Planejamento 2018: Veja quem Leco e Pinotti pretendem contratar

Vinicius Pinotti, Dorival Junior, Sao Paulo, treino CCT, 19/09/2017, Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press

Acabou a temporada para o São Paulo esquecer. Ou lembrar como exemplo do que não deve ser repetido.

empate com o Bahia, domingo, no Morumbi, pela rodada final do Brasileiro, fez o Tricolor terminar a competição na 13ª colocação, a pior do clube na era dos pontos corridos.

A igualdade por 1 a 1, cedida ao time baiano aos 43 minutos do segundo tempo, é simbólica. Fez o torcedor lembrar de tantos outros vacilos ao longo deste ano, no qual a equipe acumulou fracassos e lutou a maior parte do Brasileirão contra o rebaixamento.

Os tropeços, porém, servirão como base para que comissão técnica e diretoria façam um melhor planejamento para a próxima temporada. Todos os setores precisam de ajustes. Nenhum escapa. Veja abaixo, então, como o São Paulo tem se preparado, setor por setor, para 2018.

Goleiro

Jean é o nome. O goleiro do Bahia enfrentou o São Paulo no último domingo e tem acerto verbal para 2018. O próprio presidente Marcelo Sant’Anna admitiu estar alinhado com o clube do Morumbi, mas disse que não vai fechar nenhuma questão antes da eleição do dia 9.

Além de uma compensação financeira, o São Paulo poderá ceder um jogador em troca. O Bahia quer Iago Maidana. Os baianos chegaram a pedir Reinaldo, mas o lateral emprestado para a Chapecoense retornará ao Morumbi com contrato renovado por três anos.

Laterais

O clube busca ao menos um lateral-direito para 2018. Victor Ferraz, do Santos, foi indicado por Dorival e interessa. O nome é aprovado pela direção e a conversa é conduzida pelos presidentes Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco (São Paulo), e Modesto Roma (Santos). A eleição no rival, no dia 9, e a definição do novo técnico do time da Baixada são empecilhos.

Além Ferraz, o São Paulo está de olho em outros nomes. São os casos de Cristovam, do Paraná, e Dudu, do Figueirense. O clube sondou a situação do jogador do clube catarinense, mas considerou a pedida financeira cara. Também houve consulta por Rafinha, do Bayern de Munique, que ficará livre em junho de 2018. Mas o custo é elevado. O rival Palmeiras também quer o jogador.

 Zagueiro

A ideia é usar Éder Militão como zagueiro e, em caso de necessidade, tê-lo na lateral direita, quando Dorival precisar de uma linha de quatro mais organizada defensivamente.

Se Rodrigo Caio não sair, a ideia do São Paulo seria manter as cinco opções do elenco: Rodrigo Caio, Arboleda, Bruno Alves, Militão e Aderllan. Lugano se despediu no domingo.

Meio-campistas

Jucilei é o reforço mais importante a ser fechado neste momento pelo São Paulo. A negociação avançou nesta semana e há confiança de um desfecho positivo. O volante está emprestado pelo Shandong Luneng, da China, até o fim da temporada.

Além disso, o Tricolor pediu o retorno de Artur, volante emprestado ao Columbus Crew, dos Estados Unidos.

Mas o São Paulo também busca, sim, um meia criativo, com capacidade de finalização e chegada ao ataque. De preferência jovem. Há nomes sendo monitorados com essas características.

Hernanes, principal reforço da temporada, está emprestado até junho. Inicialmente, o clube imagina que a alternativa viável para mantê-lo seria acertar um novo empréstimo.

Atacantes

Gilberto, Denilson e Marcinho saíram. Há incerteza sobre o futuro de Wellington Nem, emprestado até o fim do ano pelo Shakhtar Donetsk. O São Paulo busca jogadores para reforçar o setor.

O clube quer dois perfis de atacantes: centroavante, se possível com mobilidade, e ponta (que atua pelos lados do campo). Há interesse em atletas com as duas características.

Um dos jogadores de beirada é Carlos Eduardo, do Goiás. A conversa esfriou nas últimas semanas, mas o São Paulo não desistiu completamente do atleta de 21 anos. Lucas Pratto e Brenner são as opções certas no elenco para 2018. Marcos Guilherme, por sua vez, está emprestado até dezembro de 2018.

GE

88 comentários

  1. Bora ter fé! É claro que não vou fechar os olhos para os problemas, mas vou ficar com a frase do Lugano:

    “Esse São Paulo não vai ser lembrado como o que quase caiu, mas sim como o ano que o clube começou a se reencontrar, resgatar sua essência”

    • Tomara!
      Seria bom o Lugano ficar num cargo diretivo e, principalmente com p o d e r & autonomia reais, senão, como ele disse, basta colocar uma foto dele no vestiário q dá na mesma.

      Precisamos de “Luganadas” na diretoria.

  2. Cogitar em manter o W.Nem é a maior loucura… Queimar dinheiro com jogador caro, vive machucado e que não joga nada desde que saiu do Fluminense. Não é a toa que os ucranianos liberaram ele fácil ao SPFC

  3. TORCIDA INDEPENDENTE‏
    @T_Independente
    16m16 minutes ago
    More
    Obrigado Presidente Leco é obrigado
    Por abrir diálogo com as organizadas e torcedores comuns.
    Reunião c/ jogadores
    Reunião c/ diretoria

    Talvez se tivéssemos seguido outro rumo o São Paulo Fc não estaria na Primeira divisão.Cobranças continuarão,Manutenção do elenco e reforços

  4. Goleiro – Jean é um bom nome, mas tem que ver esse modelo de negociação. 7 milhoes e mais um jogador é salgado (mas não absurdo). Dependendo do jogador que for pode se tornar algo bom. Tanto se for pra tirar um refugo do time como o Bruno quanto se for empréstimo de algum jovem que não iria ter oportunidades (colocar 15 minutos em meia duzia de jogos não é oportunidade).

    Laterais – Na esquerda já tá feita a nhaca. Na direita estamos atrás de fazer também. Entulharemos mais refugo dos outros, aguardem…

    Zagueiros – Dá pra ter esperança num time que prefere B. Alves e Aderllan ao Maidana e que trouxe o Aderllan ganhando 300k pra ser quinta opção? Pois é…

    Volantes – Manutenção do Jucilei é essencial, mas não tem reserva. Acabaremos contratando alguma certeza de fracasso (F. Bob, por exemplo) do que apostando em alguém que pode dar certo (P. Augusto).

    Meias – O time tem L. Fernandes e Shaylon e tá atrás de um jovem com as mesmas características… Sem comentários

    Ataque – Se quer centro avante, o Brenner vai pra base, pq se for pra deixar o moleque no profissional como terceira opção simplesmente estaremos queimando o potencial gigantesco que ele tem. Pelo lado dos campos precisamos mesmo. Morato é uma incógnita, só fez um jogo, M Guilherme não mostrou nada, Maicosuel é sócio do DM recebendo 300k/mes e tendo 500 jogadores na base, ele foi atrás de um dos piores, então é melhor vir alguém, de preferência de velocidade, algo que o Dorival não gosta muito.

    Sinceramente, os nomes especulados/contratados (Dudu do Figueirense, Cristovam, Victor Ferraz 30 anos vaiado no Santos, F. Bob, Lucca (em troca pelo Jr.), Edimar, etc) me dá a certeza que 2018 será mais um ano vergonhoso na nossa história pq além dos dois asnos na diretoria ainda chegou um treinador que tem um dedo tão podre quanto o deles.. Mais um ano começamos com o discurso de que não temos dinheiro e vamos usar a base, mas vamos acabar contratando refugos “baratos” (que saem caro) dos outros, tirando espaço da base, encarecendo o elenco, reformulando em julho e indo pra 2019 com o mesmíssimo discurso.

    • Isso não é realidade, isso sim é pessimismo………mas respeito também os pessimistas!

      Vamos aos fatos:

      Quem pode atirar pedra no Aderlan?
      Ninguém……….pois ninguém o viu jogar ainda com a camisa do São Paulo.

      Quem pode atirar pedra no Edimar?
      Ninguém……….pois ele não comprometeu em nada e é muito bom defensivamente. O Reinaldo esta sendo disputado por grandes clubes do Brasil e nitidamente evolui.

      Precisamos sim de lateral direito (apesar que o Militão está muito bem ali). Precisamos também de meias (olho no Renatinho do Paraná) e por fim precisamos de dois atacantes velozes.

      Eu daria mais uma oportunidade pro W. Nem (até julho) e ainda sim contrataria dois velozes.

      Vamos lá SPFC!

      Teremos um 2018 muito melhor!!!

      • Depois de 2 anos brigando pra nao cair com planejamentos ridiculos, acho que eu já vi o bastante dessa diretoria pra deixar de ser otimista.

        Aderllan – 300k/mês pra ser quarta opção atrás até do fraquíssimo B. Alves. Péssimo custo/benefício. Por si só já é um negócio bem ruim.

        Edimar – não comprometeu???????? A lista de falhas dele é imensa. O penalti contra o Avaí, os gols de Botafogo e Coritiba no primeiro turno. Os gols do Palmeiras. Foras os que não viraram gols. Além de ser completamente nulo no ataque.

        Reinaldo – Jogar na Chapecoense e Ponte Preta é outra história. Quem exalta ele, o faz tendo assistido só melhores momentos que não mostra o que ele errou, a avenida que ele continua sendo. Ser disputado por diversos times não significa absolutamente nada. Douglas foi contratado pelo Barcelona…

  5. Não precisamos de estrelas, alguns reforços certeiros e infelizmente o mais difícil que é uma direção de futebol de qualidade já nos habilitaria a lutar com os rivais.

  6. “Jean é o nome” que só faz cagada de vez em quando? O Iago Maidana é uma bomba-relógio para essa diretoria? O que vai estourar primeiro?

    “A ideia de usar Éder Militão como zagueiro” parece só ideia? É verdade que Militão não vai renovar porque tem oferta do Juventus da Itália?

    “Jucilei é o reforço mais importante a ser fechado” sem dinheiro?

    “O Lugano” será o cara…?

    Será que acontecerá o que estão dizendo? Vamos fechar 2017 com 400 milhões a desfavor? A diretoria é medíocre, corrupta, incompetente? Em 2018 só haverá sofrimento e risco de rebaixamento? Por que o time não vence com 60.000 são-paulinos apoiando? Se o Trump fosse são-paulino estaria ameaçando o Morumbi com sua bomba-atômica? Estas perguntas imbecis são todas imbecis?

  7. Alguém tem alguma dúvida que 2018 vai ser outro ano de tristeza e desespero. Olha só o nosso planejamento para 2018?? Misericórdia!!!

  8. Na verdade tudo que começa errado termina errado.
    Primeira contratação Edimar, já vemos o nível que será o próximo ano (não sendo pessimista)
    Mas a LE do ano que vem deveria ser com Reinaldo e Jr Tavares, estão queimando o Jr para poder vender ou fazer alguma troca.
    Precisamos de um zagueiro, 2 laterais direito, um centro avante, e 2 atacante de beiradas de campo.

  9. Precisa com urgência de um lateral direto que saiba cruzar e marcar,mais um meia de criação,goleiro e um atacante de velocidade,e claro,manter a base do time…

  10. Que planejamento… Isso é mesmo planejamento?

    Ora, o Kaká está sem contrato e quer voltar ao Brasil?

    Essa diretoria é horrível. Já deveriam ter contratado o último brasileiro melhor do mundo. Afinal, ele é

    • Esssa decisão do Zeca vai ser revertida, se não for abre precedente pra qualquer um que assinar contrato quebra-lo e instauraria o caos no país. Ele esta livre pra assinar com qualquer um e o Santos vai cobrar a multa na justiça, são 50 milhões é melhor negociar com os caras….

  11. A Chape foi montada do zero e chegou ate a Libertadores… calou a boca de muita gente que fala em desmanche. Porem a galinhada só foi campeão pq manteve os reservas dos anos anteriores e com mesmo padrão tático e entrosamento renderam.

    Tem que manter a galera e trazer reforços pontuais.

    • Concordo com você. Se a Chape consegue montar um time competitivo em 6 meses – um ano, o SPFC também pode. Teve gente ontem que criticou aos que tomamos a Chape com exemplo. O SPFC tem a obrigação de fazer mais. A pior colocação na história dos pontos corridos é o legado dessa diretoria.

  12. Estou vendo vários torcedores do time criticando o Thomaz. Estava vendo e ele ganha 50 mil mensais, isto é, 1/3 do valor que o Denis (goleiro) ganha e è um jogador mediano… Pra se manter no plantel, pra mim é um bom custo benefício.

    Gostaria de ver a folha salarial dos jogadores em 2017 e analisarmos ao custo benefício.

    • Eu apoiei a contratação, era uma aposta de baixo custo que poderia dar certo.
      Mas hoje eu prefiro colocar algm da base no luar do Thomaz, pois não demonstrou nada que justificasse sua contratação.
      Apostou, deu errado, gastou pouco, bola pra frente

  13. Foi uma decepção o jogo de ontem, a torcida deu um verdadeiro show, já o time pouco importa se tinha jogadores da base ou não, o Bahia é um time medíocre …. Sp tinha que honrar a camisa e dar a vitoria ao nosso idolo Lugano. manchou sua despedida….ano melancólico. o grêmio usando time B deu suador no Atlético Mineiro. falta homens a esse time do sp. (“Rhodes UFC hora se separar os homens dos meninos”)

    • Lá no nosso condomínio tem o “Homem de Melo”, o “Homem do Sapato Branco” etc. Na beira do campo tem o “Homem do Algodão Doce”, o “Homem da Linguiça”, o “Homem do Amendoim”, o “Homem da Capa de Chuva” etc. Tem, também, pelas beiradas, como em todo lugar, os de “Cabelo de Fogo” e outros que sempre entraram pelo “cano”. Mas no nosso time só tem cabra valente que não pincha no chão, mas luta de pé o tempo todo, até o fim – é o condomínio Soberano, velho.

    • Não vejo nada triste nisso.

      A torcida tem que parar com essa idéia que o SP só é Libertadores e que Libertadores que dá graça. Não, todos titulos são titulos e a torcida tem que abraçar a causa do SP.

      Dorival ficando e tendo o tempo necessário para preparar o grupo para o ano que vem com certeza o SP irá melhorar. Lógico que há vários pontos que não sabemos o que será no tocante a renovações de contratos, contratados, etc…, mas não é motivo para ficar “oh vida, vai ser chato ano que vem”.

      Torcida tem que ter pensamentos positivos e não pensaments desanimadoras.

      • Estamos sem t´tulo nenhum há cinco anos e se no ano que vem ganharmos o Paulista, irei comemorar sim!!!!
        Se bem que, com a Libertadores esticada até o fim do ano, os demais clubes podem jogar a Libertadores e o paulista ao mesmo tempo, sem tantos problemas assim…

      • E Mistuo, você e sua mania de querer ensinar as pessoas a torcer. Obrigado pelas dicas.

        E, claro que na situação em que estamos, qualquer título é título. E se o SPFC for campeão do Paulista ano que vem, vou sim comemorar demais. Será ótimo. Pode ser a porta para reconstrução.

        O que digo que é triste é passar pelo que passamos…

        Olha o que os nossos rivais estão construindo nos últimos anos…

        Olha o quanto nos “diminuímos”.

        Isso é triste. Torcedor não merece.

    • Não ganha o Paulista, pois o time será todo remontado.
      Os outros mantem a base e usam o paulista pra ganhar entrosamento e físico e nas fases finais demonstram que um time que já se conhece faz tempo, que tem um padrão de jogo faz a diferença.
      SP não tem um padrão faz muito tempo

  14. Vou voltar a enxergar um SPFC sérioe diferenciado quando este ver no Paulistinha uma chance para revelar jogadores da base e sub-23 para nos reforçar no Brasileirão.

    Meus respeitos aos amigos Paulistas que desejam esta competição, mas nem os grandes aqui do Paraná focam o Estadual desta forma visando apenas para revelar jogsdores.

    Sinto saudades de quando o SPFC era a vanguarda……….

  15. Ao contrário de muitos que comentaram no post anterior eu mesmo não senti frustrado com o resultado e a non-ida do SP a Libertadores mesmo porque todos nós sabiamos que o campeonato do SP era para brigar para não entrar na centrifuga.

    Se pensar por um lado, até é bom que o SP não tenha tido vaga na Libertadores pois assim:

    a) o clube não iria desgastar tanto

    b) o clube não seria prejudicado em uma eventual parada para a copa como já ocorreu em outras vezes que a equipe estava bem e com a parada o ritimo diminuiu.

    c) o presidente não poderia falar com orgulho de um torneio dizendo “Fizemos um bom trabalho para chegar a Libertadores” quando na verdade tudo isso teve o dedo dele também.

    d) serve também para todos manterem a humildade e foco nas competições.

    e) o clube não correria risco de sair cedo.

    Libertadores é a cara do SP e isso todos sabem, mas com a cabeça no lugar temos que ver que nosso elenco não éstá preparado para Libertadores pois há várias deficiencias. Logo penso que o SP tem que primeiro focar em fazer contratações pontuais, manter o treinador e jogadores importantes, e ao mesmo tempo ajudar os jovens jogadores a já terem experiência no profissional, assim em 2019 poderá ter mais opções dentro de um torneio como é a Libertadores da América.

    Não adianta nada conseguir a vaga, não ter elenco, não ter a certeza de quem fica e quem não, e ficar essa preocupação. O mais sábio é fazer essas coisas já falado e focar nas competições que existem. Um titulo que seja num paulistinha já é 50 mangos de premiação se não me engano e isso ajuda um pouco o clube na questão das finanças. Sem contar os torneios de pré temporada que também tem alguma premiação nos torneios.

    • Na verdade, o time neste ano não mereceu a vaga para a Libertadores, mesmo fazendo um bom segundo turno, mas para 2018 dá para aproveitar a base deste time que terminou o campeonato, contratar alguns bons reforços, e se possível, vender o mínimo possível de jogadores, ninguém ser vendido seria uma utopia, mas vamos ver…

  16. Eu nao estou exigindo que contratem um jogador caro para enganar o torcedor, mas que usem o tal do scout e contratem com inteligencia. Jogadores como Cueva, Arboleda ou Petros. De graça nao virá, mas que tenha um custo dentro da realidade financeira do clube e nao no imaginario da diretoria.

    • Ou que pelo menos contratem quem for indicado pelo Dorival (já que ele fica pra 2018) ou quem for da concordância dele (do tipo não é meu sonho de consumo mas posso trabalhar com o cara). Isso nos pouparia da conhecida desculpa de falta de resultados por causa de contratações à revelia.

      • O ideal seria que a diretoria contrate o jogador dentro do perfil indicado pelo técnico. Caso tenha que mudar o técnico, que venha outro com uma filosofia parecida para aproveitar o potencial do elenco. Caso contrario, quando é o técnico que “contrata” e depois vai embora (Muricy, Bauza, RC), fica uma herança de jogadores sub-aproveitados ou afastados. Daí o constante pedido da torcida por uma limpeza no elenco.

      • Desde que o DJ tenha o plano a, b ou c para cada nome indicado, pra que se possa aumentar o leque de opções para se discutir custo-benefício.

  17. A libertadores seria um dinheiro bom que entraria: cotas de TV, bilheteria, produtos e publicidade. Mas o SPFC nao perdeu a classificação ontem. Pelo menos tentará sorte na sulamericana e na copa do brasil, que essa sim pode significar bom dinheiro.

  18. Tragam o Jean para o gol, o Zeca para lateral, o D’arascaeta para meio e o Carlos Eduardo para o ataque. Aproveitem da base: Perry, Maidana para zaga, Marquinhos Cipriano, Paulo Bóia e o Brenner.
    Mandem embora: Denys, Bruno, Rodrigo caio, Reinaldo, Nem, Buffarine.

  19. SP tem por obrigação montar um time que honre essa torcida. É impossível que vá ao estádio 1 milhão de torcedores pra ver R.Caio , Edmar, Marcos Guilherme. Deveria se arrumar, montar uma engenharia financeira e contratar Pablo, T. Neves, Bruno Henrique e Jonathan LD. Aí os mlks iriam aproveitar toda essa experiência e decolariam na carreira. Juntar esses caras a Militao, Shaylon e Brenner. Esse é o caminho. Mostra seu tamanho SPFC

  20. Na verdade todo jogador é caro
    Para são Paulo , faz especulações e acha , vai contratar quem se não tem dinheiro, ano 2018, vai ser outra encanação.
    , senão vamos parar na segundona.

Deixe uma resposta