Com homenagem e desfile, Leco botou a torcida do São Paulo pra sambar

No último jogo do Campeonato Brasileiro, Leco e seus diretores mostraram toda a sua esperteza e conseguiram usar todos os artifícios para impedir uma cobrança maior, que era necessária.

Após um ano traumático, quase assumindo namoro com o rebaixamento e com apresentações vergonhosas. O que se viu foi uma equipe montada sem planejamento, sem coerência e é possível dizer até sem conhecimento.

Verdade seja dita, Leco não é o único culpado de um ano horroroso. É certamente algo que vem de muitos anos, já são várias temporadas sem um norte, sem esperança de que dias melhores virão. Nos últimos três anos, sete treinadores, cada um com um estilo de jogo completamente diferente do outro, do ofensivo e moderno Osório para o defensivo e pragmático Bauza.

Não importa qual dos dois estilos é melhor ou pior, os dois podem ser campeões e bons, desde que o time adote a filosofia até o final. E isso só mostra o que acontece com o São Paulo em todas as diretorias: um time por trimestre. Mudam todos os jogadores, muda a comissão e nenhum trabalho vai pra frente.

Leco teve na última rodada a inteligência de utilizar para si mesmo mais das coisas que ele aprontou contra o São Paulo durante todo o ano. Com pequenas atitudes, ele conseguiu inibir a cobrança merecida que ele receberia das mais de 60 mil pessoas presentes no estádio.

Como fez e ainda faz com Rogério Ceni, usou Lugano de escudo. Leco ainda bota toda a culpa do ano ruim em Rogério, não assume sua parcela gigantesca de culpa. Com Lugano é menos pior, pois não ofende um ídolo tricolor, mas usou a despedida do uruguaio como uma cortina de fumaça para evitar ser criticado.

No meio de toda a homenagem a uma pessoa tão importante e querida como Lugano, é difícil transformar a homenagem em cobrança a outro. Ainda em cima do torcedor convencional, o ingresso a 1 real levou gente nova ao estádio, sem a mentalidade de protesto necessária.

Para inibir as organizadas, Leco colocou as escolas de samba para fazerem um pequeno desfile no estádio. Samba é festa, alegria e é impossível manter a cabeça de cobrança nessa situação. Mesmo que não seja troca de favores, tornou o ambiente desfavorável para qualquer tipo de protesto.

Em vez de cobrança, Leco ganhou abraços e não teve rainha de escola de samba, quem está sambando nessa história é a torcida e o São Paulo.

O que se sabe é que 2018 precisa ser diferente e para ser diferente, só com cobrança. Pouco mais de uma centena de conselheiros são responsáveis por Leco estar onde está e fazer o que faz, eles tem que ser cobrados para quem cobrem também o presidente.

Gabriel Fuhrmann

Jornalista formado desde 2011, especializado em futebol de base.

http://gabrielfuh.com.br/2017/12/04/homenagem-desfile-leco-botou-torcida-sao-paulo-pra-sambar/#.WiVlGrQ-dsM

Anúncios

52 comentários

  1. Confirma pra mim.

    Santos está atrasando salários?
    Grêmio está com salários atrasados?
    O rival está sem pagar a premiação dos jogadores?
    O Cruzeiro está com problemas financeiros?

    Se os clubes podem se planejar para 2018, porque o São Paulo não?
    Problemas financeiros todos tem e estão se planejando.
    O São Paulo pode sim se planejar e buscar ser o melhor time e o melhor Elenco de 2018.

    Curtido por 2 pessoas

    • Curioso que enquanto isso a CBF esta cada vez mais Rica e seu material humano é fornecido quase sem custo pelos clubes que nunca veem este retorno.

      Pra mim, todo lucro que a CBF tem deveria ser rateada ao menos nos times do Brasileirão em forma de premiação ou leis de auxilio a formação de atletas

      Curtir

  2. Eu costumo ler alguns comentários.
    Obvio cada um tem um ponto de vista.
    Algumas opiniões são unanimidades, como o Fora Leco.
    Outras tem divergências, como o Jr Tavares, que eu e alguns quer que ele fique, outros quer que ele vá embora.

    Mas eu peço a vocês São Paulinos que todos cobrem da Diretoria a mesma coisa.
    A continuidade.
    Da base do Elenco.
    Dos reforços, mesmo que alguns não agrade um ou outro.
    E dos jogadores revelados, mesmo que alguns não agrade um ou outro.

    Sem desmanche.
    Sem empréstimo.
    Sem troca.

    Os mesmos jogadores que o São Paulo começar 2018.
    O São Paulo vai terminar 2018.
    Essa tem que ser a nossa cobrança.

    Curtido por 1 pessoa

    • O que qualquer diretor do SPFC deveria entender é:
      Se a instituição precisa de dinheiro
      O time precisa de atletas.

      LOgo toda e qualquer venda só poderia ser concluída ao termino do ano esportivo, assim como foi feito com o Lucas Moura e não esse exemplo de desorganização que foi 2017 que todo o dia poderia ser a perda de um jogador importante ao grupo.

      Curtir

  3. Por mais bom que seja um Presidente, por mais bom que seja um Diretor de Futebol, por mais bom que seja um Olheiro, eles não vão conseguir conquistar títulos, montando um time a cada 6 meses.
    Na história do futebol, já teve algum clube que montava times em 6 em 6 meses e todos os times ganhavam títulos?

    Curtir

    • Mas uma coisa exclui a outra. Se o presidente troca o time a cada seis meses e o diretor de futebol é cúmplice disso, com certeza eles não são “bons”. Pelo menos para o clube não.

      Curtir

  4. Boa Caiça! Eu até tentei puxar um “EI leco vai… mas não rolou, ngm acompanhou ali na vermelha”.. o Pinotti vai se fu .. o SP não precisa de vc também não ecoou, muito “modinha” ontem no estádio, ficou difícil qualquer tipo de protesto.

    Curtir

    • o jucilei e o hernanes infelizmente é dificil de manter mesmo, mas.o foda é que ano que vem em janeiro ou em junho vamos ver a saída do militao, r. caio, jr tavares, cueva, pratto e se bobear mais 1 ou 2 garotos da base tipo shaylon e lucas fernandes.

      O jucilei, se tiver q gastar 5 mi euros como ele falou, tem q sair mesmo. Mas o resto tem q ficar, esse.time com um LD, goleiro e um ponta, é pra brigar por titulos

      Curtir

  5. ” Para 2018, Hernanes gostaria que o São Paulo mantivesse “peças-chaves”, uma delas, porém, parece de saída: Jucilei também tem empréstimo no fim e, em post em uma de suas redes sociais, indicou que não deve permanecer – seu clube é o Shandong Luneng-CHN “.

    Curtir

  6. Eu quero que o Dorival Jr fique no São Paulo.
    Porque?
    Vejamos.
    Quais jogadores vão sair?
    Quais jogadores vão ficar?
    Alguns saí e o Dorival pede para contratar outros.
    Se o Dorival for mandado embora, o novo Técnico vai pedir para demitir as peças que o Dorival pediu e o novo Técnico vai pedir para contratar outros.
    Isso não vai ter fim nunca.
    Deixa o Dorival no São Paulo.
    O Tite perdeu para o Tolima em 2011.
    O Tite era o hepaTITE.

    Como eu queria ver o São Paulo ter um esquadrão, forte, ganhando clássicos, chegando nas decisões de campeonatos, dando espetáculos, ganhando jogos.
    Mudando de Técnico a cada ano e de jogadores a cada ano, isso nunca vai acontecer.
    Eu quero um esquadrão. Esquadrão se monta aos poucos, não é de uma hora pra outra. Mas mesmo que não for um esquadrão, que seja um plantel competitivo.
    Se o Dorival perder o Paulista: Fica Dorival.
    Se o Dorival perder a Copa do Brasil: Fica Dorival.
    O Dorival só sairia caso não ter jeito mesmo, caso o São Paulo estiver mais uma vez na zona de rebaixamento.
    Caso ao contrario, fica Dorival.
    É logico que a Diretoria tem que cobrar do Dorival, boas atuações e conquistas. Não pode ser uma Diretoria acomodada, conformada. Mas não pode toda hora um novo Técnico, um novo projeto, novos jogadores.
    E o Dorival que vai usar a base, precisa ficar até os moleques amadurecerem.
    O amado Muricy perdeu 14 mata matas e não é criticado por isso. Inclusive alguns mata matas que o Muricy perdeu, teve sim culpa do Treinador.
    O Muricy perdeu um Paulista para a Penapolense e logo em seguida uma Copa do Brasil para o Bragantino e continuou.
    Portanto, o São Paulo vai entrar para ganhar. Mas se não ganhar e não for um desastre, fica Dorival. Não pode acontecer no São Paulo o que aconteceu esse ano no Palmeiras e no Santos, que mesmo com os times na parte de cima da tabela, demitiram seus Treinadores.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Gosto muito do Gabriel. Concordo com muita coisa q ele fala e acompanho o trabalho dele.
    Mas tudo virou motivo pra criticar. Claro, talvez Leco tenha usado toda a festa do último jogo como maneira de inibir o protesto. Mas falar q a promoção de 1 real atraiu pessoas que nao tem a mentalidade protesto nao faz sentido nenhum. Nao é possivel afirmar nada. So conjecturar.

    Nao houveram protestos pq ngm quis fazer protesto. Ngm foi. Ai criticam a independente, que falou q ia fazer e nao fez. Q se reuniu com a diretoria. Pq os outros que nao concordam nao fizeram entao? Afinal, tanto se mete o pau na organizada, entao nao deveriam esperar por eles. Sao so um bando de ladrao e baderneiro.

    Curtir

  8. Ontem o momento era do ídolo. Talvez por conta de toda história e pelo acúmulo de problemas vindo dessa e das gestões passadas tenhamos nos acostumado a ver apenas o negativo. Mas ontem talvez o político tivesse que ficar realmente em segundo plano. O importante era saudar o ídolo, se despedir dele com alegria e com toda festa que ele merece, mesmo ele não aceitando a festa que ele realmente merecia. As cobranças podem voltar agora, com o fim dessa despedida, com força total mas também com bom senso.

    Curtir

  9. Sabe o que é pior? A Independente no morumbi correspondia a menos de 10% dos presentes. Os outros mais de 90% não xingaram o Leco ou Pinotti pq sempre esperam que a organizada faça. No momento que o Leco foi abraçado pelo pessoal da Independente ou Dragões a torcida vaiou? Ninguem deu a mínima na verdade pq nem prestaram atenção e quem prestou, no maximo, deve ter reclamado com o colega do lado.

    Curtir

  10. A torcida foi exemplar e junto com o Hernanes ajudamos a tirar o São Paulo daquela situação. Mas as organizadas mancomunadas com o Leco não nos representam! Agora que é a hora de cobrar! Derrubar o presidente é difícil, mas ta na hora de pedir a cabeça do Pinotti antes que ele saia contratando sem planejamento novamente. Pois depois vão dizer que foi tudo pedido do DJ, como parte da torcida credita alguns jogadores ao Ceni e não a falta de esforço e incompetência desses dirigentes. É tudo “os valores assustaram” traz fulano da série B.

    Curtir

  11. Que coisa hein, o Presidente tem que bolar estratégia para não ser criticado.
    É um cargo que as pessoas lutam para obtê-lo.
    O Leco queria muito esse cargo.
    Quem está lá quer ficar.
    Tem gente que muda estatuto para permanecer no cargo.
    Fazem conchavos, tudo para permanecer no poder.
    Fazem disputas internas.
    Brigas que até influenciam dentro de campo.
    Contrata Rogério Ceni como Técnico para agradar Conselheiros.
    Essa disputa pelo poder cresceu muito no São Paulo.
    O Presidente hoje tem muito mais holofotes que antigamente.
    Beleza, o cara busca holofotes.
    Mas e as dificuldades?
    Manter um time competitivo para uma torcida enorme e exigente.
    Quer holofotes?
    Tenha.
    Tenha também habilidade para administrar o clube e suprir os desejos da torcida.
    Que não é fácil.
    Mas se tanto quer o cargo, esteja a altura dele.

    Curtir

    • Pois é. Pelo visto a reclamação era de que Leco quis ficar de bem com a torcida e que não teve protesto, como se isso fosse fazer a gente ser campeões no ano que vem. O papel da torcida foi bem feito, incentivando e enchendo estádios e é assim que tem que ser daqui pra frente.

      Curtir

      • Com o perdão da palavra, tem quer ser o (rs desculpe), o que eles fazem com o nosso dinheiro empregado dentro do clube, seja por camisas, ingressos, sócio torcedores e demais agregados que são aditivos a receita é um direito fundamental nosso.

        E diga-se de passagem amigo, mais chato que o torcedor aborrecido desde o inicio da ultima década, são as intermináveis denuncias contra dirigentes e conselheiros do clube. Geralmente abafadas com cortinas de fumaça tipo contratações a meia noite.

        Curtir

  12. A única coisa que eu tenho certeza é que até o final do mandato do Leco o SPFC vai parar na segunda divisão. Lembrando que ele é curintianu e parceiro do andrez cara mijada sanches.

    Curtir

  13. A gente vai cansar de criticar o Leco e Pinotti infelizmente.
    O torcedor comum que é o que mais apoia e mais sofre, é o que tem menos privilégios.
    E as organizadas com carnaval, venda de produtos com o símbolo do clube, ingressos e contato direto com o presidente.
    O que é a política e seus benefícios.
    É duro ver o time que tanto amo e que me deu muitas felicidades nessa situação deplorável em que tudo o que fazem é se esquivar, responsabilizar outros, beneficiar quem não devem e adotar medidas populares, pra se manter.

    Curtir

  14. Para 2018 as metas de Dorival Jr são as seguintes: Vencer o Paulistinha, Ficar entre os 5 primeiros do brasileiro, vencer a Copa do Brasil e chegar no mínimo as semi-finais da sul-americana.

    Embora seja loucura achar que isso vai acontecer devido ao calendário que vai ser muito curto por conta da copa.

    Curtir

  15. Samuel Venâncio™‏Verified account
    @samuelvenancio
    Follow Follow @samuelvenancio
    More
    Lucas Pratto, do São Paulo, está mesmo na lista do Cruzeiro. Clube mantém cautela pq a negociação não é nada simples.

    Curtir

    • O Cruzeiro está com a Fifa nos calcanhares porque não paga dívidas com clubes do exterior e quer levar o Pratto, baratinho como ele é? O SP então está interessado no Suarez para centroavante.

      Curtir

  16. Uns queriam protestos no domingo, outros não. Vejam o que foi escrito definindo a posição de “não cobrança” dias antes da reunião com a diretoria e do jogo com o Bahia.

    “REUNIÃO COM A DIRETORIA – COBRANÇAS E PLANEJAMENTO” [Comunicado da Torcida Independente de 27/11/2017]

    “No próximo jogo em casa contra o Bahia, NÃO FAREMOS NENHUM PROTESTO, pois será o jogo para encher nossa casa e aplaudirmos e vibrarmos por nós mesmos torcedores, a torcida que conduziu o time, que bateu todos os recordes possíveis e imaginários, que fez o Gigante permanecer na série A e não passar pelo maior vexame da história”.

    “Lutamos por um SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE forte e que brigue por títulos. Não temos rabo preso com ninguém, portanto seguiremos nossa nova ideologia de debate, do olho no olho, da cobrança inteligente, junto ao apoio dentro de campo, pois só assim conseguiremos os títulos em 2018, algo tão sonhado por nossa torcida”.

    “TORCIDA INDEPENDENTE”

    https://saopaulo.blog/2017/11/25/reestruturar-o-departamento-de-futebol-do-sao-paulo/

    Curtir

  17. Pelo amor de Deus, vendo as imagens do Lugano esvaziando o armário no CT, a mensagem do cara para a torcida, , é de chorar de emoção, que atleta, que homem, que profissional, esse ama e é amado pelo São Paulino, obrigado por tudo Lugano, você sempre será lembrado na história do São Paulo FC, eu pelo menos fiquei muito emocionado junto com meu filho…..não tenho palavras….

    Curtir

    • A verdade é que foi a torcida da arquibancada que reconheceu o valor de Lugano e gritou seu nome no campo ao longo de sua carreira, não o da poltrona no ar condicionado. A Torcida Independente tem o seu valor e pode ajudar muito o clube ser colocado nos trilhos.

      Curtir

          • Sobre conversa vazia, digita ai no google: “Churrasco do Juvenal para Torcida independente” e depois “Leco sobre organizadas”

            Junta as reportagens, fotos e filmagens as minhas palavras vazias……………………..

            Curtir

            • São-paulino – o povo brasileiro elegeu presidente e vice, mas não deu a ambos o poder e a liberdade para serem mafiosos. Não se pode condenar no clube uma coletividade inteira de conselheiros e de torcedores porque os líderes circunstanciais não agem como se esperava e deveriam. As coisas precisam ser arrumadas, mas do modo legalmente correto. Para isso é preciso nomes, provas, caso contrário quem perde é o acusador.

              Curtir

  18. Leco só engana quem quer ser enganado…..todo mundo sabe da sua incompetência…

    A mim não engana mais…..

    Pra 2018 só espero não passar tantas rodadas no Z4…..talvez só umas 10, dessa vez

    Curtir

  19. Nada de voto de confiança, mas vou torcer para que o time seja melhor em 2018. Vai faltar vela, mas luz nao vai faltar pra iluminar essa diretoria. Se isso fosse possível… mas…

    Curtir

  20. Ano q vem SPFC tem q ganhar títulos, chega dessa sofrer ano após ano, se continuar assim sou a favor de não incentivar o time, tem q deixar cair, pra vê se esse safado do leco saia de uma vez só SPFC.
    Todos times grandes q caíram aprenderam com os erros e hj em dia foram campeões, grêmio, palmeira, curintia etc.

    Curtir

  21. Em um clube em que os jogadores e o técnico precisam fazer pressão para que seja feito com urgência o planejamento para 2018, não se pode esperar nada. Com Leco e esse conselho arcaico e de baixo nível, nós torcedores vamos comer o pão que o diabo amassou ainda por muito tempo !!

    Curtir

  22. Estamos no fundo do poço.

    Não que eu algum dia tenha pensado que essa organizada cheia de bandidos seria solução pra algo, mas pelo modus operandi mesmo.

    Os iguais se identificam, e o SPFC acabando…

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s