Amigos tricolores

O ano de 2017 foi catastrófico para o nosso tricolor. Não disputamos nenhum titulo, batemos o recorde de rodadas no Z4. Escapamos nas ultimas rodadas, muito graças ao efeito Hernanes, que deu um novo animo para o time. Dorival demorou, mas achou o meio de campo ideal com Petros, Jucilei, Hernanes e Cueva. Até cheguei a escrever aqui sobre esse meio campo, era um tanto quanto óbvio ser esse o quarteto tricolor, mas dentro do esquema do Dorival, com o 4-3-3, era mais lógico ter o Lucas Fernandes ou Marcinho a ter um dos 4. Hernanes intocável, “Cuevadependencia” e Petros jogando muito, sobrou para Jucilei sair do time, não por deficiência técnica, mas de todos era o que menos se destacava. Dorival entendeu que o São Paulo precisava jogar no 4-4-2, voltou com o volante, deu a estabilidade necessária e o time tomou menos gol. Se salvou! Mas será que 2018 será igual?

Uma noticia de bastidores dizendo que Leco avisou Dorival Jr que não terá reforços de peso deu um certo medo na torcida, que já projetou para 2018 novos Denilson, Marcinho, Thomaz, Goméz, Edimar, Aderlan e por ai vai. Jogadores, que todos sabem que não tem a menor condição de jogar no São Paulo, menos a diretoria de futebol, tão amadora, como alguns desses jogadores. Nada contra a pessoa do Pinotti, o que leio sobre ele é que se trata de um São Paulino fanático, de caráter e honesto, mas sem dúvida, não tem o menor jeito para avaliar jogador. Pode ser um excelente negociador, mas um péssimo avaliador de talentos. Temos que creditar a ele a chegada de Aborleda e Hernanes, um, uma incógnita que se encaixou muito bem no São Paulo a ajudou a resolver o problema de muitos gols tomados, outro, consagrado, tricolor, craque e que fez o São Paulino muito feliz com a sua chegada de surpresa.

Será que um Kaká ou Pato pintam pelos lados do Morumbi em 2018? Seria uma contratação de peso, sem custo, mas com alto salario. Kaká, consagrado, nem tanto, mas Pato, ainda com “muita lenha para queimar” e com mercado fora do país, viria por um alto salario, mesmo que constantemente demonstre o seu amor pelo tricolor, até mais que pelo Internacional Porto Alegre, clube que o revelou para o mundo.

Noticia de bastidores é que o São Paulo está interessado em alguns jogadores, que me pediram para não abrir para não atrapalhar, que seriam interessantes. Dois goleiros é algo óbvio. Denis e Renan sairão ao final do ano, ficando apenas Sidão e Perri. Um não inspira confiança e já tem quase 36 anos, outro, aos 19 ainda não é considerado preparado. É preciso 2 goleiros com talento para ser titular. Lateral direito, é uma outra vaga que o tricolor busca. Dorival quer olhar mais de perto Foguete e Auro. Foguete é uma promessa, Auro, já teve muitas chances e nunca provou ser apto a ser titular. Pode ser que na mão do Dorival ele jogue melhor, às vezes, o jogador tem dessas. Desde 2007, com Ilsinho, o São Paulo não tem um lateral de confiança.

Defesa, com Arboleda e Rodrigo Caio o time vai bem. Aderlan é um reserva e Bruno se mostrou firme, pode ser uma “sombra” a Rodrigo Caio ou o substituto natural caso o zagueiro saia. Toda a janela ele “está vendido” mas nunca concretiza. No meio, perderemos Jucilei pelo seu alto valor, Ralf, quer permanecer na China e tem mercado. Araruna é uma boa opção, tem muito a crescer ao lado de Petros e Hernanes e ainda há Militão, esse, sem duvida não sentiu o peso da titularidade e tem muito talento, até para substituir a altura Jucilei.

Ataque será necessário. Pratto está sozinho. Gilberto sairá, Marcinho, Wellington Nem, Denilson não deram certo. Marcos Guilherme é um corredor. Brenner é um talento, mas talvez, muito novo para assumir uma bronca de um time que precisa disputar títulos e não permanência na série A. Precisa ter chances, claro, mas não se pode creditar a ele a salvação do time, ou ele sentirá o peso e pode se esconder, tal qual, acontece com Lucas Fernandes.

Só desejando que 2018 seja um ano que o São Paulo dispute títulos. Pode até não ganhar, mas pelo menos que chegue a finais. Ganhar é o que desejamos, mas quando um time chega a final, ele tem 50% de chances de vencer, mas disputar finais vai tornar o São Paulo forte e respeitado novamente, hoje, não somos respeitados nem pelo time do bairro da Barra Funda, o que dirá pelos adversários e imprensa!

E que 2018 seja um ano de mudanças e glórias ao São Paulo!!!!

Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova). Me siga facebook.com/plannerfelipe