Os clubes de futebol Brasileiros mais tradicionais são na sua maioria Sociedades esportivas, clubes sem fins lucrativos que incluem entre seus sócios pessoas das mais diversas, incluindo torcedores de agremiações rivais e pessoas mais interessadas em vagas de estacionamento e quantidade de piscinas.
A estrutura de poder nesses clubes é arcaica e visa manter o poder concentrado em velhos cardeais, prejudicando a administração do clube de futebol através da política praticada para manter esse status quo.
Recentemente tive contato com um americano que era torcedor do Green Bay Packers, time da NFL daquele país.
Nas nossas conversas ele me contou como o GBP era o único time da NFL que tinha como dono os próprios torcedores, o que me deixou curioso sobre como isso funcionaria de fato.
Pesquisei sobre a estrutura e história do time um dos mais antigos existentes na NFL.
O GBP é uma sociedade anônima sem fins lucrativos, suas cotas não geram lucro nem se valorizam, não podendo ser vendida entre torcedores, apenas passada entre entes e familiares mas sem a troca de dinheiro envolvida.
Nenhum  torcedor pode ter mais do que 4% das ações para que ninguém se torne dono do time e os acionistas decidem quem fará parte da diretoria, que é composta de 45 pessoas, em assembléia, e o CEO é eleito dentro desses 45, sendo somente o CEO remunerado.
O CEO eleito assina contratos com fornecedores e contrata jogadores. Contratos mais vultosos são submetidos a avaliação da diretoria.
Para se certificar de de que o time nunca seria vendido com lucro em vista a carta Magna do GBP diz que qualquer dinheiro que sobre da venda do time após a quitação de todos os débitos deverá ser doado a uma instituição de caridade
Os acionistas não recebem ingressos ou uniformes, eles só tem direito comprar mercadorias exclusivas, e a votar na assembleia anual, além de receber um certificado de que é um dos donos do time.
Agora imaginemos que o SPFC resolvesse adotar esse sistema, juridicamente não sei quais seriam os passos necessários, mas não acho que seria difícil pois os clubes já são mais ou menos assim, apenas oferecem toda um estrutura de lazer em troca da compra de um título, e por isso exigem mensalidades, coisa que eles não fazem por lá.
Financeiramente seria fácil o SPFC levantar de 1bi pra cima com a venda de ações, por exemplo 2mi de ações a 500 reais já seria 1bi, com uma base de 18mi de torcedores esse número é mais do que factível.
Com 1 ou 2 bilhões o SPFC poderia manter jogadores da base, contratar estrelas, reformar o estádio ou até construir um novo se NÓS quiséssemos, pois seríamos donos do time.
E sempre que for necessário podemos emitir novas ações para arrecadar dinheiro como fez o GBP quanto reformou o estádio, ou contratou jogadores importantes.
Enfim, queria expor esse meu sonho, de que um dia nosso amado clube possa se tornar uma empresa nossa, dos torcedores, que nós possamos ditar os rumos do time e acabar com esse feudalismo imoral que é a administração do SPFC.
Obrigado pelo espaço.
Zinga de Oliveira