Transparência? Conselho Fiscal eleito via Novo Estatuto é ignorado e não recebe documentos para auditar o clube

Em Agosto deste ano, o Blog recebeu denúncia que se confirmou por meio de uma carta enviada ao presidente do Conselho, Marcelo Pupo: o clube não abre os contratos e dá os documentos aos conselheiros eleitos tal qual foi Leco para auditarem as contas do clube. Veja o link:

https://saopaulo.blog/2017/08/18/transparencia-nem-conselho-fiscal-eleito-pelo-novo-estatuto-recebe-documentos-da-diretoria-financeira-do-sao-paulo-fc/

Na última reunião, um relatório apontava irregularidades e pedia mais informações sobre Alexandre Pássaro, advogado que passou de funcionário a empresa e segundo consta por fontes internas, recebe hoje mais de 4 vezes do que recebia na última gestão. Um aumento do estilo Gustavo Vieira que ganha X e passou a ganhar 3X mais bônus, lembram?

Cobrando e informando os poucos conselheiros na reunião presentes sobre irregularidades notadas, o presidente do comitê não teve direito a falar impedido pelo presidente do Conselho e Leco desmentiu o relatório mas não ofereceu abrir os documentos pedidos. Para piorar, Manssur, sugeriu trazer profissionais de fora descreditando quem ali compunha o comitê como se não soubessem avaliar o trabalho (relato de conselheiros presentes).

Existe transparência? Esse clube parará onde?

Leia a carta escrita em Junho e note que estamos em Novembro e nada de abertura para quem é de direito avaliar. Escondem documentos, Pinotti não aparece em reunião…que mais falta?

Conselho Fiscal
Data: 22/06/2017
De: CONSELHO FISCAL
Para: Marcelo Abranches Pupo Barboza Conselho Deliberativo

Assunto: Relatório de Atividades do Conselho Fiscal abril a junho de 2017

Em cumprimento ao artigo 62, letra “c” do Estatuto Social, informamos para ciência do Egrégio Conselho Deliberativo, que este Órgão efetuou diversas reuniões aprovando seu Regulamento Interno na forma do art. 93 do Estatuto Social, bem como realizou reuniões com o Ex-Presidente do Conselho Fiscal Sr. JOÃO HERCÍLIO B. DE PAULA EDUARDO, Diretor Executivo Financeiro ELIAS B. ALBARELLO, Controller
SERGIO A. PIMENTA e o Diretor Executivo Administrativo RODRIGO R. GASPAR.

Informamos, ainda, que após a notícia de unificação do Departamento Financeiro com o Departamento de Orçamento e Controle, foi encaminhada CI ao Presidente da Diretoria, solicitando informações acerca dos motivos que levaram a referida alteração, após a resposta, o Conselho Fiscal elaborou estudo e emitiu sua primeira recomendação, a qual sugere que a Controladoria seja independente da Diretoria Financeira, com plena autonomia para exercer as suas funções e tão somente subordinada ao Presidente da Diretoria. Até a elaboração do presente Relatório não nos foi enviado resposta sobre a atual composição dos referidos Departamentos.

No dia 01.06.2017 foi realizada reunião dos membros do Conselho Fiscal com o Diretor Executivo Financeiro ELIAS B. ALBARELLO e o Controller SERGIO A. PIMENTA, foi apresentado ao Conselho Fiscal um material em Power Point o qual detalhava de forma minuciosa as contas e patrimônio do SPFC. Foi explanado sobre os objetivos do Departamento e no material apresentado constavam informações detalhadas sobre a transferência de atletas do SPFC, em especial os valores investidos na contratação dos atletas Maicon e Kieza, incluindo os impostos e pagamentos a intermediários. Diante da relevância dos dados apresentados, foi solicitado por todos os membros do Conselho Fiscal que fosse fornecido uma cópia do material utilizado na apresentação possibilitando assim uma análise pormenorizada, o que foi negado no momento sob o argumento que seria necessário verificar a possibilidade de entrega daquele material. Contudo, tendo em  vista que não recebemos resposta a respeito da solicitação, no dia 12/06/2017 foi encaminhado diretamente ao Diretor Financeiro, e-mail reiterando o pedido.

No dia 19.06.2017 foi recepcionado o material com informativos financeiros, encaminhado pela Diretoria Executiva Financeira, na forma sintética, diversa da apresentação efetuada e solicitada, sem os detalhes individualizados das contas apresentados na reunião, não sendo possível comparar os dados enviados com aqueles ilustrados inicialmente e as anotações efetuadas com base na apresentação. Diante desse fato o assunto será objeto de nova solicitação ao Departamento Financeiro, visando o recebimento integral dos dados financeiros apresentado em reunião, para que este Conselho Fiscal cumpra suas funções estatutárias.

Informamos que o Balancete do SPFC referente aos meses de janeiro a abril de 2017, enviado em 19/06/2017, foi encaminhado ao Sr. JOÃO HERCÍLIO B. DE PAULA EDUARDO, Ex-presidente do Conselho Fiscal, para, conforme descrito na Ata datada de 09/05/2017, ser analisado e opinado pelos membros anteriores, cujo mandado de Conselhos Fiscais se encerrou em Abril de 2017. 

Informamos, ainda, que diversas CI’s foram encaminhadas com o objetivo de iniciar processos de fiscalização, contudo em sua maioria ainda não foram respondidas (cópias das CI’s sem resposta em anexo), bem como não foi encaminhado o documento hábil para análise financeira de competência deste Conselho Fiscal, impossibilitando a análise e a opinião deste Conselho quanto a regularidade das contas. 

Finalizando, este Conselho está à disposição para eventuais esclarecimentos complementares.

Cordialmente,

WANDERSON MARTINS ROCHA – Presidente
VINICIUS DE MEDERIOS CARDOSO LEITE – Vice Presidente
AUGUSTO SILVA VIOLA ALVES – Membro Efetivo
JOSÉ EDGARD GALVÃO MACHADO – Membro Efetivo
LEANDRO ALVARENGA MIRANDA – Membro Efetivo

OBS: Aos que foram citados e possuírem outra versão dos fatos (já que são citações de relatos de quem esteve presente na reunião), entre em contato com o Blog que postaremos as versões de cada um de forma aberta, limpa e esperamos, transparente e decente. Aqui daremos a idoneidade e decência que não se vê hoje no clube.

Blog do São Paulo

Anúncios

73 comentários

  1. com a falta de emprego, os vitalícios poderão por seus filhos netos , amantes etc para ganhar vinte e sete mil e quinhentos reais por mês numa boa. Se eles quisessem mudar alguma coisa, abria o clube com eleições livres e diretas para presidente com votos dos sócios torcedores. Quando eu vejo a cara do Leco me dá vontade de vomitar. Quanta falsidade a desserviço do clube.

    Curtir

  2. Essa gestão é a mais nefasta dos últimos tempos. Além disso são extremamente incompetentes. Esses desmandos administrativos refletem dentro do campo. Sinceramente, não espero um ano de 2018 tão melhor que esse de 2017.

    Curtir

  3. (segundo consta por fontes internas)
    com todo o respeito ao site mas informar assim é melhor não postar nada.
    E não venham dizer que no final estão dispostos a postar outras versões por que nem sempre serão contatados para isso por que o outro lado pode nem ver essa matéria.
    Com respeito mais faltou responsabilidade.

    Curtir

    • Até entendo a desconfiança. Mas isso nao é um portal de notícias. Eh um blog. Particular.

      Quem acessa aqui o faz pq acredita no que se escreve ou, quer saber o que está escrito pra desacreditar.

      Aliás, nem os portais de notícia expõem suas fontes, pq se fosse assim, não haveria fontes/informantes

      Curtir

    • Os caras postam o que quiser. Não precisa querer pautar o Blog.

      Democraticamente, podemos contestar o que é postado inclusive nos comentários.

      Eu mesmo achei o conteúdo da notícia extremamente frágil, um exagero politiqueiro (de quem mandou o ofício, lógico), pois se você for resumir, a reclamação está limitada a informação sobre a composição do departamento financeiro e os balancetes que foram enviados para o conselho anterior. A reclamação do power-point chega a ser ridícula, especialmente quando informam que a documentação contábil que lhe dá lastro foi encaminhada.

      Curtir

    • Concordo…o fato é, infelizmente esses políticos que hoje controlam nosso clube a ideologia é do pão e circo…pode ter certeza que os conselheiros não farão nada…pode ter certeza que se o Leleco der uma declaração, fora ser desastrosa como padrão, não esclarecerá…pois o dito para a imprensa não se revela ser o desejo real de colocar as divídas claramente sendo esclarecidas.

      Minha vontade é da 1ª reunião deste conselho, pós termino do campeonato, independentemente da colocação do time, ser feito um manifesto da torcida e irem a frente onde se tem a reunião e protestar contra diretoria e conselheiros colocando todo o pensamento e indignação deste ano.

      Curtir

  4. Para o grupo que sequestrou o clube e vem progressivamente destruindo nosso futebol, a prioridade é separar o futebol do clube, permanecendo no comando de ambos.

    Para a torcida tricolor, a prioridade é o SPFC voltar a ser nosso SPFC de sempre.

    Então a real prioridade prioritária tricolor
    passa necessariamente por uma direção efetivamente ligada ao SPFC e não aos próprios interesses, ou de grupos de interesses.

    Curtir

  5. O São Paulo deveria ser administrado por um conselho gestor e com abertura para votação do torcedor, esse Presidencialismo de coalizão com grupos de Conselheiros tem devastado não só as finanças do clube, como também a sua credibilidade diante o mercado e até do seu próprio torcedor, que é quem sustenta o clube em todos os sentidos.

    Curtir

  6. Boa tarde.

    Exageros a parte, os problemas questionados são simples:

    1) CI sobre os motivos da alteração (unificação do Departamento Financeiro com o Departamento de Orçamento e Controle). O próprio texto diz que foi respondida. Aparentemente, falta resposta sobre a composição dos referidos departamentos (segundo informado).

    2) Cópia de material em Power Point não é documento contábil, cabe ao Conselho estudar os dados e elaborar seu estudo. E, quanto a eles, foi inclusive informado que “no dia 19.06.2017 foi recepcionado o material com informativos financeiros, encaminhado pela Diretoria Executiva Financeira, na forma sintética”. Ou seja, o material contábil foi encaminhado, se há dúvidas sobre contas que seja solicitado o histórico ou o detalhamento específico (não um power point, pelo amor de Deus).

    3) Os balancetes dos meses de janeiro a abril de 2017 foram enviados para os antigos Conselheiros Fiscais (ERRO, portanto). Neste caso, solicitem a correção e envio para os atuais membros..

    Curtir

  7. A diretoria do São Paulo é trambiqueira e amadora. E é isso aí, não vai mudar.

    Torcer para que surja na próxima eleição novos gestores. Afinal, os senhores estão ficando velhos e podem empacotar eventualmente. (Não estou desejando mal algum, só constatando a realidade).

    Não vou colocar a culpa em Dorival ou em algum jogador se caso as coisas não dêem certo.

    Vou torcer para que o técnico e jogadores superem as adversidades.

    Aliás, a torcida vai empurrar o São Paulo pra ser campeão próximo ano. Independente dos jogadores, de técnico e diretoria.

    Curtir

  8. Hernanes na seleção – Nao influenciará em nada , e será apenas pra atender os clamores dos torceodres Brasileiros. Hernanes é um bom ojgador, que ja está na fase descendente da carreira, nao tem mercado mais na Europa, talvez numa equipe pequena. Foi repatriado pro nosso futebol e o fato dele ser tão decisivo, coisa que ele nunca foi no seu auge, mostra a qualidade péssima do nosso campeonato. Temos que reconhecer isso. o campeonao Brasileiro é muito fraco tecnicamente. Então qualquer jogador com um indice tecnico acima do medio , se transforma em craque no meio da mediocridade. Somente aqui ou talvez nos EUA, na Bolivia, jogadores com 38, 39 ,41 anos continuam jogando nos times de ponta, e sendo titulares.
    Treinadores – A uma semana atrás o Carille estava sendo atacado pelo fato do corinthians ter tido uma fase ruim,, o que é normal em todas as equipes, sendo que o seu trabalho até aquele momento , que era muito bom, já não ter importância.. Ontem vi muitas críticas ao Alberto Valentim, por que perdeu do corinthians em Itaquera, o que é resultado normal,,já tendo sido esquecido os bons resultados que ele tinha conseguido anteriormente, em tão pouco tempo de trabalho.Rogerio Ceni é sempre criticado , por que não obteve resultados, porém suas idéias como treinador eram muito boas, faltava tempo , jogadores, pra implantar o sistema de jogo que ele tinha em mente, que não foi diferente do sistema que o Osório tentou implementar no São Paulo. Mais ai falta tempo, os resultados nao chegam, e o treinador acaba ou caindo ou entrando na sistematica dos demais,, defesa retraida, 8 caras atrás da linha da bola, gols de bola parada, etc,, repertório que nós vemos em quase todas as equipes. É o sistema que preserva emprego, mais não acrescenta nada na beleza do futebol.
    Na Europa , principalmente na Inglaterra, se joga um futebol que nos mais velhos cansamos de ver por aqui nos aureos tempos. Ao assistir os jogos dessas equipes, e depois os Brasileiros, às vezes parece que são esportes diferentes.
    Uso da Base – A base só é reclamada quando o jogador nao entra em campo, ai vem uma série de pedidos, põe esse ou aquele, coloca o centro avante do sub 17, e por ai vai. Quando o garoto entra em campo e não joga o futebol dos sonhos, o desejo se acaba, ninguem fala mais dele,, Hoje ninguem pede mais o Lucas Fernandes,, Shaylon era pedido, entrou duas partidas e foi discreto, e não se fala mais. Junior Tavares ninguém quer, preferem hoje o Reinaldo Tiririca.

    Curtir

  9. Essa imprensa é muito cara de pau.Como é que chegaram a esse numero de ‘32.000″ no treino dos travecos?????Tava vendo as imagens e cheio de clarões ou sera que e o estadio dos travecos aumentou pra 80.000???muita cara de pau…..

    Curtir

  10. O que falta para o São Paulo FC é resultado dentro de campo e títulos, quando isso voltar a ocorrer, as fofocas, as intrigas, as denúncias, os mimi mimi diminuirão, podem acreditar.

    O futebol brasileiro em 99% dos clubes sem safadezas, balcão de negociatas, comissões, etc……é que dói para o São Paulino que tinha em mente o São Paulo o clube exemplo, honesto e tudo mais, mas que desde épocas de Juvenal, Pimenta, De Rey já tinham seus esqueminhas, mas eram em menores proporções e eram as escondidas, hoje a mídia virtual e as redes sociais as notícias explodem, não há como esconder.

    É simples na política nacional e em clubes, quem é oposição se glorifica como honesto e resolvedor de todos os problemas, quando entra no poder ou faz igual ou até pior, é jogo de interesses, como aquele cardeal que tira foto do Leco tomando café com o Athaíde e posta no Facebook, qual o bem esse cara quer para o clube que estava lutando contra o rebaixamento ?

    Futebol é dinâmico, hj é céu, amanhã inferno.

    O Mano quase foi agredido no Cruzeiro, e lá tem e$quema Carlos Leite, bastou vencer a Copa do Brasil, ele renovou por 650 mil e é ovasionado lá…….

    Faz parte…

    Curtir

  11. E sobre a coluna,o momento e o clima do time esta tão bom,que ver essa coluna é como vc dar uma carona na rua pra uma suposta mulher atraente e depois vc levar pro motel e descobrir que é um traveco….estilo Ronaldo…kkk.Totalmente broxante para o momento do time.

    Curtir

  12. Impressionante como o roteiro tá seguindo exatamente como nós anos anteriores, leco e quadrilha vai enfiar o nariz de palhaço com a promessa de um São Paulo vitorioso em 2018 e veremos o mesmo final 2018 com a promessa renovada para 2019, queria que os gestores tivessem competência de ganhar título como tem de enganar esses pobres iludidos torcedores.

    Curtir

  13. Cadê a transparência???
    Cadê a indicação de profissionais de comprovada experiência e
    competência para ocupar os cargos???

    “Ah, mas isso não tem importância, porque no Brasil todos os clubes
    blá-blá-blá…”

    Curtir

    • Não é blá blá, é real, aponte um time de gestão honesta no Brasil ????

      O que nós torcedores podemos fazer ?

      Paramos de torcer ?

      Se ficarmos todo santo dia querendo honestidade no clube a qual torcemos, ficaremos louco, a máfia domina o futebol, Globo, CBF, Clubes, Federações, empresários, comissões, etc…..e tal….

      O Tite se parar de treinar a seleção e perder seu foco para ficar preocupado com Del Nero, Marim e demais fatos da CBF, ele não treina a seleção e fica louco.

      Na Argentina era assim, fizeram greves, estipularam um teto salarial e criaram uma Liga independente, a AFA fica com a seleção argentina e a Liga cuida dos clubes, aí sim eu concordo que moraliza.

      Agora se São Paulino quer todo dia querendo achar no mundo sujo do futebol honestidade no clube, pode comprar Rivotril….vamos torcer, passar confiança ao grupo, acreditar em uma vaga na Libertadores, acreditar no grupo em 2018….

      Curtir

    • Que time gastou mais de 40 milhões com dois jogadores nos últimos anos.
      Que time inflou a folha salarial?
      Que time vendeu à prazo e comprou à vista?
      Que time contratou um jogador de um clube rebaixado pra série B do Paulistão e outro de um clube que está na briga pelo rebaixamento do Brasileiro?
      A diferença é que hoje alguns clubes podem se dar ao luxo de contratar de baciada e pagar salários astronômicos, o SPFC não pode, não tem Messias, não tem Parmalat, Kia entre outros.

      Não gosto de fazer comparações, pois se pautar nesses exemplos pra justificar os erros é medíocre.
      Mas se for para, vamos comparar com o Grêmio. Um time que tem quatro “refugos” do SPFC e de outros clubes e jogadores até então desconhecidos.
      Não está disputando o titulo do Brasileiro, pois a “arrogância” do Renato que é do tudo ou nada, não permitiu.
      E esta próximo à conquista da Libertadores.

      Sendo assim, não vamos esquecer que o “líder” do segundo turno passou por eliminações vergonhosas e lutas pela permanência nos anos anteriores. E o último título foi há cinco anos.
      No ano retrasado eu comemorei muito aquela classificação pra Libertadores na última rodada. Pra quê?

      Ficar nessa de time grande não cai, camisa que entorta varal, a cada seis meses gritar o nome de um jogador diferente que vai embora logo (Kaka e Calleri) não está dando muito certo.

      Cada ano que passa está ficando pior que a mega sena do ano novo. Aposto, fico sonhando com uma Ferrari na garagem e uma cobertura com piscina, mas aí chega o dia 1° e acordo no meu apartamento de 60 mts no quarto andar e um 206 véio na minha garagem (à céu aberto).

      Curtir

  14. Pois pronto, vamos melhorar os argumentos, como nesse meio é tudo sujo , os dirigentes tricolores podem fazer suas tranbicagem , agora é pedir muito ser um trambiqueiro com cumprimentos mínimo de competência para ganhar um mísero título ou a tranbicagem no tricolor só permite uma vaga a libertadores

    Curtir

  15. A trambicagem não vai acabar se ficarmos fora da LA, então torço muito por essa vaga.

    Hernanes, Jucilei, Petros, Cueva, Pratto, Arboleda, M.Guilherme, mais alguns reforços pontuais (gol e laterais), acredito que dê pra fazer uma Liberta muito boa.

    Temos um baita meio de campo hoje (na minha opnião), que se mantenha isso.

    Curtir

  16. O Brasil sofre com a corrupção, como todos os outros países da América Latina.
    Entretanto, pouco importa.
    O importante é ter dinheiro para pagar a escola e o plano de saúde, caríssimos, da minha filha. A, se eu tiver dinheiro também para morar em um condomínio fechado de alta segurança, também tá resolvido. Se eu puder ter um carro importado, então, pode me assaltar direto da minha conta bancária.
    Se eu puder viajar pelo mundo, dá até pra pensar em ajudar nesse esquema ai de corrupção.

    Se eu tenho isso tudo, vivo feliz. É o que importa.

    Curtir

  17. Jogaremos 3 partidas em 7 dias (09/11, 12/11, 15/11)

    Isso é um absurdo.

    No mais acredito em vitoria contra a Chape, empate contra o Vasco e empate contra o Grêmio.

    Curtir

    • SPFC tem que ir com pensamento de ganhar as tres não tem jeito,pra conseguir a vaga temos que ganhar não tem outro resultado,deixaram chegar agora temos pensar grande e lutar muito por essa vaga na libertadores,a torcida por tudo que fez nesse brasileiro merece a vaga e pelo time que temos encaixado temos totais condições de atingir esse objetivo.Vai ser dificil jogaremos sem o Cuevas,mas quem sabe não apareça um” amoroso de 2015″ quando perdemos o Grafiti.Ou que jogue a la Paton na força fisica e bola parada,mas temos obrigação de lutar por essa vaga.

      Curtir

  18. Bruno Grossi‏Verified account @bruno_grossi 10m10 minutes ago
    More
    Boa tarde! São Paulo tem novidades no treino. Pedro, Liziero e Paulo Henrique, do sub-20, se juntam a Igor Gomes e Rony para observação.

    Curtir

  19. Gestão incompetente e catastrófica. Não tem envergadura para dirigir um clube como o São Paulo. Estamos em mãos sem o mínimo talento e vocação para administrar uma marca como o nosso tricolor. E a mídia e o mercado já perceberam isto faz tempo, tanto que estamos à míngua com patrocínio e respeitabilidade.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s