O que acontece com Lucas Fernandes?

Amigos tricolores

Participei de alguns programas de web sobre o nosso tricolor nos últimos meses. Entre diversos assuntos conversados, surgiu sobre Lucas Fernandes. Talento, não há o que discutir, ali tem. E muito. Alegrias para o tricolor, ele já deu, como por exemplo a Libertadores Sub20, onde o gol do titulo sobre o “freguês” Liverpool foi marcado pelo camisa 10, Lucas Fernandes. Era um time excelente com David Neres, Luiz Araújo, Pedro e o próprio Lucas Fernandes, Perri, Maidana, Kal e Shaylon (reserva). Fazia tempo que a geração do tricolor não era tão boa, com cerca de 12 titulos conquistados em 2016. O ano de 2017 seria promissor para a base.

 

A começar que Rogério Ceni estava sendo esperado no Morumbi como o técnico para 2017. Ele conhecia bem a base, pois treinava até 2015 com quase todos. O fim do ano de 2016, David Neres e Luiz Araújo despontavam como atacantes que muito ajudariam o tricolor, ainda mais depois dos 4×0 que o tricolor enfiou na gambazada! O ano de 2017 tinha tudo para ser o ano em que seria mesclado a experiência de alguns jogadores, com o talento e vontade da base. Não era para ser um desastroso ano como foi, mas a opção foi vender as joias e penamos com jogadores muito, mas muito abaixo do nível mínimo que deveria se ter, de talento, para jogar no tricolor. Foi Neres, veio Marcinho. Foi Araujo, veio Denilson. Mas Lucas ficou, contundido, mas ficou e o tricolor aposta muito nele.

 

Rogério e Dorival lhe deram chances. Ora titular, ora entrando no intervalo, ora no 2o tempo. O garoto, pouco rendeu. Para alguns, ele estava fora de posição, o jogaram para ser um ponta direita, mas ele rende melhor na meia, armando. Nesse ponto concordo, mas o fato dele não dar um chute ao gol, não acertar passes e dribles, não podemos creditar ao posicionamento errado mas sim a uma falta enorme de confiança do próprio Lucas.

 

Nos programas que participei, e trago para cá esse debate, o que se chegou a conclusão, até levantada por mim, foi o fato da personalidade do garoto. Ele é um rapaz bem tímido. Eu tive a oportunidade de vê-lo por 2 vezes no CT. Mesmo ao lado dos outros jogadores, até os da base, Lucas passava sorrindo, mas com aquele sorriso distante, cabisbaixo. Passou por mim e pelo pessoal da Editora Inova e deu um “oi” tímido, como se nós fossemos a celebridade, o ídolo, e não ele. Os outros passaram, nos cumprimentaram, sorridentes, felizes, como devem ser garotos de 20 anos que realizam o sonho. Aquelas sadias brincadeiras e muita risada. Ele, mesmo ao lado, parecendo distante de tudo aquilo.

 

Relembramos a entrevista de quando o São Paulo foi campeão Sub20 da Libertadores. David Neres, já “metendo marra” zoando outros times (https://www.youtube.com/watch?v=Oeh64JpisAE) dizendo quem manda na Libertadores. Lucas, riu, mas foi mais cometido, fez o discurso padrão de união, foco…

 

Isso, na minha opinião, reflete em campo. A timidez de Lucas talvez esteja impedindo do seu talento explodir. A recente contusão é algo que mexe com a cabeça de qualquer jogador, não há duvida, mas falta ali um trabalho mais psicológico do que de treinos. Falta, talvez, um Cueva, Petros, Jucilei e sem a menor dúvida, o Hernanes, “adotar” o menino para lhe dar confiança, falta ele tentar, não ter medo de errar, tentar o algo novo, o drible, o chute, o passe. Todos vão errar, mas sem tentar, nunca vai acertar, isso é fato. Entrar para dar toque de lado ou para trás, coloca o Thomaz ou o Goméz que eles fazem isso, mas desses nada esperamos. O que esperamos é de quem tem talento, e repito, Lucas tem de sobra.

 

A torcida do São Paulo é paciente, até a página 02. Há muitas críticas já nas Redes Sociais e em grupos que participo no WhatsApp e Facebook, muitos o chamando de mentiroso e de novo Sérgio Motta (meia da base que “era” o novo Raí mas nunca vingou). Não acho, acredito que ele tenha talento de sobra, mas que precisa ter mais vontade, perder a timidez e entender mais o que ele pode fazer pelo São Paulo. Isso feito, teremos um camisa 10 que muito vai nos ajudar a conquistar títulos.

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova). Me siga facebook.com/plannerfelipe

Anúncios

57 comentários

  1. Apesar do futebol não comportar o componente “tempo”, não podemos ter pressa.

    Já atropelados muitas etapas, em favor do “negocio” futebol, em detrimento do “esporte” futebol.

    Apesar de nossa base ter por objetivo o mercado, nosso SPFC ainda não pode prescindir de um uso racional dos jovens jogadores.

    Curtir

  2. é ter paciência não tem outro jeito, tem moleque que tem personalidade mais forte tipo Jr. Tavares e não se intimida em campo, mas é cabeça fraca fora das 4 linhas e cai o rendimento.

    já outros como o LF é mais tímido e tem cabeça boa fora das 4 linhas, mas é lento pra ganhar confiança e se acostumar com essa transição no profissional dentro de campo

    o ideal é ter um equilíbrio entre as duas personalidades, mas é raro achar esse tipo de jogador, e quando acha as vezes falta o principal, o talento, sem isso pode ter a personalidade que for que nada dá jeito !

    Curtido por 1 pessoa

  3. Particularmente acredito muito nesse jogador. É técnico, rápido, tem bom drible e boa leitura de jogo, além boa capacidade para chutes de longa distância.
    A fase do SP não estava boa, aposto que o clima durante o ano não foi o dos melhores e deve tê-lo atrapalhado.
    Mas acredito que 2018 vai começar a demonstrar o que sabe

    Curtido por 1 pessoa

  4. Penso o mesmo sobre o Lucas, e Jr. Tavares segue a mesma linha porém é mais pela falta de atenção.

    Cobrar o garoto que teve lesão séria recentemente, que uma vez ou outra tem uma lesão muscular, ainda mais na pressão que o time estava vivendo com o possível inédito rebaixamento é um pouco injusto.

    Vamos aguardar o ano de 2018, onde teremos menos pressão e a pré-temporada. Para ai sim dizermos que o garoto era apenas mais um.

    Curtir

  5. Acredito que não foi bem neste ano pela fase ruim do time, e toda a pressão envolvida, e por não estar num bom nível físico, ele parece muito fraquinho em comparação aos zagueiros e volantes adversários…
    Tomara que no ano que vem, sem contusões e fazendo uma boa pré-temporada ele deslanche de vez!!!!

    Curtir

  6. voltando sobre o assunto do post anterior, o problema nem é do jogador ter ido ao Morumbi pra ver um show

    o problema é que ele ganhou os ingressos de graça, e tinha um histórico de ofender o nosso clube, quem foi que deu os ingressos pra ele??? Tem que descobrir isso, se foi alguém de dentro tem que ser expulso do clube pois não respeita a instituição.

    é engraçado alguns dirigentes são paulinos, são ótimos para processar e intimidar torcedores são paulinos quando são questionados por algumas de suas atitudes, e algumas vezes nem precisa ofende-los, é só criticar como foi o caso do ator Henri Castelli, mas quando é um rival que zomba do clube ou do próprio dirigente, dá de ombros e dá risada, interessante isso né ?

    dirigente são paulino parece que gosta de maltratar o torcedor são paulino, mas pra rival alguns lá dentro da diretoria parece até que adora ficar de quatro e falar fino

    Curtir

      • pois é, na hora de sacanear outros ae o Kazim quer que leva na brincadeira, mas na hora que o conselheiro são paulino apenas falou uma verdade pra ele, perdeu a cabeça e quis ir pra cima dele, e o pior é ver torcedor são paulino atacar o conselheiro que apenas quis defender as cores do clube

        a atual diretoria do SPFC é bem a cara de muitos torcedores são paulinos, abaixam a cabeça para os rivais, e hostilizam os são paulinos.

        Curtido por 1 pessoa

        • O São Paulo era o responsável pelos ingressos? Não comentei porque acho (e sinceramente espero) que essa “cortesia” tenha sido dada pela organizadora do evento, coisa bem comum na verdade. O conselheiro na minha opinião não tinha que provocar ninguém, afinal de contas estava com a família e num local onde deveria estar aproveitando.

          Curtir

          • o SPFC é em parte sim, pois o show foi dentro de sua propriedade, tem que deixar claro para a organizadora do evento que não quer esse tipo de coisa até pra não dar confusão como aconteceu, se o jogador comprar os ingressos ae é outra história, não ouvi falar em jogadores do SPFC no show, então essa organizadora gosta só de dar ingressos para rivais ?

            o conselheiro está no direito dele pois faz parte do clube, e a liberdade de expressão como fica ? ele não xingou o jogador, apenas questionou ele, quem partiu para a agressão foi o jogador que não teve bom senso como teve o colega dele de clube, era só sair de fininho e tudo estaria resolvido

            Curtir

  7. Tem que dar tempo ao tempo. É bem dizer o primeiro ano dele como profissional. O espaço é menor, o jogo mais rápido, a experiência e a provocação dos adversários mais velhos, a pressão real por resultados ..

    O importante é dar oportunidades e não desistir do jogador. Lembrem que Hernanes estourou já com 22 para 23 anos, teve que rodar um pouco até se tornar o jogador competitivo que conhecemos.

    Essa transição é delicada e tem que ser feita com parcimônia .. não é à toa que tantos talentos ficam pelo caminho.

    Curtir

  8. Tomara que você esteja muito certo é que seja apenas um problema de timidez. Por enquanto, no time principal, ele foi apenas um peso morto. Sempre que esteve em campo, foi como se estivéssemos jogando com um a menos. Mas desejo que você esteja certo.

    Curtir

  9. O que acontece? Simples, não é craque que chega e arrebenta logo de cara e sim um bom que pode se tornar excelente se tiver paciência ( desculpe a caixa alta). Creio que com Hernanes e com uma boa pré.- temporada ele possa evoluir.

    Curtir

  10. Philipe Coutinho, serve de exemplo, rodou Inter de Milão, Espanhol e veio virar um grande jogador na maior Liga, no Liverpool, deixem o menino em paz, ele sabe jogar, uma hora ele vai mostrar todo o talento que demostrava na base.

    Curtir

  11. O que acontece com Lucas Fernandes?
    Acontecem matérias infelizes como essa, que ao invés de incentivar, questiona a qualidade do garoto. Um jovem promissor, que perdeu a pré-temporada por lesão, que estreou num time em frangalhos. Ainda fala de timidez. Ele não é tímido em campo, busca o jogo o tempo todo, se movimenta muito.
    É por essas e outras que o time está cheio de Marcinhos e Maicossuéis da vida.

    Vamos incentivar os jovens. Depois vendem e vocês reclamam.

    Curtir

  12. Lembram do Edmílson?
    Jogador que poucos gostavam.
    Com o Levir Culpi virou zagueiro e foi muito bem.

    E o Denílson Show?
    Jogou mesmo pra valer em 98.

    Tem o Jamelli que virou craque no Santos.

    Não sei se é isso.
    Um jogador é revelado, o adversário coloca um bagre para marcar o garoto.
    O jogador joga bem em alguns jogos.
    Os adversários vendo que o moleque é bom e pode dar passe decisivos, fazer gols, eles adversários colocam uma marcação forte no garoto.
    O garoto no começo sente.
    O rendimento do garoto cai.
    A torcida fala que o garoto está forçando uma saída.
    Mas é só uma fase onde a marcação ficou mais firme no garoto.
    Fase essa passageira. Uma hora o garoto vai se adaptando.
    Com alguns acontecem isso.

    Curtir

  13. O time tá numa draga danada. Não são tds garotos que explodem em poucos jogos como Neres e Luiz Araújo. Lucas Fernandes parece aqueles jogadores que precisa de mais rodagem, e a sequência de lesões o atrapalhou, especialmente a do ombro pois estava jogando mto bem com Bauza. Tomara que se recupere ano que vem, e pra isso precisa da confiança de todos.

    Curtir

  14. Desde de o Santos de Robinho e Diego, criou se uma expectativa que as promessas já estariam resolvendo com 17, 18 anos. A Europa trata o período de formação do jogador até os 23 anos, por isso iniciativas como o torneio de aspirantes está aparecendo. Temos que ter mais paciência com a base e ir colocando eles aos poucos.

    Curtir

  15. Saindo totalmente do assunto mas vi agora a pouco que o Cruzeiro virá a São Paulo na próxima quarta para definir a compra de Hudson, pasmem, eles vão oferecer 750 mil euros por 25% dos direitos do jogador ( o São Paulo tem 50% ), e assim ficar com ele, mas é pra acaba não acham??? Ou paga o total ou não tem conversa oras…

    Curtir

    • Quem fica com percentual é porque aposta lucrar numa futura venda. A chance disso ocorrer com o Hudson é quase zero. Como vc disse, é pra acabar mesmo. Só trouxa cai nessa.

      Curtir

  16. É justo dar mais uma chance ao rapaz no paulistinha.

    Se não reagir nem no paulistinha, aí é caso de emprestar mesmo, para calejar um pouco e provar o valor dele num clube menor durante o brasileirão 2018.

    É o que eu acho.

    Curtir

  17. Jogador tímido já não poderia subir pro profissional, mesmo com qualidade…..

    Mlk na flor da idade já tem problema psicológico, imagina quando tiver acima de 30??

    Sinto muito, minha sugestão é emprestá-lo pra pegar rodagem, será bom pra ele também……do jeito que está não dá, uma a menos em campo!!!

    Curtir

  18. Disse tudo! Vi uns jogos do sub 20 ano passado, esse moleque é um monstro! Talento que demorou muito a reaparecer no Morumbi! Sem dúvida, era o melhor daquele time! Falta um pouco de personalidade ao garoto, nada que um bom trabalho psicológico não possa resolver. Joga muito, só falta acreditar em si mesmo!

    Curtir

  19. Eu estou lendo os cometários……

    O problema é que ele não teve lampejos, zero lampejos……..

    As oportunidades foram diversas, mesmo com contusão, mlk novo deveria se recuperar como Wolverine e mostrar serviço……….não mostrou absolutamente, zero!!!!

    Curtir

  20. Só mais um adendo…….rs

    “Da uma chance pra ele no paulistinha”? (cometário acima)

    As pessoas desdenham desse campeonato mas tem que lembrar que não ganhamos desde 2005, e caso não nos classifiquemos para a liberadores, é pra montar um time pra ganhar no mínimo o “paulistinha”

    Curtir

  21. Não acredito em timidez, mas temos que lembrar que o L Fernandes passou por sérias cirurgias, então prefiro acreditar em falta de confiança devido o medo de se lesiomar seriamente… isso naruralmente some, o problema e que estavamos em um momento crítico e o seu talento fez falta.
    Vamos dar tempo ao garoto, so lembrar o inicio de 2016 , ele tava voando baixo com o bauza, que conseguiu fazer com que até o Hudson e J Schimith jogassem bola.
    Acredito que ano que vem, fazendo a do Hernanes, ele vá crescer dentr de campo. Minha aposta e nele, Shaylon e Brenner.

    Curtir

  22. O Lucas, pra quem realmente viu jogar na base, sabe que é bom de bola. A comparação com o Sérgio Motta é válida, mas só a partir do momento em que se considera que o Motta não teve sequência de jogos e que, quando foi a campo, o São Paulo não vivia o melhor dos momentos. Foi queimado. Ou torrado, melhor dizendo. Mas tinha uma habilidade enorme. Técnica? Tática? Enfim,se era isso, tinha que aprender nos milionários hectares de Cotia. Se não se soube aproveitar, como muitos outros, o problema não me parece falta de talento para jogar, mas para gerenciar.

    Curtir

  23. O próprio Hernanes demorou pra engrenar. Precisou ser emprestado, e quando voltou, cavou o lugar dele. O caso do Lucas tem dois agravantes: uma lesão séria e uma equipe lutando para não cair, sem sustentação para os mais jovens. Mas acho que assim como aconteceu com o Hernanes, ele precisa de tempo e sequência de jogos em sua posição.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s