Eterno Retorno no São Paulo

Em junho de 2016 o São Paulo vivia uma novela daquelas, beirando o mexicanismo essebetista dos anos de 1990. Sem a figura de Rogério Ceni, aposentado, o clube e a torcida apostavam suas fichas no zagueiro Maicon que com menos de 4 meses jogando pelo clube já era chamado de ídolo. No dia 26 daquele mês o clube anunciava a maior contratação da sua história. Por 6 milhões de euros mais 50% dos passes de 2 jogadores promissores da nossa vitoriosa base, enfim tínhamos um grande ídolo novamente. “Digam a todos que fico!” esbravejava o xerifão em um vídeo institucional do clube. Em 12 meses, depois de ser expulso no jogo mais importante dos últimos anos para o clube, numa semi-final de libertadores, de perder a braçadeira de capitão e o posto de líder depois de seguidas falhas, o zagueiro foi vendido para o Galatasaray por 7 milhões de euros. O clube em festa recuperava-se de uma loucura.

As decisões que o São Paulo tomar para o próximo ano, dirão se o clube e seus dirigentes, tão acusados de amadorismo, aprenderam alguma coisa com a experiência da compra de Maicon. Naquele período o clube estava mal e precisava de um líder. A direção atuou no calor de sua torcida e fez um negócio que poderia ter rendido um prejuízo gigantesco ao clube. Para o ano que vem dois casos parecidos podem ter o mesmo desfecho: Jucilei e Hernanes. Sem dúvida os dois são importantes para o São Paulo. Ainda mais Hernanes, cria do clube e que comprovadamente é o responsável pela ascensão do time que caminhava pela primeira vez para a série B do campeonato brasileiro. A questão é: será que a história se repetirá? Jucilei foi comprado pelo Shandong Luneng por 8,5 milhões de euros e tem 29 anos. Hernanes foi comprado pelo Hebei Fortune por 10 milhões de euros, tem 32 anos e ganha 26,4 milhões de reais por ano.

Penso que ambos voltaram a jogar no Brasil para tentar uma vaga na seleção brasileira, Hernanes é o mais cotado. E depois disso? A diferença entre o “clube-empresa europeu” e o “clube do povo brasileiro” está no desfecho de Maicon em 2016. Contratar um jogador por um valor astronômico para os padrões tupiniquins, sabendo que o jogador não é  mais jovem e que as chances de recuperar o valor no futuro são bem pequenas é a visão amadora e irresponsável que quebrou a maioria de nossos clubes. A não ser que o negócio da China aconteça esses dois jogadores devem seguir os seus caminhos e retornar para seus clubes. Os times vencedores do São Paulo foram feitos com baixo orçamento e muito talento para escolher cada integrante do elenco. Falta talento para tal apontamento. O São Paulo não tem essa figura que entende de mercado e faz grandes escolhas. Para o próximo ano o elenco do São Paulo precisa dar espaço para a base ao invés de ficar com jogadores medianos como Denilson, Bruno, Buffarini, Marcinho, Thomaz, Aderllan, Jonatan Gomez, Maicossuel (eterno machucado) ou como preferiu ser chamado Maico (quem?) e Welligton Nem.  É preciso definir logo a permanência do Dorival e para a vaga de Jucilei que vai embora no dia 31 de dezembro, tratar do retorno de Hudson e Wellington que vem jogando muito bem no Vasco. Ainda tem o Artur que joga nos EUA. Para a lateral Reinaldo e dois nomes para a direita. Um meia para atuar na reserva de Cueva e um centroavante que saiba fazer gol. O Pratto é aguerrido mas futebol não é MMA e ele não marca gols como um atacante precisa fazer. É mais uma contratação duvidosa. Por 6,2 milhões de euros poderíamos ter trazido alguém mais fulminante na frente. Enquanto isso o Gilberto, que é fulminante na frente vai embora. Essa peça de reposição será fundamental para o sucesso no próximo ano.

Portanto, é preciso ter calma, coerência e principalmente profissionalismo. Deixar que os torcedores torçam e fazer o que se espera de dirigentes, que façam o melhor para o clube.

Rodrigo C. Vargas é jornalista, literato e estudante de psicologia. É filho, neto e bisneto de são paulinos – rodrigocvargas@gmail.com

 

Anúncios

171 comentários

  1. Bem verdade que ninguem pode prever o futuro; porém, não é tão fácil julgar sobre o caso Maicon. Não creio que ele era mal zagueiro, fez muito pelo tricolor, mas devido a algumas coisas ele acabou entrando em péssima fase. Culpa da diretoria? Não dá para dizer. Culpa do técnico? Pode ser. Acredito que ele se abateu muito depois daquele jogo da semi-final e nunca mais conseguiu se recuperar disso. Talvés se ele pegasse um técnico que cobrasse dele e apoiasse ele em momento como ele estava passando, talves recuperaria e voltaria a jogar. A questão que o São Paulo nos ultimos anos não teve nenhum técnico que cobrasse dentro de campo e fora dele e lógico alguém que desse apoio, uma força aqui e ali, e assim vai.

    Curtir

    • Muricy não cobra, Osório não cobra, Bauza não cobra… tá certinho. Três treinadores experientes e vencedores passaram pelo clube nos últimos 4 anos (fora 2 novatos e o Ricardo Gomes, que nem técnico dá pra considerar), mas nenhum deles sabe cobrar seus atletas…

      Esse malabarismo todo pra passar o pano pra incompetência da diretoria?

      Maicon teve o exato mesmo problema em Portugal. Falhou durante jogos, foi criticado e não aceitou, forçando a saída. Não tem nada relacionado à falta de apoio.

      Aliás, justamente pela carência de representação (e ídolos) dentro de campo, Maicon foi é muito apoiado pelo torcedor do clube e também pelas comissões técnicas com as quais trabalhou.

      O texto questiona o negócio realizado pela permanência dele, feito nas coxas e na base da correria. Maicon sequer estava no planejamento de 2016, pois Breno foi “vendido” para o Bauza como estando em perfeitas condições de saúde para aguentar o ano.

      Jogou 1 partida e teve que operar o joelho. Por sorte definiram a operação antes de fecharem as inscrições para a fase de grupos da Libertadores, então houve tempo de contratar outro zagueiro, mas – como tudo que é feito de última hora – a negociação foi péssima pro SPFC, não prevendo a continuidade do atleta até o final da Libertadores, por exemplo, tampouco estabelecendo um valor fixo para compra.

      Aí toma mais negociação mal feita e na correria quando o Maicon se destacou durante a Libertadores e precisavam dele para as semifinais do torneio.

      Um escárnio com nome, sobrenome e rubrica: Carlos Augusto Barros e Silva.

      Curtido por 2 pessoas

        • Nenhum técnico no Brasil cobra igual ao Telê. Os tempos são outros e os jogadores são extremamente mimados, seja por empresários, seja por dirigentes que não manjam de futebol.

          Essa situação não se restringe ao Brasil, basta ver como grandes clubes têm problemas com suas estrelas e treinadores também na Europa. Um exemplo recente é o Bayern com Ancelotti.

          Quem não tem capacidade de analisar a situação é você e seu discurso patético que sempre tenta passar pano pra cartola. “Ain, quem me dera entrar no blog e não ler sobre política”.

          Vá pro site oficial que lá com certeza ninguém crítica os cartolas e tudo é perfeito no clube.

          Curtir

  2. Apesar da moderação me achar “dissimulado”, como foi exposto aqui para todos, no qual fiquei muito chateado, mas volto a dar minha opinião em respeito a colegas como você Mitsuo, sempre coerente, sem qualquer política no clube ou sem emoção, concordo com você, nosso problema é uma comissão técnica competente, más administrações não refletem no campo de jogo.

    https://blogdopaulinho.com.br/2017/11/14/corinthians-sera-campeao-apesar-da-administracao/

    Tem clubes piores que o nosso, com 10 Lecos por lá, e são vencedores, Curintia é o exemplo, 2 brasileiros e 1 paulista em 3 anos, é lá a coisa é bem pior….

    Tite levantou a seleção na Casa bandida da CBF, e por aí vai, trabalho dentro de campo sendo bem feito rende frutos.

    São Paulo FC de hoje paga o preço do medíocre trabalho do 1° Semestre, isso é fato.

    Abraços.

    Curtido por 1 pessoa

    • Concordo FBN. Muitas pessoas criticam a diretoria que por sinal já fez muitas besteiras também, mas não se pode culpar a diretoria somente. Há vários fatores para um clube como o SP não ter sucesso nos ultimos anos, só que a maioria dos torcedores não tem capacidade devida de analisar de forma calma e imparcial.

      Sobre o caso da moderação FBN. Eu até concordo com sua colocação sobre alguns assuntos e tópicos que são abordados aqui, mas acho que para o seu bem melhor não falar sobre esses assuntos mais pois o povo não está preparado para ouvir. Além domais, já foi falado se vc falar sobre isso, vc pode ser bloqueado. Eu não quero que vc seja bloqueado, então acho que melhor não falar mais sobre o Rogério e outros assuntos por aqui.

      Curtir

          • Da-lhe Xerife!
            Essa agora dos 2 amigos ficarem trocando figurinhas e jogando indiretas
            para a Administração e demais participantes do Blog é demais!

            E Mitsuo, vou pedir licença aos demais colegas e fazer um pedido como
            um dos muitos participantes aqui no blog: pare de ficar querendo bancar
            o Douto, que sabe tudo, com capacidade para criticar a grande maioria
            e achar que as pessoas não tem condição de discernir, como se fossem
            todos limitados aqui. Vc prá mim passa uma certa arrogância disfarçada
            que não convence, ok?

            Curtido por 1 pessoa

              • Tá certo, tem q moderar msm. Td mundo aki ker o bem do São Paulo, por isso cobra. Ficar defendendo presidente (o mais incompetente da história, vergonha presidir este clube) e dizendo q tem time q administra tão mal qto é ser dissimulado. Atacar idolos do time é falta de respeito, tem q banir pessoas assim

                Curtir

            • Sou uma pessoa simples Jac, estou somente pedindo o simples, que as pessoas parem de fazer comentários negativos e desanimadores pois isso não vai ajudar em nada o clube a estar melhor. E realmente muitos não tem capacidade de discernir as coisas tanto é que muita gente nem entende porque o clube passa pelo momento que passa. Mas é a vida. eu não estou para discutir isso. Sou da paz, se vc não gosta das minhas opniões, então naõ responda para mim mais.

              Curtir

              • O problema maior no clube todos aqui já sabem qual é, e não vou ficar chovendo no molhado pela enésima vez. Você é inteligente e já sabe do que falo…
                No mais, reitero tudo que já escrevi acima. E quem está esperto com isso já percebeu que é a verdade…
                Mas fique com suas indiretas,
                enquanto fico aqui, achando graça…
                Boa tarde!

                Curtir

      • Mitsuo,
        Tão superior que é, nao sei o que vc faz aqui no meio desse monte de gente que nao tem capacidade de entender sua análise profunda do spfc…

        Se todo mundo eh tão burro, pq vc continua pregando suas verdades incontestáveis?

        Tem hora que da dor de barriga ler seus comentários. Voce prega a discussão saudável, mas só vc sabe o que escreve… ai fica difícil.

        Curtido por 1 pessoa

    • Cara, vc tem problemas?

      Vai ficar repetindo toda postagem que a moderação te chamou de dissimulado?

      É dissimulado e pronto. Se estiver chateado é problema seu, se não estiver gostando, é só não vir mais aqui.

      Aqui funciona do jeito que a gente quer e não do jeito que vc gosta.

      Se ficar nessa de vitimismo, de ficar lamentando nossas posturas etc, é bom nem postar mais… Vc se acha no direito de fazer o que quer e não quer ler o que achamos da sua postura?

      Vc é cansativo… e dissimulado, claro…

      Curtido por 2 pessoas

  3. Clube ” vitrine de aluguel “.

    Time ” balcão de negócios e oportunidades “.

    Diretoria OutLeco – vendas expressas.

    Sem futebol …, sem time …, sem dinheiro …, mas uma das maiores folhas de pagamento do Brasil.

    Curtir

  4. Como disse no post anterior, não dá para dizer sobre o futuro, se vão jogar bem. Tudo vai depender como o técnico irá lidar com os jogadores. O que não pode é ser muito “paizão” de ficar passando mão na cabeça ou jogar na fogueira e dizer “Se vira meu amigo”. Eu, digo eu, particularmente penso que também tem essa de personalidade do jogador. Quando o jogador é forte emocionalmente, ele tende a pensar sempre para frente e dizer “To mal, mas irei trabalhar mais duro para melhorar meu desempenho”, agora quando é fraco emocionalmente a tendência é pensar “Não dá, sinto que to perdendo meu tempo aqui”. Existe a necessidade da colaboração de todos. Do jogador em se esforçar, do técnico em apoiar e incentivar nos treinos e jogos cobrando mais empenho, e da torcida dando seu incentivo também. Doriva tem feito isso e isso tem ajudado jogadores a terem confiança no trabalho dele e estão fazendo o melhor.

    Curtir

  5. Meu sonho é chegar no blog e não ver comentários negativos por aqui.

    Verdade, é um saco chegar no blog e ver gente só reclamando e sempre tecendo comentários desanimadores. Mesmo quando time ganha tem gente falando “ah mais foi no sufoco”, “ah esse Dorival mexe mal”, “ah sei lá” “ah não sei o que”. Puxa vida ein!!! Como tem gente chata. No outro post falando do goleiro já vi comentários dizendo “Ah muito jovem”, “AH muito baixo” “ah bla-bla-bla” Puxa vida, nada agrada essas pessoas.

    Curtir

    • Não é reclamar, é comentar, dar sua opinião.

      Se você acha que tudo está lindo, é uma opinião sua e ninguém fica te criticando por isso, bem ao contrário do que você faz, que sempre critica a opinião de geral aqui.

      O fato de você ter uma opinião não te da o direito de querer censurar outras opiniões divergentes. E nem ser o dono da razão.

      O clube é muito mal administrado, os últimos 10 anos e as duas últimas lutas contra o rebaixamento provam isso.

      Acho 1.87 uma baixa estatura para o futebol de hoje. Minha opinião, não disse que estou certo ou fiz alguém engolir isso goela abaixo. Apenas disse o que acho. E acho que 15 milhões em uma aposta…acho um absurdo estupro ao financeiro do clube.

      Curtido por 3 pessoas

      • Legal, e o que vc tem feito para melhorar o clube além de reclamar e vir com comentários negativos? Pois é, não é questão de aceitar ou não sua opnião, mas sim de entender que não está fácil para ninguém e se vc parar para analisar há coisas boas ocorrendo e vc nem percebe isso. Em outros clube bem provavel que o rebaixamento seria a realidade, mas no SP desde a entrada do Dorival o clima melhorou muito; porém, para vc o SP está horrível, está um lixo, e outras coisas. Triste ver pessoas aqui que só ve coisas negativas e acham que sabem tudo que ocorre.

        Curtir

        • É que alguns ficam satisfeitos com o escape do descenso e uma posição mediana na tabela. Acham isso lindo para um clube com a terceira maior folha salarial do país. Infelizmente não me conformo.

          Alguns acham lindo o SP penar para conseguir um patrocínio decente de material esportivo. Sempre uma luta pra manter uma parceria, sempre jogam nosso valor para menos. Eu não acho.

          O fato de não estar fácil pra ninguém não quer dizer que eu tenho que me conformar “pq é assim mesmo”.

          Não é.

          E eu não trabalho no clube e nem recebo 20 mil por mês. Quem tem que ter solução não sou eu e nem você. Isso ja mostra o tamanho do despreparo do clube.

          Curtido por 1 pessoa

  6. Gilberto vazar ao final do ano é triste.
    Triste pq mta gente não botava fé (inclusive eu) e ele mostrou seu valor;
    Triste pq ele faz seus gols -e apesar de simpatizar com a figura do Pratto- ao contrário do titular da posição.
    Triste pq é outro jogador bom, sem grife, que poderia nos ajudar a ganhar alguma coisa ano que vem. Nossos elencos vencedores não tinham estrelas.

    Curtido por 1 pessoa

    • É só ter respeito no ambiente. Eu já fui chamado atenção aqui pela moderação e percebi que eu estava errado então mudei a postura. Depois disso é paz. Problema é entrar num espaço virtual e achar que está em casa que faz o que quer. Esse fbn já passou dos limites tinha que ser detonado antes.

      Curtir

      • Estou comentando sempre sobre os assuntos pertinentes Andre Sonic. E acho estranho vc dizer que eu não respeito a opnião das pessoas. Sempre respeitei. O fato de mostrar uma outra visão a qual o oponente não queira aceitar não significa que isso seja falta de respeito. Falta de respeito André e vc chegar em mim e ficar com ironias quando o assunto é sério. Seu comentário não faz sentido algum mesmo porque nunca tive nada contra vc. Vc que ficou com mimimi só porque falei das coisas positivas no clube.

        Curtir

        • Mitsuo, aqui está um exemplo de desrespeito da sua parte ao comentário do Danilo feito nessa mesma notícia… fora a arrogância

          “Pois é, isso só mostra que vc não tem capacidade de analisar a situação e nem falei de Muricy. Dizer que Osorio cobra é uma piada. Gostava do Bauza, mas mesmo ele não tinha aquele negócio de cobrar como era o Telê.”

          Curtir

    • São muitas cabeças diferentes…..apenas aceite outras opiniões.

      No momento quero mudanças profundas no clube, chega da turminha q faliu e nos condenou a somente lutar contra o rebaixamento

      Pra mim, chega!!

      Curtir

    • Me desculpe a colocação, mas voce só poder estar louco….. não tem outra explicação.
      Nem numa igreja, seja ela qual for, você encontra “paz e harmonia “, e você vem procurar isso justamente num blog de futebol????
      Kkkkkkkkkkkkkkkk

      Curtido por 1 pessoa

      • Verdade amigo, então acho que é so no meu grupo do face sobre o SPFC que a gente vive em harmonia. A gente fala sobre o assunto e vivemos numa boa. Mas…enfim, é a vida, infelizmente aqui não é face onde o público é selecionado a qual não é problema. Talvés esteja exigindo demais.

        Curtir

      • Mitsuo, vc que não respeita opniões diferentes… sempre atacando e sendo irônico nos comentários…

        As vezes em dia de jogo e de cabeça quente até q vai, mas toda notícia postada vc tenta dar um jeitinho de se mostrar superior aos outros e se acha o único capaz de ver as coisas aqui…

        Vc não percebe isso, mas vc precisa ter mais humildade

        Curtido por 2 pessoas

          • Sim, você não está aqui para discutir. Está aqui para pregar. Quer expor sua opinião e quer que todos concordem com ela. Quando lee uma opinião diferente da sua, fica criticando o outro. Diz que não somos “a verdadeira torcida tricolor” ou que “não somos selecionados igual seu grupo do face” e assim por diante… Recomendo que você crie um blog, poste suas opiniões lá e bloquei comentários, já que não respeita e não quer discutir com outras pessoas que podem ter opiniões diferentes da sua.

            Curtido por 1 pessoa

    • Pois é, Mitsuo… Faz assim, abra o seu Blog, já que nenhum presta e pelo visto vc colocou esse espaço no mesmo balaio.

      Tricolor Zen, abre lá… Como vc é budista e
      bastante centrado, inteligente, antenado e
      muuuuuito esperto… Faz isso, porque vc
      vai fazer e desfazer do jeito que vc acha
      que ele deva ser gerido, enfim…

      Curtir

      • hahaahahahahahahahahahahahaha “Tricolor Zen” kkkkkkkkkkkkkkk

        Ri alto aqui no trampo!

        E é verdade mesmo… o cara deve fumar uma erva das boas antes de vir comentar! Pq num só post ele:

        – menospreza os outros (fulano não tem capacidade de analisar isso ou aquilo)
        – vê o que só ele consegue enxergar (isento de emoção e coberto de razão, claro)
        – não vê o que todos enxergam (que a diretoria é a principal responsável pelo clube estar onde está)
        – prega a paz espiritual

        Curtir

    • Ganharam tudo nos últimos 5 anos….

      São exemplos de administração ??? Claro q não……

      Mas entre a do SPFC atual e a deles……os títulos mostram q eles estão beeeemmmmm na nossa frente

      Curtir

    • Também não gostaria e não entendo essa exaltação a eles e suas práticas. Um clube que sempre esteve envolvido com a pior que existe no esporte. Brasileiro de 2005 um exemplo , MSI com o Kia outro exemplo, Banco Excel outro exemplo, Itaquerão super faturado investigado na Lava Jato com envolvimento do Lula , Marcleo Odebrecht, Andrés Sanchez e afins outro exemplo , patrocínio público da Caixa Econômica Federal agraciado pelo governo amigo outro exemplo, maior cota de TV da rede Globo por implodir o clube dos 13 outro exemplo, então realmente não consigo entender toda essa admiração. E além disso futebol é um esporte que não tem lógica onde coisas não esperadas acontecem e vemos isso a todo momento , como o título da Copa do Brasil do Santo André , Grécia campeã da Eurocopa, Inter de Limeira campeã Paulista , Coritiba campeão Brasileiro,Leicester City campeão Inglês, simplesmente algumas coisas no futebol não se explica.

      Curtir

  7. Loucuras serão feitas pela diretoria se a parcela maior da torcida quiser, assim, com apoio popular e talvez também de parte da politica do clube ele conseguiria se reeleger. Obviamente que essas locuras cobrarão seu preço e aquelas noticias de ter que vender jogador pra fechar o ano no azul virão novamente ano que vem .

    Até porque caso eles não contratem Hernanes e Jucilei as criticas serão pesadas independente se se são caros ou não e provavelmente DJ terá que remodular o time titular ano que vem, com time oscilando e volta o cão arrependido com suas orelhas tão fartas…. é um ciclo que jamais vai se encerrar durante o mandato desse seenhor. Novas contratações por empréstimo… um time por semestre.

    Mas torço pra que a comissão técnica possa utilizar os ativos esquecidos pelo clube e possa fazer um 2018 com algum titulo nem que seja o paulista mesmo porque infelizmente não dá pra confiar na direção

    Curtir

    • Me desculpe, Pedroso, mas falar que a galinhada vai ser campeão por causa da mídia e da arbitragem esse ano é sacanagem… o primeiro turno deles foi impecável. Melhor admitir que nenhum outro time teve competência para vencer os jogos e o Grêmio focou mais a Liberta.

      Curtido por 1 pessoa

      • O Grêmio focou a libertadores porque entregou a direção do futebol do clube nas mãos de um maluco que se chama Renato Gaúcho… mesmo se focasse no Brasileirão, não teria capacidade de ganhar. Um time que tem Renato Gaúcho de técnico não pode ser levado a sério….

        Curtir

      • Pois é…….ao invés de tentarmos desmerecer, deveríamos trabalhar para superá-los…..podemos ser melhores do que eles, já provamos isso……basta uma diretoria competente, nada de Leco…….esse nem pra síndico serve

        Curtir

      • Sempre, na dúvida, pró-Corinthians . De grão em grão os galinhas enchem o papo. Este ano eles puderam focar só no BR e fizeram um excelente 1.º turno, ao contrário dos concorrentes; mas na maioria das vezes em que foram campeões, eles não eram o melhor time daqueles campeonatos.

        Curtido por 1 pessoa

      • Não da pra dizer que é por causa de arbitragem ou mídia, mas tbm não da pra enaltecer muita coisa. Houve mérito deles, já que fizeram a pontuação. Mas a contrapartida é um futebol feio, medroso e muito, muita sorte. Sempre jogando por uma unica bola, 11 atras da linha defensiva, jogadores medianos pra ruim. Jadson com sobrepeso. Eu vejo muito mais defeitos do que qualidades no time deles.
        Quanto ao Gremio, essa desculpa de focou na libertadores é balela. Os jogos da libertadores foram muito espaçados em sua grande maioria. Eles poderiam ter passado e não tiveram capacidade pra isso.
        Fosse o mesmo modo de jogo deles, mas perdido o campeonato agora no final, toda a avaliação seria muito, mas muito diferente. Não atoa quase entrou uma crise lá, só pq fizeram um segundo turno digno do time que tem.

        Curtir

  8. Hernanes foi fundamental na recuperação do clube nesse segundo turno. Seu custo para permanecer é alto? Sim. Seu salário é alto para os padrões brasileiros? Sim. Mas se houver uma negociação com valores dentro de um universo normal (o que eu acho difícil, mais pela parte do clube chinês) entre SPFC, Heibei e Hernanes, porque não tentar? Errado não é gastar 10, 20 milhões num cara que resolve. Errado é gastar 10, 20 milhões em 10, 15 jogadores que não funcionam e que só gera gasto. Contratações deveriam ser ações pontuais, em jogadores que chegam pra pegar a camisa e jogar, do contrário, apostar em atletas da base, que custam bem menos e que querem mostrar seu valor para permanecerem. Essa é minha visão.

    Curtir

  9. Parabéns pela análise clara que demonstra exatamente como é administrado o futebol no SPFC. A diretoria se esconde por trás e “ídolos” para iludir a torcida e esconder seu amadorismo incompetente e inconsequente.

    Curtir

    • Exatamente Leandro. Esse modo de jogo deles, o futebol apresentado, eu já vi muita gente aqui criticar quando jogamos e ganhamos assim. Lógico, campeão é campeão, e comemoraríamos do mesmo modo, mas é muito diferente quando o time merece pelo futebol jogado, do que merece pela incapacidade dos outros times.

      Curtido por 1 pessoa

  10. Alguns de vcs estão interpretando errado o que eu disse. Eu não disse que o blog é ruim. Pelo contrário até gosto do blog. Só disse que não há lugar algum que exista paz e harmonia entre torcedores o que seria bom se tivesse. Falei isso porque ultimamente tá muita briga demais e por coisas banais.

    Curtir

    • As brigas ou desentendimentos acontecem pelo pouco respeito em encarar as opiniões alheias… bem como na intenção de desmerecer as pessoas quando elas pensam diferente.

      Quando há respeito, debatem. Quando não há, “batem”.

      Curtir

  11. Lembro que no meio do ano o Pratto recebeu uma proposta do México, se essa proposta voltar a acontecer vcs seriam a favor da liberação dele ? E quem trariam ?
    Estamos aqui pra debater mesmo, e eu acho essa diretoria do São Paulo fraca, eles nem planejam nada, leco é covarde,não dá a cara a bater quando o time tava em queda,a diretoria do Corinthians ganha, mas esquecem que a mídia manipula as coisas e sempre tão do lado deles

    Curtir

    • Não vejo motivos pra não aceitar. O retorno técnico do Pratto não vem sendo grande e ainda temos que comprar os outros 50% se não vender. Não acho que valha a pena segurar ele.

      Curtir

  12. Wellington jogando Muito… só mostra a paixão e não a razão do colega. Temos uma espinha dorsal é com ela que se monta um bom time. Aborleda/Jucilei/Cueva/Pratto (Hernanes é muito mais caro que Jucilei, não vale o investimento, tentaria o prolongamento do empréstimo até dezembro de 2018). Goleiro é buscar um titular (Jean/Gatito/Jeferson) para somar com Sidão. Aposto que Tavares será muito melhor que hoje. Reinaldo/Hudson/Wellington valem dinheiro e isso dará fôlego para negociar com bons jogadores (Victor Ferraz/Arrascaeta /Luís Gustavo (chapeconse)/. Teremos a volta de Maidana/Arthur+Militão/Brenner/Shaylon/Bóia…quem sabe alguém da copinha… tudo isso somando com os bons médios que temos da para montar um time mais forte, mas sem grandes pretensões novamente.

    Curtir

  13. Não acredito em planejamento e interesse do clube em primeiro lugar. Fora os profissionais, aqueles que vivem disso (jogadores, preparadores, analistas de dados, nutricionistas, etc), quem entra num clube de futebol tem como principal objetivo se dar bem. Minha esperança é que nesse meio de aproveitadores entre algum que também entenda de futebol. Acho que hj essa é a principal diferença do SP para o curica.
    Não tenho mais a falsa ilusão do bom dirigente que preserva o sucesso do clube. Coisa que não tem dono nunca terá administração decente. Vide as estatais.

    Curtir

  14. E parabéns aos moderadores e principalmente ao nosso camisa 9 matador, Márcio Sato.

    Podando de forma coerente o blog para que consigamos um espaço minimamente saudável para debates! Sei bem disso porque eu mesmo já tive a atenção chamada de forma justa devido a excessos meus. Um lugar sem controle ou regras vira terra de ninguém, o respeito some.

    Voto para o Márcio ser o futuro presida do tricolor. Hahaha!

    Curtir

  15. A administração do clube está sendo desastrosa desde do terceiro mandato do Juvenal, Leco e cia são o de pior aconteceu ao clube desde que passei a acompanhar e entender um pouco de futebol.

    Dívidas crescendo, futebol e conquistas minguaram, jogadores vem e vão sem nenhum dar certo. Ídolos usados como escudo…

    Quanto ao post, melhor coisa que se deva fazer hoje no clube e parar de gastar o que não tem e também parar de gastar errado. Fazer um projeto sério pro futebol a médio e longo prazo. Ficar trocando de comissão técnica e jogadores a cada 6 meses não tem como conseguir alguma coisa.

    Acho difícil haver uma mudança com esta diretoria mas manterei a fé e torcida para que as coisas se acertem em 2018.

    Curtir

    • Sempre que eu quero defenestrar o Pratto lembro daqueles 3 gols que ele meteu na gente pelo galo. Vou aguardar o time criar chances de gol para o centroavante antes de perder as esperanças nele. Fora o sangue que ele dá todo jogo.

      Curtir

    • Recebemos justamente aquilo que compramos, sua média de gols na carreira gira em torno de 1 gol a cada 3 ou 4 jogos, muito pouco para um centro avante de uma equipe que almeje brigar por títulos.

      Curtir

  16. O valor que gastaram no Pratto foi realmente alto mas não dá pra avaliar o futebol do cara em 6 meses, o Gilberto no mesmo tempo de clube tinha nada de futebol e gol ano passado. Muitos pediram sua saída do time, deu a volta por cima no Paulista, no Brasileirão não teve chance de jogar é verdade, mas quem garante que ia manter o ritmo?

    Esse ano a diretoria errou em inventar o RC de técnico, errou na montagem do elenco e tentou consertar o carro andando, deu no que deu…mais um ano lutando pra terminar dignamente o campeonato.

    Curtido por 1 pessoa

    • Justiça seja feita, os companheiros de ataque do Pratto, pouco ou nada ajudaram para que sua média de gols fosse maior. Por outro lado, o próprio histórico do jogador pesa contra por sua média de gols na carreira.

      Curtir

    • Com o dinheiro investido no Pratto não dava pra tirar o Calleri dos empresários ?

      Gosto do Pratto mas entre ele e o Calleri prefiro o segundo.

      A verdade é que o Pratto precisa de laterais que saibam cruzar, pode parecer um absurdo mas ele fez muito gol aqui no inicio por causa dos cruzamentos do Bruno ( affff rs Rezar uma Ave Maria e dois Pai Nosso)

      Curtir

      • A questão é que muitos não tem mais paciência com os jogadores. O Pratto é muito bom jogador e tem uma postura que muitos não tem.

        Cansei de ver jogador sendo execrado aqui e brilhar em outros time conquistando títulos.

        Curtir

    • Olhe olhe se em 2018 não se repita o que aconteceu em 2017.

      Meu maior medo é este, iniciar os trabalhos na pré-temporada com uma equipe e até o final da janela perder uns 3 a 4 jogadores.

      Curtir

  17. Galera, sem brigas. Calm, vamos todos Zen(acho que posso falar isso mesmo, ja q trabalho numa empresa que da aulas de Yoga e afins).
    Vamos lembrar da nossa gloriosa história, dos nossos ex presidentes, ex jogadores e ex idolos. Mas so alguns deles, so os q eu acho q valem. Vou pegar um texto aqui na internet sobre alguma coisa do nosso passado pra vcs acharem q eu manjo muito de SP e de nossa historia. Ja volto. Calma ai…..

    Marcio, se foi errado o comentário, me desculpa ai.

    Curtir

  18. Denilson, Bruno, Buffarini, Não são medianos… são ruins mesmo.

    Marcinho, Thomaz, Bruno Alves, Aderllan e Jonatan Gomez são medianos e Maicossuel (em forma) é titular tranquilamente.

    A base ja esta sendo usada, tem ate sub 17 no elenco, não adianta pegar moleque verde e jogar na fogueira pra queima-los… Acho que do Sub 20 devem vir um volante e um jogador aberto.

    Quando ao Pratto eu concordo, eu o venderia ao Fla, que parece que quer…. e investiria o dinheiro e um 9 mais goleador e rapido.

    Curtir

  19. Minha opinião sobre alguns assuntos:
    Gilberto – Sempre foi um bom centro avante,,,Não obtve muito mais êxito na carreira por que seu empresario troca ele de time todo ano,, e so pesquisar,, entao sai de um time, chega em outro as vezes no meio do campeonato, nao faz pre-temporada decente,, etc ai seu desempenho nao e o mesmo e vai pro outro time,, quando chegou no São Paulo ficou 3 meses pra poder entrar em forma , por que estava jogando na segunda divisao dos EUA,, Assim que entrou em forma, fez uma pre-temporada seu futebol cresceu,, agora o empresario de olho grande, ja vai levar o cara pra outro lugar.
    Pratto – Nao e um artilheiro , um fazedor de gols,, nao foi na carreira toda, fez muitos gols de penalty..Um comentarista da ESPN sempre falava isso quando ele jogava no atletico e os outros comentaristas cobravam como nos cobramos. Um centro avante artilheiro não vem disputar bola na area do São Paulo como ele faz quase sempre. Luiz Fabiano no pior ano no São Paulo fez 16 gols no ano.. normalmente fazia entre 25 a 30 gols. Pratto e igual ao guerreiro,,, faz 10, 12 gols por anos e e o que temos para o momento.

    Curtir

  20. Hj é faci l dizer que Maicon foi mau negócio.
    Con o tbm é faci l dizer que seria mau negócio Jucilei e Hernanes.
    Minha opinião é a seguinte. Nenhum desses jogadores cotado valem esses valores mencionados. Mas clube grande tem que contratar , e um clube como o São Paulo, precisa mais ainda. Pq se perder esses caras, que já estão aqui. Não acredito que consiga repor a altura.

    Curtir

  21. Também acho que não vai precisar de 47 pontos para escapar.

    12 pontos.
    média de 35% de aproveitamento dos que estão no z4… dá no máximo mais 5 pontos… ou seja, 41/42 no total…

    Quanto ao goleiro, não sei o que dizer sobre o Jean…

    Quanto ao Hernanes, eu acho que se adequar salário e o preço, vale sim… referência técnica…

    E cabe o Kaka também.

    Jogador bom, com boa postura, sempre será bem-vindo…

    Se o SPFC tiver que escolher um dos dois (jucilei e hernanes), vou de hernanes, sem pensar… mesmo gostando do futebol do jucilei. Ambos são importantes, mas se tiver que escolher… profeta!

    Curtido por 1 pessoa

    • O problema é que o clube não tem como manter ninguém, Jucilei, Hernanes e pagar o Kaká.

      Não duvido de ter uma nova limpa do elenco pro ano que vem. O que fizeram com o clube financeiramente vai nos comprometer por anos ainda.

      Curtir

      • Não duvido…
        Concordo com a galera do blog que fala que temos que esperar o balanço pra sentir o drama desse ano. Apesar de termos a sensação de que as coisas estão sendo feitas equivocadamente, só saberemos ano que vem…

        Não sei se tenho coração pra mais um ano de sofrimento como foi esse… futebolisticamente, foi um ano bem triste rsrs

        Curtir

  22. Por mais ruim que possa parecer nosso elenco, olho jogador por jogador nos outros times e não vejo grande diferença entre o futuro campeão, os times acima na tabela e o nosso, talvez as únicas posições que se sobressaem são as nossas mais carentes, goleiros e laterais. De resto não tem uma diferença gritante.

    Faltou um trabalho melhor dentro de campo pelas comissões técnicas.

    Curtir

    • No papel, palmeiras teria que disparar, né?

      Considerando: Borja, Guerra, Mina, Dudu, Felipe Melo…

      Era pra ser a tal da seleção.

      Outro que eu acho que teria que sobressair: Flamengo.

      Diego, Everton Ribeiro, Guerrero, Diego Alves…

      Mas futebol profissional é muito mais que nomes né…

      Por isso, realmente, trabalho de campo, com continuidade e planejamento levado a risca… acho que são as chaves.

      Tomo como exemplo o time do Londrina.

      Treinador e comissão há 4 anos no comando do time.

      O time tem metas a cumprir. Alcançou a meta principal (acesso a Serie B) um ano antes…
      saiu da série b do paranaense para em poucos anos já figurar entre os 40 melhores times do Brasil. Recentemente conquistou o título da primeira liga superando (afora a primeira fase): Cruzeiro, Fluminense e Atlético Mineiro.

      O gestor não pensa duas vezes antes de podar quem não tem compromisso e a análise do trabalho da comissão técnica sempre pautado por metas e análises objetivas.

      gestão profissional… respeito ao profissional… respeito ao clube… todo mundo trabalhando com o mesmo foco…

      Curtido por 2 pessoas

  23. Desculpa,

    O Caso maicon para mim era em uma semi final de liberta (quem sabe quando voltaremos) e ele teve a infelicidade de ser expulso, sempre mostrou muita confiança.. ai teve algumas falhar e já começaram a cornetar ele e queimar o cara. se desse tempo podia jogar.

    E outra, comparar Jucilei com Hudson ou WELLINGTON??? você quer mais um time para brigar la embaixo de novo né..

    Reinaldo já mostrou que não joga no sp.. me desculpe mas ele não marca nem a sombra dele no sol do meio dia. é só ver jogos da chape também.

    E o Pratto pode não estar fazendo tantos gols quanto esperava.. mas no estádio você ve o quanto o cara joga… abre espaços.. luta da carrinho… 30000000000 mil vezes o pratto sem fazer gol do que o Gilberto. Eu só não queimaria o gilberto.. daria mais chances pois é um ótimo reserva.. pelo curriculo do gilberto e conquistas.. ser reserva do Pratto no SP está de ótimo tamanho

    Curtir

  24. Esse eh o ponto chave do sucesso dos gambás, percebam os técnicos que eles contrataram nos últimos anos, exceto os erros de Oswaldo de Oliveira e que veio do Botafogo, o resto são caras competentes, técnicos bons que agregaram ao.clube, e mesmo quando erraram, corrigiram rapidamente, tirando esses dois que citei.
    O SPFC não, desde a saída do Muricy em 2009, só fez péssimas escolhas, algumas sem fundamento algum, e quando o cara era.bom, logo vazava.
    Falar em Mano Menezes aqui era como se falasse palavrão, a crítica era pesada sempre com o papo arrogante de que “ele não está no perfil do SPFC”, que perfil eh esse, de fracassado nos últimos 10 anos?
    A soberba deixada pelo Juvenal não só contaminou o clube mas também grande parte da torcida, agora estão caindo essas convicções inúteis e estamos vendo que não somos mais vencedores, como disse o próprio Muricy, o SPFC ficou pra trás porque acreditava que qualquer coisa que fizesse daria certo, que seríamos campeões de qualquer forma, essa arrogância veio do fanfarrão Juvenal e contaminou clube e grande parte da torcida.
    Hoje temos que engolir nossa soberba e assistir rivais ganharem títulos porque foram de uma forma ou de outra, mais competentes que o SPFC.
    O SPFC ficou pra trás, ainda não em.títulos internacionais, que são o que nos resta, mas em títulos nacionais já fomos superados pelos gambás, nossa soberba, prepotência e arrogância nos tapou a visão da incompetência que reina no clube a mais de 10 anos, instaulada por Juvenal e continuada por Aidar e Leco.

    Curtir

  25. Não foi só a base que tirou o SPFC do rebaixamento em 2017.

    Nem todo mundo que sai de Cotia, serve para ser jogador do clube ou para ser jogador de primeira divisão. Alguns precisam de mais tempo (que o clube não tem) e outros simplesmente não conseguirão corresponder às expectativas.

    Existem exemplos para dar e vender. Sérgio Motta está aí para contar a história dele. Era para esperar até agora?

    O problema é que desde a inauguração de Cotia acham que descobrimos a fórmula mágica de formação de jogadores e pensam que basta colocar para jogar. A prática está mostrando que não é bem assim. Algo precisa ser mudado lá.

    Ninguém pede para acabar com Cotia, mas é preciso achar um ponto de equilíbrio aí. Os jogadores da base precisam corresponder também quando são utilizados.

    Curtido por 1 pessoa

    • Sim. Até porque eles saem de Cotia pra jogar com jogadores diferentes, profissionais, e em outros esquemas. Mas que tenham tempo pra se aclimatar. E que se tenha um projeto pra eles na equipe e não um compasso de espera até que surja a melhor oferta. Estamos há quanto tempo zerando pra começar tudo de novo? Isso é ridículo.

      Curtir

  26. Sinceramente, não gostei do texto. Time tem q trazer bons jogadores. O Maicon não deu certo, paciencia, vende.. O Pratto eu vibrei, tá mais ou menos, mas representa tbm… Não contratar o Jucilei e Hernanes seria erro, eles honram. O q não pode é gastar mais do q pode, isso é básico, mas time de futebol nunca respeita isso. Mas ai nego já quer q compre o Calleri… é cada uma…Tem q sanear as dívidas, se o São Paulo ficar mal de gastar 20 mi acabou, tem q ser mais por temporada…

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s