter esse elenco que terminou o Brasileiro, dar chances a base, mas disse que essa é uma projeção. Que não há nada definido porque eles não tem a certeza de 50% de quanto será e também disse que devido as leis os times compram parcelado e eles tem dinheiro dessas vendas para ir recebendo até 2019.

Nesse momento, foi interrompido e começou a pergunta sobre jogadores que seriam contratados, não foram exigido nomes como alguns veículos publicaram. Falaram o seguinte, que queremos reforços como Lucas Moura, Pato, Diego Souza que cheguem e vistam a camisa e joguem, Leco pediu para responder e foi a seguinte explicação:

Diego Souza: Nas ultimas 2 janelas o SP chegou a fazer proposta, porem ele esta feliz e com umas pendências familiares e não quis vir.
Lucas Moura: Tem quase 3 anos de contrato e disse que não quer voltar para o Brasil que não é o momento.
Pato: Além de ter contrato ele até voltaria mas para receber 1,2 milhões por mês fora luvas.
Dorival e comissão técnica foram garantidos e estão fazendo planejamento.

Leco disse que depois do excepcional 2o turno não seria justo dispensá-lo, que ele é o técnico e sabe que grandes conquistas vem com manutenção da comissão técnica.

Prometeu novidades no caso Jucilei e Hernanes em breve.

Leco falou que não daria nomes mas estava analisando algumas situações que teríamos novidades em breve. Garantiu que está fazendo de tudo para ficar tanto com Jucilei quanto com Hernanes, garantiu que a base será mantida e reforçada e que todos poderiam ficar despreocupados. Leco comentou também que poderia pintar um grande goleiro, que ele não citaria o nome mas ganhou vários títulos.

Nesse momento e único momento ele foi verdadeiramente cobrado com dedo em riste pelos organizados, sobre o Jr. Tavares estar sendo negociado com Corinthians. Leco tentou argumentar que já fizemos bons negócios, citou o Pato, disse que o Jr ta tem vários problemas extra campo. Houve um princípio de discussão e ânimos exaltados e Leco meio que foi intimado a não fazer qualquer negócio com o Corinthians. Não trazer nem Walter, nem Lucca ou qualquer outro desses no Morumbi. Disseram que Jr Tavares fosse para a China de graça mas não para o Corinthians, nem que pagasse a multa.

Leco perguntou se nós queríamos títulos ou dívidas astronômicas, Aí todos responderam títulos, que o Corinthians deve mais de 1 bilhão e foi campeão e nós devemos R$  50 milhões e brigamos para não cair pelo 2o ano seguido. Pinotti nas vezes que foi citado, ficou calado, o que achei mais estranho é que os membros da organizadas disseram várias vezes para o Leco que estavam em contato todos dias com Pinotti que eles trocam mensagens.

Leco parabenizou como único clube que tem as Dragões e a Independente no Grupo especial do Carnaval e foi uma festa só. Comunicou que o Reinaldo apesar de muitos clubes no Brasil quererem, ele voltaria e pediu apoio das arquibancadas caso houverem alguns erros no começo, que a comissão técnica avalia ser normal pelo nervosismo de tudo que passou. Tanto as mídias quanto organizadas fizeram um pacto nesse sentido de todos apoiarem, ficou definido novos encontros no próximo ano e cooperação de todas as partes.

Leco disse que serão colocados 2 telões no Morumbi a custo zero, com parceiros, iluminação também será trocada. Revelou também que o sonho dele seria ganhar a Copa do Brasil, que além do SPFC nunca ter ganho, ela pagaria muito mais que Brasileiro e Libertadores em 2018.

Após o término ficaram todos por cerca de 30 minutos em várias rodinhas comentando sobre futebol tipo papo de bar, aí o segurança do SP subiu e pediu gentilmente para que todos saíssem.

Ficou definido que ninguém falaria nada com a imprensa e que era para todos passarem direto. Que depois as organizadas soltariam uma nota. Silêncio total nessa hora.

O que pude entender das conversas foi que para organizada, eles estão meio que dividindo a gestão, quem critica é porque tem interesse político e quer entrar.

Falaram que esse ano foi difícil mas no próximo ano brigaremos por títulos. Falaram muito que até a penúltima rodada do 2o turno, éramos os 1o colocados. Que no fim, a diretoria mais acertou que errou.

Obs: Não havia ninguém da comissão técnica, nem jogadores. apenas diretores e o presidente.”

 Autor: Preferiu estar anônimo