Depois que o Morumbi foi inaugurado, o São Paulo teve uma sequencia de títulos nos anos 70, 80 e 90.
Essa sequencia de títulos é que fez o São Paulo ser o clube mais vitorioso do futebol brasileiro.
Hoje o São Paulo está 5 anos sem títulos.
O São Paulo precisa dar o primeiro passo, conseguir uma formula para conquistar 1 título.
Depois disso, o São Paulo tem que usar a mesma formula para uma nova sequencia de títulos.
Um projeto de 30 anos conquistando títulos.
Igual aconteceu nos anos 70, 80 e 90.
Usar essa formula, não importando quem seja o Presidente e o Diretor de Futebol.
É isso que poderia ser debatido no Conselho Administrativo.
Um projeto de 30 anos conquistando títulos.
Implantar no clube uma formula para conquistar titulos.
Debater essa formula pontos por pontos.
O que é preciso para conquistar títulos, sendo que só um ganha e todos querem ser campeões (Inter, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, Santos, Cruzeiro)?
Bom Diretor de Futebol.
Bom Olheiro.
Time Arrumado.
Time Entrosado.
Time técnico.
Base sendo usada para conquistar títulos.
Querer ganhar tudo, não importa o campeonato.
Avaliar o motivo de uma derrota em clássico e de uma eliminação.
O Conselho Administrativo poderia debater esse tema.
Um projeto de 30 anos conquistando títulos.
Pode até não conseguir ganhar esse ou aquele.
Mas vai tentar.
Até porque, são os títulos que vão fazer o São Paulo assinar bons patrocínios, valorizar a marca, obter melhores contratos de TV, vender produtos oficiais do clube, aumentar os sócios torcedores, ter mais forças nos bastidores.
E daqui 30 anos, o São Paulo não pode ficar mostrando aos seus torcedores, as conquistas dos anos 80, 90. O São Paulo vai precisar contar aos seus torcedores, novas conquistas.
Se os outros clubes conseguem ficar campeões, porque o São Paulo não? Vamos buscar uma fórmula de sucesso a ser seguida, que possibilite ao São Paulo conquistar títulos.
Já está tudo pronto para o São Paulo buscar essa sequencia de titulos: O São Paulo tem Centro de Treinamento, estádio, a terceira maior torcida do Brasil, uma boa categorias de base, os jogadores querem jogar no São Paulo, os Técnicos querem treinar o São Paulo.
Falta agora elaborar um jeito de montar equipes fortes, manter essas equipes e conseguir fazer essas equipes serem bem treinadas.
Nos próximos 30 anos, o São Paulo tem que ter um Projeto para conquistar títulos.
Seguir uma formula de sucesso.
E seguindo essa formula, o São Paulo tem que ter um esquadrão acima da média por década.
O Olheiro capacitado do São Paulo, tem que montar 1 esquadrão acima da média por década.
Zagueiros – Que saiban cabecear, defender, marcar e sair pro jogo: Miranda, Oscar.
Laterais – Que saibam defender, marcar, atacar e cruzar: Cicinho, Junior.
Volantes – Que saibam defender, marcar, armar jogadas e fazer gols: Hernanes, Mineiro.
Meia – Que sejam o cérebro do time: Raí, Danilo.
Atacantes – Que tenham o faro de gols: Amoroso, Ricardo Oliveira.
Craque – Que decidam jogos e campeonatos: Messi, Zico.
Eu peço que essa mensagem fique arquivada no Conselho Administrativo, para que seja seguido a risca essas orientações. É uma especie de trabalho a ser realizado pelo Conselho nos próximos 30 anos.
Por favor faça isso Conselho Administrativo. O São Paulo não pode ficar 30 anos sem conquistar títulos, pelo contrario, tem que ficar 30 anos conquistando títulos.
A meta é: Tentar ganhar tudo. Pode não conseguir mas vai tentar. Mesmo se a situação financeira não for das melhores, o São Paulo vai montar com ajuda de um Olheiro qualificado um time para ser vitorioso. Não importa se os nossos rivais vão ter times muito fortes, o São Paulo vai entrar em uma competição para ganhar. Se não ganhar, é necessário avaliar o porque não ganhou, não importa o campeonato que perdeu. Se não ganhar, fazer ajustes para ganhar o próximo campeonato. Se ganhar, não se acomodar, querer ganhar o outro campeonato. Se o Técnico achar que o campeonato não vale a pena, impedir que o Técnico desista do Campeonato. Tiver disputando 2 campeonatos ao mesmo tempo, querer ganhar os 2. Pode ganhar um e pode ganhar os 2 e ganhando os 2, a marca valoriza muito, é uma baita história escrita pelo clube.
Eu vou propor algo que poderia virar tradição no Conselho Administrativo: Dê inicio a esse projeto de 30 anos conquistando títulos. Todo mês de Janeiro antes de começar os jogos, os membros do Conselho Administrativo iriam se unir no Memorial, tendo em mãos os campeonatos que o São Paulo vai participar e os troféus de cada campeonato. Iria ser discutido, aonde cada troféu vai ficar no Memorial. Ao conquistar o troféu, os membros do Conselho Administrativo iriam colocar o troféu no local e tirar uma foto na sequencia. Em Dezembro caso o São Paulo não conquiste nenhum campeonato no ano, seria debatido pelos membros do Conselho Administrativo o que aconteceu e o que fazer para que isso não se repita no ano seguinte. Caso o São Paulo esteja em jejum de títulos de 10 anos de determinado Campeonato, em Dezembro mesmo que o São Paulo ficou campeão em outros campeonatos, seria debatido pelos membros do Conselho Administrativo o que acontece e o que fazer para que o desempenho do São Paulo melhore nesse Campeonato que o São Paulo está 10 anos sem títulos. Seria discutido tudo: Inicio do campeonato, o desempenho do time, o trabalho do Técnico, os clássicos, os mata matas, as lesões, os desfalques, o ataque, a defesa, o elenco, as contratações. Nada escaparia dos olhos do Conselho Administrativo: O porque determinado jogador da base não foi aproveitado no São Paulo e vingou em outro clube (Oscar), o porque determinado jogador não foi aproveitado no São Paulo e vingou em outro clube (Arouca), como usar a venda milionária de algum jogador para montar um super time. O Conselho Administrativo poderia ter umas metas: Uma delas, seria em colocar no Memorial, o troféu de todos os campeonatos nesses 30 anos. Outra meta, seria no período de 5 anos, os membros do Conselho Administrativo levar ao Memorial um troféu por ano. A outra meta, é que em um ano seja colocado no Memorial pelos membros do Conselho Administrativo, troféus de todos os campeonatos que o São Paulo participou no ano. Os membros do Conselho Administrativo, não iriam desistir de cumprir essas metas.
Se as metas não vem sendo realizadas, o Conselho Administrativo iriam debater como aprender a receita de como bem administrar o futebol. Não seria um papo sem fundamento de torcedor, mas uma discussão para cumprir com essas metas de 30 anos conquistando títulos. Iria ser discutido, se os outros conseguem conquistar títulos, porque o São Paulo não pode fazer o mesmo.
Eu vou dar dicas ao Conselho Administrativo para cumprir as metas: Tem Técnicos que ganham títulos, tem Técnicos que perdem títulos. Tem Diretor de Futebol que sabe ser campeão, inclusive de campeonatos complicados. Tem Olheiros que sabem montar equipes vitoriosas, inclusive esquadrões. Tem craques que decidem jogos e campeonatos. Nesse projeto de 30 anos conquistando títulos, o São Paulo tem que conciliar tudo isso aí.
Cleiton Ferreira
Falta SPFC ao atual SPFC.
#Reage SPFC
Ótimo texto, Cleiton Ferreira.
Mas as prioridades são outras, infelizmente.
No nosso campeonato ainda faltam 7 pontos.
Que bela campanha estão fazendo Luis Araujo e Thiago Mendes, choraram para serem vendidos e estão amargando a penultima colocação do campeonato com 6 pontos em 10 jogos…
Bom dia! É o primeiro ano dos cinco de contrato deles. Quem sabe na mão de um técnico menos “louco ” eles dêem certo por lá. Fora a grana que não para de entrar todo mês. Acho que pelo menos o LA a diretoria poderia ter segurado esse ano. Foi mais culpa dela do que dele.
A grana vai ter que compensar muito para jogar a 2 divisao na França…
Entre morar na França ou no Brasil, qual voce preferiria?
Bielsa desfez toda a base do time e remontou o time inteiro… assim como Ceni fez.
O futebol esta cada vez mais coletivo e manter uma base e um estilo é essencial.
Pois é, a vontade imensa de ir jogar na Europa e em time de 2a Divisão, desculpa, mas Campeonato Francês é muito ruim, estão pagando por isto, como sempre digo…bem feito, quem mandou ir!
Mas aí nossos gestores não possui a capacidade e a pretenção de um projeto vitorioso, vitoria p o leco é não cair e conseguir justificar os seguidos fracassos, o espírito dos times formado por leco tem reflexo da mediocridade de quem busca o empate ou simplesmente não passar vexames,título e vitórias não tem esse perfil derrotista do nosso presidente medíocre.
RC acertando com o Fortaleza, agora sim tá certo, começando de baixo…
Esse fantasma vai voltar? Fica lá na Europa gastando os 5 milhões da multa imoral.
Ele só foi visitar o Bosco.
Deixem o cara trabalhar…
https://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/fator-dorival-elenco-do-sao-paulo-valoriza-trabalho-do-tecnico-em-recuperacao.ghtml
A intensidade com que os jogadores marcaram nesse último jogo, os dois tempos, mostra que a preparação está boa e que o time obedece ao técnico. Acho que agora certos jornalistas vão dar uma trégua na plantação de notícias sobre ambiente ruim e busca de outro treinador.
Mesmo pq contra fatos, não há argumentos…
Tirar o Dorival é acabar com qualquer bom planejamento para 2018, ele vai aos poucos dando cara ao time, cada jogador vai se encaixando e sabendo o que fazer com a bola, partidas ruins todo time fez ou vai fazer ainda no campeonato.
Mas a evolução é nitida, tem que deixar ele trabalhar, dar continuidade para ano que vem , trazer jogadores que para ele serão bem vindos para o seu esquema e bola pra frente. 2018 será um ano interessante para nós.
PS: Próximo jogo será no serra Dourada, campo grande e neutro, e onde tem MUITOOOOO são paulino, da pra trazer os 3 pontos.
Não será no Serra dourada.. Será no olímpico.
Deixem o cara trabalhar.
quem quer que seja o técnico, tem que ter continuidade.
O ideal seria se ele tivesse participado do planejamento.
Insucesso é natural. Mas o clube tem que dar chance de a pessoa trabalhar tranquilamente.
sem atropelo, sem desmanche, sem bizarrices internas.
Eu brinquei aqui que se o DJ tirasse o SPFC do rebaixamento tinha que fazer um busto para ele no Morumbi. Ele pegou um cenário de terra arrasada, um time sem padrão de jogo, um amontoado de jogadores em campo. O primeiro tempo contra o Santos foi muito bom, digno de um time de ponta do campeonato e não a realidade de fugir do rebaixamento.
Se o Gremio for campeão da Libertados (e acredito que será) ficamos a 4 pontos da pré-libertadores e ainda tendo confronto direto com o Vasco.
Tem torcida que faz carreata pra acompanhar o time do CT até o estádio antes da partida. Tem torcida que vaia e pixa o muro do clube que está em primeiro lugar do campeonato mas que perdeu alguns jogos.
Um ótimo ano pra desmistificar muita coisa.
Qto tempo perdido com aquele preparador fisico, anos e anos com o time se arrastando em campo…
Verdade!
E podem xingar o Leco a vontade mas as melhores contratações foram as do presidente e nao as indicações do chupim.
Presidente não contrata e nem dispensa sozinho. Problema é um inseguro e fraco se cercar de “profissionais” da mesma estirpe. Óbvio que houve acertos mas não anula as inúmeras derrapadas, equívocos e falta de percepção nos discursos e desmentidos patéticos pra alegria da mídia anti.
Aproveitando: o post tem boas intenções mas não vejo esse discreto e bovino conselho de administração em condições de nortear um projeto para 30 anos, aliás nem para 2 anos. São veniais e obsoletos para isso. É preciso de ajuda profissional e nesse caso cai na escolha da pessoa gabaritada e quem escolhe quem é?
Mas e quando estávamos no Z4 as contratações também não foram feitas pelo Leco???
Não sabemos quem contratou quem… provavelmente Pinotti ouviu o treinador e o setor de estatística e olheiros e contratou.
O que mais me preocupa em qualquer planejamento é a enorme dependência da venda de jogadores.
Ainda estamos asfixiados por dívidas bancárias e um fluxo de caixa negativo.
Nesse mês os boletos dos sócios sairam como tendo o Banco Rendimento como favorecido por causa de uma dívida com eles.
Bom, se a venda do Rodrigo Caio acontecer e não for parcelada em 20x é possível que isso amenize a necessidade de venda de outros jogadores em 2018. Só espero que a diretoria tenha vergonha na cara e se policie (ou seja policiada) com relação a gastos desnecessários. Vi que muitos muitos cargos inuteis foram cortados e isso é um bom sinal, mas precisa de exemplo vindo de cima.
Precisamos passar por um drástico processo de redução de despesas. Mas como fazer isso e ainda manter um time competitivo em alto nível?
Um desafio que, sinceramente, não sei se nossos administradores estão preparados para enfrentar.
Se o flamengo ganhar a sulamericana também abre uma vaga do brasileiro na libertadores?
abre
Bom dia.
Os resultados de Coritiba e Ponte me impedem de me dedicar exclusivamente a pedir a cabeça do Pinotti.
Pelo jeito precisamos garantir logo os 46 pontos, o que espero que ocorra contra Atl-GO e Chape.
Para 2018, apesar de ainda desconfiar do Dorival, ele tem que ser mantido.
Chegou em terra arrasada, onde o único objetivo era escapar da Série B.
Não tinha obrigação de jogar bonito, ter padrão, etc.
Tem que traçar o planejamento com ele e apostar nisso.
Coritiba fez um gol no finalzinho em um jogo maluco com o Diego souza perdendo dois pênaltes… alias o Goleiro galinha do Coxa pegou os dois…
Mas não é de todo o mal… é só confirmar os 3 pts contra o Atl.GO e vamos pra briga de cima.
contrataçoes do Leco?melhores? hahahahahaha
a esta hora da manha de uma segunda feira, é cada coisa que só pra me fazer rir!..
O fato é simples e sem erro! um 2018 Correto se inicia com Dorival Junior como técnico! Ponto.
Se mantem os bons jogadores, recebe o Kaka pro ultimo ano de carreira, acerta com bons atletas, de preferencia em atletas com potencial e sem estrelas(ja temos essas estrelas no time atual).
Quanto ao RC! Agora ele faz o certo, começa pelo inicio. Começar no Tricolor como técnico foi só coisa eleitoreira, só míope que não vê. E não tem como fazer time vencer da forma como a diretoria fez: um time a cada 6 meses. De resto, basta ser São Paulo que as coisas acontecem. Tranquilidade pro time treinar e jogar, torcida na arquibancada torcendo e diretoria quieta e trabalhando pra não atrapalhar o clube!! Certo senhor Leco!? Boca fechada não entra Mosquito!
Tem que extirpar o esquema corrupto que foi implantado pelo Juvenal Juvêncio e continuou com o bandido Aidar e agora segue com o Corrupto Leco que é também incompetente e o Pinotti NUNCA poderia ser Diretor de Futebol!
Para 2018, diante da eterna necessidade de fazer vender algumas peças, eu negociaria:
– Rodrigo Caio, voltou a jogar muito bem, mas acho que quer sair e ainda podemos fazer caixa com ele. Se ele quiser ficar até a Copa, ok.
– Cueva, principalmente se o Peru for a Copa, desde que apareça alguma proposta próxima a multa. Acho ele instável tecnica e emocionalmente, e acho difícil se “envolver” com o time até a Copa.
– Junior Tavares, que além de ruim, é cabeça fraca.
Tentaria manter Jucilei e Hernanes, partiria em busca de laterais, reposição da zaga, meia e atacante de velocidade.
Mas a espinha dorsal está montada, com Arboleda, Jucilei, Petros, Hernanes e Pratto.
Concordo, Cueva nao tem cabeça, nao dá pra contar com ele.
Arboleda é bem né mano…
Joga simples. até feio… mas é firme… e não leva desaforo.
ótimo.
Rodrigo Caio está também menos exposto e por isso seu futebol cresceu.
Quando o time joga acertado, o futebol dele melhora. Não será estranho se o Tite convocar ele de novo e de novo.
Arbolenda vai fazer história. Se ficar uns anos vai sair como “ArboLenda” mesmo hehe,
Uma pena q ñ se pode ter mais estrangeiros no time. Os sulamericanos de fora do Brasil ainda tem vergonha na cara, é comum jogarem “por um prato de comida”.
Hernanes é raridade ñ só pela técnica, mas pela gana de vencer mesmo, pela ‘vergonha na cara’.
Tem q manter isso aí, hein?
tem que manter… rsrs
É que o Buffarine tá num inferno técnico… mas é outro que se mata pelo time.
O Buffarini teve o azar de pegar o time numa draga danada, ano passado lembro que ele terminou bem o campeonato tava evoluindo.
Acho que quando o time ficar sólido como conjunto é capaz de varios jogadores começarem a mostrar bom futebol.
Não dá pra execrar os jogadores senão nunca formaremos um elenco que conquiste algo.
Se tivéssemos internet em 90, o Tele e varios jogadores como Rai já não estariam no clube e a história seria outra.
muito bem dito… o individual sem o coletivo só sobressai quando esse individual é muito acima da média.
Se duvidar já vai ter proposta no fim do ano.
Arboleda é o oposto de Junior Tavares. É focado, faz o simples, não inventa, não se mete a fazer o que não sabe. Mais importante do que o instável Rodrigo Caio, é peça fundamental. Se fosse tupiniquim e com boa assessoria, já estaria na seleção.
Falamos tanto do Jr tavares e nas galinhas o lateralzinho deles ta pior. kkkkkkkkkkkk
E o Petros que tá pendurado há 13 jogos? Otima contratação.
Petros honra hein….
No começo não botei muita fé não… Mas então percebi que o jogo dele é discreto…
Joga muito.
Por mim ele poderia ter forçado um amarelo contra o santos…
Bom dia galera do blog,
Excelente coluna Cleiton, o time só voltará a vencer campeonatos quando os conselheiros e diretoria tomarem vergonha na cara e acabarem com as dívidas e falcatruas que fazem no clube.
Pra termos um projeto decente temos que reunir os melhores em cada função, desde o presidente até o jardineiro do clube. Temos muitos bons profissionais no clube mas quem está lá em cima não são pelo que já demonstraram.
O planejamento de 2018 tem que começar pelo técnico, mantendo o mesmo lá e priorizar o Paulista e Copa do Brasil. Temos que começar a ganhar os torneios pequenos pra recomeçar o ciclo vitorioso.
E hj o melhor lateral direito do país é o Militao.
SPFC 2o Turno: 3 melhor campanha.
Futebol é paixão, emoção, porém é muito dinâmico, você vai do céu ao inferno rapidamente, por isso que temos que ter racionalidade.
Veja, o Mano Menezes está quase demitido do Cruzeiro, sua organizada Máfia Azul invadiu a Toca da Raposa para agredir os jogadores, passado 4 meses o Mano acerta o time e ganha a Copa do Brasil, final da história, o Mano é ovacionado pela mesma torcida e renova seu contrato por 650 mil mensais.
Para a torcida do Flamengo a culpa da queda de produção do time era a Zé Ricardo, o mandaram embora, e trouxeram o tal Reinaldo Rueda, e o time piorou.
O Carille era incriticável pela torcida, bastou o time despencar, pois o time é limitado, elenco curto e cansado, que a culpa cai em cima do treinador.
E o time do Santos formado por pastores evangélicos, derrubaram o Dorival, trouxeram o Levir, estão em 3° lugar e a torcida protestando.
E o milionário Atlético/MG, com aquele futebolzinho medíocre e por aí vai…
E os modestos Botafogo e Grêmio, o chamado time de refugos ??????
Qual problema de um time ser formado por “pastores evangélicos”? Ou é um ponto forte?
Tem um lado bom e outro ruim….
O ruim e que as vezes montam uma panela e os outros que não são se sentem excluídos. Futebol é coletivo mas fora de campo ha de se respeitar as individualidades de cada um.
Sem dúvidas é dinâmico. Por isso ele deve ser avaliado por um período de alguns anos onde a competência na gestão pode ser comprovada por números, seja nas finanças, seja por títulos ou seja por boas ações de profissionais que estão no clube há anos.
E o Marcos Guilherme parece o Leandro guerreiro jogando, faz o papel dele mto bem.
Ainda fico em dúvida sobre goleiro.
Sempre achei os nossos fracos, mas o Sidão andou fazendo alguns milagres e tem carisma…rsrsrsrs
Acho que faltou nesses anos um bom preparador de goleiros essa que é a verdade.
Não é possível não ter vingado nenhum goleiro nos últimos anos.
Perdemos Fabiano, Richard, Léo e o Ederson já na base.
O Denis quando veio era bem promissor assim como o Renan Ribeiro e agora nenhum vingou. Muito estranho isso aí.
Japoneis, seguinte amigo, o CT da Barra Funda e Cotia era formado por uma forte “panela”, que há anos dominava o clube, demitiram os melhores profissionais do Brasil e aos poucos foram dominando tudo.
O Milton Cruz foi demitido e procure nas redes sociais muitos e muitos atletas e ex ídolos do clube comemorando sua demissão, alguns como Amoroso, Palhinha, Leandro Guerreiro, etc.
Quem era o melhor amigo do Milton no São Paulo ???? Para quem ele era o leva e trás ? Quem fazia lobby para se manter os fracos profissionais no clube ?
Isso que tento abrir o olho de muito torcedor, a idolatria as vezes cega ..
abração.
O bandido do Juvenal o Milton era o leva e trás do juvenal
conheci um funcionário do clube em uma festa na barra funda, e ele disse que Cotia virou resort de apadrinhados e parentes de diretores e que as vezes os moleques que eram bom de bola não tinham espaço.
Quem contratou o Petros ?
Quem negociou com os chineses para aquisição por 1 ano de empréstimo o Jucilei e o Hernanes com os chineses pagando 70% dos salários ?
Quem contratou o Cueva em 10 pagamentos por um valor baixo ?
Quem negociou a rescisão de Wesley ?
Quem conseguiu uma boa venda do Centurion ?
Quem negociou a compra do Pratto ?
Desculpa FBN mas a diretoria tem errado muito mais que acertado.
Com certeza, também acho, trouxeram Marcinho e muitos fracos jogadores, falam bobagens via mídia, a multa de 5 milhões do Ceni, muita bobagem sim, temos os acertos e os erros, concordo contigo.
Leco.
Mas nem por isso ele é bom.
Alias, quem contratou o Rogério Ceni, numa nítida manobra eleitoreira?
Também acho Roberto, manobra imoral que nos custou um semestre perdido.
O Cueva foi trazido na antiga direção de futebol não?
Centurion se vendeu sozinho, mas sua compra foi um risco.
Gostei da gestão do Luiz Cunha mas pareceu transparente e pés no chão.
Bom dia pessoal! Zanca se ler e puder me responder, me diga uma coisa. Pq não existem mais suas colunas toda segunda feira falando do futebol do SP?
https://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/fator-dorival-elenco-do-sao-paulo-valoriza-trabalho-do-tecnico-em-recuperacao.ghtml
Estava na cara que o problema do São Paulo FC no primeiro semestre era um time mau treinado e bagunçado taticamente, o próprio Maicon (zagueiro) que foi para a Turquia deixou claro isso, quando o Dorival aos poucos foi implantando seu trabalho e treinanando a equipe, a equipe cresceu, o que o Dorival fez durante o Brasileiro em andamento, era para ter sido feito durante o Paulistinha´.
Sem contar aquela porcaria de preparador fisico que foi mantido a pedido da ex.
O futebol não é ciência exata, tudo em maior ou menor grau é aposta mas combinar um ex jogador cheio de teorias e teses numa função inédita e um tão inseguro como fraco mandatário geraram o inevitável. Na prática foram dois principiantes (cada um com seu objetivo e nem sempre ético) que pisaram em terreno desconhecido sem medir consequências. Numa empresa séria lá fora, quando um do alto escalão comete erro irreparável, não é só o próprio que arca com o dano, o superior a ele também. Quantos e quantos ministros foram obrigados a renunciar por escândalos causados pelo 2º, 3º escalão? Portanto Leco tem a maior parcela da culpa sim. Incompetentes tem cabelos também, e isso é o que mais se acha no Morumbi
Futebol não é outra coisa, senão resultado.
O Carille já é questionado. Ontem era o melhor disparado. Cuca é ruim, pois as porcas melhoraram com a saída dele.
E o Dorival já é o melhor desde o Telê pra alguns, hahaha.
Não ganhamos nem o campeonato paulista fica difícil um time caro e lutando para não cai sendo eliminados.
Melhor coisa que o Dorival fez pro time foi arrumar o meio campo. Nunca vi um time bom sem meio campo, um time com meio ruim é um time fraco pois estoura tudo na defesa e a bola não chega no ataque.
O Hernanes deu uma cara e equilíbrio ali.
O grupo para render tem que estar contagiado pela vitória, pelo pensamento positivo, pela vontade de vencer, etc…
Para mim, quem trouxe isso de volta para o SPFC se chama “profeta Hernanes”, fez todo o grupo crescer, como Cueva e Jucilei…..
E tem como dar errado um meio com Hernanes, Petros, Jucilei e Cueva?
Meio de nivel europeu, mas o problema é o resto do time… Precisavamos de um ponta veloz e que finalize bem e um centro avante mais rapido. As laterais nem se fala.
Hernanes deu no mesmo jogo uma assistencia de esquerda e uma de direita.
No segundo tempo ele se posicionou pra bater uma falta com a canhota.
O cara é louco…hahahahaha
Vi uma entrevista dele falando disso. que o goleiro nunca sabe com qual perna ele vai bater… inclusive, disse que fez um gol de falta com a esquerda na Juve.
Hernanes tem duas pernas direita. Algo cada vez mais raro hj em dia.
Mudou o preparador de goleiros, Sidão cresceu na posição….
Mudou o preparador físico, o time era morto no segundo tempo e tínhamos muitas contusões musculares, hoje o time corre e as contusões desapareceram….
Mudou o treinador, era uma bagunça tática, hoje pelo menos cada atleta sabe o que fazer em campo….
O ambiente mudou, era fofoquinha no grupo, X9 e tudo mais, briga de prancheta e discussão de jogadores em campo….
Procede isso ou não…….
Nos ultimos anos o SPFC tem terminado o segundo semestre com um time “formado” e começa o ano seguinte sempre do zero, demorando meses até atingir uma maturidade pra que no ano seguinte o ciclo seja o mesmo. Falta continuidade pra conseguir bons resultados e o primeiro passo é manter a qualidade do time titular.
Eu acredito muito em 2018….ano de Copa, não haverá muitas transações no futebol mundial não.
Muitos atletas não utilizados serão dispensados, muitos da base subirão e bons jogadores serão contratados.
Dorival terá toda a pré temporada para montar seu elenco, pois ele já achou o time.
Torço para o Jucilei ficar, com mais um bom zagueiro, mais 2 bons laterais e mesclando com boas jóias da base, eu acredito em um bom papel para 18.
Militão faz a do Jucilei tranquilamente.
Exatamente, Fábio.
Temos que manter essa base, e realizar contratações pontuais.
Vamos ver se eu entendi:
O melhor amigo de Milton Cruz no SPFC
a) Juvenal Juvêncio
B) Abílio Diniz
C) Ataíde Gil Guerreiro
d) Muricy
e) nenhuma das anteriores
Só não coloquei esta alternativa (E), pois lendo comentários acima …, alguns dão a entender que funcionários bancam funcionários por 25 anos ou mais …, como se não houvessem “poderes” superiores.
Vixe!
Leco tem razão, 2 vitórias seguidas e tudo muda.
Mais um ano de engodo.
Tem gente já achando q o clube/time tá bombando.
Estava para dizer exatamente isso.
Rindo litros …, até parece programa de humor´.
Vc realmente gosta de provocar hein……se diz mais velho e professor…..
Ontem me provocou com o glu glu, agora respondeu meu post e fala que meus comentários são de humor.
Tenha respeito pela opinião dos outros “Senhor Paulo”, cada um pensa e acha as coisas de um jeito, o bog estava de boa, cada um exercendo seu direito de escrever o que acha do São paulo, para com isso, está ficando chato.
Galera nem se tocou do principal…..
psbarbosa acabou de dizer q os boletos dos sócios já estão vindo em nome do banco rendimento….
Situação tá preta!
Pega o time que jogou sábado e tira Arboleda, Petros, Hernanes, M.Guilherme. Qual seria o resultado? 😕
Caro Cleiton,
Ótimo texto e concordo plenamente que o Conselho deve atuar mais forte dentro do clube. Outra coisa é deixar de ser amador na gestão. Há grandes empresas buscando investimentos e o SPFC é uma vitrine, todos sabemos. O problema é essa foram de gestão arcaica, centralizadora e até incompetente que não avança para aquilo que Europa e Ásia já estão, sem contar USA. É hora de mudança e nós como grande clube deveríamos caminhar pra isso.
SPFC continua cheio de problemas…..nossa gestão ainda continua a pior dos 4 grandes de SP
Não é hora de se iludir, abaixar a guarda!
Espero ansioso os 47 pts pra ver a torcida colocar muita pressão na diretoria
Será Marcelão ?
O Parmera só tem um forte elenco por causa da lavagem da Crefisa, senão é série B…
O Santos também com seus velhinhos devem milhões, salários atrasados e até perdendo jogador na justiça….
O Corinthians é uma aberração, agressão entre diretores, salários atrasados, dívida monstruosa, etc
O SPFC com o Leco e cia que são incompetentes…..
E mesmo assim o futebol Paulista domina o campeonato brasileiro nos últimos anos, imagina que os clubes fossem bem administrados.
Não está nem de longe o clube q aprendi a amar e respeitar
Com certeza, mas se Deus quiser vamos sair dessa, vamos acreditar sempre, como já disse aqui, acredito muito em 2018, com Hernanes, Petros e cia vamos fazer uma temporada melhor…..tomara que o Jucilei fique.
Impressão minha ou tem gente aqui puto da vida pq o time melhorou? Achei que ja tinha visto de td…
pensei o mesmo !!!
É cada coisa…
SPFC não é só dentro do campo.
Não aprendemos essa lição?
Mesmo pq, até dentro do campo contínua muito mal….a fila permanece…..esses “lampejos” não me empolgam mais
Ate q ponto essa melhora encobre as cagadas de Leco?
Bom dia, galera!
Sábado o SP voltou a ser gigante em campo… embalou dois ótimos jogos taticamente… Hernanes monstro, Petros, Jucilei (em suas posições corretas), Militão ótimos. Marcos Guilherme, Pratto e Edimar muito bem tbm. O time todo jogou muito bem. Dorival começou a abrir os olhos e está conseguindo impor seu time. Que ela tenha tempo e base de time para manter um bom trabalho em 2018 e finalmente alçar novos voos.
Incrível como gente aqui já estava dizendo que o time estava na série B e agora já estamos falando de título em 2018. Como o Márcio cansa de falar, tem muito torcedor que não acredita no time que torce. Eu estava até em modo leitura porque doia de ler muita coisa aqui.
O time não está mil maravilhar, mas está evoluindo, Torcida dando show.
E que continue assim!
Ambiente mais alegre e confiante, parte tática e física em evolução, alguns atletas individualmente crescendo e a torcida dando aquele show a parte….
Acho que 90% da torcida São Paulina se assustou com série B, futebol é emoção e paixão, e no calor do após um jogo, ou no momento de raiva, mas sempre com amor pelo SPFC, vc acaba jogando a toalha em um momento sem pensar, pela emoção mesmo.
Juro quer após ver algumas partidas horrorosas do SPFC eu pensei o pior, mas não foi por mau, achei que estávamos caminhando para o fundo do poço, e disse que iríamos cair, mas postei aqui, mas tenho certeza que muitos tb acharam isso e não postaram. mas……segue o jogo, todos pelo São Paulo.
Penso assim, conseguir 2 vitória com as babas do interior no Paulistinha é uma coisa, conseguir 2 vitórias contra Flamengo e Santos é outra diferente.
Não vejo empolgação exagerada por essas 2 vitórias exaltando o Dorival, vejo que o time voltou a jogar bem, os atletas felizes em campo e uma formação tática organizada, time bem postado. Demoramos 10 meses para vermos isso, por isso da empolgação.
Continuarei ácido e crítico contra essa diretoria…..
Não me enganam.
Nem com títulos.
Imaginem com uma leve melhorada na situação ridícula ao qual nos encontramos
Chega!!
Isso ok, concordo.
Tem que separar as coisas, Diretoria lixo com péssimo planejamento é uma coisa, time outra.
Bem por ai. Quero ver o balanço para ver se essas vendas todas realmente foram para os fins justificados e quero ver o planejamento do ano que vem.
Não adianta nada se matar para sair do rebaixamento e ano que vem ser a mesma toada.
Óbvio q estou feliz e aliviado com a melhora na tabela e no futebol apresentado.
Mas já tivemos isso antes e depois tudo degringolou novamente por causa dessa diretoria incompetente.
Em 2015 até fomos vice campeões….. depois de um 2013 na luta contra o rebaixamento.
Não caio mais nessa…..costumo aprender com meus erros
Rick, não vi ninguém exaltando tanto o Dorival. Para mim ele está acertando erros que ele mesmo cometia (principalmente posicionamento de jogadores), mas a maior evolução é do rendimento dos jogadores. O time está evoluindo no geral, não somente devido ao técnico. Evolução individual de vários ali é nítida.
Rogério Ceni no Fortaleza? será?
http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2017/10/1931395-vou-tentar-ate-o-ultimo-momento-uma-vaga-na-copa-diz-hernanes.shtml
http://saopaulofc.com.br/2017/10/com-poucas-chances-de-ficar-no-sao-paulo-buffarini-recebe-sondagens/
O SPFC é como a visão que temos do Brasil, os políticos são lixos e corruptos, mas tenho minha empresa e meus negócios, se eu parar de trabalhar e ficar reclamando dos políticos, fico louco, depressivo e acabo falindo, por isso penso positivamente todos os dias e sigo em frente.
No SPFC essa velharada incompetente vai ficar no mínimo até 2020, nada mudará, sou torcedor e amo o clube, tento dividir e torcer, torço por um Hernanes, um Pratto, um Jucilei, foco no time para me dar alegria, se eu ficar só focando a diretoria, além do sofrimento, esqueço de torcer.
Mas sempre cobrando, mas sem excessos.
Idem !!
Só q vou cobrar em excesso a diretoria….Leco não deve ter vida fácil…..q a imprensa fique em cima e fiscalize também
excelente partida (gol do Santos nasceu de erro da arbitragem), e fica cada vez mais claro que o DJ não tem banco, sofrível ver o Denilson entrar e esse Gomez não vejo muito futuro nele, DJ segurou ao máximo para não substituir os titulares.
Hernanes põe no bolso (na minha opinião)……Fernandinho, Diego e Guliano…..
deixa o hernanes focado no sp, brasil está bem servido…sp em primeiro lugar depois a seleção.
Acho injusto comparar pra efeitos de convocação em seleção jogadores com posições e funções diferentes. Fernandinho é mais parecido com Casemiro. Mesma posição e caracteristicas. Fernandinho só e reserva pq é o Casemiro, pois tbm ta jogando muita bola no City. Domina e comanda o meio campo de um time de ngm menos que Guardiola. Agora quanto a diego e giuliano, concordo. Hernanes é muito mais jogador e jogando fino da bola, mas prefiro que ele nem vá pra seleção mesmo, deixa focado aqui.
Bom texto. Mas o Conselho de Administração não manda nada no clube. São apenas figurantes para enganar o torcedor. A maioria é escolhida pelo Presidente. Tudo errado. Não funciona. É o mesmo modelo arcaico, ultrapassado e ineficaz existente no Legislativo e Judicário do Brasil, vide STF, Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, Conselho de ética do Senado….. Voltando ao São Paulo, para que todas as mudanças necessárias aconteçam precisamos de um Presidente/Diretor de Futebol competentes e conhecedores de futebol. E neste últimos anos, tivemos e continuamos com gente muito ruim no comando do clube. Tivemos Juvenal Juvencio e Adalberto “Porsche” Batista, Carlos Miguel Aidar e Ataide, Leco e Ataíde e agora Leco e Pinotti.