A noite começou quente no clube. Logo no início, foi protocolado o pedido de impeachment com a entrega das mais de 10 mil assinaturas para saída de Leco enviado pelo Renova Tricolor:

O que já prometia mais agitação, era a convocação de Vinicius Pinotti pelos conselheiros para explicar sua relação com Alan Cimerman, demitido por justa causa e envolvido no escândalo dos ingressos do show do U2. Pinotti deu mesada ao ex dirigente que ele próprio colocou no clube, segundo informações do UOL.

O requerimento foi entregue e protocolado como podem ver na foto acima.

Quando a reunião do Conselho começou, um quórum baixíssimo, uma vergonha para conselheiros que representam o São Paulo FC. Não à toa, o clube está como está, que não é só culpa de Leco, claramente. Ele só personifica essa decadência.

O primeiro tema foi a apresentação de Renato Opice Blum sobre crime digital e redes sociais. Em um momento, o conselheiro Homero Bellintani pergunta o que acontece se algum conselheiro vazar a reunião.

Na sequência, uma polêmica: o Conselho Fiscal eleito tal qual Leco, reclamou da falta de transparência e da ausência de documentos para avaliar o clube já que não possuem acesso e o que pedem não é mostrado. Foi reclamado o contrato e a relação com Alexandre Pássaro, um dos tripés do mandato Leco hoje e os contratos por ele feitos.

Foi falado sobre o estouro no orçamento aprovado pelo Conselho e que deveria haver apuração de responsabilidade.

O relatório fiscal tanto o oficial como o paralelo apontam irregularidades em contratos de natureza jurídica e aponta falsa de transparência nas contas. Essa foi a conclusão do Comitê.

O presidente do Conselho tentou encerrar o assunto mas o conselheiro Olten Ayres Jr pediu para o assunto ser debatido e esmiuçado. O presidente do Conselho novamente impede que o presidente do Conselho Fiscal se manifeste. Leco diz que o Conselho diz inverdades e que é mentira suas conclusões.

Manssur sugeriu que sejam convidados outros profissionais para dar aulas ao Conselho Fiscal, desqualificando o Conselho eleito.

Mais alguns poucos conselheiros falaram e o assunto dissipou. Apenas 122 conselheiros de 240 na lista. Que vergonha para quem representa o clube e o sãopaulino…

Lapolla virou gerente de marketing remunerado e é mais um a ser assalariado no São Paulo.

Foi dito que a receita de patrocínio global é de R$ 18 milhões.

E o Pinotti, convocado para depor e explicar, não apareceu.

Pupo não quis permitir deliberação sobre ele já que ele não é conselheiro, é funcionário. Ou seja, ele pode fazer o que quiser sem prestar contas e se Leco não demitir, ele pode fazer qualquer coisa impunemente.

A maioria se mostrou feliz, perguntando de futebol ao Leco. Leco exaltou o trabalho de Pinotti dizendo que o futebol foi reformulado, que este é o São Paulo de verdade.

E alguns conselheiros exigiram uma resposta de Pinotti em até 15 dias. E o presidente do Conselho aceitou.

Eu, Alexandre Zanquetta, me confesso enojado como sãopaulino e encerro por aqui.

Diretor que recebe salários e não presta contas, regras estatutárias não são obedecidas, novo estatuto rasgado. E o que se vê são aplausos à Leco como se em glórias vivesse o São Paulo.

Nos salvamos da Série B mas estamos mortos moralmente, institucionalmente e em nossa essência. O São Paulo agoniza.

OBS: as informações aqui publicadas são descritas por uma fonte como em todas as reuniões dos últimos anos. Se algum fato ou citado quiser se manifestar para corrigir, se explicar ou dar sua versão, o espaço está aberto.

Blog do São Paulo