Obrigado, Lugano!

Amigos tricolores.

Diego Alfredo Lugano Moreno, Lugano, é Uruguaio da cidade de Canelones. Nasceu em 02/11/1980 e tem 1.88m. Zagueiro destro, começou a jogar no Nacional do Uruguai e passou pelo Plaza Colônia. Chegou, em 2003, ao São Paulo como “o jogador do presidente”. Foi vitima de injustiça na imprensa, que cravou ser “jogador contratado pelo DVD”, porém ele já começou bem no São Paulo, pois a sua contratação acabou gerando uma briga e com isso, a demissão do técnico Oswaldo de Oliveira.

 

Marcelo Portugal Gouvêa, a época, presidente do tricolor, talvez o ultimo presidente a nossa altura, quem bancou a sua vinda. Em 2004 e 2005 ele foi Bola de Prata da Revista Placar. O zagueiro permaneceu até 2006 no tricolor e voltou em 2016.

 

Uruguai e São Paulo tem uma história linda: Pedro Rocha, Pablo Forlán, Dario Pereyra estão entre os grandes craques uruguaios que defenderam o tricolor. Lugano é um zagueiro muito bom mas nunca foi um craque. A sua raça e bom posicionamento sempre o destacaram como um dos melhores de sua geração. Sempre foi firme, nunca desleal. Conquistou legião de fãs por onde passou, mas no São Paulo a sua identificação com a torcida foi maior que em qualquer outro time.

 

Qual São Paulino ligou para Lugano ser um craque ou não? Lugano é “Dio5”, o Deus da Raça como a torcida o chama carinhosamente desde a sua volta. Sua forma de atuar o transformou em um líder nato do time, sempre aconselhando, sempre conversando e quando necessário impondo respeito aos adversários com a sua “cara de louco”. Lugano é daquelas figuras que farão falta ao futebol, em especial, ao tricolor. O torcedor sempre se sentiu seguro quando Lugano estava em campo!

 

Lugano foi fundamental na Libertadores e no Mundial de 2005. Tomou conta da defesa, aliás, tomou conta do time. Não era o capitão, pois essa missão era de Rogério Ceni, mas dividia com o M1TO a tarefa de incentivar, organizar e liderar o time. Disputou a final da Libertadores de 2006, se sagrou vice-campeão e depois foi vendido para o Fenerbahce da Turquia, onde também se tornou um grande ídolo. Jogou alguns jogos de 2006, mas não estava mais no time campeão nacional daquele ano. Passou pelo Paris Saint Germain, Málaga, West Bromwich, Hacken, Cerro Porteño até em 2016 voltar ao São Paulo depois de um enorme apelo da torcida, talvez, um dos jogadores que a torcida mais pediu a sua volta na história do tricolor! E com toda a razão, deixemos claro!

 

Pela seleção Uruguaia, Lugano disputou as Copas de 2010 e 2014 e tem apenas um titulo, o da Copa América de 2011. Lugano conseguiu que muitos São Paulinos tivessem a seleção do Uruguai como a sua 2a seleção, torcendo para a “Celeste” apenas porque Lugano lá estava. Camisa do Lugano da seleção foi muito vendida no Brasil.

 

Mas em 03/12/2017, ele se aposentou do São Paulo. Não se sabe ainda se vai jogar mais algumas temporadas em outros times ou se vai aceitar a proposta de assumir um cargo na diretoria do tricolor, o que seria muito bom, mas Lugano deu uma aula aos jogadores brasileiros o que é ter amor à camisa de um time, o que é ser grato com uma torcida e como se tornar um grande ídolo no São Paulo. Foram 213 jogos e 13 gols com a camisa tricolor, números que com certeza o torcedor tricolor, na sua maioria, gostaria que fossem maiores, assim, “Dio5” teria jogado mais.

 

Em um futebol dominado por jogadores sem caráter, mimimi e amantes de departamento médico, Lugano se destaca pela sua liderança, respeito e raça. Não se vê ele na imprensa falando mal de jogador A, técnico B ou dirigente C. Lugano foca no trabalho, em campo, fora dele, o zagueiro se mantém neutro e sempre sereno ao responder, escolhendo bem as palavras para não gerar polemica ou ser mal interpretado.

 

Cheguei a escrever sobre o que a diretoria estava fazendo com ele. Muitos torcedores se revoltaram com isso. Na minha visão, a diretoria, nesse caso, se portou como uma criança mimada. É fato, que em Junho, não queriam renovar com Dio5, mas a pressão da torcida e o péssimo momento do São Paulo, pesaram para Leco renovar. De 200 mil, dizem, seu salario foi reduzido para 100 mil. E ele topou, o amor ao São Paulo falou mais alto que o dinheiro. Desse dia em diante, Lugano mal jogou. Dorival Jr, às vezes, nem no banco o colocava. Não se sabe ao certo porque, não se pode acusar, mas pareceu que a diretoria chamou o Dorival Jr e pediu para não escalar o zagueiro, para mostrar a torcida “quem manda”. Trouxe Aderlan e Bruno, quando Lugano estava à disposição. Se o fizeram pensando na possível saída do Uruguaio, ponto a favor, senão, só mostra o quão amadora é, ao tratar um ídolo com esse “carinho”, um cara que declarou amor ao São Paulo desde o seu ultimo jogo em 2006 e continua declarando até hoje!

 

Lugano chora uma derrota na mesma intensidade que comemora uma vitória. Esse é, realmente, um torcedor em campo, tal qual, Rogério Ceni o foi em seus mais de 25 anos como jogador. Não era raro ver Lugano desesperado com uma derrota em campo, assim como, ele também entrava em campo para abraçar o time depois de uma vitória difícil ou um gol. Lugano estava sempre ao lado do time e espero que isso se torne uma constante.

 

Cara de caráter, nem festa quis pois se sentira mal porque outros ídolos não tiveram como Raí, Zetti, Careca, caras que jogaram mais tempo e ganharam mais títulos que ele. Isso mostra o caráter do jogador e o porque é um grande ídolo.

 

Pintado, o “Deus da Raça” de 1992, na Era Telê, foi escorraçado do São Paulo. A atual diretoria pouco se importou o que Pintado fez no São Paulo como jogador e como auxiliar técnico. Na entrevista feita com ele para o livro “Ao mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê” Pintado chorou ao olhar para o campo do CT e dizer “vou devolver ao São Paulo tudo o que ele me deu”, nessa época, ele estava há 2 meses na nova função. Esse tipo de cara que o São Paulo precisa e não um monte de meia boca, que entra em campo com uma vontade igual de uma criança em comer um prato de salada e verdura na frente do Mc Donalds.

 

OBRIGADO LUGANO e volte logo ao nosso Tricolor!

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova) – www.livrotele.com.br – facebook.com/plannerfelipe e @plannerfelipe

Anúncios

41 comentários

  1. Acho que vou polemizar ou pouco ou pelo menos, ir contra uma maioria. “Vamulá”: Sabemos que o clube está bagunçado, sem ou quase sem planejamento, mas ainda sim tem uma boa estrutura, paga relativamente bem e em dia. Então o jogador não tem muito o que cobrar a diretoria. Eles devem se preocupar com o campo de jogo. A parte administrativa deve ficar para a diretoria, pois os atletas não são torcedores do clube, hoje estão aqui, amanhã estarão em outra equipe.

    Em resumo: quem está lá, deve fazer o melhor.

    Curtir

    • Não é bem assim.
      Entenda o lado do Pratto.
      O Pratto está certíssimo.
      Raciocine.

      Quem tem que fazer gols, os jogadores ou o Presidente?

      Quem tem que marcar os adversários, os jogadores ou o Presidente?

      Quem tem que armar jogadas, os jogadores ou o Presidente?

      Os jogadores entram em campo, com uma baita responsabilidade.
      O time está na zona de rebaixamento.
      Você entra em campo precisando vencer.
      Só que do outro lado tem um adversário.
      E as vezes esse adversário tem jogadores de qualidade, mais entrosados, jogando um esquema tático perfeito.
      O que os jogadores do São Paulo vão fazer contra o adversário, se o São Paulo estiver uma bagunça?

      Curtido por 1 pessoa

    • Tafner, sabemos também que você por varias vezes mostrou ser um apoiador do Leco.

      Precisamos de jogadores que queiram vencer, que sofram as derrotas, precisamos de mais Prattos e menos Cuevas. Não tenho a menor duvida que quando procuram jogadores de bom nível prometem no minimo uma equipe competitiva que brigue por campeonatos, mas a verdade é que a realidade passa longe disso.

      Curtido por 1 pessoa

      • Eu não sou apoiador de ninguém, não ganho pra isso. é só uma opinião. Também acho que o clube vai de mal a pior, mas não sei até onde é interessante os jogadores se envolverem na parte administrativa, só isso.

        Curtir

  2. Bom dia,

    Vou torcer muito pro Rai conseguir desempenhar bem sua nova função, só espero que não seja mais um escudo pro Leco, este sim que teria que ter vazado do clube.

    Lugano será eternamente lembrado por tudo que fez ao time.

    Curtir

  3. Se o Leco quer mostrar quem manda no clube é ele, e faz negócios às escondidas de sua própria diretoria mostra o quão perdido e despreparado é para o cargo de presidente do clube.

    Esses caras como Leco, Aidar e JJ acham que são donos do clube, não se importam com a história e grandeza do SPFC.

    Curtir

  4. Então o Leco quer desfazer do Pratto porque o Pratto disse algumas verdades.
    É possível compreender o porque o São Paulo não conquista títulos, não disputa finais de campeonatos, perde a maioria dos clássicos e convive com zonas de rebaixamento.
    Contratar jogador não é fácil. Você precisa convencer o jogador, negociar com o clube do jogador, conversar com o Empresário, discutir salários, luvas, negociar com o clube do jogador a multa rescisória, a forma de pagamento, buscar investidores.
    Contratou o jogador. Depois é preciso tudo isso para contratar mais outros.
    Beleza, manda embora o jogador. Dane-se, que o São Paulo tem os Campeonatos Paulista, Copa do Brasil, Brasileiro e Sul Americana pra jogar. Quem sabe a camisa não jogue sozinha.
    O São Paulo é muito grande para ter um Imbecil como Presidente.
    Peço desculpas ao Marcio, mas quando eu falo Imbecil eu não quero ofender.
    A qualidade do Leco é ser Imbecil.
    Ele é imbecil.
    Não é uma ofensa se vocês me entendem.
    No mundo que a gente vive, existe 10% de gênios, 80% são normais e 10% são imbecis.
    O São Paulo tem um Presidente que é Imbecil.
    Lamento pelo São Paulo.
    Mas como um Imbecil chegou a Presidência do São Paulo?
    O mundo é assim mesmo gente, tem Imbecis chegando a Presidência da Republica, não só no Brasil, mas em outros países.
    Se o Imbecil for manter os privilégios de uma casta, que seja o Imbecil o Chefe.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Entendam o lado do Pratto.
    O Pratto está certíssimo.
    Raciocine.

    Quem tem que fazer gols, os jogadores ou o Presidente?

    Quem tem que marcar os adversários, os jogadores ou o Presidente?

    Quem tem que armar jogadas, os jogadores ou o Presidente?

    Os jogadores entram em campo, com uma baita responsabilidade.
    O time está na zona de rebaixamento.
    Você entra em campo precisando vencer.
    Só que do outro lado tem um adversário.
    E as vezes esse adversário tem jogadores de qualidade, mais entrosados, jogando um esquema tático perfeito.
    O que os jogadores do São Paulo vão fazer contra o adversário, se o São Paulo estiver uma bagunça?

    Curtido por 1 pessoa

    • Eu lembro.
      Ele jogou contra o Figueirense na Sul Americana.
      Ele fazia parte daquele bom time da Copinha que tinha o Breno, Sergio Motta, Léo Gonçalvez, Eric, Aislam, Bruno Cesar, Formigoni.

      Curtir

    • Se for pra apostar teria que ser alguém mais novo, se naquela época não conseguiu se sobressair mesmo sendo novo agora que não vai mais.

      Gostaria de saber como não conseguimos revelar nenhum lateral tanto direito quanto esquerdo pro time profissional? Deviam na base dar mais ênfase na parte técnica, chama uns ex-jogadores nossos para darem um workshop ou oficina em Cotia. Imagina o Cafu dando aula como ter sucesso como lateral direito, chama um Serginho ou Júnior pra mostrar como jogar na esquerda. Molecada de hoje só se espelha no Neymala e joga videogame, por isso não se revela jogadores como antigamente. Década de 80, 90 e até começo dos anos 2000 sobravam bons jogadores brasileiros, hoje pra montar um seleção é difícil.

      Curtir

      • Concordo sobre ajuda para melhorar posições específicas. Lateral é um ofício difícil mesmo. O cara se for atirado, tem que se policiar para não virar só ala. Se tiver deficiência no apoio, tem que desenvolver esse quesito. Enfim, diante da dificuldade em revelar bons nomes nessa posição, um especialista poderia ajudar. Se for alguém com cartaz, como o Cafu, que tem o respeito de todos, melhor ainda. Claro que tendo uma boa combinação com o treinador da base.
        Acho que o clube poderia pensar nisso.

        Curtir

      • Aqui no Brasil, temos uma mania de qualquer jogador com mais habilidade ele tem de jogar de meia ou atacante e não lateral ou meia/volante. Só lembrar que Casemiro era armador na base, o Arthur do Grêmio queriam que ele fosse o 10. E também lembrar um monte de laterais habilidosos que viraram meias ou atacantes.

        E me parece também que nos últimos anos, o trabalho defensivo dos laterais ficou mais difícil já que a maioria dos times do mundo joga com atacantes abertos e jogadas pelas laterais. Só pegar o jogo do Bayer X PSG e Flamengo X Independiente como ótimos exemplos.

        Curtir

  6. Lugano ainda tem muito a contribuir com o clube, só espero que saia agora e retorne em outra gestão.

    Uma pessoa de tantas qualidades não pode e nem deve se sujeitar a ter seu nome associado a Leco, que é uma espécie de rei midas as avessas.

    Curtir

  7. O São Paulo só vai voltar a ser o que era antes quando nós deixarmos de individualizar as coisas.

    Temos que deixar de repetir, como um papagaio, que a culpa ou mérito é de A, B, C, da situação, da oposição.

    É o São Paulo! A gente torce pra quem? Pro candidato A ou pro SP? Pro jogador B ou pro SP?

    O que importa é o SPFC
    Está chato. Ficou chato. Muita política. O SP é um time de futebol.

    Hoje em dia, o povo sabe mais da administração ou gestão do clube do que dos jogadores do time.

    É importante a parte administrativa e política? Sem dúvidas. Mas, ela não nos compete.

    Se contrata ou vende um jogador, foi o A. #foraA. Não! Foi o SP, pô.

    Curtir

  8. Preocupante essas especulações relacionadas ao Pratto, nosso melhor atacante. …nem de longe temos alguém melhor que ele no elenco. …o ano não foi bom para o sp ao todo.

    Curtir

  9. E tem um zum zum zum de que o Pinotti estaria envolvido em alguma irregularidade na negociação do tal Vila Mix.
    Será? Indicou o Cinerman, depois teve o caso da mesada…
    Se isso se confirmar, será que ele vai ter peito de abrir a caixa preta, a caixa de Pandora do Morumbi?
    Ansioso por saber quem, segundo palavras dele, iria chorar antes do que ele…

    Curtir

  10. Raí tem moral e legitimidade para assumir o cargo de diretor de futebol.
    É um personagem respeitado, reconhecido, passa uma imagem que talvez o Pinotti não passasse, e não tem nenhuma sombra sobre ele, fato que não acontecia com o Pinotti depois do caso Cimermam e do caso do fornecimento do software do ST, além do fato de ser credor do clube o que, no meu ponto de vista, tornava essa relação uma relação um tanto quanto promíscua.
    Raí é um personagem com total isenção.
    Sem dúvida alguma tivemos um grande upgrade.
    Talvez hoje seja a melhor aposta.

    Curtir

    • Semana que vem sai um artigo meu falando sobre Raí no comando do futebol, a minha visão, claro.
      Já escrevi e mandei para o Zanquetta, preferi postar hoje do Lugano. Mas em resumo, dou total apoio ao Rei do Morumbi ,só temo pelo jeito humilde e tímido dele no momento de dar porrada em jogador amante de Dpto Médico. Mas indiscutível a credibilidade, conhecimento e ligação do Rei do Morumbi com o Tricolor!

      Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s