Eu poderia falar sobre a incompetência na nomeação de diretores sem “notório conhecimento” e da formação do quadro de gerentes, supervisores, assessores, gerando custos gigantescos, ou ainda da administração financeira ruim, de empréstimos bancários e do destino da receita das vendas de inúmeros jogadores.

Eu poderia falar da falta de planejamento ano após ano, de discursos que tenta enganar pessoas e de usar de todas as formas para se dar bem.

Eu poderia falar sobre as escolhas ruins sem critérios técnicos, apenas talvez por interesses ou sobre auditorias contratadas, mas que nunca sabemos o resultado do trabalho por falta de transparência. Afinal, alguém sabe quanto é a dívida bancária, por exemplo?

Eu poderia falar sobre muitas coisas, até mesmo de acharmos que tudo é incompetência, mas na verdade, para eles que detém o poder, isso pouco importa.

Entretanto, vou falar sobre um assunto “bobinho” que é a tabela do campeonato paulista 2018, que mostra o quanto essa diretoria se preocupa com o São Paulo.

Na primeira fase todos os 4 grandes fazem 3 clássicos. A última vez que o São Paulo jogou duas partidas em casa e uma fora foi em 2013.

  2014 2015 2016 2017 2018
São Paulo 2F – 1C 2F – 1C 2F – 1C 2F – 1C 2F – 1C
Corinthians 1F – 2C 2F – 1C 1F – 2C 1F – 2C 1F – 2C
Palmeiras 2F – 1C 1F – 2C 1F – 2C 2F – 1C 1F – 2C
Santos 1F – 2C 1F – 2C 2F – 1C 1F – 2C 2F – 1C

De 2014 a 2017, aconteceram 24 clássicos com 11 vitórias dos times mandantes (46%), 7 empates (29%) e apenas 6 vitórias dos visitantes (25%).

Adivinhem qual time foi o mais prejudicado? Agora adivinhem o mais favorecido?

Onde estão os gestores que se dizem profissionais e são remunerados para cuidar dos interesses do clube? Nem uma simples tabela de um simples campeonato? É presidente, diretor de futebol, supervisor, gerente, técnico, auxiliar, e tantos outros. Será que não tem sequer uma pessoa lá dentro para ver uma coisa tão simples como essa?

Já vi neste blog, estudos sobre o programa sócio torcedor, sobre marketing, jogadores que poderiam interessar ao time, medidas do gramado do Morumbi, dados sobre audiência, entre tantos outros. Fazemos isso de graça, por amor ao clube, sem interesse algum a não ser ver o time vencendo e honrando nossa camisa.

Claro, eu poderia falar sobre assuntos muito mais importantes que uma simples tabela de campeonato paulista. Mas acontece que sou apenas mais um torcedor que não suporta mais tanto descaso com o clube que ama.

Fabio Trajano