Planejamento 2018: Usar a base e seu estilo de jogo moderno

O Futebol no mundo esta mudando!
O tradicional 10, não existe mais!
O 10 do Real Madrid não é James Rodrigues, e sim Modric, um volante/meia, e os craques são os jogadores que jogam aberto de pé trocado:  CR7 e Bale!
O 10 do PSG, joga aberto pela esquerda de pé trocado!  Por lá faz a maioria de seus gols!
O 10 do Barcelona, joga pela direita de pé trocado!
No Chelsea o craque é Hazard, que joga aberto de pé trocado pela esquerda!
A explicação sobre isso é simples e lógica:  Quando um jogador recebe a bola de pé trocado, tem a visão do campo inteiro!
Já o destro que joga pela direita e o canhoto que joga pela esquerda, quando recebe a bola e domina com o pé bom, olha a bandeirinha do escanteio!  Qual sua única possibilidade?  Correr pra linha de fundo, e cruzar marcado!
Já o ponta de pé trocado, pode cortar para o meio, e chutar com a parte de dentro do pé!  Ou seja, o caminho mais rápido para finalizar!
Além disso, o cruzamento de pé trocado, vai em direção ao gol, e um leve toque “mata” o goleiro!
O último suspiro que tivemos no São Paulo, foi Pato em 2015, Neres em 2016 e Araujo 2017!
Não sou fã de Dorival Jr., mas em seus times, sempre teve jogadores assim!  Neymar, Geuvanio, Marquinhos Gabriel (não no 4-1-4-1, e sim 4-3-3), Felipe Anderson, Gabigol (sim ele não jogava centralizado, quem fazia isso era Ricardo Oliveira), Bruno Henrique, Copete!
O grande erro da diretoria é trazer Dorival e dar a ele, Marcinho, Denilson e Marcos Guilherme!
E com “pontas” abertos de pé trocado, você precisa de laterais que saibam correr por dentro!
Senão, ponta e lateral são “encaixotados” por dois ou três jogadores na beirada!
No 4-3-3, com pontas de pé trocado, você tem que pressionar a saída de bola!  Pressionar o lateral ainda em seu campo, e não esperar o adversário vir tocando, para o ponta virar um “marcador” de lateral!
E não deixar nenhum jogador do time adversário receber a bola de frente para nosso gol!  Ou seja, se pressionarmos a saída de bola, avançar a linha de defesa, jamais o “10” receberá a bola de frente, e jamais terá tempo para olhar as opções
Para jogar assim, tem que ter INTENSIDADE!  Precisa de jogadores atléticos!
E por isso, na Europa os pensadores, jogam de volante!  Xabi Alonso, Kross, Thiago Motta, Matic, etc.
Sampaoli queria Ganso jogando assim!  Mas, levará tempo para ele aprender jogar assim!
PLANEJAMENTO PARA 2018
Já que querem manter Dorival Jr., que deixem ele escalar o time assim, como joga o time de Jardine desde 2015.
Na base já temos Marquinhos Cipriano, João Paulo (cujo futebol se assemelha muito a de Hulk e Gabigol, com força física e chute forte) e Caíque canhotos que jogam pela direita, e Apostaria em Brener, Leo Natel, Lucas Fernandes (que sabe jogar pressionando o lateral em seu campo, e não acompanhar o lateral, e começar a jogada em seu campo).
O volante centralizado precisa ser mais rápido e tem que ser alto!  Afinal, se pressionar a saída de bola, o goleiro vai “estourar” e essa bola vai cair antes dos zagueiros!
O time de Jardine já joga assim desde 2015 no São Paulo!
CAMPEÃO COPA DO BRASIL 2015
Lucas Perri; Foguete, Tormena, Kal e Inácio; Banguelê (1,80cm) , Artur, Queiroz; David Neres (canhoto pela direita), Joanderson e Lucas Fernandes (destro pela esquerda)
COPA RS 2015, em alguns jogos, tínhamos um time alternativo com 11 jogadores diferentes, com mesmo estilo de jogo:
Lucas Paes; Araruna, Rony, Maidana e Caíque; Militão (1,85cm), Jefferson e Shaylon; Luiz Araújo (canhoto pela direita), Pedro e Murilo (destro pela direita)
BI-CAMPEÃO COPA DO BRASIL 2016:
Lucas Perri; Foguete, Tormena, Kal e Júnior; Artur (1,81cm), Araruna, Shaylon; Caíque (canhoto pela direita), Pedro Bortoluzo e Auro (destro pela esquerda).
SÃO PAULO BI-CAMPEÃO COPA RS 2016:
Denis; Belão, Igor Neves, Rodrigo e Tom; Luizão (1,84cm), Luan, Frizzo , Marquinhos Cipriano (canhoto pela direita), Gabriel Novaes e Léo Natel (destro pela esquerda)
Veja que já jogamos um futebol moderno na base, mas quando os jogadores sobem, eles jogam improvisados, em esquema tático diferente!
Infelizmente, os campeões da Copa do Brasil 2015 e Libertadores de 2016, já estão praticamente todos fora do São Paulo.
Então que olhemos os que sobraram, e que mantenha o esquema de Jardine, que a adaptação ao profissional será rápida!
Ernani Takahashi
Anúncios

59 comentários

  1. Eu não aguento treinador que retranca o time no segundo tempo e diz que é natural, que os jogadores tomaram a iniciativa. Dorival éum desses.
    Tá na hora de mudar o perfil do time, de ter espirito vencedor. De encarar mata-mata sem retranca e voltar a ganhar clássicos. O tripé Petros, Hernanes e Jucilei tem de ficar em 18 pra dar suporte aos mais novos. Lugano pode ajudar muito se derem espaço para ele trabalhar. Lugano sabe quem é que tira o pé na dividida e vai saber chamar à responda.

    Curtir

  2. O Corinthians quer fazer uma troca pelo Jr Tavares?
    Isso significa que o jogador Jr Tavares tem potencial.
    Aí ele Jr Tavares vai ao Corinthians e joga muito.
    Como o Arouca que foi ao Santos e jogou muito.
    Como o Hudson foi para o Cruzeiro e jogou muito.
    Se a troca é boa ao Corinthians, é ruim ao São Paulo.
    O São Paulo tem que parar de beneficiar os adversários com essas trocas. Os adversários estão conquistando títulos e o São Paulo não.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Hudson.

    O Cruzeiro não quer pagar o que vale o Hudson.
    O São Paulo tem que parar de beneficiar os adversários.
    Os adversários estão conquistando títulos e o São Paulo está 5 anos sem títulos.
    Quem deu a oportunidade do Hudson em jogar em um clube grande foi o São Paulo em 2014.

    Curtido por 2 pessoas

  4. Parabéns pelo texto. Penso que o futebol evoluiu no mundo inteira, mas por aqui a geração Luis Felipe Scolari ainda faz a festa. Infelizmente o cara não tem nem tempo de implantar tudo o que pensa, não tem o time por um bom tempo sem mudanças das principais peças e, por fim, não tem a paciência da torcida. Estão errados os diretores, os torcedores e até eles mesmos. Não a toa vemos vários boleiros defenderem que o brasileiro não precisa se atualizar, ou apenas o faz para mostrar que fez, pouco leva a campo. Geração 7×1 ainda vai apanhar um bom tanto até aprender… isso se um dia chegar lá.

    Curtir

  5. Se trocar o Iago Maidana pelo goleiro Jean
    o goleiro Jean terá:
    Ser o melhor goleiro de 2018.
    Levar o São Paulo as conquistas do Paulista, Brasileiro, Copa do Brasil, tendo a mesma atuação que o Oliver Kahn na Copa do Mundo de 2002.

    Curtir

  6. Realmente o futebol está mudando não temos mais o ” dez armador” ,os “centroavantes”,os “laterais de qualidade” ..,,,,,ta feia a coisa,com o futebol físico como é hoje é raro os craques,a diferença pro bom e pro meia boca é pequena.Pra mim o futebol mundial está num nível sofrível,o brasileiro nem falo pois está medíocre.Muito jogador meia boca tendo tratamento e salário de craque e não sei como isso vai mudar rapidamente.E podem tirar a cueca pelo pescoço,pois acham que ele é marrento,mas como joga o tal de Neymar,é um autêntico meia atacante,vendo o jogos dele e dos rivais dele ele é no momento o mais completo de todos pois faz tudo no campo…..Da gosto ver o cara jogar e a facilidade de dar assistências como ele dá.

    Curtir

    • Acho que na verdade a percepção do craque mudou. Futebol hoje é bem mais difícil que há 20, 30 anos atrás, as dimensões do campo diminuíram, os perna de pau melhoraram bastante e o times oferecem muito menos espaço. Alguém disse uma vez que com espaço qualqude um joga futebol.

      Então, na minha opinião, não é que os talentos desapareceram, mas sim que é preciso muito mais de um jogador individualmente e coletivamente para ele ser chamado de craque.

      Curtido por 1 pessoa

      • Então Neymar e Messi são mais “fenômenos” ainda (Cristiano Ronaldo pra mim é mais finalização),pois se destacar tão amplamente com todas essas dificuldades dos tempos de hoje que vc mencionou dos demais tem que ser “extraordinário”.Mas pra mim é falta de craques sim,pois vejo nos pequenos detalhes de domínio,passe,finalização,que são fundamentos independentes da velocidade e dimensão do campo.

        Curtir

        • Tem um cara no Youtube que compara os passes do Gerson com o do Iniesta e mostra que o espanhol tem ótimos passes com menos espaço. A exigência do futebol só aumenta. Hoje atancantes tem que começar a marcação e goleiros a construção de jogada. E mesmo craques como Messi e Neymar hoje dependem bastante do coletivo para se sobresair.

          Curtir

    • Concordo. Parece que os verdadeiros camisas 9 também estão em extinção no Brasil. Uns dos que mais me encantou e que vi jogar, nunca mais esqueci, pena que se machucou muito cedo e na época os recursos da ortopedia eram fracos. Reinaldo do atlético mineiro (José Reinaldo de Lima). Graças a Deus, sou da geração que viu muitos craques jogarem, e jogarem o mais refinado futebol arte.

      Curtir

  7. O São Paulo Futebol Clube tem que observar suas conquistas históricas e os esquemas táticos que usou nessas grandes conquistas. Tem que observar a evolução tática ocorrida no mundo do futebol nos últimos anos e tem que observar o que deu certo este ano na recuperação da seleção brasileira. Então o dirigente precisa achar o técnico que tenha o perfil que agrade a história são-paulina e que saiba cultivar na base jogadores para executarem as funções táticas escolhidas. Então terá de colocar tudo em prática e ser vencedor, principalmente, no time profissional. Sem isso, nada se resolve! Tem que ser vencedor! Conseguindo isso, o modelo estará aprovado e deverá ser seguido por anos.

    Mas cadê os resultados? O grande problema é que há 10 anos se procura fazer isso sem dar certo. Então o trabalho recomeça a cada ano. A cada ano vem dispensas e contratações a granel. Esperamos que o Dorival Jr, que é experiente, bom técnico e sabe trabalhar com a base, possa fazer isso. Mas a diretoria não pode estragar o trabalho da comissão técnica, como estragou a montada por Rogério Ceni com a venda de jogadores quando o time começava a entrosar e devia ser reforçado. A diretoria tem estragado o time São Paulo nos últimos anos, em razão da bancarrota que essa diretoria e duas outras do passado levaram o clube.

    Curtido por 1 pessoa

  8. Falta o clube respirar vitórias e ambicionar títulos novamente pra que o ambiente também seja contaminado com isso. Quem não lembra de alguns jogos da base do SPFC que os moleques venciam umas partidas impossíveis? A noção de que eles eram bons e os tĩtulos tavam chegando era tamanha que a vitória parecia certa pra eles e isso só fazia eles quererem ganharem mais.

    O CT da Barra Funda qdo não está uma zona de baixo nível é spa de vagabundo. Devem falar de tudo, menos títulos.

    Curtir

  9. Sabe quando houve a mudança do estilo de jogo do São Paulo?

    2006 !

    O São Paulo sempre foi técnico.
    O São Paulo sempre jogou um futebol agradável.
    Mesmo na época da reforma do Morumbi nos anos 90. Apesar do São Paulo estar reformando o Morumbi, o São Paulo batia na Parmalat, chegava em decisões de campeonatos e ganhou um Paulista de 98, 2000.

    A mudança do perfil do São Paulo ocorreu em 2006.

    Qual mudança?

    Um futebol sofrível.
    Jogar pelo resultado.
    1 a 0 é goleada.
    Quem quer espetáculo vai ao teatro.
    Improvisações.
    Categorias de base a esquecida.

    Já aquele baita time de 2006 retrancava contra o Noroeste em pleno Morumbi.
    Eu lembro do jogo que o São Paulo ficou Tetra. O Atlético Paranaense veio passear. O Atlético Paranaense não iria nem para a Libertadores e nem corria o risco de ser rebaixado. Começou o jogo. O São Paulo trucidava o Atlético Paranaense. O São Paulo faz 1 a 0. O São Paulo para de jogar. O Atlético Paranaense empata e só não vira porque o Rogério faz uma grande defesa.
    Ou seja, o mesmo São Paulo que fez 4 a 0 no Atlético Paranaense na final da Libertadores de 2005, empata em 2006.
    O mesmo São Paulo que eliminou fácil o Palmeiras nas oitavas da Libertadores de 2005, sofreu para eliminar o Palmeiras da Libertadores de 2006.
    Se aquele time do São Paulo continuasse a jogar em 2006 o mesmo futebol que jogou em 2005, o São Paulo não perderia a Recopa para o Boca em 2006.
    Em 2005 o São Paulo goleou o Corinthians 5 a 1.
    em 2006, mesmo com 2 jogadores a mais, o jogo não saiu do zero a zero.

    Na coluna do Emerson Gonçalves que foi divulgado aqui no Blog, ele esquece de dizer que a postura do São Paulo mudou mesmo em 2006.
    É a minha opinião.

    http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/olhar-cronico-esportivo/post/o-sao-paulo-escapou-do-rebaixamento-apesar-de-sua-gestao.html

    Curtido por 1 pessoa

  10. o Dorival deu uma entrevista esse ano dizendo que o seu desejo era de ver o SPFC jogar de forma semelhante como joga o Grêmio . Muitos não gostam do Lucca , mas não tem jeito , o cara sabe fazer gols e seria uma boa contratação . O Morato é um jogador incisivo e deverá ser titular ano que vem . Espero que tenham vergonha na cara e montam um elenco decente .
    Jean , Victor Ferraz , Lucca e Alejandro Silva . São os nomes que estariam negociando .
    Se fechar com todos eles , melhora e muito o time . Pode ser campeão com esses jogadores pois em 2016 , o Palmeiras foi campeão com meia vindo da Croácia e atacante que veio do Criciúma . Nesse ano , o SCCP foi campeão com zagueiro e atacante que veio la do Paraguai . Então , não precisa de estrelas , para ganhar título

    Curtir

  11. O futebol hoje em dia está fraco, jogadores são fracos, tirando Messi e C. Ronaldo os outros jogadores do futebol mundial que hoje são considerados tops seriam somente jogadores normais em épocas atrás, incluindo Neymar se jogasse a 15 anos atrás não teria vaga entre os onze titulares de nossa seleção, tinhamos Rivaldo, Ronaldo, Ronaldinho Gaucho….mais recente ainda tinhamos Kaká, Adriano…sem esquecer de R.Carlos, Cafu, Gilberto Silva (que era monstro e poucos reconhecem), Zé Roberto que jogava demais em epoca de seleção no meio de campo….isso pra citar só alguns recentes…..pq se for falar de jogadores ainda mais antigos como Romario, Zico, Socrates, Falcão, Junior, Cereso…..e ainda mais Pelé, Garrincha, Jairzinho, Tostão, Clodoaldo, Vava, Rivelino, Careca, seria muita covardia.

    Curtir

  12. SPFC ja tomou a 1ª rasteira de 2018 . Léo Natel que deveria ser aproveitado ano que vem , vai para o Fortaleza . Vai ter que trazer LD , goleiro , LE , 2 atacantes de velocidade . Não gosto de torcida organizada , mas finalmente vão cobrar na reunião um time a altura do SPFC .
    Espero que vendam Caio , Júnior , Cueva , Pratto pois esses ja deram o que tinham que dar . Reinaldo só joga em clube pequeno . Não deu certo . Só da pra fazer uma avaliação no começo de janeiro

    Curtir

    • Shailon é muito bom jogador, só a forma como ele bate na bola dá pra perceber que sabe jogar, é nitido. Só espero que a Diretoria/comissão tecnica não diminua o espaço dele ano que vem.

      Curtir

      • Não “diminuam o espaço” não… Espero, isso sim, que lhe deem espaço… Pois o mesmo só jogou, tanto com o Ceni, como com o DJ, quando não tinha ninguém mais para jogar… Bem no estilo “não tem tu, vai tu mesmo”… Tremenda fria… O time caindo pelas tabelas, cheio de perebas, aí você coloca o ‘moleque’, e o queima, sem dúvida alguma… Para mim, ele pode ser o ‘camisa 10’ que tanto faz falta ao SP, e, reconheço, já é um ‘anima em extinção’ no futebol atual… Mas ele possui diferenciais, por exemplo, com relação ao Ganso (Zzzzzzzzzzz…)… Joga mais para o time, participa da marcação, pensa vertical, evolui a jogada, e aparece para concluí-la, entra na área, finaliza, enfim, tudo o que o Ganso (Zzzzzzzz…) não faz, e ainda insistem em taxa-lo de “craque”… Isso sem falar no tal de Lucas Fernandes, protótipo de Cotia, mimado e ‘de vidro’… Tsc…

        Curtir

  13. O SPFC, só tem que deixar de ser a Disneylandia dos empresários, empurrando qualquer uma em troca de comissões e vantagens para diretores. E deixem o Dorival trabalhar, contratem jogadores de hierarquia, ele já mostrou em pouco tempo que sabe utilizar o potencial dos moleques da base.

    Curtir

  14. Fico indignado como ainda conseguem criticar o M.Guilherme.
    Acham q ponta ainda tem q ser como Garrincha, Ze Sergio, Ataliba …
    Futebol mudou … se o ´ponta´ nao marcar, é um gol atras do outro nas costas do lateral.
    O mlk chega no pior momento, tem otima media de gols, se mata pelo time e ainda consegue arrumar criticos.
    Ate no Futsal mudou td taticamente, mas aí ja é demais pros entendedores …

    Curtido por 1 pessoa

    • Ótima média de gols:

      06 gols em 21 partidas …jogando contra chapecoense, coritiba, at.go, bahia, ponte preta, sport e outras tranqueiras mais…

      pra jogar na ponta tem que saber fazer gols.

      Curtir

    • Eu concordo que o futebol mudou e que pontas como o que você falou não existem mais. Até acho que a culpa de não fazermos pontas, e até atacante, como antes é deste dito futebol moderno que temos hoje em dia.
      Porém, os numeros do MG são péssimos.
      Ele fez 6 gols em 21 partidas. Não tem assistencias. Média de 0.33 falta sofrida por jogo(para um atacante de contra ataque e drible, deveria ser muito mais). E, oq eu acho mais importante já que ele ajuda tanto na marcação dos alterais, ele tem 15 roubadas de bola. é 0.71 por jogo. Cara, se ele ajuda tanto na marcação assim, deveria ter muito mais que isso.
      Aí pode pensar que seja pq então ele não rouba as bolas, mas acaba cometendo falta. Não é jogador faltoso. Tem, em média, quase 1 falta por jogo.

      Acho os números dele péssimos. Agravante de estarmos jogando com um time extremamente defensivo. Acho que ele deve continuar no elenco. Mas ser cativo no time titular, não da.

      Curtir

  15. eu acho que o pessoal que critica o Dorival hoje não estão tendo bom senso, tudo bem ele não é o treinador dos sonhos, mas quem é aqui no Brasil ? Nem o Tite que hoje é o nosso treinador de maior sucesso faz os times dele jogar bonito e envolvente.

    o Dorival não teve uma pré temporada e calma pra começar o ano com uma equipe montada por ele, então temos que dar essa chance pra ele, até pq ele merece !!

    Ele pegou um time todo desfigurado pela diretoria no meio do brasileirão, e com uma equipe totalmente desmotivada brigando pra não cair, e mesmo assim com todos esses problemas conseguiu fazer a segunda melhor campanha do 2º turno até agora

    O nível do futebol brasileiro é muito fraco, pq qualquer pereba que faz 2 gols numa partida os europeus já cresce o zoião em cima e leva, como fazer um time jogar bonito e pra frente se eles levam nossos melhores jogadores ?

    Curtido por 2 pessoas

    • Eu sou de longe um dos que mais cornetam o Dorival aqui, então vou falar minha visão. Manter o Dorival é começar com um planejamento que na minha opinião já começa tudo errado. Ele já teve em situações semelhantes a essa de pegar um time na metade de um ano e começar o ano seguinte no mesmo clube e em todos ele foi demitido antes de agosto. Foi assim no Atlético-MG, no Flamengo e no Inter. As exceções são os dois períodos no Santos. Mas mesmo assim o planejamento dele com o Santos pra 2017 foi bem ruim. De todas as contratações feitas a única que prestou foi o Bruno Henrique. Ele chegou aqui indicando por exemplo o Sasha.

      Se falassem em Dorival antes desse novo trabalho no Santos a gigantesca maioria teria sido contra. E o trabalho dele no Santos nem foi tão bom. A carreira do Dorival é muito semelhante à carreira do Ricardo Gomes. Um trabalho bom aqui e ali e uma copa do brasil pra cada com alguns estaduais. O R. Gomes ainda ia ganhar um brasileirao nao fosse a CBF em 2009 e tinha chances na libertadores nao fosse a pausa em 2010.

      Pra mim a diretoria acertou em mandar o R. Gomes embora independente de ele ter livrado do rebaixamento ou não e iniciar 2017 com um novo projeto. O problema foi que o novo projeto foi péssimo. Agora, ao me ver é a mesma situação. Tínhamos a oportunidade de mandar o Dorival embora e começar 2018 com um novo treinador e a minha escolha seria o Abelão (já mostrou muito mais) ou o Jardine (tem muito potencial).

      Resumindo, meu problema não é com o que o Dorival já fez (que aliás não me impressiona em nada, Hernanes e torcida foram 10x mais importantes), mas sim com o que ele pode fazer no ano que vem. E a manutenção do Edimar, a chegada e insistência no B. Alves (indicação pessoal dele), etc já me deixam bem pessimista. Mas torço sim pra que ele queime minha lingua, prefiro que o SP ganhe tudo o ano que vem do que eu tenha argumentos pra dizer “eu avisei…”.

      Curtir

      • Hugo, o problema todo não é o Dorival, vc se apegou no seu comentário apenas nele, e sim qual treinador no Brasil consegue fazer uma equipe jogar um futebol envolvente e bonito ?

        não existe e sabe pq ? Pq os treinadores brasileiros além de muitos estarem ultrapassados, não tem matéria humana boa pra trabalhar, os dirigentes junto com os empresários vendem por qualquer preço pra ter suas comissões, enfim todos são parte de um problema que ninguém quer resolver

        Então quando surge um treinador como Carille, mano ou Tite que tem a visão de fazer uma equipe mediana ter um forte sistema defensivo, já faz uma enorme diferença num campeonato já fraquíssimo, por isso eu não exijo muito do Dorival

        Curtir

        • Sim, me apeguei ao Dorival pq ele é o técnico do SP e o seu comentário diz especificamente pra ter paciência com ele. Eu concordo com você que carecemos de técnicos bons e que são praticamente inexistentes aqueles que tentam um jogo mais agradável, mas eu não acho não que sejam todos iguais e por isso que eu acho que tem coisa melhor que o Dorival e deveríamos irmos atrás. Meu problema com o Dorival não é a filosofia dele, mas sim as decisões. Não tenho preferência por um jeito de jogar ou outro, tanto que os treinadores que eu citei (Abelão e Jardine) tem características bem distintas.

          Discordo de que falte matéria humana de jogadores no país. O Grêmio por muito tempo jogou um futebol envolvente com um time de refugos. Acho sim que os técnicos brasileiros estão ultrapassados e que é por isso que a libertadores não é dominada por brasileiros apesar da discrepância enorme de elencos e investimentos.

          Curtir

  16. sobre a noticia do Lugano fiquei muito feliz, bola dentro da diretoria espero que ele aceite pois ele tbm foi fundamental pra levantar a moral dos jogadores

    o meu único receio é ele ser usado como bode expiatório pela diretoria e virarem as costas pra ele nos momentos mais difíceis, e jogar ele aos “leões” numa eliminação do time ou coisa assim

    só espero que a diretoria dê carta branca pra ele trabalhar tranquilamente, e não faça como fizeram com o Pintado que queimaram ele com boatos mentirosos, pq se for pra fazer isso então prefiro que o Lugano não aceite

    Curtir

  17. Esse texto é de quando? Porque o James já saiu do Real nessa temporada, na temporada passada mal jogou e desde Dezembro 2016 o Real joga com o Isco flutuando a frente de Modric/Kroos com o Benzema e CR7 atuando como atacantes.

    Querer cobrar intensidade e muita velocidade dos times do Dorival é sinal de que não conhecem o treinador. Sempre que ele teve bons elencos, usava 1 ou 2 jogadores rápidos na frente mas o foco principal do seu time era a posse de bola. Nesse ano o único jogador rápido razoável para jogar nas pontas era o Marcos Guilherme, a montagem do elenco dele está sendo pensada com um meio de campo cadenciado: Jucilei, Petros, Hernanes, Cueva e + 1 ponta, o que ele quer são 2 laterais que possam fazer a linha de fundo ou ajudar na armação (Zeca e Vitor Ferraz, indicações dele, não são rapidos, mas podem ajudar na armação e chegam até o fundo).

    Ou seja, quem cobra intensidade e velocidade é melhor mudar de treinador, não é seu estilo. Se ele conseguir as peças que ele quer veremos Vitor Ferraz e Zeca nas laterais, Jucilei, Petros, Hernanes, Cueva, + 1 ponta, Pratto, um time extremamente técnico, com apenas 1 velocista, um meio de campo combativo e técnico e 2 laterais que ajudarão a armação das jogadas, mas com toda a certeza, não veremos um time veloz e sim um time que irá tentar controlar o jogo, como ele tentou fazer nesse ano com Yuri na zaga e Renato e Thiago Maia de volantes.

    Curtir

  18. Discordo frontalmente desse tipo de enfoque.. O futebol moderno e jogar com pontas trocados.. Primeiro que o primeiro ponta com pe trocado que conheci foi Paulo cesar caju em 1970,, depois deles encontraremos varios que jogavam nas pontas com pe trocado,, então isso nao e moderno . e o mesmo de sempre.
    Segundo, Na europa ao analisarmos os campeonatos veremos varios tipos de sistemas taticos,, nao ha um so sendo aplicado por todos os times,, so pra clarear o Leicester ganhou um campeonato com um sistema tatico totalmente diferente de todos os aplicados, retranca pura e jogada estilingada pro centro avante.
    Terceiro – pro cara jogar na ponta de pe trocado , tem que ter o centro de gravidade do corpo alterado, por que senao ele nao tem nem força nem pontaria,, e poucos são os jogadores que tem condições fisicas de alterar seu centro de gravidade. Exemplo tipico no São Paulo,, Dagoberto era um ponta que jogava com pe trocado,, toda vez que driblava pro centro e chutava no gol, a bola ia na arquibancada,, se voce prestasse atenção no posicionamento corporal dele veria que ele nunca iria conseguir acertar o gol, pois seu centro de gravidade nao acompanhava a mudança.

    Curtir

  19. Muito legal e boa analise, mas futebol nao é videogame. Rogerio Ceni morreu jogando, ou tentando jogar, dessa forma. Quem seria esse volante a frente a zaga? Jucilei ou Petros não são! Quem seria o ponta direita que joga bem de pé trocado? Modernizar o futebol é importante, mas ainda falta muito material humano. Não é simples assim. Colocar mulecada da base pra jogar não dá certo enquanto não tivermos um time pronto. Isso não funciona nem no Barcelona.

    Curtir

  20. Rapaz, que prazer voltar a ler suas colunas e receber aula tática…
    Rsss
    É isso aí, a integração Cotia x Barra Funda é necessária e o aproveitamento correto dos
    meninos da base pode ser o grande diferencial num futuro próximo.
    Seja bem vindo!!!
    ABS.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s