Reestruturar o Departamento de Futebol do São Paulo…

Dorival Júnior, Leco, Vinicius Pinotti, São Paulo, CCT da Barra Funda, São Paulo SP, 31/10/2017, Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press
Muito se falou do novo estatuto, da profissionalização da Diretoria do São Paulo.
Poderia agora enfrentar um novo e necessário assunto: Restruturar o Departamento de Futebol.
Porque?
Porque é necessário.
Olha a quantidade de Diretores de Futebol que o São Paulo teve.
Olha a quantidade de Técnicos que o São Paulo teve.
Olha a quantidade de jogadores que o São Paulo teve.
Gerente de futebol que uma hora é o José Eduardo Chimello, outra hora é o Gustavo Vieira de Oliveira.
Auxiliar Técnico o São Paulo demitiu o Milton Cruz, o Pintado.
Só não tem “quantidade” de títulos e “quantidade” de decisões de campeonatos.
Como fazer essa restruturação no Departamento de Futebol?
Como o São Paulo é um clube grande, não pode ser feito um trabalho só pra dizer, “olha aperfeiçoamos isso” e continuar uma várzea o São Paulo.
Não se buscou elaborar o melhor Estatuto ao São Paulo.
Não restruturou a base do São Paulo com a saída do José Geraldo de Oliveira.
Vamos buscar então elaborar um baita Departamento de Futebol.
Como tem que ser o Departamento de Futebol?
Primeiro tem que se pensar, no que o São Paulo quer.
E nós São Paulinos sabemos o que o São Paulo quer.
O São Paulo quer entrar nos campeonatos para conquistar os títulos.
O São Paulo quer vencer os clássicos.
O São Paulo quer escrever uma nova história de conquistas.
O São Paulo quer assinar bons patrocínios, mas para isso precisa que o futebol esteja bem.
O São Paulo quer assinar bons contratos de TV, mas para isso precisa que o futebol esteja bem.
Uma regra que poderia ser aprovada no São Paulo é a seguinte: O Presidente teria autonomia para nomear o Diretor de Futebol.
Mas antes de exercer a função, o Diretor de Futebol passaria por uma Sabatina.
Em um sorteio, seria escolhido 20 Conselheiros para fazerem cada um, uma pergunta ao Diretor de Futebol.
As perguntas com as respostas seriam gravadas e entregue para esses 20 Conselheiros.
O Presidente pode trocar a hora que ele quiser o Diretor de Futebol.
Mas o novo Diretor tem que passar por uma Sabatina.
No Departamento de Futebol, precisa ter uma excelente equipe de Olheiros.
Quem são esses Olheiros?
Eu costumo sempre dizer, que o próprio São Paulo, o Corinthians, Santos, Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro, enfim, esses clubes costumam contratar jogadores do Goias, Figueirense e Ponte Preta.
Quem são os Olheiros do Goias, Figueirense e Ponte Preta?
O São Paulo precisa saber montar grandes planteis com pouco recursos, assim como aconteceu com o São Paulo dos Menudos, o São Paulo do Telê e o São Paulo de 2005.
Como também o São Paulo precisa aprender a montar grandes planteis com muito recursos. Eu já vi clubes montando times caros e não ganhar nada. O São Paulo de 2014 e a Crefisa de 2017 é um exemplo disso.
Porém, se um clube possui bastante recursos e gasta com inteligência, aí o resultado vem. A Parmalat de 93 e 94 usou a inteligência para gastar, a Hicks Muse no Corinthians usou a inteligência para gastar, a mesma Hicks Muse usou a inteligência para gastar no Cruzeiro em 2003 e o Bank of America usou a inteligência para gastar no Vasco.
Melhorou o uso da base no São Paulo no time de cima.
Se o São Paulo tivesse uma equipe de Olheiros acima da média, minha nossa, esses Olheiros ficariam atentos aos garotos da base.
Como ficariam também atentos aos jogadores emprestados.
Dependendo das circunstâncias, esses Olheiros montariam um super time só com jogadores da base.
Nos anos 80 o Flamengo montou três grandes equipes com jogadores da base.
Um foi o Flamengo do Zico, Junior, Andrade.
A outra foi o Flamengo do Leonardo, Jorginho, Zinho.
E a outra foi o Flamengo Djaminha, Paulo Nunes, Marcelinho Carioca.
O interessante é que uma geração mesclava com a outra.
Era equipes de jogadores decisivos.
O São Paulo tentou emplacar o time de 2013 da base: Matheus Queiroz, Gustavo Hebling, Araruna, Joanderson, Ewandro, Auro, Boschila.
Mas por causa do mau momento no futebol, com excesso de contratações, excesso de Diretores de Futebol, excesso de Técnicos, não foi possível montar uma equipe com esses jogadores da base de 2013.
Na época dizia também, que é arriscado montar um time só com jogadores da base, porque pode não ganhar títulos e perder clássicos. Resultado, não montou um time no profissional com o time da base de 2013, não ganhou títulos, contratou um monte de jogadores, se endividou e perdeu um monte de clássicos.
Vamos pensar na hipótese de surgir um grande plantel no sub 15 da base do São Paulo.
Do Sub 15 eles vão para o Sub 16 e depois para o Sub 17.
Sempre aos olhos atentos dos Olheiros do profissional.
Quem sabe esses jogadores da base, encontrem melhores condições para que possam ser revelados no profissional.
Agora, se não for possível revelar um time de uma vez com os jogadores da base, os Olheiros poderiam montar esse time com jogadores da base gradativamente.
Que fique bem claro, os Olheiro não podem errar. Os jogadores da base tem que ter talentos, qualidade. Os Olheiros vão subir para o profissional jogadores da qualidade de um Hernanes, Kaka, Lucas, Oscar, Rodrigo Caio, Breno, Müller, Tardelli, Kleber, Edu, Luiz Araújo, Casemiro, Doriva, João Schmidt, Jean, David Neres, Boschilia, Vitor, André Luiz, Fábio Aurélio.
Inclusive os Olheiros do profissional poderiam ter metas: Conseguir revelar uma geração que vire a base da seleção brasileira. Conseguir revelar um jogador que receba o prêmio de melhor jogador do mundo igual ao kaká. Conseguir revelar o artilheiro dos Campeonatos. Conseguir revelar o melhor craque do Brasil, posição ocupada no momento pelo Neymar. Conseguir revelar a maior venda do futebol brasileiro.
Se os Olheiros do profissional forem competentes e fazer essa ponte entre o profissional e a base, as metas serão cumpridas.
É por isso que os Olheiros do profissional tem que ser acima da média. Para achar jogadores nos outros clubes que serão contratados pelo São Paulo e para fazer a ponte da base ao profissional.
Olha o beneficio ao São Paulo se os Olheiros do profissional conseguir montar esquadrões usando os jogadores da base, de uma vez ou gradativamente: O São Paulo não precisara gastar fortunas para montar um grande plantel.
Deve ser estudado, se o Olheiro tem que ser o Auxiliar Técnico ou se além do Auxiliar Técnico tem que ter o Olheiro.
Por falar em Auxiliar Técnico o São Paulo para restruturar o Departamento de Futebol tem que fazer a seguinte avaliação: No que o Milton Cruz ficou defasado e não mais atendia os interesses do futebol. No que o Pintado ficou defasado e não mais atendia os interesses do futebol.
No Departamento de Futebol, precisa ter uma excelente equipe para avaliar Técnicos.
Quais são os Técnicos, onde as equipes marcam bastante gols.
Quais são os Técnicos, onde as equipes tomam poucos gols.
Quais são os Técnicos, que costuma montar bons planteis.
Quais são os Técnicos, onde as equipes fazem bons campeonatos.
Essa equipe que vai avaliar os Técnicos, teria sempre uma escala com as pontuações dos Técnicos nos itens (ataque, defesa, montagem de elenco, desempenho nos campeonatos).
No Departamento de Futebol, precisa ter uma excelente equipe para planejar o futuro.
Em 2018, já pensar em 2019.
No primeiro semestre, já pensar no segundo.
Ver quem vai sair, ver quem pode ser contratado, ver a situação financeira do clube e se essa situação vai respingar no futebol.
É preciso analisar a necessidade de um Coordenador de Futebol.
Cleiton Ferreira
Anúncios

15 comentários

  1. Profissionalização de quê ?

    Temos futebol no SPFC ?
    Temos time de futebol no SPFC ?
    Temos Departamento de futebol, no SPFC ?
    Temos diretor de Depto.de futebol, no SPFC ?

    Temos presidente no SPFC ?

    Como diria um antigo personagem de programa popular de T.V.: “perguntar não ofende”.

    Curtir

  2. Estão acabando com o tricolor fazendo dele timinho, ninguém aguenta mais as humilhações por parte de outros times jogadores e torcedores uma vergonha, timinho que a diretoria está fazendo.
    O Santos que tem uma estrutura bem menor que nem estádio para shows eles têm e estádio para uma torcida menor, já ganhou muitos títulos a longos desde anos, que o São Paulo só ficou preocupado o que fazer.
    Precisamos de uma auditoria externa urgente.

    Curtir

  3. Sou a favor de lotar o Morumbi no jogo contra o Bahia e aí sim mostrar a força de nossa torcida e fazer o maior protesto contra uma diretoria jamais vista, nossa hora chegou.

    Curtir

  4. Nossa kkk li o texto e que utopia. O que o Cleiton quer não é um olheiro, é um oráculo. Primeiro que futebol nao é ciência exata. O SP pode contratar o Messi e ele nao vingar. Faz parte. Segundo que quantos jogadores Ponte, Goias e os times menores nao contratam até 1 ter qualidade o suficiente pra ser contratado por um time maior? E mesmo assim esse jogador periga nao dar certo como o Lucca ja nao deu certo em Cruzeiro e Corinthians.. como o Reinaldo ainda só deu certo em time pequeno. Outra situação. Imagine contratamos um jogador de 20 e tantos anos chamado Petros vindo do Juazeiro ou do Fluminenss de Feira. Se ele tivesse vindo da Penapolense depois de um bom campeonato paulista ele seria recebido com muita desconfiança, imagine desses outros clubes. Poxa, o Marcinho fez partidas muito boas no inicio dele aqui e hj é tratado como se fosse o maior perna de pau do mundo. Ele fez partidas muito melhores que W. Nem e que o Maicosuel. Acho q se tivessemos o elenco que temos hoje com um bom tecnico desde o inicio teríamos brigado por títulos. O problema é q metade do time titular chegou no meio do ano. Chegaram arboleda, petros, hernanes, m guilherme, maicosuel, gomez, marcinho, Morato, denilson…

    Curtir

    • Concordo bastante que o texto é utópico, principalmente na parte que fala que temos de ser base da seleção ou revelar jogadores que são melhores do mundo. Não é só o São Paulo que tem uma boa base ou que desenvolvê/tem bons jogadores. A seleção tá bem espalhada quanto a origem de cada jogador com no máximo 2 que vieram de um mesmo time. E jogador com chance de melhor do mundo é algo que aparece a cada década em um dos 12 grandes.

      Curtir

      • Sim. Essa expectativa de que só revelemos Lucas Moura e Casemiro é prejudicial. Se Araruna for do nível do Petros, o Shaylon do nível do Danilo de 2005, etc estaremos muito bem servidos de jogadores que não são os melhores do mundo.

        Curtir

        • Só acrescentando que, tirando os excepcionais, como os Lucas Moura da vida, os outros só vão mostrar o que são realmente, lá pelos 23 anos ou mais. Estamos cheios de exemplos de criticados que depois se tornaram jogadores bastante úteis, no nivel de um Petros citado. Por isso sou a favor de ter paciência com o Lucas Fernandes, que já mostrou ter talento mas que precisa ganhar confiança física. Não foi a toa que o Dorival encaminhou ele para reforço muscular.
          Podem até emprestar o jogador e pegar de volta mais experiente. Mas não descartar de primeira.

          Curtir

        • O Araruna não é do nível de ninguém… Aliás, é: do nível do Denílson, ex-volante de “brilhante” carreira com a camisa do SP (e que “faleceu” recentemente – para o futebol – no Cruzeiro, finalmente…)… Igualmente insosso, inócuo, sem brilho, opaco, “café com leite”… Um ‘baita’ jogador para Ponte Preta, Avaí, Atlético GO, ou, quem sabe, para o Fortaleza, agora treinado pelo Ceni…

          Curtir

    • Concordo. Principalmente sobre o Marcinho. Teve uma queda de rendimento sim e perdeu confiança com a chegada do Marcos. Depois disso, chegou a entrar no decorrer de jogos e fazer ate gol. Mas foi esquecido, ja q nao vao ficar com ele.
      É tao novo quanto Marcos e alguns jogadores da base. Ao mesmo tempo que pedem paciência, não dão tempo pra ngm

      Curtir

  5. O departamento de futebol está resumido a Vinicius Pinotti, o autossuficiente intitulado diretor executivo que já disse que não precisamos de um diretor de futebol, pois ele é um gestor de pessoas. Menção honrosa também para o exímio departamento de analise de desempenho ex-Corinthians pelas grandes indicações.

    Curtir

  6. Acho q nao e so prospectar, tem q trabalhar melhor as promessas,tanto da base como os vem de outros clubes, todo jogador tem falhas de formacao, nao da p sentar e esperar evolucao!
    Hj em dia o tecnico mal tem tempo, e capacidade, de treinar a equipe, q dira individualmente, e como nao temos mais mestre Tele, acho q deveriamos formar uma equipe tecnica so p trabalhar fundamentos! Tem ex jogadores aos montes por ae precisando, ou q teriam prazer em trabalhar no Sampa!
    Temos ae o dpto de analise, se um jogador atinge um percentual de falhas em determinado fundamento, vai fazer trabalhos especificos,se ta suspenso, uma semana de intensivao, e por ae vai!
    Imaginem o brenner trabalhando diariamente com um careca, sera q faria diferenca….

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s