Presidente da FIFA vai reconhecer títulos mundiais dos clubes novamente, diz FOX

Na última semana, surgiu a informação de que a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) solicitou à Fifa (Federação Internacional de Futebol) que considere os clubes campeões da extinta Copa Intercontinetal como campeões do mundo, segundo informação do portal UOL, que afirma que a entidade máxima do futebol tratará da questão no próximo dia 27, na Índia, por meio de seu conselho para analisar o pedido. Nesta segunda-feira (23 de outubro), em entrevista ao jornal “O Estado de São Paulo”, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, confirmou o movimento e acenou positivamente pelo pedido a dizer que “provavelmente será aprovado”.

A Conmebol tenta apoio da Uefa (União Europeia de Futebol) para convencer a Fifa na questão. A Copa Rio de 1951, vencida pelo Palmeiras, não estará em pauta para oficialização, segundo o UOL e o Estado de São Paulo. Sendo assim, Santos, Grêmio, Flamengo e São Paulo (que já venceu o Mundial de Clubes da Fifa) teriam seus títulos oficializados. Ainda segundo o O Estado de São Paulo, a Conmebol deve fazer lobby apenas pelos Mundiais disputados a partir de 1960, após o início da disputa da Libertadores.

Entenda as antigas polêmicas

Sem qualquer participação oficial em organização de torneios de clubes até 2000, a Fifa sempre passou saia-justa quando questionada sobre este tema, ainda mais que em décadas passadas coube aos próprios times e confederações de Europa e América do Sul organizar competições que tivessem esse caráter.

Em janeiro deste ano, a entidade máxima do futebol declarou que só chancela oficialmente campeões mundiais Fifa aqueles que participaram dos Mundiais organizados por ela, no caso, o de 2000, e os de 2005 em diante até agora. No entanto, declara reconhecer e valorizar as iniciativas que não partiram dela para definir campeões.

“A FIFA reconhece e valoriza as iniciativas para estabelecer competições de clubes mundiais ao longo da história. É o caso de torneios envolvendo clubes europeus e sul-americanos, como a pioneira Copa Rio, disputada em 1951 e 1952, e a Copa Intercontinental”, disse em comunicado ao FOXSports.com.br em março deste ano. “No entanto, foi só em 2000 que a FIFA organizou a primeira Copa do Mundo de Clubes da FIFA, com representantes de todas as seis confederações. Os vencedores desta competição, que se realiza anualmente a partir de 2005, são considerados oficialmente pela FIFA como os campeões mundiais.

Sendo assim, Palmeiras (campeão da Copa Rio), Flamengo, Grêmio, Santos e São Paulo (em dois títulos, de 92 e 93) não entram na galeria de campeões mundiais da entidade, embora eles se declarem campeões e na época de seus títulos havia o conceito e status que a competição dava.

Copa Intercontinental

A Copa Interncontinental foi criada em 1960 em comum acordo entre as confederações da América do Sul e da Europa, sem participação da FIFA. Em certo período, foi disputada em dois jogos, ida e volta, e posteriormente decidia apenas em jogo único, no Japão, com patrocínio da montadora japonesa Toyota, que passou a dar nome ao torneio. Foi disputada de 1960 a 2004.

Apesar da ausência da entidade máxima do futebol na realização do torneio e de ganhadores continentais fora do eixo América do Sul e Europa, como Ásia, África e CONCACAF, os clubes vencedores sempre se autoproclamaram como campeões mundiais, sobretudo os sul-americanos. Apesar da ausência da chancela da FIFA, imprensa e torcedores dos países sul-americanos sempre consideraram o vencedor do torneio como o campeão global do ano.

A real “validade” que os clubes europeus deram ao torneio para considerar o vencedor como campeão mundial sempre foi algo muito controverso. A conquista da Champions League sempre foi mais valorizada, e na Europa o termo campeão mundial foi utilizado com menos frequência, ao longo da história, do que na América do Sul.

Diferenças Europa e América na descrição

Real Madrid, Milan, Manchester United, Inter de Milão, Bayern de Munique e São Paulo foram os únicos clubes que ganharam os dois torneios: Copa Intercontinetal e o Mundial de Clubes organizados pela FIFA. Os cinco times europeus, na galeria de títulos em seus sites oficiais, distinguem as duas competições em nomes diferentes: Mundial de Clubes da FIFA a Copa Intercontinental, não contabilizando as duas como um mesmo título.

Já o São Paulo, único clube da América do Sul a vencer as duas, coloca seus três títulos (2 Intercontinentais e 1 Mundial de Clubes da FIFA) todos como conquistas de título mundial, chamando de “Mundial Interclubes” os três títulos.

FOX

Anúncios

55 comentários

  1. Não se apaga a história. Reconhecer esses títulos é mais que obrigação. Muito mais relevante que a copa Band de verão com representantes de clubes de dois anos antes.

    Curtir

      • Ano passado, o sexto ficou com 57 pontos, o sétimo com 55, o oitavo com 53 e o nono também com 53.

        Esse ano, o sétimo já classifica, o oitavo pode classificar (se Grêmio ou Flamengo forem campeões de seus torneios) ou até o nono (se Grêmio E Flamengo forem campeões de seus torneios).

        Curtir

        • O sétimo já classifica se o Cruzeiro permanecer entre os seis… (e o mesmo pras possíveis oitava e nona vagas). Acho bem possível que o Cruzeiro termine mesmo no G6, mas nas duas últimas rodadas já bobearam bastante, e como não muda nada pra eles ficar entre os seis ou não, vai saber com quanta seriedade vão jogar essas últimas rodadas.

          De qualquer jeito, infelizmente nosso campeonato não é esse, o que é uma pena dada essa (possível) quantidade absurda de vagas pra Libertadores, mas fazer o que… culpa do Leco e cia.

          Curtir

  2. A Fifa que se dane!

    Quem precisa de reconhecimento de uma entidade de merda?

    E que seja mundial ou intercontinental, o que importa é que derrubamos Barcelona, Milan e Liverpool grandes esquadrões da época e quem viu viu, quem não viu ficou sabendo, e a nação tricolor comemorou muito!

    Curtir

  3. Disso aí eu sempre soube hehehehe
    Mas dizem que a FIFA vai reconhecer os antigos Mundiais Interclubes pq o atual Mundial vai ser reformulado, será apenas de 4 em 4 anos…

    Curtir

  4. Os travecos perderam mais uma,campeonato pegou fogo,as pepas dando farol alto….Não sei se foi penalty esse ultilmo lance….e se foi melhor ainda,roubado em cima dos travecos é mais gostoso….kkk

    Curtido por 1 pessoa

  5. O maior cavalo paraguaio da historia?

    Cara.. Vao ser tao zuados quanto a vez que caiu pra serie B, que perdeu pro Tolima, que foi salvo pelo Grafite, que perdeu pro River no Pacaembu e quiseram quebrar tudo…

    Caramba… Quanta lembrança boa.. Vou dormir bem hj

    Curtir

  6. Não gostei da decisão.
    O antigo Mundial de Clubes (Copa Intercontinental ou Copa Toyota, como alguns tenham minimizar) é muito mais relevante que esse comercial Mundial da FIFA. O primeiro torneio em 2000 foi um Torneio Ensaio, como disse MAC. Os palmeirense então devem torcer o nariz pois eram campeões da Libertadores e não foram convidados.
    Um campeonato que depois ficou 4 anos sem ser reeditado. Fora que convida times locais e cada ano é uma formação diferente.
    Sou muito mais a Copa Toyota, em Tóquio, tradicional, os dois melhores times do planeta frente a frente.
    Quem ganhou ganhou!!

    Curtir

  7. o duro se os travecos perder esse título é que vai para outro rival

    aguentar as peppas ficar falando que são 10 vezes campeões brasileiros na canetada, é fogo tbm !!

    prefiro as sardinhas então, iriam para a “9º” título (com asterisco)

    Curtido por 1 pessoa

    • Preferia o santos, mas entre travecos e pepas eu confesso que a única coisa boa nisso seria a vergonha dessa imprensa ridícula que garantia o título antes do fim do primeiro turno e a vergonha dos torcedores travecos.

      Curtido por 3 pessoas

    • Rsss fiquei pensando isso também… A droga é que o Grêmio relaxou e tá abrindo mão do Brasileirão um pouco pois estão focados na Libertadores. É engraçado ver os marginais tomando essa mas as Peppas ganhando também não seria legal, ou seja…
      E o Santos, sei lá… Acho que vão se distanciar ainda mais dos outros 2, porque devem levar uma biaba na próxima rodada, então…
      Rsss

      Curtido por 1 pessoa

    • Palavras de cruyff, técnico do Barcelona em 92, após a derrota para aquele time fantástico nosso :
      – Se é pra ser atropelado, que seja por uma Ferrari : o São Paulo jogou como legítimo campeão do mundo!
      A História e o respeito já estão escritos….
      A FIFA reconhecer não mudará até quem perdeu pra nós reconhece : vencer a taça intercontinental tinha peso de sercampeao do
      Mundo!

      Curtir

  8. Jogaaaaaaaaaççççççççoooooooooooooo sábado,imperdível,vale para os dois.Como se fosse uma final de campeonato.Tem que transbordar sábado o Pacaembu…..

    Curtir

  9. Nos últimos 10 jogos o lixo da humanidade ganhou so 2 kkk…

    Que coisa…

    Esse Carille é uma piadaaaaaaaaaa…. Novo Andrade do Flamengo… Diferença que o Andrade levou aquele BR… Esse xerox ridículo do encantador de serpente jaja sone

    Curtir

  10. Em relação ao Post: somos Tri, doa a quem doer… mas acho legal a FIFA reconhecer porque em que pese a Copa Intercontinental ser uma disputa entre o campeão europeu e sulamericano, sejamos francos: quem realmente manda no mundo da bola, senão estes 2 continentes? Dentre as seleções campeãs mundiais, quantos asiáticos ou africanos foram campeões? Ou da confederação da CONCACAF?
    Pois é…

    Para nós tricolores, como para um santista ou os urubus por exemplo não muda nada, é fato.

    Mas é bom para colocar uma ordem e
    haver reconhecimento por uma competição histórica, pois durou de 1960 até 2004, resultado final das 2 mais importantes disputas continentais que é a Copa dos Campeões Europeus e a Libertadores da America.

    E, claro, para quem falava bobagem pra gente, como torcedores de um certo clube marginal, ficarem quietinhos no canto deles…
    Kkkkkkkk

    Curtido por 2 pessoas

      • A “chancela ” da Fifa é super importante.Pra essa geração que viveu os títulos pode não ser importante,mas pra próximas gerações será super importante.Se não vai ter discussões como o “mundial” de 51 das pepas ( só como exemplo),infelizmente a Fifa é o cartório de autenticidade do Futebol mundial.Será importante sim pro clube a longo prazo.

        Curtido por 2 pessoas

  11. Para nós sempre fomos tri! Isso que importa!
    E as primeiras edições da copa do mundo de seleções tb não tinham representantes de tds continentes, ou seja, argumento dos travecos sempre foi furado.
    E tb o legal dessa decisão é que seria um belo “cala a boca” pra travecada baba ovo da fifa

    Curtir

  12. Até hoje não vejo sentido na FIFA querer dar pitaco nisso. Muito idiota junto dá nisso. Necessidade nenhuma de mexer no que tava certo. Mundial de 2000? Palhaçada de mau gosto. Um bando de corrupto querendo uma graninha extra.
    Copa Rio, Mundialito de Verão, etc não são mundiais. A FIFA reconhecer eles é vergonhoso.
    Os intercontinentais e os Mundiais da Fifa depois de 2005 são. É bem simples.
    E se a FIFA realmente colocar mais participantes nesse torneio (já não bastasse a estúpida ideia de colocar o campeão nacional do país sede disputando agora falam em Campeão da Sulamericana e da Liga Europa…) pode parar a contagem que virou torneio caça níquel e perdeu qualquer importância. Essa Libertadores com 500 times sendo 250 brasileiros já foi um porre com tanto time ruim de outros países e com a falta de “exclusividade” pra disputar o torneio. Agora a CONMEBOL quer também final em sede única pré-estabelecida.. Lamentável.
    Tudo que a FIFA, Conmebol, Cbf põe o dedo vira lixo. Impressionante. Quanta gente estúpida em um lugar só… Leco deveria se candidatar pra CBF. O principal ele já tem que é a incompetência.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s