Qual time seria melhor?

Amigos tricolores.

Eu evito ao máximo falar do livro do Telê Santana aqui, pois acredito que nesse espaço, gentilmente cedido pelo grande Alexandre Zanquetta, o foco é falar do nosso tricolor, nos dias de hoje. Por mais criticas que ouvimos, algumas ótimas, outras que nem merecem ser lidas, quando se mexe com paixão nunca vai se agradar a todos. Vamos falar um pouco de história e vou relembrar uma bacana que conto no livro sobre o Telê Santana no nosso tricolor.

O texto de hoje é para que possamos fazer uma reflexão, daquelas “brincadeiras” que nós, torcedores, gostamos muito de fazer com nossos amigos torcedores de outros times. No atual momento do time, as vezes, o que nos resta é relembrar do passado. Recentemente eu dei uma entrevista para um programa de rádio, criado por torcedores tricolores, sobre o livro e um assunto gerou um bate papo bem legal que acho que vale não apenas refletir, mas também ouvir a opinião de vocês.

Em 1992, o São Paulo tinha um timaço, na verdade, uma seleção!!! Tricolor tinha em média 7 convocados para a seleção nacional a cada jogo, amistoso ou eliminatórias da Copa do Mundo de 1994. O time, como diz na gíria do futebol, “voava baixo”. Mas e se aquele time tivesse alguns reforços de peso? Como seria o time? E a discussão se estendeu ao imaginar como seria um jogo contra o Palmeiras. Vamos as curiosidades:

  • Em 1992, Ronaldo fenômeno foi oferecido ao São Paulo por 10 mil dólares por 50% do seu passo. Na época, por mais que o tricolor tivesse uma seleção, a situação financeira do clube não era das melhores e por isso, Ronaldo não veio.
  • O União São João de Araras, ofereceu, por 500 mil dólares, Roberto Carlos ao tricolor. O União não queria vender ao Palmeiras, mas como a Parmalat havia oferecido esse valor e o São Paulo não conseguia nem “empatar”, Roberto foi para lá.
  • No mesmo ano o habilidoso Dener estava na Lusa, mas queria ir para outro time. Tinha propostas de alguns times pequenos da Europa. No Brasil, dois times brigavam por ele: Vasco e Grêmio. Com fama de “baladeiro”, Dener sabia que apenas uma pessoa poderia limpar essa sua imagem: Telê Santana. Dener se ofereceu ao São Paulo por metade do salario que recebia na Lusa. Sabia que no São Paulo ele ia jogar ainda mais, ter uma projeção maior e ir para um gigante da Europa. Telê vetou, Dener era problema e não solução (mais detalhes conto no livro).

O debate começou quando um dos apresentadores questionou como seria interessante se no Brasil os jogadores permanecessem muitos anos nos times, como é na Europa. Juntamos alguns jogadores que saíram do São Paulo em 1991 aos que permaneceram e esboçamos um time:

Zetti, Cafú, A. Carlos, Ricardo Rocha e Leonardo; Pintado, Cerezo, Raí; Muller, Ronaldo e Dener. Técnico, só Telê Santana. Escalei aqui uma ideia, mas seria uma seleção literalmente!

Em 1997, o São Paulo perdia hegemonia, Telê não mais estava no time e a Parmalat injetou um alto dinheiro no Palmeiras, tal qual, a Crefisa faz atualmente. Comprou o Palmeiras, mesmo eles não assumindo, como é atualmente. Sem clubismo, mas aquele time de Muller, Djalminha, Rivaldo e Cesar Sampaio dava show.

Qual será que foi melhor? São Paulo 1992 ou Palmeiras de 1997? Em termos de importância de títulos, é sacanagem comparar. Palmeiras ganhou um paulista, São Paulo 2 mundiais, mas ao analisar em campo, nos jogos, seria um clássico eletrizante, com muitos gols, jogadas lindas, um clássico ao estilo do que, um dia, foi o futebol brasileiro. Para frente, jogando bonito e em direção ao gol. Naquela época, ainda se jogava assim.

A nossa brincadeira, foi imaginar se o São Paulo (1992), tivesse contratado os 3 citados acima versus um Palmeiras (1997) sem Cafu, Muller, Antônio Carlos e Roberto Carlos, que estariam ainda no São Paulo. Claro, o Palmeiras perderia força sem esses, mas manteria Edmundo, Djalminha, Luizão, Evair, Zinho, Cesar Sampaio, Cleber. Um time de respeito!

Com certeza, os times fariam diversas finais de campeonato, seriam jogos memoráveis. Títulos seriam divididos entre esses times. O Corinthians, bom, esse ia ou ficar na fila ou ia mexer os pauzinhos para ganhar uns títulos paulistas na mão grande. Como sempre o fazem.

A rivalidade Telê Santana X Luxemburgo, iniciada em 92, ficaria ainda mais acirrada (Luxemburgo saiu do Palmeiras, mas em 1996, voltou para comandar aquele time). Uma pena que Telê, em 1996, não mais seria técnico. Fato esse que poderia ter sido evitado, caso o mestre não tivesse sido tão teimoso com relação a sua doença, mas esse é um fato a ser contado em outro artigo. No livro, eu explico detalhadamente sobre esse fato com relatos inéditos de Moraci Sant’anna, Muricy Ramalho, Homero Bellintani, Carlos Caboclo, Kalef João Francisco, Pintado e Zetti. Os entrevistei para o livro e eles contaram, assim como outros são paulinos, fatos inéditos sobre aquela época.

Fica aqui um estimulo a uma brincadeira, para papo de bar, como costumamos falar. Infelizmente, por poucos anos esses times não se enfrentaram. O São Paulo venceu tudo em 92/93, o Palmeiras teve esse timaço 96/97, pouco tempo.

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova). Me siga facebook.com/plannerfelipe

 

Anúncios

35 comentários

  1. O Parmera não ganhou nenhum título em 97. Tem alguns erros nesse texto: Rivaldo não estava no clube verde em 97 e Cesar Sampaio não jogou com o trio Djalminha, Rivaldo e Muller. Agora aquele time do São Paulo de 1992/93 era imbatível.

    Curtir

  2. Caros irmãos são paulinos. O São Paulo parou no tempo e no espaço. O jornalista Emerson Gonçalves publicou uma matéria que daria mais ou menos 3 páginas mas vou relatar só uma frase. O São Paulo Futebol Clube politicamente falando é o clube mais atrasado do Brasil e o mais fechado do mundo. Verdade absoluta. A nossa derrocada começou quando o Fernando Casal de Rey o presidente de plantão em 2003 aumentou os conselheiros vitalícios de 80 para 160. A partir daí eles se tornaram donos do clube. São tão inúteis e nocivos ao clube que para aprovar a fundação do clube para 1930 que realmente é a realidade, demoraram 85 anos. A média da idade desses velhotes hoje, é de 80 anos. Só eles têm poderes para escolher o presidente. Por essas e outras penamos com o falecido Juvenal Juvêncio o muito vivo Aidar e o semimorto Leco. Solução? Só tem uma. Libertação do clube. Como? Votos dos sócios torcedores para presidente. O São Paulo precisa de um grande investidor mesmo que seja externo para voltar ao que era. Hoje, não temos condições de concorrer com o s nossos principais rivais. Não há alternativa. É mudar ou morrer.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Esta passagem é tão triste quando verdadeira:

    “um clássico ao estilo do que, um dia, foi o futebol brasileiro.”

    O futebol no país está ridículo. Qualidade baixíssima, “craques” medianos, os bons mesmo querem ir pra Europa o mais rápido possível.

    Os clubes precisam se unir… tomar medidas pra valorizar o futebol nacional e se proteger da Europa/China.

    Sonhar com isso (dirigentes pensando no melhor para o futebol nacional como um todo) é querer demais mesmo. Estamos brigando entre nós por migalhas, pelo q sobra do resto do mundo. A exemplo de outras áreas da economia hoje somos, no futebol, apenas ‘fornecedores de matéria prima”. O refinamento dos jogadores, valorização, crescimento técnico/tático, é feito lá fora. Pra nós restam espetáculos medíocres como o campeão nacional deste ano. Teve sim os melhores resultados, mas eses resultados vieram na medida em que aceitam suas limitações. Não há jogadas plásticas, técnica, “jogo bonito” (não ouço essa expressão a anos). O que há é pragmatismo, jogar ‘por resultado’, ‘por uma bola’.

    Triste.

    Curtir

    • Concordo em tudo com seu comentário klebercalle, hoje vivemos do saudosismo e de alguns lances esporádicos de jogadores medianos jogando no país. Bons tempos aqueles que pra jogar futebol era necessário um mínimo de talento!

      Curtir

    • Li uma reportagem na Espn que a Juve ganha $50 milhões de euros em compra e venda de jogadores que nesse caso nem jogam pelo clube…é só pra fazer caixa msm…Lyanco provavelmente seria um deles!!

      Curtir

  4. 02 timaços do futebol brasileiro. Acho que SP de 92/93 teria vantagem sobre Palmeiras 96/97, especialmente por causa do goleiro. Zetti era mto mais goleiro que Veloso.
    Corinthias de 99 tbm era um negócio absurdo, mas não se compara a esse time tricolor.
    Áureos tempos da década de 90. Quem viu futebol nessa época e consegue comparar com que temos hj vê a pobreza do futebol jogado aqui ultimamente.
    Todos os times da serie A tinham times que jogavam mais que os atuais.

    Curtir

  5. Mudando de assunto…Se trocasse o Pratto + Buffa por Pity Martinez (avaliado R$ 34,5 m), Ponzio ou J.Maidana, renovaria com Gilberto que fez mais gols q ele e não mata contra-ataques quanto o Pratto!! (Sem dizer q aquele papo do Cerutti pelo Buffa é piada né? Tem 24 gols em 283 partidas…ridículo isso)

    Curtir

  6. Eu prefiro a seleção 2009/2017

    Denis;

    Piris, Paulo Miranda, Renato Silva e Clemente Rodrigues;

    Rodrigo Solto, Fabrício, Migué Bastos e Canente;

    Negueba e Pabon.

    Posso está sendo injusto com alguns jogadores que não foram inclusos, no entanto essa foi a melhor seleção, com a cara de nossa gestão, que eu lembrei.

    Curtido por 2 pessoas

  7. o SP precisa pensar urgentemente em reformar o morumbi. Amo o estadio, mas ele não da retorno financeiro mais. Precisa ser modernizado com urgencia. O Palmeira tem recebido muita , muita grana de bilheteria, se ilude quem acha que é apenas a crefisa. O palmeira esta lucrando demais com bilheteria. Os travecos só não fazem o mesmo por conta da divida que tem e não pagam. Acho lindo o morumbi com 60 mil pessoas, mas do que adianta com uma renda de 1 milhão? os outros estadios com público menor arrecadam 2,5x o que o morumbi cheio arrecada. Sei que a fase financeira é caoitca, mas a volta do soberano passa urgentemente pela reforma do morumbi, incluindo a aproximação do campo e arquibancadas

    Curtir

    • O projeto que estava rolando ano passado, inclusive com instalação de uma arquibancada de protótipo, tinha essa finalidade. Quando reformaram o campo, mudaram as medidas e rebaixaram o campo pensando nisso.
      Pelo projeto dito na epoca, haveria um pequeno aumento na capacidade do estagio.
      Mas, obvio, acabou so na ideia eu acho.

      Curtir

      • Meu sonho é um dia ver o Morumbi com uma extensão das arquibancadas descendo e chegando até próxima ao campo, estilo arena, deixando o torcedor bem próximo ao campo e aumentando ainda mais o número de lugares…

        Curtir

  8. 1997 foi um ano terrível para os porcos. Inclusive eliminamos eles na semi do Paulista com 2 shows da dupla Dodô-Zaza. O último ano bom deles foi 96, que aliás foi o melhor time deles, apesar de terem levado só o Paulista. O São Paulo começou o ano com Muricy, até o meio do Paulista qdo foi demitido. Depois Dario assumiu e montou uma excelente equipe só com mulecada: o então apenas Rogério, Cláudio, R Pinheiro, Bordon, Serginho. Axel, Belleti, Luis Carlos (calcanhar de Aquiles do time) e Denilson. DODÔ e Aristizabal. Me lembro mto bem daquele ano, acabamos perdendo o título no último jogo do quadrangular ( não era uma final, mas apenas São Paulo e Corinthians podiam levar o titulo) com gol do André Luís para os Gambás (financiados pelo Excel Economico) e do Fábio Aurélio (subtiruindo Denilson no.meio, pois o mesmo estava na selecao).

    Curtido por 1 pessoa

    • Cara lembro dess jogo…. ganhamos dos sardinhas e dos porcos mas o André Luiz fez esse gol na gente… dava para o MITO defender eu acho… foi triste mas eles jogavam pelo empate pq o regulamento era ridículo….

      Curtir

  9. O time da porcada de 1996 era incrível, diria que o segundo melhor time br que vi br…

    O primeiro eh o SPFC de 1991 até 1993, se não me falha a memória tivemos 11 jogadores que disputaram copa do mundo….

    Se tivesse dener e o travecao ronalducho de 1994 (nessa época ele era magro, gostava de mulher e jogava bola mesmo) sem duvida teria sido o maior time de todos os tempos….

    O SPFC de 1991 era incrível… pior vendíamos jogador e já tinha outro craque, cara ainda bem que vivi isso, faz eu aceitar ficar até mais 10 anos com o Leco, a verdade que o SPFC já me deu muita alegria, pqp que época maravilhosa de 1991 até 2006….

    Curtir

  10. O time 92/93 foi o mais vencedor mas o time que mãos me dava prazer foi o de 85/86 era tecnicamente muito superior ao de 92/93 mas não tinha a mesma competitividade e tática.Quanto aos times dos rivais esse da porcada de 96,dos travecos 98/99 com Rincón e Vampeta e o time do Santos De 2002 de Robinho,Diego,Renato eram timaços de difícil prognósticos se ia ganhar ou não.Más foram marcantes apesar de não serem de todos vencedores.O último time ótimo que vi foi o Santos De Neymar e Ganso,atualmente só vemos bagaços de time..,

    Curtido por 1 pessoa

    • Esse SPFC não vi infelizmente, o Vitao falava sempre rs mas o tricolor de 91, 92 e 93 eu diria que se pegasse estes times europeus de hoje passava o carro….

      Outro time memorável foi o tricolor de 2005….

      Curtir

  11. Gostaria de dar parabéns pra galera que está comentando,não estão desmerecendo os outros clubes por que são rivais e mostram que conhecem e apreciam o bom futebol.Saudades daquela época,só lembrando que na mesma época tinhamos os times do Cruzeiro de 1997,o Vasco 97,98,99,2000.Mas par mim sem duvida o time de 91 á 93 foi o melhor e se o juiz não rouba em 94 seriamos campeão e a história seria bem diferente.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s