Fifa reconheceu nosso bi-mundial. E daí?

Amigos tricolores.

Na 6a feira passada, a “grande” Fifa, o órgão mais honesto no mundo do futebol, reconheceu finalmente o nosso Bi-Mundial, titulo esse conquistado em 1992 e 1993 pelo São Paulo, comandado pelo mestre Telê Santana. Sim, a Fifa, nos reconheceu e agora estamos lá, no site da Fifa. Poxa, agora sim, eu me considero Tri Campeão mundial, antes, achava que aqueles títulos eram apenas um torneio amistoso entre um time da América versus um da Europa. Ironias a parte, por mim, quero que a Fifa vá para o inferno! Estar no site da Fifa apenas nos dá mais um fator para humilhar o time sem mundial e calar a boca do 2 Mundiais com uma Libertadores, o time Lava Jato.

Ganhamos nosso primeiro título em 1992. Telê, Raí, Zetti, Cafú, Cerezo, Muller. Que timaço!!! No banco, ninguém menos do que o maior técnico da história do futebol mundial, Telê Santana, o mestre dos mestres. Ganhamos do Barcelona, demos um show de bola em cima do time de Johan Cruijff, um genial ex-jogador e brilhante técnico. Hristo Stoichkov, o craque Bulgaro daquele Barcelona, abriu o placar. Cerezo pegou a bola, pediu calma, conversou com Ronaldão para não deixar o cara dominar. Deu um novo animo. Muller resolveu ser gênio e Raí, bom, o que vamos falar desse jogador? Para mim, o melhor que vi jogar com a camisa do São Paulo é meu grande ídolo, ao lado de Zetti (imagina o que foi para mim, entrevista-los para o livro do Telê Santana).

Ano seguinte, o Milan já entrou com mais respeito pelo São Paulo, algo que o Barcelona não havia feito no ano anterior. Johan e Koeman, capitão, nem na coletiva de imprensa foram. Milan tinha um timaço também, comandado por Fábio Capello, o técnico mais badalado do ano, naquele momento, uma espécie de Pep Guardiola de hoje. O São Paulo nem tomou conhecimento, jogo difícil, mas um 3X2 com Palhinha, Leonardo e Muller, num gol estranho, espírita, de lavar a alma, deem o apelido que desejar, o que vale é que ganhamos mais um titulo, o bi mundial. Até aquele momento apenas o Santos de Pelé tinha um bi mundial, titulo esse que a Fifa também só reconheceu em 27/10/2017, na ultima 6a feira, 55 anos depois. Enfim…

Para ganhar esses títulos não foi nada fácil. Ganhamos o Brasileiro de 1991, com aquele gol místico de Mário Tillico, um ponta rápido e que tinha um jeito peculiar de jogar, caiu nas graças da torcida. Começamos a Libertadores em 1992 perdendo de 3X0 do Criciúma, Telê ficou maluco, Dr. Pimenta mais ainda, decidiu-se ali, naquela volta de Criciúma, que aquele título era nosso. E foi! Ganhamos a América e depois o mundo. Agora, a Fifa, vem reconhecer, essa linda história, em 2017? Poxa Fifa, quando precisamos do seu reconhecimento? Quando que o São Paulino esperou você dizer algo para comemorar, tripudiar em cima dos adversários? Quando Raí precisou do seu aval para dizer que naqueles anos éramos o melhor time do mundo. Quando que Telê precisou do seu aval para ser o melhor técnico do mundo? Quando precisamos do seu aval para colocar estrelas na nossa camisa, comemorando os títulos? Por favor Fifa, se preocupe em acabar com as “coisas estranhas” que ocorrem dentro da sua sede, na Suiça.

Clubismo de lado, mas quem é a Fifa para dizer que o Santos de Pelé, Flamengo de Zico, Grêmio de Renato Gaúcho não foram campeões? Como tirar alguns títulos de Real Madrid, Independiente, Milan, Barcelona, Bayer Munique, Peñarol, Juventus, Ajax, River Plate… Qual o moral que esse órgão, com diversas denuncias de corrupção tem para falar quem é ou não campeão? Se dependesse desse órgão, o futebol já tinha acabado, se mantém pelo talento de jogadores e pela paixão dos torcedores, esse o maior motivo desse jogo, mas não por eles. Esses caras querem apenas dinheiro, não são uma entidade do futebol, são um banco. E já estão na Suiça para ajudar.

Apenas na maluca metodologia da Fifa, em 2000, foram 2 campeões mundiais, sendo o Boca Juniors, que ganharam a Libertadores daquele ano, voaram até o Japão e ganharam do Real Madrid. O outro, um time convidado, o mais corrupto dos times, time que entrou no torneio pois o patrocinador era o mesmo, que ganhou do Vasco, no Maracanã, nos pênaltis, depois de passar por alguns jogos de forma polêmica em todas. Como dar credibilidade a uma entidade que consegue, na maior cara de pau, confirma 2 campeões para um torneio? Estilo a CBF, outra entidade super honesta, que até hoje não sabe quem ganhou titulo brasileiro em 1987. Até hoje! Mas ok, se a Fifa demorou 56 anos para reconhecer os títulos, a partir de 1960, a CBF ainda tem tempo para decidir. Piada!

Para você Fifa, meu sincero, F…

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova). Me siga facebook.com/plannerfelipe

 

Anúncios

28 comentários

  1. Tem muito torcedor do Corinthians essa semana que quase morreu de desespero ao ver a notícia da FIFA rs… Chegaram até mesmo fazer postagens no facebook tentando ainda justificar o injustificavel e ainda continuar com aquele fraco argumento da geografia rs…

    Nenhum torneio é baseado em critérios geográficos do contrário não haveria nenhum campeão paulista pois não teve a participação de times de todas as regiões paulistas. Também o timeco de Itaquera não teria brasileiros pois não tiveram presença de times da região Norte.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Fifa o que essa entidade tem de credibilidade nada nada pode apagar nossas glorias e vitorias uma entidade fraca que esta tao corrupta quanto a CBF não me representa em nada não tem meu respeito não tem minha atenção mesmo que não quisesse reconhecer azar o dela pra mim somos tri campeões mundiais em cima simplesmente de Milan e Barcelona então sendo assim f………… fifa cambada de mercenários

    Curtir

  3. Esse assunto já foi alvo de comentários em Post anterior, mas não custa realçar:
    Para as gerações futuras e para corrigir uma injustiça histórica, é bom terem reconhecido os títulos da famosa e inesquecível Copa Intercontinental. Mas, contudo, era mundial sim! Aquele jogo único em campo neutro entre os campeões dos 2 continentes que efetivamente dominam e mandam no futebol mundial parava boa parte do mundo para prestarem atenção no duelo entre europeus e sulamericanos.
    Para nós é isso aí, presenciamos os feitos do nosso querido tricolor e isto jamais será apagado. Para gerações vindouras servirá
    de referência histórica esse reconhecimento,
    mas para nós que vivemos não muda nada.
    Assim como para os torcedores do Santos de Pelé, do Flamengo de Zico e o Grêmio de Renato Gaúcho.
    Portanto eu sigo com meus companheiros aqui do Blog e digo:
    FIFA, F*** you!

    SDS a todos os tricolores TRI campeões Mundiais do Blog!

    Curtido por 1 pessoa

  4. https://www.terra.com.br/esportes/cruzeiro/thiago-neves-fala-em-sonho-de-timao-em-video-e-dispara-flamengo-e-corinthians-atropelam-as-outras-torcidas,39f624b3ecbdcc717c5419e4140da87a03myre67.html

    “Ninguém é bobo, ninguém aqui é otário. Todo mundo sabe que, no Brasil, Flamengo e Corinthians atropelam todo mundo nas torcidas. Eu tenho vontade de jogar no Corinthians. Não é nem por isso (torcida). Sempre tive vontade, a gente conversou um tempo atrás, mas não deu certo”, destacou.

    Só do cara negligenciar o que a torcida do São Paulo vem fazendo, mostra que ele é um completo bobo e otário!

    Curtir

  5. E o Juninho ex Vasco dizendo no Seleção Sport Tv verdades raras de se ver na imprensa a respeito da situação do futebol brasileiro. Um cara desse infelizmente não duraria uma semana como diretor de um grande clube. Não iam deixar ele pôr em prática o que pensa.

    Curtir

  6. Vou discordar em partes do colunista. Primeiramente tudo que ele falou sobre a Fifa é verdade, só que existe um porém: gostem ou não, é a principal entidade do futebol. E corrupta ou não, o futebol é organizado por ela e infelizmente depende dela para que haja um mínimo de organização. Ou vocês acham que as ligas de clubes, que são organizadas diretamente pelos clubes, não tem gente desonesta e corrupta ? O problemas não é a entidade em si mas os seus cartolas. Quanto aos títulos do São Paulo e dos demais ganhadores da Copa Intercontinental de 1960 a 2004 o mundo sempre os tratou como campeões mundiais, só que o tempo passa e com a FIFA passando a organizar o campeonato por ela mesmo, existia essa polêmica e muitos aproveitaram ela para desqualificar os vencedores da Copa Intercontinental. Vale lembrar que quem está na mídia esportiva falando sobre futebol tem o seu time, e se ele não for um vencedor da Copa Intercontinental, o tratamento dado a ele era em grande maioria das vezes depreciativos. Portanto, a oficialização por parte da FIFA acaba com qualquer polêmica, pois a Copa Intercontinental sempre teve a legetimidade de mundial de clubes mas lhe faltava a tal da oficialização. Agora, possui os dois. Portanto, são campeões mundiais sem asterisco.

    Curtir

  7. Eu também pouco.me importo com essa entidade corrupta e sem credibilidade que eh a FIFA, eu vi meu time ganhar de poderosos Europeus com um time fantástico com Mestre Telê, Raí, Cafu, Cerezo, Muller, Leonardo e Cia, jogando um futebol maravilhoso, o título era o que tinha na época, o mundial era aquele e pronto.
    Os invejosos que não tiveram competência de ganhar querem denegrir isso, lembro de vários clubes com projetos Tókio que não chegaram a lugar algum, inclusive o time da marginal sem número.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s