A reunião com Leco: os bastidores e o detalhamento completo que ninguém mais quis contar

O texto abaixo é enviado por um sãopaulino que esteve na reunião com Leco com trechos nunca relatados. Importante ressaltar que o autor quer se manter anônimo já que houve um “acordo” de silêncio, segundo o autor, que foi imposto. Como não temos detalhadamente nada que houve na reunião além do que quiseram expor, achei pertinente pedir um relato completo para que o torcedor possa ter ciência.Aos citados, que entrem em contato caso queiram corrigir alguma passagem, esclarecerem melhor, o Blog do São Paulo está à disposição. 

“Conforme combinado, em sigilo o texto. Se eu esqueci alguma coisa me perdoe, se tiver alguma questão que não ficou claro ou você quiser fazer alguma pergunta a mais estou a disposição. Peço desculpas pelos erros de português, nunca havia contado fatos dessa forma e ir lembrando e escrevendo, talvez ficou fora de ordem peço perdão, pela falta de experiência.

Chegaram todos por volta das 13:50 assim que “Baby” e o “Negão” chegaram já foram convidados pelos funcionários do clube para entrarem e aguardarem lá dentro como se fossem de casa. Entre jornalistas do movimento Unidos pelo SPFC, membros da Independente e Dragões, aguardamos um pouquinho acima do portão de entrada ali mesmo onde todos tem uma foto publicada na mídia. Até que mandaram subirmos.

Passados 10 minutos, chegaram Leco e os diretores todos sorridentes, cumprimentaram um a um como fazemos quando recebemos parentes em casa. Parecia que a diretoria tinha ganhado título e convidado todos para comemorarem. Ofereceram água e café.

Assim que entramos na sala de imprensa, um rapaz que se dizia coordenador do movimento pediu a palavra e entregou para o Leco uma apostila. Ela tinha vários tópicos e ele explicou que os jornalistas do movimento discutiram entre eles e criaram aquela cartilha que tinha tudo desde contratações, gestões, terceirização do marketing etc. Uma cópia em anexo foi distribuída a alguns presentes.  Pediu para o Leco e o Pinotti lerem com carinho e responderem. Ele deu contato para o Leco e disse que o Pinotti já tinha e  que sempre trocavam mensagens. Não foi explanado a cartilha.

Então, Leco começou a fazer discurso, agradecendo a torcida dizendo que o que fizeram foi de outro mundo que os adversários derrubaram os coirmãos porém nos carregamos no colo que várias vezes ele perdeu noite de sono, precisou fazer as vendas por problemas no caixa e que agora que todos tem dividas milionárias, salários atrasados etc, que o SPFC está em dia, não deve nem imagem nem salário. Disse que até 2019 ele garante que não deveremos mais nada.

Aquele discurso lindo, cheio de coisas. Que estavam agradecendo ao torcedor, colocando o ingresso a 1 real e que teriam várias promoções de parceiros durante o jogo, puxou o assunto do Morumbi que ele fez questão de preparar para a festa que a torcida que merece. Disse que tem diretor dele virando a noite lá para deixar pronto e garantiu que até quinta feira estaria pronto.

Só aí veio a 1a pergunta, se devido ao Estatuto porque ele colocou amigos nos cargos. Leco respondeu que ele precisava de pessoas de confiança para cada cargo e que ele não poderia pegar qualquer um mesmo tendo nome que não conhecesse o que é o SPFC, que ele escolheu pessoas que já trabalhavam e que vivem o dia dia do clube. Leco disse que era importante pagar salário porque todos deixaram as empresas que trabalhavam.  E que as pessoas precisavam entender por um lado diferente, que  recebem salario e na próxima eleição em 2020, pode chegar o novo presidente dizer que não quer ninguém e todos ficarem na rua, que hoje o profissional conceituado no mercado não aceita essa experiência. E que também não seria justo com eles que sempre estiveram trabalhando de graça e fazendo por amor serem abandonados, na prática, o resumo foi isso.

Então, o “Baby” falou ao Leco que precisava de uma garantia, já que a torcida ia jogar junto com a gestão e que não dá para esperarem a coisa estar na pior como esteve para então chamar o torcedor. Leco respondeu que o preço do ingresso será mantido nas arquibancadas a preços populares e que só será reajustado caso o time avance nas decisões que não tem como jogar umas quarta de finais, semi e final a preço popular mas de resto poderiam ficar sossegados que seria mantido.

Nesse momento, Leco chamou o Diretor de Finanças, que começou dizendo que se reuniram essa semana e que ficou decidido que tudo que entrar de vendas pontuais, o dinheiro será 50% investimento no futebol apenas, não mais que isso, que a meta é manter esse elenco que terminou o Brasileiro, dar chances a base, mas disse que essa é uma projeção. Que não há nada definido porque eles não tem a certeza de 50% de quanto será e também disse que devido as leis os times compram parcelado e eles tem dinheiro dessas vendas para ir recebendo até 2019.

Nesse momento, foi interrompido e começou a pergunta sobre jogadores que seriam contratados, não foram exigido nomes como alguns veículos publicaram. Falaram o seguinte, que queremos reforços como Lucas Moura, Pato, Diego Souza que cheguem e vistam a camisa e joguem, Leco pediu para responder e foi a seguinte explicação:

Diego Souza: Nas ultimas 2 janelas o SP chegou a fazer proposta, porem ele esta feliz e com umas pendências familiares e não quis vir.
Lucas Moura: Tem quase 3 anos de contrato e disse que não quer voltar para o Brasil que não é o momento.
Pato: Além de ter contrato ele até voltaria mas para receber 1,2 milhões por mês fora luvas.
Dorival e comissão técnica foram garantidos e estão fazendo planejamento.

Leco disse que depois do excepcional 2o turno não seria justo dispensá-lo, que ele é o técnico e sabe que grandes conquistas vem com manutenção da comissão técnica.

Prometeu novidades no caso Jucilei e Hernanes em breve.

Leco falou que não daria nomes mas estava analisando algumas situações que teríamos novidades em breve. Garantiu que está fazendo de tudo para ficar tanto com Jucilei quanto com Hernanes, garantiu que a base será mantida e reforçada e que todos poderiam ficar despreocupados. Leco comentou também que poderia pintar um grande goleiro, que ele não citaria o nome mas ganhou vários títulos.

Nesse momento e único momento ele foi verdadeiramente cobrado com dedo em riste pelos organizados, sobre o Jr. Tavares estar sendo negociado com Corinthians. Leco tentou argumentar que já fizemos bons negócios, citou o Pato, disse que o Jr ta tem vários problemas extra campo. Houve um princípio de discussão e ânimos exaltados e Leco meio que foi intimado a não fazer qualquer negócio com o Corinthians. Não trazer nem Walter, nem Lucca ou qualquer outro desses no Morumbi. Disseram que Jr Tavares fosse para a China de graça mas não para o Corinthians, nem que pagasse a multa.

Leco perguntou se nós queríamos títulos ou dívidas astronômicas, Aí todos responderam títulos, que o Corinthians deve mais de 1 bilhão e foi campeão e nós devemos R$  50 milhões e brigamos para não cair pelo 2o ano seguido. Pinotti nas vezes que foi citado, ficou calado, o que achei mais estranho é que os membros da organizadas disseram várias vezes para o Leco que estavam em contato todos dias com Pinotti que eles trocam mensagens.

Leco parabenizou como único clube que tem as Dragões e a Independente no Grupo especial do Carnaval e foi uma festa só. Comunicou que o Reinaldo apesar de muitos clubes no Brasil quererem, ele voltaria e pediu apoio das arquibancadas caso houverem alguns erros no começo, que a comissão técnica avalia ser normal pelo nervosismo de tudo que passou. Tanto as mídias quanto organizadas fizeram um pacto nesse sentido de todos apoiarem, ficou definido novos encontros no próximo ano e cooperação de todas as partes.

Leco disse que serão colocados 2 telões no Morumbi a custo zero, com parceiros, iluminação também será trocada. Revelou também que o sonho dele seria ganhar a Copa do Brasil, que além do SPFC nunca ter ganho, ela pagaria muito mais que Brasileiro e Libertadores em 2018.

Após o término ficaram todos por cerca de 30 minutos em várias rodinhas comentando sobre futebol tipo papo de bar, aí o segurança do SP subiu e pediu gentilmente para que todos saíssem.

Ficou definido que ninguém falaria nada com a imprensa e que era para todos passarem direto. Que depois as organizadas soltariam uma nota. Silêncio total nessa hora.

O que pude entender das conversas foi que para organizada, eles estão meio que dividindo a gestão, quem critica é porque tem interesse político e quer entrar.

Falaram que esse ano foi difícil mas no próximo ano brigaremos por títulos. Falaram muito que até a penúltima rodada do 2o turno, éramos os 1o colocados. Que no fim, a diretoria mais acertou que errou.

Obs: Não havia ninguém da comissão técnica, nem jogadores. apenas diretores e o presidente.”

 Autor: Preferiu estar anônimo
Anúncios

56 comentários

  1. ” o que achei mais estranho é que os membros da organizadas disseram várias vezes para o Leco que estavam em contato todos dias com Pinotti que eles trocam mensagens.”

    Será que o Lecão pressionou o Pinotti por conta disso, sendo um dos fatores pra saída?

    Curtir

  2. Os adversários vão focar a Libertadores.
    O São Paulo poderia focar desde o começo o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.
    Nada de montar o time e o Elenco durante o Campeonato Brasileiro.
    A primeira parte da montagem do time e do Elenco para o Campeonato Brasileiro, tem que ser já na pré temporada.
    A segunda parte é no Paulista.
    A terceira parte no inicio do Brasileiro.
    Premiações boas tem que ser pagas aos jogadores, para evitar eliminações precoces no inicio da Copa do Brasil e da Sul Americana.
    Se foi prometido premiações para fugir do rebaixamento, pague para que os jogadores acreditem no compromisso da Diretoria em pagar com suas promessas.
    Tentar chegar até as quartas de finais da Copa do Brasil, as quartas de finais da Sul Americana e terminar o primeiro turno do Campeonato Brasileiro entre os 5 primeiros.
    Se é para ter um Elenco competitivo, veja se realmente vale a pena desfazer do Iago Maidana, Lucas Fernandes.

    Curtir

  3. Resumo:

    2° turno fez mal ao clube…..Leco e alguns torcedores acham q viramos o Real Madrid

    Lamentável a situação do clube

    2018 = 2017

    ” Nem pra síndico de prédio”

    Curtir

    • Pior né…

      estava meio que evidente que essa “#PÁS” das organizadas acabaria em nada nesse fim de ano.

      SPFC se salvando, o roteiro já estava escrito: notícias de contratações como “cortinas de fumaça” a todo instante. Gustavo Scarpa foi a melhor delas… enquanto ficamos com essas fábulas, esquecemos do sofrimento de outrora.

      Curtir

  4. De boa, eu nunca vi gastar 8 milhões por um goleiro que será reserva do Sidão.
    Reserva que seja o Perri.
    Igual ao Rogério que foi 4 anos reserva do Zetti.
    Ah mais o Perri falhou em tal jogo!
    O Rogério também chegou a falhar e o Mestre Telê deu espaço para ele.
    Se o São Paulo deu chances ao Dênis, use o Perri.

    Curtido por 1 pessoa

  5. O grande problema, nessa questão de especulações, ou possíveis contratações, é que o SP não está ganhando nem disputa do ‘cuspe à distância’, desde que, definitivamente, assumiu-se como “clube pequeno”, ao ter como metas anuais a venda de “N” direitos federativos de seus jogadores, para “recompor o orçamento”, e, pasme-se, em primeiro lugar, ganhar o troféu “time grande não cai”, e, em segundo, comemorar, como se fosse título, quando ocorre, lá de ‘vez em nunca’, a classificação à Libertadores do ano seguinte, como se fosse a sua “Copa do Mundo” particular… Tsc…

    Curtir

  6. O grande problema é que o SP não está ganhando nem disputa do ‘cuspe à distância’, desde que, definitivamente, assumiu-se como “clube pequeno”, ao ter como metas anuais a venda de “N” direitos federativos de seus jogadores, para “recompor o orçamento”, e, pasme-se, em primeiro lugar, ganhar o troféu “time grande não cai”, e, em segundo, comemorar, como se fosse título, quando ocorre, lá de ‘vez em nunca’, a classificação à Libertadores do ano seguinte, como se fosse a sua “Copa do Mundo” particular… Tsc… E a “torcida” (que saudade da TUSP, dos meus tempos de criança, no Morumbi) compactua com isso…

    Curtir

  7. Tudo o que foi discutido e dito na citada “reunião”, pode ser visto apenas como um “Protocolo de intenções”. E nem dá para imaginar que seria diferente. Como todo “Protocolo de intenções” é apenas isso (declarar que tem intenção de fazer algo), a prática acabará sendo diferente do discurso e do que consta no protocolo. Quanto ao “apoio para o carnaval”, não tenho nenhum interesse. O que me interessa é ver o São Paulo praticando bom futebol.

    Sobre as negociações em andamento:
    Creio que Jean está muito caro e eu procuraria outro goleiro, Diego Souza vai custar caro e quase que certamente não valerá o investimento. Pato e Lucas, salvo condições muito especiais, não virão (Pato foi bem, mas não creia que valha o investimento em um retorno).Quanto ao Pratto, se surgisse uma boa proposta, eu venderia. Scarppa, eu investiria $$ e daria alguns encostados para tentar fechar negócio. O Maidana eu não venderia (a não ser que existam problemas com a justiça desportiva), pois creio que tem muito potencial e que vai render bom futebol e melhor negociação lá na frente.
    Rodrigo Caio: Creio que o São Paulo está perdendo a hora para vendê-lo. Tem caráter, mas seu futebol tem altos e baixos e creio que ele deveria sair em 2018.
    Jucilei é bom, mas não imprescindivel. Se tivesse que escolher entre ele e o Hernanes para ficar com apenas um, sem pensar duas vezes seria o Hernanes.
    Vejo muito potencial no Shaylon e gostaria que ele tivesse seqüência como titular. O mesmo vale para o Militão, o qual creio que não ficará muito tempo conosco.

    Dorival: não é o técnico dos sonhos, mas para trabalhar bem com a nossa base, creio ser a melhor escolha para o momento e deve ser mantido.

    Raí: Como jogador, indiscutível. Como gestor, ainda é muito cedo para emitir opinião. Vamos aguardar.

    Curtir

  8. Recordar é viver, é relembrar coisas boas do passado. Sendo assim, faço questão de lembrar que hoje é data de aniversário de 02 títulos nossos:

    24 anos do BI-Mundial.

    05 anos da Sulamericana.

    Esse último atrapalhou a despedida do goleiro Marcos das peppas, rs

    Curtir

  9. O problema de ser Penalty é que eles tiveram justamente problemas de pagamento no último contrato e ainda desagradou a torcida, que esperava uma grife internacional.
    Acabou com a linha casual que havia sido construída com a Reebok.
    Dessas citadas, apenas a Kappa acalmaria os ânimos da torcida.
    O país está em crise e todas as empresas estão com o caixa apertado. A Penalty é a pior dessas 3

    Curtir

    • Verdade galera, aí deve ter coisa viu, a Penalty foi chutada do São Paulo ainda na era Aidar pq nos deu um dum calote com materiais de qualidade duvidosa…
      Mas até onde eu sei, o dono da Penalty é são-paulino, não sei se conselheiro do clube, talvez esteja aí o X da questão!!!

      Curtir

  10. Terceiro ano seguido e a galera não aprende. Dormiremos pensando em Adidas e acordaremos com Penalty, dormiremos pensando em Scarpa e acordaremos com Rafael Marques. Continuaremos indo atrás de 500 jogadores ex-gambás indicados por esse scout ex-gambá que tem um indício de acerto pequeno (acertou algum nome esse ano?), continuaremos fazendo negócios patéticos com o Fernando Garcia, continuaremos fixados por jogadores medíocres como Victor Ferraz, Copete, jogadores do Figueirense, etc. Continuaremos sendo o lado fraco das negociações como somos na negociação do Hudson com o Cruzeiro e como somos na negociação com o Bahia pelo Jean. Continuaremos insistindo em Edimares e Reinaldos e desistindo de Jr. Tavares (quem dos 3 foi o único que jogou bem aqui? Pois é), continuaremos contratando jogadores a peso de ouro como Maicosuel e Aderllan e esquecendo a base. E ainda ouviremos muito que a dívida diminuiu, mas na hora de prestar contas a gente vê que ela mudou de cara, mas continua do mesmo tamanho.
    A chegada do Raí não muda nada, o cara não é deus. Até 2020, pode estar quem for lá, vai ser assim.

    Curtir

  11. Este post lembrou um pouco de um programa de televisão que era apresentado a noite nos anos 90 na qual chamava “Linha Direta” sobre apresentantação de Helio Costa.

    Do mais, não vou tecer meu parecer sobre esse assunto. A pessoa anonima pode estar falando verdade como também inventando coisas pois sabemos que tem sãopaulino que critica a diretoria simplesmente pelo fato de crititicar ou por estar com mágoas por causa do Rogério. Mas é como disse, pode ser verdade e só saberemos isso no final de Janeiro.

    Sobre as indicações e nomes especulados na diretoria vejo com bom nome o nome do Márcio Athir, Rai, e um dos caras que foi falado que esqueci o nome.

    Curtir

  12. Em relação a reunião…fica claro o quanto o futebol do clube SPFC caiu e como fica carta marcada…o unico momento de exaltação de animos foi quando se foi falado do Jr Tavares!!! Esses torcedores não viram o ano inteiro do SPFC? aqueles que foram lá não viram a escolha do RC, se foi errada não cobraram presidente e diretor pela escolha errada que impactou todo o planejamento? não fizeram um resumo do ano e anotaram pontos cruciais que erraram e prejudicaram e fomos para o 5 ano sem titulo e 3 ano fugindo do rebaixamento com o grande titulo do “”? Pessoas contratadas, remuneradas e ” de confiança do Lecão da massa” precisam de orientações de torcida para gerir um time? e a grana que recebem e muito bem perante o mercado, é para fazer a famosa e destrutiva politica? Dá pena da verdadeira torcida, esta evidente que nada vai mudar quanto mais se fala em preparo para as áreas mais este presidente se mostra um despreparado, lunático e politico que dá raiva.

    Curtir

  13. “Fantástico mundo da Lecolândia” permanece nos corredores do Morumbi e nas torcidas organizadas…….puro interesse!!

    Me admira o Raí, cair nessa….que tristeza!!

    Curtir

  14. O relato do post nao varia muito com respeito ao já sabido. Talvez a questao do Jr Tavares e o pouco protagonismo do Pinotti. O regime presidencialista é muito respeitado no clube. Quando um burro fala o outro abaixa a orelha.

    Curtir

  15. Olhando de forma positiva esse encontro da torcida com os dirigentes poderiam ser destacados os aspectos de uma certa pressão e cobrança exercidas sobre o presidente e a diretoria.

    Entendo que todo tipo de pressão, acompanhamento e cobrança nessa fase e momento de transição envolvida com o período de implementação do novo estatuto, mais que devida, são muito importantes e indispensáveis.

    Existe uma cultura organizacional impregnada e arraigada dentro do SP onde a grande maioria dos nossos conselheiros se mostram ausentes e absolutamente alheios e alienados, omissos em relação a essas atribuições que na verdade lhes competem.

    Não temos oposição.

    A cultura é de centralização total do poder, e o seguimento das diretrizes trazidas pelo novo estatuto dependerão obviamente de pressões da própria comunidade de torcedores tricolores.

    Infelizmente vivemos não somente no SPFC mas no país como um todo, esse tipo de problema, e qualquer tipo de ação de acompanhamento e fiscalização, valem sempre a pena.

    Curtir

  16. Enquanto ao uniforme, é interessante que na série B tenha times com marca própria. Nao sei qual vantagem ou beneficio pode existir, mas teria que vender muitos produtos relacionados e estar associado com uma tecelagem com desejo de projeção.

    Curtir

  17. O negócio seria atrair alguma grande que ainda nao esteja no mercado brasileiro. Fila, Puma, Hummel, le coq sportif, Lotto, Joma, Kelme, Mizuno, Reebock, Quiksilver, Voit, Marathon, Diadora, e deve ter muito mais.

    Curtir

  18. Eu acho q a troca do Lucca pelo Tavares ia ser uma boa pq o Junior Tavares e reserva e o Reinaldo vai voltar além disso o Lucca joga mt e chega pra brigar pela titularidade com o Pratto

    Curtir

  19. Muitas palavaras bonitas como sempre, mas eu como torcedor fanático desse querido clube desde aue me conheço por gente e já estou com quase 75 anos gostaria de perguntar ao Leco só duas coisas. 1) Quando o clube será libertado com eleiões livres e diretas para presidente com votos dos sócios torcedores. 2) Quando teremos um estacionamento no estádio.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s