O que esperar do planejamento 2018

Amigos tricolores

O ano de 2017 foi catastrófico para o nosso tricolor. Não disputamos nenhum titulo, batemos o recorde de rodadas no Z4. Escapamos nas ultimas rodadas, muito graças ao efeito Hernanes, que deu um novo animo para o time. Dorival demorou, mas achou o meio de campo ideal com Petros, Jucilei, Hernanes e Cueva. Até cheguei a escrever aqui sobre esse meio campo, era um tanto quanto óbvio ser esse o quarteto tricolor, mas dentro do esquema do Dorival, com o 4-3-3, era mais lógico ter o Lucas Fernandes ou Marcinho a ter um dos 4. Hernanes intocável, “Cuevadependencia” e Petros jogando muito, sobrou para Jucilei sair do time, não por deficiência técnica, mas de todos era o que menos se destacava. Dorival entendeu que o São Paulo precisava jogar no 4-4-2, voltou com o volante, deu a estabilidade necessária e o time tomou menos gol. Se salvou! Mas será que 2018 será igual?

Uma noticia de bastidores dizendo que Leco avisou Dorival Jr que não terá reforços de peso deu um certo medo na torcida, que já projetou para 2018 novos Denilson, Marcinho, Thomaz, Goméz, Edimar, Aderlan e por ai vai. Jogadores, que todos sabem que não tem a menor condição de jogar no São Paulo, menos a diretoria de futebol, tão amadora, como alguns desses jogadores. Nada contra a pessoa do Pinotti, o que leio sobre ele é que se trata de um São Paulino fanático, de caráter e honesto, mas sem dúvida, não tem o menor jeito para avaliar jogador. Pode ser um excelente negociador, mas um péssimo avaliador de talentos. Temos que creditar a ele a chegada de Aborleda e Hernanes, um, uma incógnita que se encaixou muito bem no São Paulo a ajudou a resolver o problema de muitos gols tomados, outro, consagrado, tricolor, craque e que fez o São Paulino muito feliz com a sua chegada de surpresa.

Será que um Kaká ou Pato pintam pelos lados do Morumbi em 2018? Seria uma contratação de peso, sem custo, mas com alto salario. Kaká, consagrado, nem tanto, mas Pato, ainda com “muita lenha para queimar” e com mercado fora do país, viria por um alto salario, mesmo que constantemente demonstre o seu amor pelo tricolor, até mais que pelo Internacional Porto Alegre, clube que o revelou para o mundo.

Noticia de bastidores é que o São Paulo está interessado em alguns jogadores, que me pediram para não abrir para não atrapalhar, que seriam interessantes. Dois goleiros é algo óbvio. Denis e Renan sairão ao final do ano, ficando apenas Sidão e Perri. Um não inspira confiança e já tem quase 36 anos, outro, aos 19 ainda não é considerado preparado. É preciso 2 goleiros com talento para ser titular. Lateral direito, é uma outra vaga que o tricolor busca. Dorival quer olhar mais de perto Foguete e Auro. Foguete é uma promessa, Auro, já teve muitas chances e nunca provou ser apto a ser titular. Pode ser que na mão do Dorival ele jogue melhor, às vezes, o jogador tem dessas. Desde 2007, com Ilsinho, o São Paulo não tem um lateral de confiança.

Defesa, com Arboleda e Rodrigo Caio o time vai bem. Aderlan é um reserva e Bruno se mostrou firme, pode ser uma “sombra” a Rodrigo Caio ou o substituto natural caso o zagueiro saia. Toda a janela ele “está vendido” mas nunca concretiza. No meio, perderemos Jucilei pelo seu alto valor, Ralf, quer permanecer na China e tem mercado. Araruna é uma boa opção, tem muito a crescer ao lado de Petros e Hernanes e ainda há Militão, esse, sem duvida não sentiu o peso da titularidade e tem muito talento, até para substituir a altura Jucilei.

Ataque será necessário. Pratto está sozinho. Gilberto sairá, Marcinho, Wellington Nem, Denilson não deram certo. Marcos Guilherme é um corredor. Brenner é um talento, mas talvez, muito novo para assumir uma bronca de um time que precisa disputar títulos e não permanência na série A. Precisa ter chances, claro, mas não se pode creditar a ele a salvação do time, ou ele sentirá o peso e pode se esconder, tal qual, acontece com Lucas Fernandes.

Só desejando que 2018 seja um ano que o São Paulo dispute títulos. Pode até não ganhar, mas pelo menos que chegue a finais. Ganhar é o que desejamos, mas quando um time chega a final, ele tem 50% de chances de vencer, mas disputar finais vai tornar o São Paulo forte e respeitado novamente, hoje, não somos respeitados nem pelo time do bairro da Barra Funda, o que dirá pelos adversários e imprensa!

E que 2018 seja um ano de mudanças e glórias ao São Paulo!!!!

Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova). Me siga facebook.com/plannerfelipe

60 comentários

  1. Jucilei tá praticamente fechado e os caras “perderemos pelo alto valor”, pessimismo do , parece que torcem contra o time só pra terem o que “descambar” a diretoria.

    • Nos bastidores do Morumbi se cogita, INFELIZMENTE, outra coisa… os Chineses não estão muito afim de prorrogar o prazo e não há caixa para comprar em definitivo.

  2. Descobri algo interessante: nós podemos mudar a direção em que cai as bolinhas de neve colocada no blog, ó que legal, rs.

  3. Uma coisa é fato: o SPFC precisa trazer pelo menos UM jogador que possa apresentar à imprensa, torcida e etc., e dizer “esse é O CARA”… E ponto. Como o meu SPFC sempre fez… Aliás, que saudade do meu SPFC…

    • Temos o Hernanes, at;e Junho, sendo esse cara!
      Mas concordo que sempre tivemos um RCeni, Raí, Zetti, Leonardo, Cerezo, Roberto Dias, Pedro Rocha, Careca, Muller para ser “O CARA” mas hoje, não tem mais isso no futebol brasileiro. Os poucos que tem, como Neymar e Felipe Coutinho, jogam na Europa.

  4. Jogador sem nome que não dá certo é contratação ruim dos olheiros (hoje com a frescura de analistas de desempenho)
    Jogador desconhecido que dá certo como Arboleda foi obra do acaso, obra do além ….

    • O Arboleda era um desconhecido da torcida e caiu muito bem no SPFC. Não é obra do acaso, acho que ele entendeu o que é o SPFC. E outra, jogador estrangeiro não é mimimi como o Brasileiro e se entrega. Pratto está em má fase, mas se entrega, até o Goméz se entrega, mas esse, por exemplo, jogava bem lá fora e aqui não jogou nada! As vezes é preciso de um pouco de sorte no futebol, mas sem talento, nem toda a sorte do mundo ajuda, quer dizer, o Christian tem 4 titulos no ano e não jogou nenhum jogo, mas ai é muita sorte! hehehehe

  5. Noticia de bastidores é que o São Paulo está interessado em alguns jogadores, que me pediram para não abrir para não atrapalhar, que seriam interessantes.

    rá tá tá tá tá tá tá tá
    Mais para direita rá tá tá tá tá tá
    Esquerda rá tá tá tá tá tá tá
    Ali em baixo rá tá tá tá tá
    Atirando para todos os lados

    • Prezado.
      Eu tenho a sorte de passear livremente pelos lados do Morumbi junto a influentes diretores, porque eu não puxo saco de ninguém. Eu apenas sei de notícias que eles me contam. Não publico coisas que li em Blogs Chapa Branca. Não sei você, mas eu também frequento grupos de tricolores fanáticos, contra chapa branca, que estão debatendo sobre isso….
      Como você é torcedor de internet, vou dar um desconto na sua “piadinha” afinal, eu vivo dentro do Morumbi e você?
      Um abraço

      • Eu não tenho tempo para ficar passeando em estádio de futebol porque estudo numa universidade nos EUA e por estar longe eu só posso ser torcedor de internet. Mas eu fico sabendo das coisas através de quem não tem nada para fazer e vive dentro do Morumbi passando as fofocas para eu ler aqui.
        Continue vivendo no estádio para me passar as fofocas que eu venho ver entre um período e outro quando os estudos me ´permitem.

        • Nooooooossa. Vc estuda nos EUA!
          Maneiro, por isso não conhece os bastidores do SPFC…. Uma pena, pois é um sonho realizado estar próximo ao meu time do coração.

          • Aaaaaaaa velho isso é uma questão de escolha. Meu sonho é a medicina e estou quase realizando esse sonho, mais 2 anos e estou habilitado. não vou discutir nem comparar nossos sonhos porque é de cada um, enquanto eu sonho em ser um cirurgião e estou quase chagando lá eu respeito o seu que é ficar de fofocas nos bastidores do time do coração. Espero que isso te traga muito dinheiro e muita realização pessoal. E continue trazendo os furos que você costuma postar porque uma pessoa tão influente de bastidores deve ter sempre informações com mínima porcentagem de erro.

              • Futebol é paixão amigo… mas é bom sempre esclarecer para que ninguém ache coisa errada.
                Não sou cara que vive no Morumbi pedindo informações, mas a amizade me proporciona saber de coisas que muitas vezes ouço “não fala nada pois pode melar o negócio…” esse é um dos mais lidos e respeitados blogs do tricolor. Lido por torcedores e jornalistas. Já pensou me confidenciam que o SPFC está assinado com o Cristiano Ronaldo, eu solto aqui, a imprensa descobre, e solta na mídia essa bomba? Ai o Real Madrid pede 10 milhões a mais, o CR7 pede o dobro do salário e por ai vai….

                • Acho que vc está misturando estações… não estou preocupado com onde vcs frequentam ou se cursam isso ou aquilo e onde… chamei a atenção de vcs dois porque vcs estão indo longe demais nesse papo infantil de “eu sou isso, eu sou aquilo”, faltando com o respeito um com o outro e fugindo do debate sobre futebol.

                  Antes que as coisas piorassem eu resolvi intervir, o que me cabe como moderador do espaço.

            • E sem nenhuma ironia eu desejo todo o sucesso para você! Mas pelo seu sonho você é torcedor de internet e eu frequento os bastidores! Não vou lá todos os dias mas fiz muitas amizades, falo pelo telefone, participo de grupos de whats com diversos conselheiros e diretores. Mas se vc quer saber, vou falar o que posso, assim te acalma:
              – goleiro estrangeiro que vem para ser titular. Alguns cravam a certeza, outros dizem que o time do goleiro está dificultando demais.
              – lateral de um dos 12 maiores times do Brasil. Negociação avançada mas o time pediu fechar o ano para rever elenco e deve vir novo técnico
              – Atacante estrangeiro que foi oferecido. Analisando pq salário é alto!
              – Kaká em conversa mas a proposta do Milan parece mais vantajosa
              – Meia esquerda destaque de time mediano (Leco e suas invenções)
              – Pato iniciou as conversas mas há mercado na Europa para ele e seu salário foge muito dos padrões
              – Artur, da base, que está no EUA foi pedido de volta, mas pode ser envolvido em negociação com outro grande time brasileiro.
              Veja bem.
              Quando amigos lhe confiam segredos você precisa responder a confiança. Quando um cara te liga e fala “Petros está assinado, chega semana que vem, da vontade de falar mas vc precisa respeitar a amizade! Eu valorizo isso!
              Sucesso futuro médico!!!

  6. Paulo Scala.

    Um amigo meu, Cientista Político, me disse que se as manifestações de rua recentes visassem tirar o mandatário do São Paulo da presidência ao invés de incentivarem um golpe parlamentar em nosso país, o Tricolor e o Brasil estariam bem melhores hoje.

    Vc concorda com isso, prezado Paulo?

  7. Devia ser regra no SPFC se um jogador for vendido este só poderia sair ao final da temporada para não prejudicar o time.

    – Ah Marcos mas vc não sabe como funciona as negociações?

    Sei que aceitamos receber a prazo precisando de dinheiro a vista e cedendo o jogador de imediato. Ai eu pergunto, será que eu não sei como funciona ou o desespero de vender derreteu o cérebro de quem planeja o futebol?

    O Lucas Moura foi vendido assim e foi fundamental para nossa conquista aquele ano, será que ganharíamos algo sem ele?

  8. Só queria saber porque o Sr. Fair Play, não cedeu o lugar dele na equipe pro Lugano. Ah… me lembrei que o Arboleda tem mais espirito de grupo do que ele….

  9. Será que essa diretoria não consegue contratar o Lucas e o Pato por empréstimo? jogador de série b de novo, ai sim seremos rebaixados! essa diretoria de corintiano e palmeirense está acabando com o São Paulo.sofrimento até 2021…

  10. O Gremio campeão da América também está cheio de jogadores que não tem a menor condição de jogar no São Paulo , até já jogaram aqui só que foram devidamente dispensados como tinha que ser .
    No Corintians também tem muitos desse nível , só que não jogaram aqui , talvez por esse motivo só conseguiram ser campeões brasileiros .
    Que o diga o Galo Mineiro , campeão da Libertadores com um monte de refugos daqui .
    Amanhã o Marcinho se destaca em outro time e aí vão criticar a diretoria por não te-lo aproveitado , como não aproveitaram Casemiro campeão da Europa .

    • Marcinho pode até chegar na seleção, mas aqui não fez jus a sua continuidade, fez péssimas partidas quando foi requisitado, jogadores como ele e Denílson, além de não acrescentarem nada acabam tirando o espaço dos jovens.

      Casemiro só não arrebentou aqui por culpa própria, todos enxergavam grande potencial, mas não se cuidava, bastou colocar a cabeça no lugar para ser o jogador que é hoje.

      Conclusão disso, futebol é cíclico, as vezes é preciso se mudar de ares para obter sucesso.

  11. (
    Precisa ter chances, claro, mas não se pode creditar a ele a salvação do time, ou ele sentirá o peso e pode se esconder, tal qual, acontece com Lucas Fernandes.)

    Boa.
    Não dá para jogar responsa em molecada.
    Tem um time da ZL que fez isso em 2007 e sabemos o resultado: Dentinho, Betão, Lulinha, Willian e cia.
    Compor um time de feras, ok.

    Em 58, os veteranos seguraram a bronca e deixaram espaço para os novatos Pele e Garrincha jogarem.
    Em 70, o Clodoaldo teve todo o apoio.
    Em 98 jotaram tanta pressão no Ronaldo que o cara teve até uma síncope de epilepsia.
    Em 2014, maioria de novatos, Neymar inclusive sentiu a pressão em casa, e perderam a alegria das pernas.

    • falou tudo , o garoto tem potencial , às vezes precisa de um pouquinho de sorte , se não tivesse perdido uns 2 ou 3 gols que perdeu cara a cara hoje teria gente chamando de craque .

      • Um Telê Santana poderia dar a ele esse treinamento, mas não vejo potencial nele não.
        Por mais que seja Sub23, nessa idade o jogador já mostra quem é. Talvez o peso do manto tenha feito ele tremer ou seja mesmo jogador de time pequeno. Tem muito caso por ai, cara detona no time pequeno e no grande nada faz. Sempre me lembro de Rico, Souza e Adriano que vieram da Portuguesa Santista. Rico era o destaque, sumiu. Adriano era meia boca, sumiu. Souza se destacou e conquistou titulos.

  12. Estranho, quer observar o Foguete longe do Morumbi?
    O Lucas Fernandes não se esconde, é mal escalado.
    O Militão deve voltar para Cotia se não renovar contrato, moleques mascarado, joga 6 partidas e já se acha consagrado e acima do clube.

    • O que também pode ser.
      O fato é que o Jucilei deu mais estabilidade, o SPFC ficou menos ofensivo e mais protegido, o que para o momento era totalmente natural ocorrer, como diz o grande Muricy “precisa fechar a casinha as vezes…” mesmo que o SPFC não tenha jogado retrancado por uma bola como o time campeão joga.

  13. Não há necessidade de reforços de peso.

    O que é necessário é fazer contratações pontuais e não um abaceado de jogadores inúteis.

    Ums duas ou tres contratações de jogadores que chamam a responsa para sí já é algo melhor.

    O clube não pode ficar fazendo loucuras, mas sim pensar com calma.

    Sem desespero, essa é a chave para o torcedor.

  14. “Jogadores, que todos sabem que não tem a menor condição de jogar no São Paulo…” Acho muito ruim esse tipo de expressão, além de uma grande bobagem. Observe os jogadores do Corinthians e principalmente do Grêmio, depois veja o exemplo do Palmeiras… Tem q parar de ficar julgando jogador por grife. Tô cansada de ver jogador “que não serve pra vestir a camisa do São Paulo” sair e ser campeão em outros lugares enquanto ficamos sem ganhar nada. Não acho q nenhum desses q citou são tops, mas Cícero e Hudson tbem não eram… Enfim, a questão de contratações, admiro os q surgem sem expectativa e surpreendem todo mundo como Arboleda e Cueva… Muito melhores q nomes de destaque como Borja e Everton Ribeiro e bem mais baratos.

    • Mas você concorda que tem muito cara ali sem talento para jogar em time do tamanho do SPFC?

      Tem jogador que joga bem em time grande, vem para o SP, não rende, sai e rende bem em outro, como o caso do Cortez. Eu fui um dos defensores da sua vinda para o SPFC. No Botafogo e seleção jogava demais. Não sabemos os bastidores porque ele não rendeu no SPFC, mas concordo, há casos como dele, Maicon, Jadson, Fernandinho que jogam muito mais em outros times do que no SPFC.

      Mas hoje, graças ao “conhecimento” do diretor de futebol, temos jogadores abaixo do nível no tricolor!

      Esse espaço é de opinião, do mesmo jeito que todo mundo dá a sua opinião nos diversos artigos aqui. Respeito cada uma, mas reforço que Marcinho, Denilson, Bruno, Carlinhos, Jonathan, Thomaz, Aderllan, Denis não são caras para vestir a camisa do SPFC.

      Gilberto e Wellington Nem, por exemplo foram bem em times do Rio, no SPFC não. Foi aposta. Me lembro do Luis Ricardo, jogava demais na Lusa, no SPFC não rendeu. E por ai vai, opiniões, nas suas épocas, Raí foi questionado, Zetti, Kaká, mas eram talentos que o pessoal queria pegar no pé.

      O que eu é falo, a minha opinião, são de caras que claramente não tem como vestir a camisa do SPFC. Vendemos Luiz Araújo, veio Denilson, vendemos David Neres, veio Wellington Nem, vendemos Ganso, veio Thomaz. Falo de jogadores rodados que chegam ao SP por motivos nebulosos! Jamais queimaria um garoto da base, como recentemente fiz um post falando do Lucas Fernandes, não queimando, mas dando a minha visão porque o seu talento ainda não explodiu no time titular, como era na base. Agora, Thomaz, que nunca jogou em time grande, não pode vir para o tricolor!

      Entende? Não há reposição a altura e claramente não podem vestir a camisa. Com todo o respeito, mas o Denilson era reserva do Avai. Nem foi uma aposta que não vingou, mas uma aposta baseada em histórico do Fluminense. Enfim, agora fechamos com Edimar. O que esperar de 2018? Edimar e Cia.

      • Felipe, até o quis, mas não consegui… rs… Parabéns… Com um parecer claro e coerente, expôs tudo o que penso, e melhor não o faria, com certeza… Disse tudo… Um verdadeiro “míssil”… Rs…

  15. Se a diretoria do clube insistir em trocar seis por meia dúzia , será mais um ano duro lutando contra o rebaixamento novamente.
    Lamentável isso . . .
    Acorda Leco , acorda Pinote. . .

Deixe uma resposta