A frase, ecoada aos quatro cantos pelos são-paulinos, mostra que o gigante continua com o coração batendo forte, sobrevivendo a turbulências que parecem nunca mais abandonar a vida do clube, que outrora, era modelo de tudo: Gestão, comportamento e claro, futebol.

Realmente o São Paulo nunca caiu. Não importa o quanto detratores se esforcem em dizer o contrário.

A frase, tão orgulhosamente decantada, entretanto,  começa a deixar de fazer sentido.

Falada um ano é ótima. Falada dois é perigosa. Falada três, é sinal claro que as coisas desandaram de vez. Esse “mantra” adotado por parte da torcida é algo de extrema pobreza.

Se time grande não cai, time grande também disputa títulos cabeça a cabeça. Time grande caminha pra frente, com o interesse do bem comum (o torcedor) em primeiro plano. Nunca e jamais os interesses de poucos que vaidosos e muitas vezes incompetentes não olham além do próprio umbigo.

Time grande tem em seu passado seu orgulho, em seu presente a hombridade e a luta que atrai novos torcedores pela postura e dignidade que mostra. Seja competindo pelo título ou a até por uma posição honrosa no final do campeonato. Time grande que foge de rebaixamento por um, dois ou até três anos em quatro, já está deixando sua grandeza de lado. Infelizmente.

Dando mostras que desandou de vez, nosso tricolor tem um diretor de futebol que tem como grande e principal “reconhecido conhecimento na área” ter sido zagueiro de uma escola. Sim, o notório saber vem por ter jogado futebol na escola. Ao ser indagado (por um conhecido apresentador) se Dorival tinha chance de ser mandado embora, respondeu: Dorival tem chance zero de ser mandado embora. “Ele é um puta cara legal “…. Dedicado… Bla bla bla… Sim. Em primeiro lugar Pinotti acha Dorival “um cara legal” (wtf?).

Nosso presidente não só apoia o diretor como acha ele o máximo.

Pra piorar, parte da torcida comprou a idéia que pra criticar é preciso esperar o time escapar do rebaixamento. Leia-se: todo ano agora não podemos criticar absolutamente nada, já que faz pelo menos quatro que estamos nessa espiral sem fim.

Nada melhor pra presidente e diretor incompetentes do que essa máxima. Ficamos o ano inteiro numa draga danada e não podemos falar nada. Só no natal. Pedir pro papai noel, quem sabe, dar um time melhor no ano seguinte. Já que os dirigentes não conseguem ter competência pra isso.

A novidade, pra quem ainda não entendeu, é que time que todo ano está fugindo do rebaixamento está se apequenando e manchando a sua história.

E não, não adianta vir com historinha: “ah mas se estivesse ganhando ninguém tava falando nada, olha o líder lá, gestão cheia de problemas e vai ser campeão”. Isso é papinho pra boi dormir. Se eles ganham todos desorganizados, sorte deles. Não temos essa sorte faz MUITO tempo. Então TEMOS que correr atrás do tempo. Profissionalizar, colocar gente que entende. Gente que estuda, gente do meio.

Chega de exemplos de gente que cai de paraquedas em funções tão importantes e de interesse público. Já estamos cheios destes exemplos na política. Não é preciso muito pra entender pra onde o país está caminhando, justamente por esse povo que está, esteve ou estará no poder, sem mera competência pra ser sequer zelador de prédio.

O que será de 2018? A repetição cansativa e decepcionante que tem sido recorrente pro torcedor? Ou um ano de mudança?

Está na hora do SP realmente provar o quão grande é. E realmente não é escapando de rebaixamento por mais um ano que fará isso.

Carlos Bomfim