O torcedor do São Paulo respira mais aliviado neste momento. Depois do empate por 0 a 0 com o Botafogo, no Pacaembu, o time do Morumbi chegou aos 46 pontos e praticamente não tem mais chances de ser rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Porém, o pensamento de todos é que tudo foi ‘pouco demais’ para uma equipe que remontou por duas vezes seu elenco ao longo do ano. A diretoria do São Paulo estuda quem deve deixar o elenco, que deve ser bastante reformulado para 2018.

No topo da lista, aparecem nomes como os dos laterais Bruno e Julio Buffarini. Na situação do ex-Fluminense, o técnico Dorival Junior prefere utilizar o meio-campista Eder Militão improvisado ou o garoto Araruna na posição. ‘Perseguido’ pela torcida em muitos momentos, o lateral tem cada vez menos espaço na equipe do Morumbi, e a diretoria não deve impedir uma saída num futuro próximo.

Buffarini tem contrato com o Tricolor até a metade de 2018. Com isso, no início do ano, o atleta poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe. Também sem espaço com o técnico Dorival, o argentino não é muito querido pela massa tricolor e deve dar adeus ao Morumbi após a virada do ano. O goleiro Denis é outro que deve dar tchau ao São Paulo. Com contrato até 31 de dezembro deste ano, o arqueiro acumula falhas e críticas com a camisa do São Paulo e sabe que não assinará sua renovação com o time do Morumbi.

Renan Ribeiro também deve deixar o clube. Ao longo da temporada, o garoto pediu uma renovação de contrato e um aumento salarial, o que foi recusado pela diretoria. Com isso, o Tricolor busca um goleiro para a próxima temporada, uma vez que deve contar apenas com Sidão. Jean, do Bahia, é um dos mais cotados para ficar com a posição.

O setor de ataque deve ser o mais afetado pela lista de dispensa. Nada menos do que quatro nomes podem deixar o clube: Marcinho, Wellington Nem, Denílson e Gilberto. Marcinho foi uma aposta de Rogério Ceni, mas está emprestado pelo São Bernardo até o final do ano. Sem muitas aparições em campo, o lateral/ponta direita deve deixar o clube ao final da temporada. Wellington Nem acumula uma série de lesões e deve retornar ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, ao final do ano.

Gilberto vem sendo alvo do Botafogo para o setor de ataque a partir da próxima temporada. Sombra de Lucas Pratto, o centroavante é mais um que não deve ser aproveitado, apesar de ter algumas chances com Dorival Júnior. Por fim, Denilson, emprestado pelo Granada, da Espanha, deve permanecer até o final do ano e depois migrar de volta à Espanha. A última situação é a de Diego Lugano. Com contexto estendido até o final do ano, o zagueiro se tornou uma espécie de ‘líder de vestiário’ e ainda não tem uma situação definida.