Muricy afirma que situação do São Paulo é dramática porque time “mudou muito com vendas”

O drama do São Paulo em 2017 nada mais é que o resultado de uma “acomodação a que o clube escolheu se submeter depois do último período de glórias do time, que terminou em 2008”. A avaliação é do ex-técnico Muricy Ramalho, que comandou a equipe tricampeã brasileira em 2006, 2007 e 2008 e que acredita que o sufoco deste ano vai ser decisivo para que o São Paulo volte a ser o que era.

Ao Estado, ele diz que a queda do time tricolor no Campeonato Brasileiro seria uma grande surpresa, já que, em sua avaliação, o clube tem o melhor plantel entre as mais de 10 equipes que lutam para ficar na Série A em 2018.

Aposentado como técnico desde o ano passado, Muricy Ramalho foi acionado recentemente para atuar como coordenador de futebol do São Paulo. Negou por ter contrato assinado com uma emissora de TV, mas se colocou à disposição a ajudar como consultor informal da comissão técnica. Considera a possibilidade de retornar a algum clube, como coordenador, após a Copa do Mundo de 2018.

Para Muricy Ramalho, o equilíbrio do Brasileirão, com tantos times brigando na parte de baixo da tabela de classificação, revela um grande problema: o maior campeonato do País piorou tecnicamente. Entre os principais motivos estão a venda de bons jogadores para o exterior e a falta de competência das diretorias em repor as peças.

Muricy Ramalho falou sobre a briga pelo título do Brasileirão. Disse que o Corinthians tem vantagem, mas vê Grêmio e Santos ainda como possíveis candidatos a tirar o título do clube alvinegro. Sobre a seleção brasileira, fez um alerta: apesar do bom momento, o time do técnico Tite precisa medir forças contra selecionados europeus.

Como o São Paulo vai evitar o primeiro rebaixamento de sua história?

Não conseguir uma sequência de vitórias faz a diferença, mas vejo uma melhora na equipe. Dorival Junior conseguiu pontos importantes e o time está empenhado para sair desse momento. O São Paulo tem um plantel melhor do que os outros que estão brigando para não cair. Seria uma surpresa se um time com o plantel do São Paulo fosse rebaixado.

O que fez a temporada do São Paulo ser tão dramática?

O time mudou muito. Os jogadores que o Rogério (Ceni) tinha, alguns tiveram de ser vendidos, o treinador também mudou. Isso tudo prejudica muito até que o grupo consiga se estabelecer em uma nova filosofia de trabalho.

Como tem sido sua relação com a comissão técnica do São Paulo?

Expliquei ao (presidente) Leco e ao (diretor executivo de futebol) Vinicius Pinotti que não poderia assumir o cargo de coordenador de futebol, e que só poderia ajudar com palavras e com minha opinião, caso a comissão quisesse. Sou muito amigo do Dorival e sempre antes dos jogos conversamos, desejo boa sorte e força. Falei para ele que o treinador tem de ter tranquilidade e confiar no trabalho dos jogadores. Uma palavra amiga ajuda, passa confiança.

Ter sido acionado para ajudar o time fez você repensar sobre a aposentadoria como técnico?

Está fora de cogitação voltar a ser treinador. Fui convidado várias vezes, por vários times grandes, mas não quero. Em outro cargo, sim. Outros times já me procuraram para ser coordenador de futebol. Expliquei que não posso até o fim do meu contrato com a TV (é comentarista do SporTV), em 2018. Depois da Copa, é possível.

Você estava no São Paulo no primeiro retorno do Kaká ao Morumbi, em 2014. O que pensa da possível volta do meia em 2018?

O São Paulo tem que investir nesta possibilidade. Vale a pena por tudo. O Kaká é diferenciado, um baita jogador e um exemplo para o grupo. O time precisa de um cara como ele, faria uma diferença também no ambiente, então valeria muito a pena.

O São Paulo só conquistou um título de 2008 para cá (a Copa Sul-Americana, em 2012). O que aconteceu?

A boa fase de 2006 a 2008 fez o São Paulo achar que sempre iria ganhar tudo. Por isso, se acomodou. Isso acontece com os seres humanos. Aí, os adversários que sempre viam o São Paulo na frente não perdoaram. O time se acomodou e agora precisa retomar o que era naquele momento. O São Paulo saía na frente em tudo, nas contratações, na tecnologia, e agora a diretoria sabe que precisa retomar o crescimento. Tem de voltar a pensar em títulos mesmo e para isso tem de se organizar, pensar novas ideias, fazer bons negócios e voltar a ser o que era.

O rebaixamento seria o preço mais caro que o São Paulo pagaria por essa “acomodação”?

O São Paulo não vai cair e a coisa vai mudar. O susto está muito grande. O sofrimento está muito grande. Jogadores e dirigentes sofrem muito, não podem andar na rua… Este ano vai fazer o São Paulo dar uma volta por cima, pode ter certeza. Ninguém gosta de sofrer.

O que esperar da reta final do Campeonato Brasileiro?

O campeonato continuará emocionante, mais na parte de baixo do que na parte de cima. Mas um torneio em que mais de dez times lutam para não cair não é um campeonato bom. Tecnicamente, este ano está sendo muito ruim. As equipes estão oscilando demais, não tem uma equipe com futebol marcante, de uma característica só. Os últimos colocados ganham dos primeiros, tudo está muito parecido e nivelado, e o equilíbrio entre os times é reflexo da queda na qualidade técnica.

O que causa essa queda na qualidade do torneio?

Nossos principais jogadores estão fora do País. Isso faz o nível técnico ir lá para baixo. Toda vez que a gente revela um bom jogador, como foi com o Gabriel Jesus, ele já vai embora. E não tem como segurar esses jogadores. Eles querem ir embora. Eles sonham em jogar lá fora. Não tem como competir com o dinheiro de fora. O que as diretorias têm falhado é na reposição desses jogadores. Essa reposição não está sendo boa. O dia em que o planejamento e a questão econômica dos times melhorarem, aí talvez melhore.

A disputa pelo título nacional está aberta?

Tudo pode acontecer, mas o Corinthians tem muita chance. O time fez um grande primeiro turno e agora, mesmo tendo caído em rendimento, continua na frente. O Grêmio e o Santos tiveram outras competições e largaram um pouco o Brasileiro, mas os dois ainda têm chance. Outros que poderiam incomodar, como Palmeiras e Flamengo, estão muito irregulares.

Como você vê a quantidade de trocas de técnico durante este Brasileiro até aqui? Foram 21 até este sábado.

Muita troca de técnico significa que as gestões não têm convicção do que fazem. Os dirigentes precisam perceber que essas mudanças não resolvem nada. O que precisa é de análises e pesquisas para saber o tipo de técnico ideal para o planejamento da equipe. Os dirigentes precisam entender o que significa quando o time troca várias vezes de técnico e não sai do lugar.

A Seleção Brasileira está pronta para trazer o hexacampeonato no ano que vem?

O Brasil tem um time perto da perfeição tática, passa por um grande momento, mas não dá para achar que está tudo certo. Todo mundo estava feliz em 2013 depois da Copa das Confederações… A seleção precisa medir forças com seleções europeias. Estamos muito à frente na América do Sul e agora vamos colocar este grupo para enfrentar equipes que estão em outro patamar.

Estadão

Anúncios

41 comentários

  1. A respeito do outro post, voltar com Jucilei no lugar do Lucas é tentar algo q ja nao deu certo antes. Qual a dificuldade de tentar algo novo? Ja viu q esse meio campo nao deu, vai dar agora?

    Curtir

    • A alteração correta seria o Maicossuel no lugar do Lucas Fernandes. Colocar o Jucilei não deu certo antes, dificilmente dará certo agora. Sem contar que o time ficará ainda mais lento no ataque.

      Curtir

    • Eu acho que talvez seja uma tentativa de recuperar o futebol do Hernanes que estava fazendo a diferença antes.Talvez um novo posicionamento tático entre Cuevas e Hernanes.Mas isso é só uma suposição,pois o Hernanes jogando recuado não jogou nada esses últimos jogos.

      Curtir

    • Sobre a coluna,tudo bem que “sou loiro” mas li e reli essa reportagem umas três. Vezes e procurei a manchete”Muricy afirma que a situação e dramática” RS.Quem falou isso foi o repórter e mais pra Baixo da reportagem o Muricy fala que o ” São Paulo não vai cair e a coisa vai mudar”.O Muricy não fala em nenhum momento a palavra “dramática” que todo mundo sabe o significativo superlativo que tem..Ou eu sou cego e burro ou essa imprensa é terrível mesmo,RS.Manchete totalmente sensacionalista…

      Curtido por 3 pessoas

  2. Ainda em relação às vendas, aguardo ansiosamente o balanço/17.

    Quero muito observar a posição das dívidas x receitas …, enquanto nosso futebol progressivamente desaparece continuadamente.

    ” Processo de acomodação pós-2008 “, não explica nada…, mas pode ajudar a algumas pessoas, né Muricy ?

    Curtir

  3. Aí chega 2018, tem a barca de saída, a barca de chegada. Em abril outra barca de saída, e em julho outra barca de chegada. É o elenco que mais muda no Brasil. Esse é um dos motivos da coisa não andar. E isso é responsabilidade do presidente, que é o pior disparado da história do clube.

    Curtir

    • Na minhs opinião, Ceni não poderia ter errado no elenco, se nem elenco ele teve. Um elenco é um plantel estável e montado para um esquema específico. Este ano foi claramente de vendas com o objetivo de sanar dívidas; a diretoria só não contava com tantos maus resultados em campo.

      Curtir

      • Nem ele sabia o esquema que iria usar… por isso ele mudou umas 300 vezes.

        É dificil crer que o Pinotti mandou Hudson Reinaldo e Matheus reis embora sem ele saber…. não consigo ele imaginar dizendo pro Ceni ”Te vira com um elenco sem lateral esquerdo ai”

        Teve muita indicação dele e usar jovens em momentos instaveis não são faceis nem pro Abrel Braga.

        Curtir

  4. Mr Rachão também sabia acertar o time , seguia a receita direitinho , primeiro fechava a casinha e depois arrumava o resto .
    Só que boa parte da torcida prefere técnico ofensivo .
    Mr Rachão livrou o time do rebaixamento em 2013 e foi vice em 2014 .
    Só que tem torcedor que nunca fica contente , precisa mesmo é de um banho de série b pra entender que a cana é doce mas não é mole não .

    Curtido por 1 pessoa

  5. Muricy foi lastimável em seu último ano, 2015, no SPFC. Não deixou saudade. A imprensa dá muita trela pra ele. Foi um fiasco no “Framengo” Uma coisa é certa, não deveria ter saído em 2009, aquele time ainda dava um bom caldo nas mãos dele; depois decaiu, junto com sua saúde.

    Curtir

  6. Quantos ingressos já foram vendidos pra amanhã? Sinto que aquela força motora da torcida começa a diminuir… que isso não aconteça pq o clube precisa demais da torcida nessa hora.

    Curtir

  7. Leco,
    Inexpressivo, Covarde, Incompetente.
    Entraras para a história como pior presidente do clube, o grande responsável pela queda
    desse Gigante. Mesmo não disputando a Segundona, vc já nos “rebaixou’ seu inútil !!!
    Dois anos seguidos lutando pra não cair, meia dúzia de técnicos trocados, contratações equivocadas, etc, etc, etc…
    Lixo!!!!!

    Curtido por 1 pessoa

  8. Quando eu escrevo aqui, meu comentário é deletado. REspeito o irmão Alexandre Zanquetta. Sei que ele tem responsabilidade com relação as pessoas que aqui dão sua opinião e se a opinião for meio pesada ele por questão de segurança sua e do internauta deve vetar, mas aqui vai minha opinião a respeito da decadência do nosso querido clube. Os 160 oitentões conselheiros vitalícios se tornaram donos do clube sem por um centavo do bolso. O clube para voltar a ser grande tem que ser libertado. Votos dos sócios torcedores para presidente com eleições livres e diretas. Se continuar nesse diapasão com velhotes nomeando genros filhos e até amantes para sucedê-los com muito otimismo dou mais 19 anos para o clube ser extinto.

    Curtir

    • Meu caro Messias.

      Você está sendo tremendamente injusto com essa colocação.
      Tempos atrás eu te orientei inúmeras vzs quando verifiquei que seus comentários ficavam retidos por falta de preenchimento correto ou no nickmane, ou no preenchimento do e-mail.
      Fiz isso inclusive te mandando e-mail para esclarecer tudo e orientar.

      Atualmente eu mesmo tenho deletados suas postagens, pelo motivo único e exclusivo de vc mandar tudo em caixa alta, coisa que não aceitamos aqui. Não tem nada a ver com o assunto.
      E nem falo de quando é somente parte da postagem em caixa alta, que tbm não queremos, motivo pelo qual eu tenho deletado essa parte de caixa alta dos outros internautas, mas de uma postagem enorme, porém, totalmente, integralmente em caixa alta.
      Você já foi orientado por mim naquela época, deixou de postar dessa forma e ultimamente voltou.
      Como vc já foi orientado, nem mais me preocupo em chamar a sua atenção, eu apenas deleto seu comentário para, quem sabe, vc perceba que está fazendo errado, uma coisa que vc sabe muito bem como funciona.

      E estranho que para reclamar vc escreveu seu texto integralmente em caixa baixa…

      E fora que vc está postando um mesmo texto há quase dois meses…

      Assim, não seja injusto com o blog, quando o problema é você.

      Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s