Depois que o Morumbi foi inaugurado, o São Paulo teve uma sequencia de títulos nos anos 70, 80 e 90.
Essa sequencia de títulos é que fez o São Paulo ser o clube mais vitorioso do futebol brasileiro.
Hoje o São Paulo está 5 anos sem títulos.
O São Paulo precisa dar o primeiro passo, conseguir uma formula para conquistar 1 título.
Depois disso, o São Paulo tem que usar a mesma formula para uma nova sequencia de títulos.
Um projeto de 30 anos conquistando títulos.
Igual aconteceu nos anos 70, 80 e 90.
Usar essa formula, n√£o importando quem seja o Presidente e o Diretor de Futebol.
√Č isso que poderia ser debatido no Conselho Administrativo.
Um projeto de 30 anos conquistando títulos.
Implantar no clube uma formula para conquistar titulos.
Debater essa formula pontos por pontos.
O que √© preciso para conquistar t√≠tulos, sendo que s√≥ um ganha e todos querem ser campe√Ķes (Inter, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, Santos, Cruzeiro)?
Bom Diretor de Futebol.
Bom Olheiro.
Time Arrumado.
Time Entrosado.
Time técnico.
Base sendo usada para conquistar títulos.
Querer ganhar tudo, n√£o importa o campeonato.
Avaliar o motivo de uma derrota em clássico e de uma eliminação.
O Conselho Administrativo poderia debater esse tema.
Um projeto de 30 anos conquistando títulos.
Pode até não conseguir ganhar esse ou aquele.
Mas vai tentar.
Até porque, são os títulos que vão fazer o São Paulo assinar bons patrocínios, valorizar a marca, obter melhores contratos de TV, vender produtos oficiais do clube, aumentar os sócios torcedores, ter mais forças nos bastidores.
E daqui 30 anos, o S√£o Paulo n√£o pode ficar mostrando aos seus torcedores, as conquistas dos anos 80, 90. O S√£o Paulo vai precisar contar aos seus torcedores, novas conquistas.
Se os outros clubes conseguem ficar campe√Ķes, porque o S√£o Paulo n√£o? Vamos buscar uma f√≥rmula de sucesso a ser seguida, que possibilite ao S√£o Paulo conquistar t√≠tulos.
Já está tudo pronto para o São Paulo buscar essa sequencia de titulos: O São Paulo tem Centro de Treinamento, estádio, a terceira maior torcida do Brasil, uma boa categorias de base, os jogadores querem jogar no São Paulo, os Técnicos querem treinar o São Paulo.
Falta agora elaborar um jeito de montar equipes fortes, manter essas equipes e conseguir fazer essas equipes serem bem treinadas.
Nos próximos 30 anos, o São Paulo tem que ter um Projeto para conquistar títulos.
Seguir uma formula de sucesso.
E seguindo essa formula, o São Paulo tem que ter um esquadrão acima da média por década.
O Olheiro capacitado do São Paulo, tem que montar 1 esquadrão acima da média por década.
Zagueiros – Que saiban cabecear, defender, marcar e sair pro jogo: Miranda, Oscar.
Laterais – Que saibam defender, marcar, atacar e cruzar: Cicinho, Junior.
Volantes – Que saibam defender, marcar, armar jogadas e fazer gols: Hernanes, Mineiro.
Meia РQue sejam o cérebro do time: Raí, Danilo.
Atacantes – Que tenham o faro de gols: Amoroso, Ricardo Oliveira.
Craque – Que decidam jogos e campeonatos: Messi, Zico.
Eu pe√ßo que essa mensagem fique arquivada no Conselho Administrativo, para que seja seguido a risca essas orienta√ß√Ķes. √Č uma especie de trabalho a ser realizado pelo Conselho nos pr√≥ximos 30 anos.
Por favor faça isso Conselho Administrativo. O São Paulo não pode ficar 30 anos sem conquistar títulos, pelo contrario, tem que ficar 30 anos conquistando títulos.
A meta é: Tentar ganhar tudo. Pode não conseguir mas vai tentar. Mesmo se a situação financeira não for das melhores, o São Paulo vai montar com ajuda de um Olheiro qualificado um time para ser vitorioso. Não importa se os nossos rivais vão ter times muito fortes, o São Paulo vai entrar em uma competição para ganhar. Se não ganhar, é necessário avaliar o porque não ganhou, não importa o campeonato que perdeu. Se não ganhar, fazer ajustes para ganhar o próximo campeonato. Se ganhar, não se acomodar, querer ganhar o outro campeonato. Se o Técnico achar que o campeonato não vale a pena, impedir que o Técnico desista do Campeonato. Tiver disputando 2 campeonatos ao mesmo tempo, querer ganhar os 2. Pode ganhar um e pode ganhar os 2 e ganhando os 2, a marca valoriza muito, é uma baita história escrita pelo clube.
Eu vou propor algo que poderia virar tradi√ß√£o no Conselho Administrativo: D√™ inicio a esse projeto de 30 anos conquistando t√≠tulos. Todo m√™s de Janeiro antes de come√ßar os jogos, os membros do Conselho Administrativo iriam se unir no Memorial, tendo em m√£os os campeonatos que o S√£o Paulo vai participar e os trof√©us de cada campeonato. Iria ser discutido, aonde cada trof√©u vai ficar no Memorial. Ao conquistar o trof√©u, os membros do Conselho Administrativo iriam colocar o trof√©u no local e tirar uma foto na sequencia. Em Dezembro caso o S√£o Paulo n√£o conquiste nenhum campeonato no ano, seria debatido pelos membros do Conselho Administrativo o que aconteceu e o que fazer para que isso n√£o se repita no ano seguinte. Caso o S√£o Paulo esteja em jejum de t√≠tulos de 10 anos de determinado Campeonato, em Dezembro mesmo que o S√£o Paulo ficou campe√£o em outros campeonatos, seria debatido pelos membros do Conselho Administrativo o que acontece e o que fazer para que o desempenho do S√£o Paulo melhore nesse Campeonato que o S√£o Paulo est√° 10 anos sem t√≠tulos. Seria discutido tudo: Inicio do campeonato, o desempenho do time, o trabalho do T√©cnico, os cl√°ssicos, os mata matas, as les√Ķes, os desfalques, o ataque, a defesa, o elenco, as contrata√ß√Ķes. Nada escaparia dos olhos do Conselho Administrativo: O porque determinado jogador da base n√£o foi aproveitado no S√£o Paulo e vingou em outro clube (Oscar), o porque determinado jogador n√£o foi aproveitado no S√£o Paulo e vingou em outro clube (Arouca), como usar a venda milion√°ria de algum jogador para montar um super time. O Conselho Administrativo poderia ter umas metas: Uma delas, seria em colocar no Memorial, o trof√©u de todos os campeonatos nesses 30 anos. Outra meta, seria no per√≠odo de 5 anos, os membros do Conselho Administrativo levar ao Memorial um trof√©u por ano. A outra meta, √© que em um ano seja colocado no Memorial pelos membros do Conselho Administrativo, trof√©us de todos os campeonatos que o S√£o Paulo participou no ano. Os membros do Conselho Administrativo, n√£o iriam desistir de cumprir essas metas.
Se as metas não vem sendo realizadas, o Conselho Administrativo iriam debater como aprender a receita de como bem administrar o futebol. Não seria um papo sem fundamento de torcedor, mas uma discussão para cumprir com essas metas de 30 anos conquistando títulos. Iria ser discutido, se os outros conseguem conquistar títulos, porque o São Paulo não pode fazer o mesmo.
Eu vou dar dicas ao Conselho Administrativo para cumprir as metas: Tem T√©cnicos que ganham t√≠tulos, tem T√©cnicos que perdem t√≠tulos. Tem Diretor de Futebol que sabe ser campe√£o, inclusive de campeonatos complicados. Tem Olheiros que sabem montar equipes vitoriosas, inclusive esquadr√Ķes. Tem craques que decidem jogos e campeonatos. Nesse projeto de 30 anos conquistando t√≠tulos, o S√£o Paulo tem que conciliar tudo isso a√≠.
Cleiton Ferreira