Leco e o mais do mesmo

Ha muito tempo quero escrever este texto, entendo que o assunto de política, por vezes é complicado de ser tratado, pois pode se tornar  absolutamente cansativo, mas o ano de 2017 está terminando e fico com a sensação que tive em todos os anos desde que comecei a escrever textos em 2013: a de frustração, frustração aliás que dominou os sentimentos de todo o torcedor tricolor, que vê nossos adversários ganharem títulos enquanto o São Paulo é sempre um mero coadjuvante que em dois anos seguidos onde luta para não cair e não é por falta de aviso, o São Paulo prefere ficar em seu mundo particular, não percebendo que todos os times absorveram os segredos do sucesso do planejamento tricolor e cujos meios de planejamento já não são  mais eficientes quando não são superados.

Leco, o presidente tricolor sempre quis dirigir o time do Morumbi, esteve em praticamente todas as diretorias desde os anos 80, onde ocupou cargos de diretor jurídico, advogado de formação se caracterizou por planejar 2017 pensando apenas na sua eleição, fez uma contratação de um técnico que é ídolo da torcida, Rogério Ceni, trazendo um jogador muito diferenciado Lucas Pratto, mas outras contratações sendo a pedido de Rogério Ceni ou não se revelaram extremamente fracassadas,jogadores como: Neilton, Cicero, Douglas, fora jogadores que vieram da base campeã de André Jardine, mas logo entraram na feira livre de Leco que resolveu vender cada um deles: David Neres, Luis Araujo, jogadores que poderiam ser muito promissores no ano tricolor, mas foram moeda de troca para Leco pagar as dívidas intermináveis do São Paulo,outros como: Lucas Fernandes, Shaylon não disseram a que vieram, apostas erradas de um presidente que fez um planejamento frustrado e fracassado com vendas de jogadores no meio de disputa de competições.

Campanha ruim, eliminações na Copa do Brasil e a mais vergonhosa do ano: a da Sul Americana contra o Defensa Y Justicia, enquanto o São Paulo ia sendo eliminado, eliminações e vexames aconteceram em série , uma sensação de  mais do mesmo de outros anos e outros planejamentos errados, quando a corda começou a roer pro seu lado, Leco resolveu demitir Rogério Ceni, já que o verdadeiro desmanche promovido por Leco foi muito pior para o trabalho do inexperiente técnico, Leco ao ser eleito, chamou Vinicius Pinotti, credor do clube e que tinha feito um trabalho razoável no marketing, para ser diretor de futebol, ou seja foi a mesma situação que JJ fez em 2013 e quase levou o clube ao buraco, colocar alguém que não entende nada de futebol foi outro erro enorme de Leco, Vinicius Pinotti foi o Adalberto Batista de 2017, um péssimo administrador de grupo, cuja “consultoria” externa de Muricy precisou se fazer presente para começar a melhorar algumas coisas no grupo dentre os quais o mau relacionamento dos jogadores,dentre eles um desentendimento que se tornou público entre Cueva e Rodrigo Caio.

Leco sempre teve uma postura de que não tenho a nada  a ver com os problemas do time, ao dar entrevista tempos após a demissão do treinador, afirmou que “”Não posso dizer que me arrependi, porque fiz de uma forma consciente e refletida, embora naquele primeiro momento questionasse se ele já estava em condições de assumir. Mas tantas e tão fortes foram as colocações dele de que estava pronto que eu me convenci, e fiz aquilo que acho que ninguém evitaria fazer, que era trazê-lo. Trouxemos, demos todas as condições, prestigiamos o projeto. Dei tudo e um pouco mais. Dei tudo e ainda dei o Pratto, que todo mundo queria. Infelizmente não deu certo.”, uma postura lamentável do presidente São Paulino que teve sim sua parcela enorme no insucesso da administração de Rogério no time e na campanha do São Paulo que só se viu livre graças a torcida maravilhosa que carregou o time nas costas tão bem destacado no texto de nossa amiga Vicktoria abaixo do meu,por exemplo.

A verdade é que Ceni nunca teve estrutura por trás pra desenvolver o seu trabalho, seu auxiliar Michael Beale acusou o clube de um planejamento amador, quando saiu da equipe; Logo no começo da temporada o São Paulo não teve sequer um diretor de futebol, cargo ocupado por gente inexpressiva como José Jacobson Neto que não tem folha corrida nenhuma em matéria de experiência de futebol, com a administração Pinotti para arrumar o time que ficou muito fraco chegaram alguns jogadores dentre eles Hernanes que virou o principal jogador do São Paulo e do futebol Brasileiro e que somados a Petros, Arboleda, Marcos Guilherme até melhoraram o nível do time, mas que não foram capazes de dar ao técnico Dorival Junior,contratado em substituição a Rogério Ceni, um time capaz de disputar o título do único torneio que o São Paulo disputou,o Brasileirão que o São Paulo disputou no segundo semestre e foi um tormento para o torcedor tricolor, passando quase quatro meses na zona do rebaixamento.

São erros que vamos ser sinceros não podem ser esquecidos, nenhum time pode dar certo sendo montado no meio do ano e que aumentam a sensação de que nada vai mudar em 2018, que o São Paulo vai continuar sendo uma equipe confusa e mal gerida, o São Paulo tem um dirigente que lembra os piores dirigentes de nossos adversários como Mustafá Contursi e que só trouxeram prejuízo ao time enquanto se mantiveram no poder, Leco é um dos piores, senão o mais incompetente diretor/presidente que já passou pelo São Paulo e vai precisar mudar muito a má impressão que passa a todo o torcedor tricolor.

2017 foi uma sucessão de erros do presidente São Paulino, erros que sinceramente não são possíveis de acontecer novamente, Dorival Junior não tivesse a ajuda e a consultoria de Muricy por trás, talvez não tivesse sucesso em tirar o time do z4, a torcida maravilhosa que carregou o time nas costas não merece ter dirigentes tão incompetentes e que planejam tão mal a estrutura do clube, o mínimo que todo torcedor se acostumou a ver e espera acontecer são times que disputam títulos e com jogadores comprometidos com a história e com a importância do clube, os dois pontos que ainda faltam e podem acontecer hj contra o Grêmio, são para serem mostrados ao torcedor que o que conseguimos na temporada é muito pouco, o São Paulo não pode ser coadjuvante no futebol brasileiro jamais.

Grande Abraço a Todos!

Fernando Cruz

Anúncios

65 comentários

  1. Não se engane torcedor esse time chegará na ultima rodada precisando pontuar.

    Se eu fosse um pintor faria uma obra onde estamparia :

    Leco – 47 pontos uma triste realidade.

    Curtir

  2. Está na hora de pararmos de justificar erros colocando a culpa em terceiros.
    Nao justifica-se a pessima gestao de futebol do Leco pelas eliminações e etc. Nao se justifica o pessimo time que Rogerio montou colocando a culpa no Leco. Fomos eliminados pq Rogerio nao fez um bom trabalho e ele tinha estrutura sim, apesar das vendas.
    Dj recebeu boas peças, mas num time desequilibrado e com varios jogadores em ma fase. Nao recebeu o time com condições de ser campeão, mas o futebol demonstrado deveria ser muito melhor do que estamos vendo nesse melancólico final de campeonato.
    Muito justifica-se no mundo do futebol, mas a verdade que esse ano mostrou, é que se cada um faz o seu, independente da qualidade das pessoas, é possivel ver resultados. Vasco, Botafogo, Curintia e outros estao ai pra provar isso. Isso nao isenta diretoria de ser fraca/perdida/corrupta/etc, jogador em ma fase ser titular absoluto e se achar mais do que é, técnico mediano fazer um trabalho aquém do que se espera. Apenas mostra que se no seu ambito vc é capaz, o resultado vem, independente do resto que lhe cerca.

    Curtido por 1 pessoa

    • Presidir uma instituição requer antes de profissionalismo, assumir responsabilidades. Responsabilidade em escolher seus pares baseado em experiência, seriedade, sobretudo competência. Os discursos tão rebuscados quanto incoerentes só demonstram a fragidade em vários níveis deste que ocupa a cadeira mais importante do Morumbi. Conseguiu a proeza de perder Pinotti que até então ocupava o marketing com discreta desenvoltura e jogá-lo aos leões numa função sem o menor traquejo e vivência. Usou o mesmo canto da sereia enfeitiçando Ceni. Recém aposentado, inteligente, observador sagaz, não teve humildade de trilhar o caminho das pedras, iniciando a nova jornada num clube de menor expressão e fracassou retumbantemente.
      Começou pregando austeridade e a cada tropeço do time trouxe inexpressivos com contratos danosos ao clube, claro houve acertos cirúrgicos mas empréstimos de 1 ano, sem chance de renovar. No final, mais uma temporada vexatória. Perderam-se jóias a preço de mercado mas com alta potencialidade inexploradas num momento tão importante. A marca São Paulo perde valor de mercado a cada ano. Patrocínios pífios, dificuldade em conseguir novo fornecedor de material esportivo, mídia contra no geral. Tudo contra, a não ser uma torcida fiel, cada vez mais presente, esperançosa em tempos melhores.

      Curtir

      • Exatamente Luis. O fracasso da gestao do Leco nao se da pelas derrotas, eliminações e etc. Se da por isso tudo que vc falou e muito mais. Oq quis dizer é que nos pautamos sempre pelo resultado em campo. Uma vaga na libertadorea, um titulo, talvez a avaliação sobre Leco fosse diferente. Muito iria se esquecer dar coisas que fez de errado e exaltariam os acertos. E o inverso tbm vale. Esquecem os acertos, apesar de poucos, e gritam aos ventos os erros. Tudo tem de ser equilibrado e bem avaliado. Leco tem culpa em todos os aspectos futebolísticos, ja que é o presidente. Mas o time que temos nao render como queremos, é culpa dos jogadores e do Dorival tbm.
        Como eu disse, que se cada um faz o seu, independente da qualidade das pessoas, é possivel ver resultados. Dentro ou fora de campo

        Curtir

  3. Leco exala incompetência. E a pergunta que sempre me faço é: É só incompetência ou tem algo a mais? O caso da comissão do jogador Jorginho é muito mal explicada até hoje. O clube foi condenado a pagar mais de quatro milhões de reais por erro de Leco e depois vêm gente ligado a ele que estão tentando reverter na Justiça isso (o leite já foi derramado e o dinheiro já saiu dos cofres do clube). O São de Aidar pra cá negocia jogadores absurdamente e são pagas expressivas comissões a empresários por essas negociações. O São Paulo é um clube que paga comissões em todos os casos; compra, venda e empréstimos de jogados. É um escândalo que se já normatizou e fica por isso mesmo. Se esses empresários algum dia resolverem abrir o bico a estrutura podre do futebol brasileiro cai.

    Curtir

  4. Mais um ano perdido, o SPFC vêm se apequenando com o legado do JJ e essas diretorias amadoras e incompetentes, espero que pra 2018 contratem alguém que tenha conhecimento de futebol e faça um planejamento, para que o clube possa brigar por títulos e não contra o rebaixamento.

    Curtir

  5. Infelizmente após 03 vitórias seguidas, no momento de embalarmos ficamos sem o nosso pequeno craque Cueva. Sem contar 02 jogos sem o Militão.
    Aconteceu o esperado: Caimos de rendimento e deixamos de pontuar pelo menos 04 pontos.
    Com o Cueva em campo o time é outro e todos jogam melhor.
    Sem contar que vários jogadores nossos não tem força para jogar 02 vezes por semana, entre eles o Hernanes.
    Quanto ao Pratto que decepção, teve no final a chance de empatar e desperdiçou.
    Para o próximo ano precisamos para o time titular 01 lateral esquerdo, 01 volante rápido, 01 atacante rápido e 01 centro-avante.

    Curtir

  6. Acho que só eu estou preocupado com nossos próximos jogos… botafogo (jogo sempre duro, sem hernanes 3 Arboleda), coritiba fora (sempre jogamos mal la) e bahia (outro jogo duro). Estamos jogando mal de novo e os times abaixo estao vencendo…

    Curtir

  7. Agora vem a pergunta: vocês acham que o Leco está se importando com o que a torcida acha?
    Ele não tá nem aí. Aliás, ele nem deve saber que existe uma torcida do SPFC. Quando ele fala em “coletividade Tricolor”, ele se refere aos conselheiros e aos sócios que o elegem. O futebol é um mero incômodo na vida desse velho asqueroso.

    Curtir

  8. Concordo com o colunista com relação a nossa diretoria, é cristalino a incompetencia do Leco , brigar pra se afastar da zona do rebaixamento 2 anos seguidos não é brincadeira, não é incomum no primeiro mandato você brigar pra não cair pois demora pra arrumar a casa, pode acontecer, mas 2 anos seguidos… parece incompetencia.

    Sim 2018 temos a sensação de que será igual, porque provavelmente não teremos o time desse ano, será outro, e se ficar o mesmo ele provavelmente vai querer vender pra fechar o ano no azul ou zero a zero

    As contratações feitas por empréstimo de jogadores inviaveis financeiramente como Hernanes e Jucilei só serve pra dar a sensação ao torcedor de bom trabalho, eu trouxe Hernanes e Jucilei, o futuro a Deus pertence mas pra agora temos esses grandes jogadores.

    sem manutenção de time titular, não falo elenco, mas sem manutenção de espinha o time vai oscilar pq vai precisar formar espinha primeiro depois a pele. A espinha é que vai dar sustentação ao time ao longo do ano
    O nosso meio campo pra 18 só tem o Petros e Cueva em tese o ano todo. Hernanes e Jucilei não se sabe, teoricamente são inviaveis financeiramente mas na pratica, acredito que o Leco não vai deixar o Hernanes ir embora, será ele seu cabo eleitoral, as competições estão todas no segundo semestre. Não conto campeonato paulista apesar de querer ganha-lo porque o foco tem que ser os campeonatos nacionais que dão maior retorno até pra não passar aperto como esse ano e o ano passado.

    Só não concordo com o colunista em atribuir a melhora da equipe a consultoria do Muricy, ela ajuda assim como o espetaculo assombroso da nação tricolor, mas atribuir a melhora a uma consultoria beira opinião nivel Leco. A melhora se deve a junção de todos esses fatores, torcida, Muricy, comissão técnica e jogadores cada um a sua maneira. Igual a imprensa dizer que o nosso time é só o Hernanes. Ele é importantissimo mas os outros também foram, não da pra lembrar só do Hernanes, Cueva, Petros, Big Sid, Arboleda e Militão foram importantes demais também, uma andorinha só não faz verão.

    Curtir

  9. Ano que vem será a mesma coisa. Nao temos perspectiva. Perdemos nossa identidade. Veremos nossos três rivais jogando libertadores e DJ fazendo “maravilhosas” substituições. Que tal Sidão de centroavante, heinn?
    Minha paciência com esse técnico acabou quando Cortes ( é verdade, ele mesmo) deixou Araruna no chão. Técnico miope.
    Agora a vigilância e cobranças sobre Leco tem que aumentar. Ele vai até 2020……O projeto dele de acabar com SPFC está em curso e muito bem conduzido.

    Curtir

  10. Quanto está nos custando a contratação de Maicosuel, o craque dos milhões ?
    Vamos nos preparar que vem mais um monte de jogador caro e meia de boca, a fórmula do fracasso da última década, pra alegria dos empresários amigos e suas gordas comissões.
    Haja paciência, sofrimento e humilhação.
    Sangra, São Paulo.

    Curtido por 1 pessoa

  11. Rapaz… Leco vai passar ileso a essa crise.

    A TI prometeu protestos quando o time alcançasse os 47 pontos…

    Mas é possível que o SPFC não alcance esses pontos todos…

    Ai, quando não formos rebaixados, o que só saberemos na última rodada, o ano terá acabado e ninguém fará qualquer protesto.

    Então, ano que vem, o Leco anuncia o KAKA e a galera vai ao delírio… e assim gira a roda.

    Curtido por 3 pessoas

  12. Em 5 anos , 3 deles lutando na parte de baixo da tabela, sendo que esse ano foi o mais sofrido.
    Até qdo isdo ?
    Os nossos maiores adversários nos últimos anos tiveram grandes conquistas e nós comemorando chegada de Luis Fabiano , do Kaka, recordes de públicos , aposentadoria do Ceni ; esse é nosso resumo dos últimos anos , o legado de tudo isso é sofrimento átras de sofrimento; nossos “inteligentes Gestores” não só pararam no tempo , como tbem não tiveram umas das principais situações do futebol ,
    Enquanto ficamos nos glorificando e dizendo de boca cheia pros adversários , eles vão ganhando títulos e aumentando a sala de troféu.
    O SPFC segiu certinho a cartilha pra série B em 2017, se não fosse a torcida e algumas pequenas mudanças de postura dos jogadores após a chegado do Hernanes e a mediocridade de alguns adversários teríamos um final de ano trágico.
    Muita coisa tem que mudar pra 2018 , chega de patifaria , chega de promessas de bla bla bla , de ser achincalhado e zuado pelos adversários ou retomamos o trilho das vitórias e conquistas , com planejamento, comando , gestão e humildade ou em algum momento não consiguiremos mais encher a boca pra dizer que

    Curtir

  13. Eu to rezando para que não haver classificação para pré-libertadores. Pq ai meus amigos, teríamos que aguentar o Leco & Cia se vangloriando e dizendo que conseguiram atingir a meta da Libertadores 2018.

    E pelo visto ano que vem será a mesma coisa.

    Curtir

  14. Esse senhor leco me dá nojo:

    Alguém lembra do ricardo gomes que esse senhor foi buscar no botafogo ?

    Alguém se lembra do 6 x 1 pros travecos ( time reserva)…esse foi o cartão de visita do senhor leco.

    Eu me lembro do zanqueeta detonar esse sujeito e muitos o defendiam tá aí o resultado…depois de uma libertadores ilusória em que nos classificamos na bacia das almas e o primeiro time descente que nos enfrentamos tomamos um vareio de bola o Atlético Nacional ( em casa e fora também)

    Vexame seguido de Vexame…..

    Ele vai fazer o simples ano que vem….vai colocar o Kaká no lugar do Hernanes e se vira nos 30.

    O jucilei não fara falta um volante lento que só penteia a bola, prende bola e não tem neguma penetração na área( em resumo não marca e não conclui).me lembra o maicom feijoada.

    Curtido por 1 pessoa

  15. Enquanto isso os gambás ganhando o hepta, em pensar que há 10 anos estavamos 3 títulos brasileiros a frente, hoje estamos 1 atrás. Isso para mim é o pior de tudo

    Curtir

  16. Depois do Tri Brasileiro, segue as conquistas do SPFC :

    2009 Time Grande não cai.
    2010 Time Grande não cai.
    2011 Time Grande não cai.
    2012 Campeão da Copa Sul Americana
    2013 Time Grande não cai ( sufoco )
    2014 Vice Brasileiro por isso time Grande não cai.
    2015 Time Grande não cai.
    2016 Time Grande não cai ( mais um sufoco )
    2017 Time Grande não cai ( o pior sufoco de todos e ainda nos restam 2 pontos)

    PARABÉNS A TODOS OS ENVOLVIDOS.

    Curtir

    • Cara, eu apoio esse projeto. Assim o dinheiro não some pelo menos. Com um bom departamento de Scout, uma boa diretoria, uma boa base e uma boa comissão técnica isso é perfeitamente possível ainda montando times competitivos. O problema é que agora a gente não tem mais quem vender. Nosso elenco é cheio de emprestados, refugos e jogadores velhos. Os únicos que temos pra vender são defensores que valem bem menos no mercado. O problema é que o clube não para de fazer novas dívidas. Que que adianta pagar 50 milhoes em dívidas se depois vai emprestar 60 milhoes pra jogar no lixo que nem esses bandidos tem feito…

      Curtir

      • Vc vender 148 milhões em 1 ano, estamos falando de 74 milhoes serem revertidos para pagamentos de dividas, pq não adianta se iludir não vai ser em três anos pq a divida sempre vai aumentar e circular…um clube como o spfc tem receitas de tv, marketing, sócio torcedor, bilheteria, shows onde estão todas essas receitas? No bolso dos caras? Pq tá na cara que a desculpa será, precisamos vender jogadores, nunca teremos um time e vimos esse ano que quase (se não custar ainda)custou caro essa transição de venda.

        Curtir

        • Cara, veja quanto dos juros da dívida come do orçamento todo ano. 74 milhoes pra pagarmos dívidas em um ano ainda é pouco.
          A dívida aumenta por incompetência da diretoria. A desculpa de que “ela vai aumentar de qualquer jeito” é muito fraca. Ela tem que diminuir e é possível diminuir. Precisa de gente competente pra isso acontecer.
          Do mesmo jeito que o clube tem receitas de tv, marketing, socio torcedor, bilheteria, o clube também tem despesas que vão além de apenas contratar jogadores. Temos por exemplo a terceira folha salarial mais cara do país por pura incompetência da diretoria.
          Pagamos muito mais caro na temporada por desmontar e montar o time no meio do ano e por colocar um treinador inexperiente por motivos políticos e depois substituí-lo por um fracassado do que por outra coisa. E isso foi culpa do Leco. Podíamos muito bem ter segurado vários jogadores como Luiz Araujo e Lyanco pra vendermos agora no final do ano. Com certeza estariam mais valorizados.
          A desculpa será que precisamos vender jogadores enquanto tivermos uma dívida pra pagar independente do projeto. O projeto tem a intenção de diminuir a dívida pra essa desculpa acabar. O projeto não obriga o clube a vender os jogadores e nem estabelece que o dinheiro para pagamento da dívida tem que vir só da venda de jogadores, mas estabelece que se vender, tem que pagar um pouco da dívida e isso é justo. De que adianta vender o Luiz Araujo por 30 milhoes se vai lá e gasta essa grana com Maicosuel, Aderllan, etc?
          O problema disso tudo é o péssimo gerenciamento de dinheiro dessa diretoria incompetente e o projeto tem como objetivo obrigar a diretoria a ter um pouco mais de responsabilidade com o pagamento das dívidas (deveria ter um projeto quanto a criação de novas dívidas também) e isso é benéfico.
          E além de tudo isso, esse ano mostrou que ter menos dinheiro para contratar pode significar mais responsabilidade na hora de gastar. Pega Palmeiras e Flamengo que gastaram rios de dinheiro em jogadores medíocres e incharam o elenco com 3, 4 jogadores caro por posição e o Grêmio que com pouco dinheiro fez contratações mais baratas, porém cirurgias para suprir as necessidades do clube.

          Curtido por 1 pessoa

  17. Antigamente contratávamos destaques das outras equipes (menores ou não) ou jogadores voltando as vezes em baixa da Europa, mas com passagem pela seleção ou de muito potencial. Tinham tido destaques na temporada anterior a chegada ao SP Fabão, Rodrigo, Cicinho, Josue, Mineiro, Grafite, Danilo, Marquinhos, Velber, Alex Dias, Aloisio Chulapa, Borges, etc. Luizao, Junior, Cesar Sampaio, Amoroso eram jogadores de seleção que estavam em baixa até pela idade.

    E assim foi até mesmo na péssima gestão do JJ onde contratamos Rhodolfo destaque do Atlético-PR, Toloi há anos jogando muito bem no Goiás, Osvaldo tinha feito um ótimo 2011 no Ceará. E por isso, mesmo nos anos ruins de 2009-2013 ainda chegamos perto de ganhar o BR de 2009, a libertadores de 2010 (maldita pausa), em 2012 ficamos em 4° no BR (melhor do returno), semi da copa do BR e título da sula.

    O problema é que agora só temos contratado refugo dos outros times. Em 2016 trouxemos Mena fracassado no Santos e Cruzeiro, Kelvin fracassado do Palmeiras, Ytalo que não era um dos destaques do Audax como Tchê Tchê e Camacho, Douglas dispensado da Ucrania, Jean Carlos e Robson que eram regulares na série B. Em 2017 trouxemos Neílton refugo do Cruzeiro, Thomaz de 31 anos jogando na Bolívia, Cícero velho com péssimo custo benefício, Edimar 3° reserva do Cruzeiro, Maicosuel reserva do Galo e por aí vai. Além de montar times de aluguel com 7, 8 emprestados no elenco.

    Agora vamos falar no ano que vem. Palmeiras ligado a Diogo Barbosa titular que foi bem no Cruzeiro e David destaque do Vitória. Corinthians ligado ao Zé Rafael um dos destaques do BR. E a gente? William refugo do Inter que não deu certo na Europa, mas nem pelo Inter mostrou algo interessante, Fernando Bob (dispensa comentários), Walter reserva do Corinthians, Victor Ferraz refugo do Santos que a torcida odeia, contratação definitiva do Edimar. Mais empréstimos como o Gabigol. Então o ciclo tá se repetindo. Ano que vem vai ser outro ano vendo rivais comemorar títulos e a gente comemorando décimo lugar e empate com a Chape em casa.

    Curtido por 1 pessoa

    • Acho que naquela época pensávamos mais em formar um bom time para os padrões daquele tempo do que ter jogadores estrelados e temos que resgatar um pouco disso. O Grêmio está indo a final de libertadores com um monte de refugo de outros times.

      Se pensarmos em formar bons times, talvez até caras como Thomaz ou Edimar podem ser úteis.

      Curtir

  18. Para mim, é muito claro.

    Se ninguém ser um jeito de botar dinheiro no clube e gente competente e compromissada, vamos continuar dependendo da sorte.

    É a nossa realidade atual. Os mais jovens de dentro do clube precisam se envolver com política com mais força. O poder não vai cair no colo de ninguém.

    Curtir

  19. Leco não pode nem ser comparado a Mustafá Contursi, Alberto Dualib, Marcelo Teixeira, Eurico Miranda e Petralha. Afinal, por mais nefastos que tenham sido para seus clubes, todos foram campeões de alguma coisa.

    Curtir

  20. Resultados negativos realmente fazem alguns torcedores a falar as coisas na base da emoção acima da razão.

    Parece que algumas pessoas não entenderam ainda que o clima do antigo treinador já não existia e com isso veio a saida dele do clube. Isso não teve nada a ver com estrutura ou vendas de jogadores mesmo porque outros treinadores já fizeram seu trabalho em uma estrutura menor. Veja exemplo daquele Batista que treinou o Palmeiras esse ano a qual foi treinador em uma equipe do Nordeste, acho que é o Sport. Em sua estréia como treinador a qual era sua primeira experiência já conquistou o Pernambucano e a Copa do Nordeste. Sobre as vendas, de todos que foram vendidos só 2 eram usados, então não vejo que isso sirva de desculpas pelo desempenho pífio do antigo treinador.

    O que ocorre segundo um conselheiro que falou para mim no facebook foi que ele tinha uma rejeição enorme entre os conselheiros. A medida que o futebol do antigo treinador não convencia e ele não reconhecia seus erros, os conselheiros começaram a pressionar o Leco que até então não cogitava a saida do antigo treinador, mas devido a pressão, ele teve ou quis fazer o que todos sabem a qual é a dispensa do velho treinador para colocar um treinador já gabaritado na àrea.

    Em outras palavras, o que levou a saida do antigo treinador foi o clima do vestiario a qual já não estava bem, a pressão dos conselheiros e lógico o desempenho pífio quando estava em seu comando.

    Curtir

  21. Numa leitura rápida do artigo, eu estava propenso a dizer que o texto é bom, até ler que se “Dorival Junior não tivesse a ajuda e a consultoria de Muricy por trás, talvez não tivesse sucesso”. Então, diante desse sonho do articulista, procurei observar no texto se havia outras impregnações ilusórias – desculpe amigo, não dá para elogiar o genérico.

    Vi ontem a sagração do campeão brasileiro de 2017 e fiquei indignado com o São Paulo Futebol Clube. O rival tem uma situação financeira horrível e um elenco apenas mediano, quase o mesmo que perdeu no início deste ano para Rogério Ceni nos Estados Unidos, mas tem uma capacidade de administrar o futebol de fazer inveja aos demais clubes no Brasil, ao contrário do São Paulo que perdeu esse status há anos. E, desgraçadamente, para o futebol brasileiro falido, o atual campeão é um timinho sem capacidade de competir com os clubes de ponta da Europa,

    Não há alternativa para o São Paulo, senão mudar o Novo Estatuto (que já nasceu morto) e o modelo político de administrar o futebol (hoje uma ação entre amigos que afunda as finanças e deixa para o próximo eleito resolver), em benefício de um modelo de “futebol empresa”, como os observados na Europa e nos Estados Unidos. Sem isso, amigo são-paulino, vamos ficar eternamente lamentando. Eis a verdade!

    Curtir

    • Concordo Pedro, e diria mais: Com esse time, os gambás não tem capacidade de competir nem com os melhores times da América do Sul, mas mesmo com uma diretoria notoriamente corrupta e falidos por causa da Arena Lulão, eles conseguem gerir seu futebol de uma maneira que há anos não conseguimos!!!

      Curtir

  22. O maior legado que esse título gambá pode nos ensinar dentro de campo, é que eles mantiveram desde a época do Mano Menezes um padrão de jogo, que é bem feio, mas que dá resultado, quando tentaram trocar, se deram mal e voltaram ao que já sabiam…
    A gente, a cada 6 meses muda de treinador e o time inteiro, perdemos o padrão de jogo e temos que ficar reconstruindo o time no meio do campeonato, e quando vai ver, até acertar o time, os outros já passaram na nossa frente!!!
    Em termos diretivos, nos falta gestão de futebol para blindar o time das cagadas da diretoria…

    Curtir

    • João,

      Acontece que o Leco procura sempre tomar medidas pra se manter no poder visando se reeleger, tentantando agradar conselheiros e torcida no caso a parte que for maior dela visto que nem sempre há unanimidades.

      Por exemplo, ele fala: “Eu trouxe Pratto que todos queriam”. É uma forma de minimizar responsabilidade e assim ter manter o poder perante conselho.

      Ele trouxe os pedidos do Rogério, outra forma de minimizar a responsabilidade dele tipo olha eu contratei quem ele pediu “dei toda a estrutura a ele”. No caso da demissão dele acredito que ele tenha feito isso somente por conta de atender a pressão de conselho e de parte da torcida que se dividia na demissão do ídolo.

      Daí vieram as contratações do meio do ano que também servem de combustivel pra ele se manter pois trouxe um ídolo Hernanes que é sua grande arma politica ainda que seja momentaneo porque são empréstimos que vão ser futuras dores de cabeça pra ele ano que vem, pois se contratar ele compromete as finanças e o futuro a curto prazo da equipe, teria que vender jogador pra fechar 18 no azul ou zero a zero e se não contratar …

      Infelizmente Leco é um politico que utiliza o futebol do clube pra se manter no poder tomando medidas populista. Pra se montar uma equipe competitiva com pouco dinheiro precisa tomar medidas impopulares que a torcida e conselho não tem a paciencia necessáriae então optam pelo caminho mais curto ainda que não seja o melhor que é fazer o que conselho e torcida querem.

      Vai levar um tempo até que alguem tenha coragem e consiga fazer isso. Manutenção de elenco e comissão técnica. O cara de areia mijada fez isso na escória, implodiu de dentro pra fora e com mão de ferro tomou as medidas impopulares que precisava é odiado pelo conselho pq não fazia o que queriam.

      Continuo na torcida pra que possamos algum dia ter um presidente que consiga com humildade montar um time competitivo que dure por alguns anos e não faças as coisas somente por pressão alheia tendo um time por semestre. Tenho fé.

      Curtir

    • Perfeita sua análise, o padrão montado e seguido eh o segredo dos títulos, eh só relembrar que fomos campeões de tudo quando tivemos um esquema por anos, o 3-5-2, montado pelo Cuca, aperfeiçoado prlo Leão e Autuori, era fácil porque procurava as peças que se encaixavam melhores no esquema, quando um não funcionava, buscava outro, mas a base se mantinha.
      Claro que também contamos com a competência do presidente MPG pra montar um time forte, barato mas competente, ai foi só sucesso.
      Quando o SPFC mudou essa filosofia e passou a contratar qualquer técnico, entrou no.ralo, e quem foi o imbecil que contratou porcarias como Adilson Batista, Baresi, Carpegiane ? O TRASTE do Juvenal, que não só destruiu a estrutura vencedora do clube na política, esportiva e de bastidores.
      SPFC paga o preço da arrogância, da soberba, da corrupção do seus inúteis conselheiros, mais preocupados em se beneficiar do.clube do que beneficiar o clube.
      Esse.legado deixado pelo traste trapalhão do Juvenal está nos seus sucessores, Aidar, Leco, Natel, Mansur e Cia ltda, ambos com vícios do convívio nefasto com aquela figura grotesca safada do sr. Juvenal, o câncer do SPFC.
      Parabéns aos conselheiros, que tiveram a oportunidade de.mudar a história a favor do clube, elegendo o Pimenta ao invés desse arremedo de presidente, o Lero Leco, mas mais uma vez deixaram o clube de lado e pensaram nos benefícios próprios, inclusive o sr. MAC wue votou e apoiou esse lixo.

      Curtir

  23. Agora falando sobre o resultado de hoje no Certame Brasileiro.

    São Paulo pelo que sei não conseguiu alcançar seus objetivos no torneio ainda tendo o Grêmio Portoalegrense conquistando sua vitória em Porto Alegre. Porém, não é o fim do mundo, não é algo a se desesperar especialmente quando se sabe que tem mais dois pontos a necessitar. O Grêmio era favorito pois é um dos finalista da Copa Libertadores da América, então pelo que foi o placar e analisando a situação das duas equipes, o futebol do São Paulo mostra que está melhor que antes mesmo perdendo. O problema do São Paulo é que estava desfalcado e o SP depende muito do Cueva. Lógico, há muita coisa a melhorar, mas tenho certeza que os jogadores sabem disso e vão fazer tudo para voltar a vencer em seu próximo prélio.

    Curtir

    • Não sei se você assistiu o jogo.

      Mas o grêmio dominou.

      O SPFC não conseguia chegar no gol.

      O primeiro chute a gol do SPFC foi do hernanes, praticamente um recuo, aos 41 do primeiro tempo.

      O futebol que o SPFC mostrou ontem não foi tão melhor assim…

      Sou a favor da manutenção de qualquer técnico e que deem as condições para que ele trabalhe.

      Acho que o Dorival deve ser mantido e o planejamento do futebol deve passar por ele…

      Só ano que vem, depois de um trabalho mais solidificado será possível avaliá-lo e traçar metas…

      Curtir

      • Pra variar, o time do Burrival não existe fora de casa, não sei se são os jogadores vagabundos que só se esforçam quando estão em casa, com medo da torcida, ou se eh o pífio Dorival.com desempenho assustador fora de casa ou se eh a falta do Cueva.
        Esse técnico na minha opinião eh fraco,.devemos começar tudo do zero com um técnico que saiba montar esquema e seguir esse esquema que deve gerar sucesso no futuro.

        Curtir

    • Eu entendo seu raciocínio Mitsuo, o problema é que estamos ficando para trás em tudo, e não é uma crítica passional e sim extremamente racional. Financeiramente estamos ficando ano após ano aquém de gambás e flamengo, a disparidade está aumentando, e não somos mais um clube atrativo como já fomos um dia. É muito séria a situação da instituição SPFC, eu diria que é calamitosa de uma forma que não ecoa aos 4 cantos, tudo é feito de forma extremamente pérfida la dentro.

      Curtir

  24. Por tudo que foi mencionado não se tem como isentar a gestão do fracasso. Um clube pode até ter um presidente fraco como o Leco, desde que tenha uma diretoria competente, pessoas que realmente entendam de futebol e que ele possa cobrar resultados, a descartada figura de um diretor de futebol não é extremamente necessária, a de um diretor executivo deveria no mínimo ser executada por alguém que tenha o mínimo de experiência no meio.

    O São Paulo atual mais parece uma pequena empresa familiar onde se coloca fulano na área financeira porque era bonzinho de matemática na escola, beltrana na organização por ser uma boa dona de casa, sicrano no marketing porque está desempregado e por ai vai.

    O clube colhe apenas os resultados de suas péssimas escolhas e 2018 não será diferente se continuarmos plantando errado. Podem manter o técnico e até realizar boas contratações, se não mexerem na estrutura podre, o resto desaba fácil.

    Curtir

    • Tem sim.

      Falei com alguns conselheiros, aqueles sabidos de futebol, e o problema não é a gestao.

      Da sim pra viver com um time a cada 6 meses. Is jogadores ficam super comprometidos, o entrosamento vem fácil e, por incrível que pareça, até ajuda na identificação do jogador com o clube. Todos viram super sao paulinos e dao o sangue por esse semestre maravilhoso que é o resort do Sao Paulo.

      O problema são esses técnicos meia boca que não conseguem desenvolver um trabalho decente. Até parece que em algum lugar do mundo a continuidade deu resultado. Nunca vi isso.

      Relaxa que o título vem.

      Curtido por 1 pessoa

  25. A partir de 2018 completaremos 10 anos sem títulos, é até difícil de acreditar mais é uma realidade. Hoje em dia eu nem tenho argumentos para “zoar” os torcedores rivais. Chega de viver do passado, precisamos de títulos importantes, o título da sul-americana de 2012 sequer é lembrado. O duro é que teremos que conviver mais alguns anos com esse cone que se diz presidente.

    Uma coisa eu digo, se continuarmos nessa “nhaca” de anos e anos sem ganhar nada, os rivais já vão estar ai com 4, 5 títulos de libertadores e mundial, fora os brasileiros.

    Curtido por 1 pessoa

    • Calma. Segundo uns conselheiros que falei, ta tudo perfeito, o problema são os técnicos que perdem o vestiário.

      Esse negócio de trocar de time a cada 6 meses, a instabilidade pela omissão do nosso super presidente e o ambiente do clube em nada influencia.

      Relaxa.

      Curtir

  26. Entra ano e sai ano e as espectativas são cada vez menores. Sinceramente pelo que vejo, o planejamento do ano que vem promete ser tenebroso. Ou surgem 03 mulques mto bons de Cotia que ajudem a elevar o nível tecnico do elenco, ou 2018 será mais um ano brigando pra não cair.
    Não nos esqueçamos, que Jucielei vaza em janeiro, hernanes e cueva, devem vazar em julho. Rodrigo Caio e Pratto deverão ter propostas tbm…Arboleda é um ótimo zaguero. Podemos ter mais um desmanche no elenco, e a direção ja se mostrou inapta em nos fazer trilhar o caminho dos títulos.

    Curtir

  27. Alguém entre nós sente falta do Dagoberto Animal? Pois é, acabei de ver um video intitulado “Em paz nos EUA, Dagoberto critica futebol brasileiro: “Eu não aguentava mais”; (Entrevista Completa)” e ele fala como está sua vida nos EUA. Ele disse muitas coisas que faz sentido. O futebol brasileiro realmente tem muito que mudar, mas vou deixar vcs verem o video pois é melhor. Detalhe: está no youtube.abs!

    Curtir

  28. De minha parte só digo que pra mim são anos e anos de má gestao com pessimos gestores, desde o maldito terceiro mandato de juvenal juvencio as coisas desmoronam no clube, vivemos uma fase de dirigentes arcaicos que pararam no tempo e acham q fazer futebol nos anos 80/90 é a mesma coisa hj, o tempo parou no SPFC, após as grandes conquistas de 2005 – 2008 as pessoas se acomodaram demais, o rotulo de soberano deixou todos arrogantes e eles deitaram na zona de conforto, acharam que o sp tinha o melhor em tudo entao nao precisava correr atras de mais nada, nao precisava se reinventar a cada ano, melhorar e se atualizar pra permanecer no topo, enqto isso outros times correram atras, e hj ficamos pra trás.
    Dirigentes totalmente incapazes como Aidar e Ataide Gil Guerreiro que viam no clube uma caixa forte de dinheiro, oportunidade de conseguir lucro facil atraves de corrupção e negocios obscuros, e tiveram o fim merecido.
    Hoje vejo em Leco a imagem da incompetencia e despreparo, de alguem que nao estava e ainda nao esta preparado para presidir um gigante como o SPFC, alguem incapaz de levar esse clube ao seu verdadeiro lugar que é brigando por titulo, suas decisões todas movida mais por pressão ou impulso do que simplesmente planejamento e estudo, pouco conhecedor de futebol, que tbm se cerca de pessoas completamente incompetentes nesse assunto, e inves de buscar profissionais que tenham experiencia na gestao de futebol, prefere se cercar de amadores como Pinotti que entrou no clube servindo de mecenas pra comprar jogador. Temo pelo nosso futuro na gestao Leco, ate o fim de seu mandato eu temo que o pior possa acontecer ao SPFC, e que em seu comando possamos passar por uma das maiores vergonhas de nossa historia que seria um rebaixamento.

    Curtir

  29. A realidade é que hj sofremos as consequências das má gestões do passado e futuramente sofreremos com as sequelas da má gestão atual do Leleco.
    Não querendo comparar mas a diferença para os gambás foi que eles tem a mesma má administração devendo até as calças, porém mantiveram um trabalho e um técnico do inicio até o fim…

    Curtir

  30. Execelente post, analisa a situaçao mesmo dos últimos 4 semestres (quatro semestres). Do jeito que evitam admitir que o ‘Presidente’ é o maior culpado até parece que estamos falando de um Laudo Natel, Cícero Pompeu de Toledo, José Eduardo Mesquita Pimenta, Paulo Machado de Carvalho ou Roberto Gomes Pedroza.

    A situação tava ruim antes do Ceni. A situação continuou ruim com o Ceni (e sim ele tbm não teve capacidade de melhorar) e a situação continua ruim depois do Ceni. A constante aqui é a presença do Leco, este esteve presente em todos os momentos desde o início de seu mandato em que estamos sofrendo.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s