Pode não conseguir, mas vai tentar “Ganhar Tudo”

Depois que o Morumbi foi inaugurado, o São Paulo teve uma sequencia de títulos nos anos 70, 80 e 90.
Essa sequencia de títulos é que fez o São Paulo ser o clube mais vitorioso do futebol brasileiro.
Hoje o São Paulo está 5 anos sem títulos.
O São Paulo precisa dar o primeiro passo, conseguir uma formula para conquistar 1 título.
Depois disso, o São Paulo tem que usar a mesma formula para uma nova sequencia de títulos.
Um projeto de 30 anos conquistando títulos.
Igual aconteceu nos anos 70, 80 e 90.
Usar essa formula, não importando quem seja o Presidente e o Diretor de Futebol.
É isso que poderia ser debatido no Conselho Administrativo.
Um projeto de 30 anos conquistando títulos.
Implantar no clube uma formula para conquistar titulos.
Debater essa formula pontos por pontos.
O que é preciso para conquistar títulos, sendo que só um ganha e todos querem ser campeões (Inter, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, Santos, Cruzeiro)?
Bom Diretor de Futebol.
Bom Olheiro.
Time Arrumado.
Time Entrosado.
Time técnico.
Base sendo usada para conquistar títulos.
Querer ganhar tudo, não importa o campeonato.
Avaliar o motivo de uma derrota em clássico e de uma eliminação.
O Conselho Administrativo poderia debater esse tema.
Um projeto de 30 anos conquistando títulos.
Pode até não conseguir ganhar esse ou aquele.
Mas vai tentar.
Até porque, são os títulos que vão fazer o São Paulo assinar bons patrocínios, valorizar a marca, obter melhores contratos de TV, vender produtos oficiais do clube, aumentar os sócios torcedores, ter mais forças nos bastidores.
E daqui 30 anos, o São Paulo não pode ficar mostrando aos seus torcedores, as conquistas dos anos 80, 90. O São Paulo vai precisar contar aos seus torcedores, novas conquistas.
Se os outros clubes conseguem ficar campeões, porque o São Paulo não? Vamos buscar uma fórmula de sucesso a ser seguida, que possibilite ao São Paulo conquistar títulos.
Já está tudo pronto para o São Paulo buscar essa sequencia de titulos: O São Paulo tem Centro de Treinamento, estádio, a terceira maior torcida do Brasil, uma boa categorias de base, os jogadores querem jogar no São Paulo, os Técnicos querem treinar o São Paulo.
Falta agora elaborar um jeito de montar equipes fortes, manter essas equipes e conseguir fazer essas equipes serem bem treinadas.
Nos próximos 30 anos, o São Paulo tem que ter um Projeto para conquistar títulos.
Seguir uma formula de sucesso.
E seguindo essa formula, o São Paulo tem que ter um esquadrão acima da média por década.
O Olheiro capacitado do São Paulo, tem que montar 1 esquadrão acima da média por década.
Zagueiros – Que saiban cabecear, defender, marcar e sair pro jogo: Miranda, Oscar.
Laterais – Que saibam defender, marcar, atacar e cruzar: Cicinho, Junior.
Volantes – Que saibam defender, marcar, armar jogadas e fazer gols: Hernanes, Mineiro.
Meia – Que sejam o cérebro do time: Raí, Danilo.
Atacantes – Que tenham o faro de gols: Amoroso, Ricardo Oliveira.
Craque – Que decidam jogos e campeonatos: Messi, Zico.
Eu peço que essa mensagem fique arquivada no Conselho Administrativo, para que seja seguido a risca essas orientações. É uma especie de trabalho a ser realizado pelo Conselho nos próximos 30 anos.
Por favor faça isso Conselho Administrativo. O São Paulo não pode ficar 30 anos sem conquistar títulos, pelo contrario, tem que ficar 30 anos conquistando títulos.
A meta é: Tentar ganhar tudo. Pode não conseguir mas vai tentar. Mesmo se a situação financeira não for das melhores, o São Paulo vai montar com ajuda de um Olheiro qualificado um time para ser vitorioso. Não importa se os nossos rivais vão ter times muito fortes, o São Paulo vai entrar em uma competição para ganhar. Se não ganhar, é necessário avaliar o porque não ganhou, não importa o campeonato que perdeu. Se não ganhar, fazer ajustes para ganhar o próximo campeonato. Se ganhar, não se acomodar, querer ganhar o outro campeonato. Se o Técnico achar que o campeonato não vale a pena, impedir que o Técnico desista do Campeonato. Tiver disputando 2 campeonatos ao mesmo tempo, querer ganhar os 2. Pode ganhar um e pode ganhar os 2 e ganhando os 2, a marca valoriza muito, é uma baita história escrita pelo clube.
Eu vou propor algo que poderia virar tradição no Conselho Administrativo: Dê inicio a esse projeto de 30 anos conquistando títulos. Todo mês de Janeiro antes de começar os jogos, os membros do Conselho Administrativo iriam se unir no Memorial, tendo em mãos os campeonatos que o São Paulo vai participar e os troféus de cada campeonato. Iria ser discutido, aonde cada troféu vai ficar no Memorial. Ao conquistar o troféu, os membros do Conselho Administrativo iriam colocar o troféu no local e tirar uma foto na sequencia. Em Dezembro caso o São Paulo não conquiste nenhum campeonato no ano, seria debatido pelos membros do Conselho Administrativo o que aconteceu e o que fazer para que isso não se repita no ano seguinte. Caso o São Paulo esteja em jejum de títulos de 10 anos de determinado Campeonato, em Dezembro mesmo que o São Paulo ficou campeão em outros campeonatos, seria debatido pelos membros do Conselho Administrativo o que acontece e o que fazer para que o desempenho do São Paulo melhore nesse Campeonato que o São Paulo está 10 anos sem títulos. Seria discutido tudo: Inicio do campeonato, o desempenho do time, o trabalho do Técnico, os clássicos, os mata matas, as lesões, os desfalques, o ataque, a defesa, o elenco, as contratações. Nada escaparia dos olhos do Conselho Administrativo: O porque determinado jogador da base não foi aproveitado no São Paulo e vingou em outro clube (Oscar), o porque determinado jogador não foi aproveitado no São Paulo e vingou em outro clube (Arouca), como usar a venda milionária de algum jogador para montar um super time. O Conselho Administrativo poderia ter umas metas: Uma delas, seria em colocar no Memorial, o troféu de todos os campeonatos nesses 30 anos. Outra meta, seria no período de 5 anos, os membros do Conselho Administrativo levar ao Memorial um troféu por ano. A outra meta, é que em um ano seja colocado no Memorial pelos membros do Conselho Administrativo, troféus de todos os campeonatos que o São Paulo participou no ano. Os membros do Conselho Administrativo, não iriam desistir de cumprir essas metas.
Se as metas não vem sendo realizadas, o Conselho Administrativo iriam debater como aprender a receita de como bem administrar o futebol. Não seria um papo sem fundamento de torcedor, mas uma discussão para cumprir com essas metas de 30 anos conquistando títulos. Iria ser discutido, se os outros conseguem conquistar títulos, porque o São Paulo não pode fazer o mesmo.
Eu vou dar dicas ao Conselho Administrativo para cumprir as metas: Tem Técnicos que ganham títulos, tem Técnicos que perdem títulos. Tem Diretor de Futebol que sabe ser campeão, inclusive de campeonatos complicados. Tem Olheiros que sabem montar equipes vitoriosas, inclusive esquadrões. Tem craques que decidem jogos e campeonatos. Nesse projeto de 30 anos conquistando títulos, o São Paulo tem que conciliar tudo isso aí.
Cleiton Ferreira
Anúncios

125 comentários

  1. Mas aí nossos gestores não possui a capacidade e a pretenção de um projeto vitorioso, vitoria p o leco é não cair e conseguir justificar os seguidos fracassos, o espírito dos times formado por leco tem reflexo da mediocridade de quem busca o empate ou simplesmente não passar vexames,título e vitórias não tem esse perfil derrotista do nosso presidente medíocre.

    Curtir

    • A intensidade com que os jogadores marcaram nesse último jogo, os dois tempos, mostra que a preparação está boa e que o time obedece ao técnico. Acho que agora certos jornalistas vão dar uma trégua na plantação de notícias sobre ambiente ruim e busca de outro treinador.

      Curtir

    • Tirar o Dorival é acabar com qualquer bom planejamento para 2018, ele vai aos poucos dando cara ao time, cada jogador vai se encaixando e sabendo o que fazer com a bola, partidas ruins todo time fez ou vai fazer ainda no campeonato.

      Mas a evolução é nitida, tem que deixar ele trabalhar, dar continuidade para ano que vem , trazer jogadores que para ele serão bem vindos para o seu esquema e bola pra frente. 2018 será um ano interessante para nós.

      PS: Próximo jogo será no serra Dourada, campo grande e neutro, e onde tem MUITOOOOO são paulino, da pra trazer os 3 pontos.

      Curtir

    • Deixem o cara trabalhar.
      quem quer que seja o técnico, tem que ter continuidade.

      O ideal seria se ele tivesse participado do planejamento.

      Insucesso é natural. Mas o clube tem que dar chance de a pessoa trabalhar tranquilamente.
      sem atropelo, sem desmanche, sem bizarrices internas.

      Curtido por 1 pessoa

  2. Eu brinquei aqui que se o DJ tirasse o SPFC do rebaixamento tinha que fazer um busto para ele no Morumbi. Ele pegou um cenário de terra arrasada, um time sem padrão de jogo, um amontoado de jogadores em campo. O primeiro tempo contra o Santos foi muito bom, digno de um time de ponta do campeonato e não a realidade de fugir do rebaixamento.
    Se o Gremio for campeão da Libertados (e acredito que será) ficamos a 4 pontos da pré-libertadores e ainda tendo confronto direto com o Vasco.

    Curtir

  3. Tem torcida que faz carreata pra acompanhar o time do CT até o estádio antes da partida. Tem torcida que vaia e pixa o muro do clube que está em primeiro lugar do campeonato mas que perdeu alguns jogos.

    Um ótimo ano pra desmistificar muita coisa.

    Curtido por 1 pessoa

    • Presidente não contrata e nem dispensa sozinho. Problema é um inseguro e fraco se cercar de “profissionais” da mesma estirpe. Óbvio que houve acertos mas não anula as inúmeras derrapadas, equívocos e falta de percepção nos discursos e desmentidos patéticos pra alegria da mídia anti.
      Aproveitando: o post tem boas intenções mas não vejo esse discreto e bovino conselho de administração em condições de nortear um projeto para 30 anos, aliás nem para 2 anos. São veniais e obsoletos para isso. É preciso de ajuda profissional e nesse caso cai na escolha da pessoa gabaritada e quem escolhe quem é?

      Curtir

  4. O que mais me preocupa em qualquer planejamento é a enorme dependência da venda de jogadores.
    Ainda estamos asfixiados por dívidas bancárias e um fluxo de caixa negativo.
    Nesse mês os boletos dos sócios sairam como tendo o Banco Rendimento como favorecido por causa de uma dívida com eles.

    Curtir

    • Bom, se a venda do Rodrigo Caio acontecer e não for parcelada em 20x é possível que isso amenize a necessidade de venda de outros jogadores em 2018. Só espero que a diretoria tenha vergonha na cara e se policie (ou seja policiada) com relação a gastos desnecessários. Vi que muitos muitos cargos inuteis foram cortados e isso é um bom sinal, mas precisa de exemplo vindo de cima.

      Curtir

      • Precisamos passar por um drástico processo de redução de despesas. Mas como fazer isso e ainda manter um time competitivo em alto nível?
        Um desafio que, sinceramente, não sei se nossos administradores estão preparados para enfrentar.

        Curtir

  5. Bom dia.
    Os resultados de Coritiba e Ponte me impedem de me dedicar exclusivamente a pedir a cabeça do Pinotti.
    Pelo jeito precisamos garantir logo os 46 pontos, o que espero que ocorra contra Atl-GO e Chape.

    Para 2018, apesar de ainda desconfiar do Dorival, ele tem que ser mantido.
    Chegou em terra arrasada, onde o único objetivo era escapar da Série B.
    Não tinha obrigação de jogar bonito, ter padrão, etc.

    Tem que traçar o planejamento com ele e apostar nisso.

    Curtido por 1 pessoa

    • Coritiba fez um gol no finalzinho em um jogo maluco com o Diego souza perdendo dois pênaltes… alias o Goleiro galinha do Coxa pegou os dois…

      Mas não é de todo o mal… é só confirmar os 3 pts contra o Atl.GO e vamos pra briga de cima.

      Curtir

  6. contrataçoes do Leco?melhores? hahahahahaha
    a esta hora da manha de uma segunda feira, é cada coisa que só pra me fazer rir!..
    O fato é simples e sem erro! um 2018 Correto se inicia com Dorival Junior como técnico! Ponto.
    Se mantem os bons jogadores, recebe o Kaka pro ultimo ano de carreira, acerta com bons atletas, de preferencia em atletas com potencial e sem estrelas(ja temos essas estrelas no time atual).
    Quanto ao RC! Agora ele faz o certo, começa pelo inicio. Começar no Tricolor como técnico foi só coisa eleitoreira, só míope que não vê. E não tem como fazer time vencer da forma como a diretoria fez: um time a cada 6 meses. De resto, basta ser São Paulo que as coisas acontecem. Tranquilidade pro time treinar e jogar, torcida na arquibancada torcendo e diretoria quieta e trabalhando pra não atrapalhar o clube!! Certo senhor Leco!? Boca fechada não entra Mosquito!

    Curtir

  7. Tem que extirpar o esquema corrupto que foi implantado pelo Juvenal Juvêncio e continuou com o bandido Aidar e agora segue com o Corrupto Leco que é também incompetente e o Pinotti NUNCA poderia ser Diretor de Futebol!

    Curtir

  8. Para 2018, diante da eterna necessidade de fazer vender algumas peças, eu negociaria:

    – Rodrigo Caio, voltou a jogar muito bem, mas acho que quer sair e ainda podemos fazer caixa com ele. Se ele quiser ficar até a Copa, ok.

    – Cueva, principalmente se o Peru for a Copa, desde que apareça alguma proposta próxima a multa. Acho ele instável tecnica e emocionalmente, e acho difícil se “envolver” com o time até a Copa.

    – Junior Tavares, que além de ruim, é cabeça fraca.

    Tentaria manter Jucilei e Hernanes, partiria em busca de laterais, reposição da zaga, meia e atacante de velocidade.

    Mas a espinha dorsal está montada, com Arboleda, Jucilei, Petros, Hernanes e Pratto.

    Curtido por 2 pessoas

  9. Bom dia galera do blog,

    Excelente coluna Cleiton, o time só voltará a vencer campeonatos quando os conselheiros e diretoria tomarem vergonha na cara e acabarem com as dívidas e falcatruas que fazem no clube.

    Pra termos um projeto decente temos que reunir os melhores em cada função, desde o presidente até o jardineiro do clube. Temos muitos bons profissionais no clube mas quem está lá em cima não são pelo que já demonstraram.

    O planejamento de 2018 tem que começar pelo técnico, mantendo o mesmo lá e priorizar o Paulista e Copa do Brasil. Temos que começar a ganhar os torneios pequenos pra recomeçar o ciclo vitorioso.

    Curtir

  10. Futebol é paixão, emoção, porém é muito dinâmico, você vai do céu ao inferno rapidamente, por isso que temos que ter racionalidade.

    Veja, o Mano Menezes está quase demitido do Cruzeiro, sua organizada Máfia Azul invadiu a Toca da Raposa para agredir os jogadores, passado 4 meses o Mano acerta o time e ganha a Copa do Brasil, final da história, o Mano é ovacionado pela mesma torcida e renova seu contrato por 650 mil mensais.

    Para a torcida do Flamengo a culpa da queda de produção do time era a Zé Ricardo, o mandaram embora, e trouxeram o tal Reinaldo Rueda, e o time piorou.

    O Carille era incriticável pela torcida, bastou o time despencar, pois o time é limitado, elenco curto e cansado, que a culpa cai em cima do treinador.

    E o time do Santos formado por pastores evangélicos, derrubaram o Dorival, trouxeram o Levir, estão em 3° lugar e a torcida protestando.

    E o milionário Atlético/MG, com aquele futebolzinho medíocre e por aí vai…

    E os modestos Botafogo e Grêmio, o chamado time de refugos ??????

    Curtir

    • Acho que faltou nesses anos um bom preparador de goleiros essa que é a verdade.

      Não é possível não ter vingado nenhum goleiro nos últimos anos.

      Perdemos Fabiano, Richard, Léo e o Ederson já na base.

      O Denis quando veio era bem promissor assim como o Renan Ribeiro e agora nenhum vingou. Muito estranho isso aí.

      Curtir

      • Japoneis, seguinte amigo, o CT da Barra Funda e Cotia era formado por uma forte “panela”, que há anos dominava o clube, demitiram os melhores profissionais do Brasil e aos poucos foram dominando tudo.

        O Milton Cruz foi demitido e procure nas redes sociais muitos e muitos atletas e ex ídolos do clube comemorando sua demissão, alguns como Amoroso, Palhinha, Leandro Guerreiro, etc.

        Quem era o melhor amigo do Milton no São Paulo ???? Para quem ele era o leva e trás ? Quem fazia lobby para se manter os fracos profissionais no clube ?

        Isso que tento abrir o olho de muito torcedor, a idolatria as vezes cega ..

        abração.

        Curtido por 1 pessoa

  11. Quem contratou o Petros ?

    Quem negociou com os chineses para aquisição por 1 ano de empréstimo o Jucilei e o Hernanes com os chineses pagando 70% dos salários ?

    Quem contratou o Cueva em 10 pagamentos por um valor baixo ?

    Quem negociou a rescisão de Wesley ?

    Quem conseguiu uma boa venda do Centurion ?

    Quem negociou a compra do Pratto ?

    Curtir

  12. https://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/fator-dorival-elenco-do-sao-paulo-valoriza-trabalho-do-tecnico-em-recuperacao.ghtml

    Estava na cara que o problema do São Paulo FC no primeiro semestre era um time mau treinado e bagunçado taticamente, o próprio Maicon (zagueiro) que foi para a Turquia deixou claro isso, quando o Dorival aos poucos foi implantando seu trabalho e treinanando a equipe, a equipe cresceu, o que o Dorival fez durante o Brasileiro em andamento, era para ter sido feito durante o Paulistinha´.

    Curtir

    • O futebol não é ciência exata, tudo em maior ou menor grau é aposta mas combinar um ex jogador cheio de teorias e teses numa função inédita e um tão inseguro como fraco mandatário geraram o inevitável. Na prática foram dois principiantes (cada um com seu objetivo e nem sempre ético) que pisaram em terreno desconhecido sem medir consequências. Numa empresa séria lá fora, quando um do alto escalão comete erro irreparável, não é só o próprio que arca com o dano, o superior a ele também. Quantos e quantos ministros foram obrigados a renunciar por escândalos causados pelo 2º, 3º escalão? Portanto Leco tem a maior parcela da culpa sim. Incompetentes tem cabelos também, e isso é o que mais se acha no Morumbi

      Curtir

  13. Futebol não é outra coisa, senão resultado.

    O Carille já é questionado. Ontem era o melhor disparado. Cuca é ruim, pois as porcas melhoraram com a saída dele.

    E o Dorival já é o melhor desde o Telê pra alguns, hahaha.

    Curtir

  14. Melhor coisa que o Dorival fez pro time foi arrumar o meio campo. Nunca vi um time bom sem meio campo, um time com meio ruim é um time fraco pois estoura tudo na defesa e a bola não chega no ataque.

    O Hernanes deu uma cara e equilíbrio ali.

    Curtido por 1 pessoa

    • O grupo para render tem que estar contagiado pela vitória, pelo pensamento positivo, pela vontade de vencer, etc…

      Para mim, quem trouxe isso de volta para o SPFC se chama “profeta Hernanes”, fez todo o grupo crescer, como Cueva e Jucilei…..

      Curtir

    • E tem como dar errado um meio com Hernanes, Petros, Jucilei e Cueva?

      Meio de nivel europeu, mas o problema é o resto do time… Precisavamos de um ponta veloz e que finalize bem e um centro avante mais rapido. As laterais nem se fala.

      Curtir

  15. Mudou o preparador de goleiros, Sidão cresceu na posição….

    Mudou o preparador físico, o time era morto no segundo tempo e tínhamos muitas contusões musculares, hoje o time corre e as contusões desapareceram….

    Mudou o treinador, era uma bagunça tática, hoje pelo menos cada atleta sabe o que fazer em campo….

    O ambiente mudou, era fofoquinha no grupo, X9 e tudo mais, briga de prancheta e discussão de jogadores em campo….

    Procede isso ou não…….

    Curtir

  16. Nos ultimos anos o SPFC tem terminado o segundo semestre com um time “formado” e começa o ano seguinte sempre do zero, demorando meses até atingir uma maturidade pra que no ano seguinte o ciclo seja o mesmo. Falta continuidade pra conseguir bons resultados e o primeiro passo é manter a qualidade do time titular.

    Curtir

    • Eu acredito muito em 2018….ano de Copa, não haverá muitas transações no futebol mundial não.

      Muitos atletas não utilizados serão dispensados, muitos da base subirão e bons jogadores serão contratados.

      Dorival terá toda a pré temporada para montar seu elenco, pois ele já achou o time.

      Torço para o Jucilei ficar, com mais um bom zagueiro, mais 2 bons laterais e mesclando com boas jóias da base, eu acredito em um bom papel para 18.

      Curtir

      • Vc realmente gosta de provocar hein……se diz mais velho e professor…..

        Ontem me provocou com o glu glu, agora respondeu meu post e fala que meus comentários são de humor.

        Tenha respeito pela opinião dos outros “Senhor Paulo”, cada um pensa e acha as coisas de um jeito, o bog estava de boa, cada um exercendo seu direito de escrever o que acha do São paulo, para com isso, está ficando chato.

        Curtir

  17. Caro Cleiton,
    Ótimo texto e concordo plenamente que o Conselho deve atuar mais forte dentro do clube. Outra coisa é deixar de ser amador na gestão. Há grandes empresas buscando investimentos e o SPFC é uma vitrine, todos sabemos. O problema é essa foram de gestão arcaica, centralizadora e até incompetente que não avança para aquilo que Europa e Ásia já estão, sem contar USA. É hora de mudança e nós como grande clube deveríamos caminhar pra isso.

    Curtir

  18. SPFC continua cheio de problemas…..nossa gestão ainda continua a pior dos 4 grandes de SP
    Não é hora de se iludir, abaixar a guarda!
    Espero ansioso os 47 pts pra ver a torcida colocar muita pressão na diretoria

    Curtir

    • Será Marcelão ?

      O Parmera só tem um forte elenco por causa da lavagem da Crefisa, senão é série B…

      O Santos também com seus velhinhos devem milhões, salários atrasados e até perdendo jogador na justiça….

      O Corinthians é uma aberração, agressão entre diretores, salários atrasados, dívida monstruosa, etc

      O SPFC com o Leco e cia que são incompetentes…..

      E mesmo assim o futebol Paulista domina o campeonato brasileiro nos últimos anos, imagina que os clubes fossem bem administrados.

      Curtir

  19. Engraçado. Conseguiu duas vitórias em casa (coisa que o RC) também conseguiu o time virou bem treinado e acertou o meio campo. Quem acertou o meio campo foi o Hernanes. Além disso, tínhamos acabado de entrar na ZR, por um derrota absolutamente normal pro FLA no Rio. Agora o DJ virou telê por ter saído da zona.

    Olha que nem gostava do RC (pelo fato de não se aposentar e por aparentar ser arrogante e ruim de grupo). Lembrei também do Ney (que foi minado pelo próprio RC). Deixou o time na beira do G4, o demitem, e depois o MR é o grande salvador por nos tirar do z4.

    Curtir

    • Penso assim, conseguir 2 vitória com as babas do interior no Paulistinha é uma coisa, conseguir 2 vitórias contra Flamengo e Santos é outra diferente.

      Não vejo empolgação exagerada por essas 2 vitórias exaltando o Dorival, vejo que o time voltou a jogar bem, os atletas felizes em campo e uma formação tática organizada, time bem postado. Demoramos 10 meses para vermos isso, por isso da empolgação.

      Curtir

    • Rick, não vi ninguém exaltando tanto o Dorival. Para mim ele está acertando erros que ele mesmo cometia (principalmente posicionamento de jogadores), mas a maior evolução é do rendimento dos jogadores. O time está evoluindo no geral, não somente devido ao técnico. Evolução individual de vários ali é nítida.

      Curtir

  20. Bom dia, galera!

    Sábado o SP voltou a ser gigante em campo… embalou dois ótimos jogos taticamente… Hernanes monstro, Petros, Jucilei (em suas posições corretas), Militão ótimos. Marcos Guilherme, Pratto e Edimar muito bem tbm. O time todo jogou muito bem. Dorival começou a abrir os olhos e está conseguindo impor seu time. Que ela tenha tempo e base de time para manter um bom trabalho em 2018 e finalmente alçar novos voos.

    Incrível como gente aqui já estava dizendo que o time estava na série B e agora já estamos falando de título em 2018. Como o Márcio cansa de falar, tem muito torcedor que não acredita no time que torce. Eu estava até em modo leitura porque doia de ler muita coisa aqui.

    O time não está mil maravilhar, mas está evoluindo, Torcida dando show.

    E que continue assim!

    Curtir

    • Acho que 90% da torcida São Paulina se assustou com série B, futebol é emoção e paixão, e no calor do após um jogo, ou no momento de raiva, mas sempre com amor pelo SPFC, vc acaba jogando a toalha em um momento sem pensar, pela emoção mesmo.

      Juro quer após ver algumas partidas horrorosas do SPFC eu pensei o pior, mas não foi por mau, achei que estávamos caminhando para o fundo do poço, e disse que iríamos cair, mas postei aqui, mas tenho certeza que muitos tb acharam isso e não postaram. mas……segue o jogo, todos pelo São Paulo.

      Curtir

    • Bem por ai. Quero ver o balanço para ver se essas vendas todas realmente foram para os fins justificados e quero ver o planejamento do ano que vem.

      Não adianta nada se matar para sair do rebaixamento e ano que vem ser a mesma toada.

      Curtir

    • Óbvio q estou feliz e aliviado com a melhora na tabela e no futebol apresentado.

      Mas já tivemos isso antes e depois tudo degringolou novamente por causa dessa diretoria incompetente.

      Em 2015 até fomos vice campeões….. depois de um 2013 na luta contra o rebaixamento.

      Não caio mais nessa…..costumo aprender com meus erros

      Curtir

  21. O SPFC é como a visão que temos do Brasil, os políticos são lixos e corruptos, mas tenho minha empresa e meus negócios, se eu parar de trabalhar e ficar reclamando dos políticos, fico louco, depressivo e acabo falindo, por isso penso positivamente todos os dias e sigo em frente.

    No SPFC essa velharada incompetente vai ficar no mínimo até 2020, nada mudará, sou torcedor e amo o clube, tento dividir e torcer, torço por um Hernanes, um Pratto, um Jucilei, foco no time para me dar alegria, se eu ficar só focando a diretoria, além do sofrimento, esqueço de torcer.

    Mas sempre cobrando, mas sem excessos.

    Curtir

    • Acho injusto comparar pra efeitos de convocação em seleção jogadores com posições e funções diferentes. Fernandinho é mais parecido com Casemiro. Mesma posição e caracteristicas. Fernandinho só e reserva pq é o Casemiro, pois tbm ta jogando muita bola no City. Domina e comanda o meio campo de um time de ngm menos que Guardiola. Agora quanto a diego e giuliano, concordo. Hernanes é muito mais jogador e jogando fino da bola, mas prefiro que ele nem vá pra seleção mesmo, deixa focado aqui.

      Curtir

  22. Bom texto. Mas o Conselho de Administração não manda nada no clube. São apenas figurantes para enganar o torcedor. A maioria é escolhida pelo Presidente. Tudo errado. Não funciona. É o mesmo modelo arcaico, ultrapassado e ineficaz existente no Legislativo e Judicário do Brasil, vide STF, Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, Conselho de ética do Senado….. Voltando ao São Paulo, para que todas as mudanças necessárias aconteçam precisamos de um Presidente/Diretor de Futebol competentes e conhecedores de futebol. E neste últimos anos, tivemos e continuamos com gente muito ruim no comando do clube. Tivemos Juvenal Juvencio e Adalberto “Porsche” Batista, Carlos Miguel Aidar e Ataide, Leco e Ataíde e agora Leco e Pinotti.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s