Amigos tricolores.
A cada artigo que escrevo aqui, leio nos comentários sobre o possível rebaixamento do São Paulo. De fato, há tantas rodadas no Z4, esse fantasma nos assombra. Eu, particularmente, como São Paulino fanático, não acredito em rebaixamento, acredito que vamos escapar no fim do campeonato. Será no sufoco, mas não vamos cair.
Devemos, também, parar de falar que “time grande não cai”. Cai sim! Time grande não cai, ele ganha títulos! Sem clubismo, mas Palmeiras, Atlético-MG, Inter, Corinthians, Grêmio são times grandes e caíram por serem mal administrados, como é o nosso caso desde 2008, onde após o tricampeonato o São Paulo caiu em desgraça no que diz respeito a administração. Achou que realmente era soberano e quando se estuda liderança e gestão, sabe-se que um dos piores pecados é acreditar que é o melhor em tudo e que ninguém pode bater, isso é um erro quase mortal para uma empresa, quando seus lideres acreditam cegamente que ninguém poderá superá-los. Erro que JJ cometeu, passou para Aidar e Leco. O mundo muda, quem fica parado, morre. O Brasil sempre se achou a melhor seleção do mundo, único penta campeão, único pais a disputar todas as Copas do Mundo. Nas Copa de 50, perdeu na final, na de 2014, a Alemanha nos atropelou de um jeito, que só não foi pior por dó do seu técnico em amplo respeito a seleção sede da Copa, pois aquele, dia 10X1 ainda ficaria de bom tamanho.
Apenas alguns exemplos, da minha área, de marketing digital:
– Yahoo! teve a oportunidade de comprar o Google. Não o fez, pois se achou o melhor buscador do mundo e nem quis ouvir aqueles “dois moleques de Stanford”.
– Kodak inventou a máquina digital, mas como era soberana em venda de filmes, não acreditou que aquilo pudesse tirar sua hegemonia. A Sony acreditou.
– A Blockbuster, por 50 milhões de dólares, poderia ter comprado o Netflix. Não o fez, acreditou que o modelo de aluguel de fitas/DVDs jamais morreria, entretanto hoje é um mercado quase morto e a Netflix valendo 25 bilhões de dólares.
Vejo muitos de vocês defendendo que se o São Paulo cair, ocorrerá igual nossos rivais, voltaremos por cima, vamos arrumar a casa e ganhar tudo. Será? Só porque algo acontece com um time, não significa que acontecerá com outro. O Palmeiras, por exemplo, foi para Tóquio com um time respeitável e perdeu o mundial numa falha do seu maior ídolo, Marcos. O São Paulo, em 2005, garantiu a vitória com uma atuação impecável, do também, seu maior ídolo, Rogério Ceni. Não é porque lá deu certo, que aqui dará, mesmo porque eles caíram 2 vezes.
Eu não acredito que o São Paulo caia, deixando bem claro, mas vamos supor que acabe o campeonato, o São Paulo, em 17o lugar, caia. Apenas para reflexão, pois esse é o objetivo do artigo, refletir:
O que mudaria?
– Alguém realmente acredita que, se cair, Leco e Pinotti entregaram seus cargos?
– Haverá nova eleição, mudará o técnico, time, atitude e seremos campeões Paulista logo em 2018?
– Que a falta de alma no São Paulo é reflexo apenas do Leco?
– Que em 2018 tudo será diferente?
Acho que isso é quase tão impossível como acreditar que um dia o Corinthians será campeão sem ajuda da arbitragem.
Outro ponto. Para que tudo mude, não é preciso cair. É preciso atitude. O São Paulo tem oposição, tem conselho administrativo, tem mais de 230 conselheiros e principalmente, tem mais de 20 milhões de torcedores para cobrar, sem violência, mudança radical no time. Não precisa de série B ou C para isso, precisa de vergonha na cara, de todos, do presidente ao faxineiro do São Paulo. Vergonha na cara!
O ano de 2003 deveria ser um exemplo para os dias atuais.
O São Paulo era um time apático, sem alma e que jogava sem vontade. Saíram alguns jogadores, veio Cuca, montou um elenco com diversos desconhecidos como Danilo, Josué, Mineiro, Rodrigo. Trouxe Junior, ex-palmeiras e Cicinho, esse mais conhecido por ser lateral do Galo e formou um time vencedor. Esses jogadores, além de talento, tinham vontade de vencer, de crescer em um time grande.
Um ano para entrosar, montar o time, dar sequencia. Leão apenas deu sequencia em 2005. Autuori fez o mesmo, mudou pouca coisa, ganhou Amoroso da diretoria e deu no que deu, glórias atrás de glórias. Para isso ocorrer, o São Paulo precisou mudar muita coisa em todos os setores, mas principalmente, trazer de volta a vontade de vencer tudo e a todos. Diferente das contratações de 2017, por exemplo.
O São Paulo não vai cair, mas se cair, não esperem o “choque de gestão” que Pinotti prometeu em Junho e até o momento nada se viu. Não esperem que Leco saia e seja feita uma nova eleição. Não espere que Pimenta assuma no 1o dia do ano, pois se Leco sair, Roberto Natel assume, por ser vice do Leco e não sabemos o quanto ele poderá mexer no “caminho certo” que essa gestão tem feito. Sim, o lema deles é “caminho certo”. Só não se sabe para onde esperam que esse caminho os leve.
*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova). Me siga facebook.com/plannerfelipe
Bom dia à toda legião tricolor do planeta.
Não acredito que um “possível rebaixamento” tenha o poder “depurativo” como alguns alegam ou chegam até defender.
Bom dia. Resolve no sentido moral. A diretoria enfiou na cabeca o que so a torcida pode achar.
O “soberano”, com desvio de dinheiro, roubo r ma administração, vai pro brejo. Na serie B , a finte vai dar uma secadinha e o bolso deles tambem
Não sei se a queda do SPFC é o principal objetivo desta diretoria, mas que eles querem continuar controlando o clube e o futebol, disto eu tenho certeza.
Independentemente de qual situação esteja, querem separar o clube do futebol …, e tudo continuará sob o comando dos mesmos.
Tanto quanto mudaram.o estatuto tricolor e nada ou quase nada mudou, sob a perspectiva da estrutura de poder e
correlação de forças políticas no SPFC.
Não resolve nada, só vai nos colocar no patapar do resto de uma vez.
Vai resolver para aqueles que admiram os gambas, já que tudo lá presta aqui tem que ser igual.
Não vamos cair.
Não resolveria nada. Mas mandar Dorival embora com menos de 10 rodadas para terminar o campeonato também não. Esses conselheiros do São Paulo conseguem ser tão ruins quanto o Leco. Não adianta a torcida apoiar até o fim, como tem feito se lá dentro não estão fazendo o mesmo e continua essa disputa de egos.
Caindo ou não caindo, as esperanças de as coisas melhorarem com os dirigentes que temos são baixíssimas.
Concordo sobre manter o Dorival a essa altura do campeonato. Na minha opinião, com ele podemos cair ou não. Se mudar agora, minha aposta é que cai mesmo.
Manter um cara que não está.mudando nada não eh esperar que sem mudanças as coisas seja diferentes?
Faltsm 9 jogos e esse arremedo não fez nada, pelo contrário, o SPFC hj joga mais feio que quando estava com o estagiário.
Vai esperar cair pra trocar?
Série B resolve o problema dos rivais que estão a todo custo querendo equiparar o SPFC a eles, que já caíram.
Série B não trás nada de bom, ao contrário, coloca o clube num patamar mais baixo durante algum tempo, a custa da diminuição de receitas, exposição, status etc.
Time grande não cai, sim… evidente que ganha títulos e é isso o que devemos buscar, mas se é verdadeiramente grande, não cai.
Deixem isso de lado, não vamos cair.
Mas temos que somar, pelo menos uns 07 pontos nas próximas 04 rodadas ou 08 em 05, senão a coisa aperta. Poderemos ter adversários lutando por objetivos nas últimas 04 rodadas. Não será fácil não.
Não será, mas depende só de nós.
Que acordem pra vida.
concordo é um retrocesso gigante, uma comparação Liga Europa com Champions
exemplo claro – Milan já foi um gigante hj está tentando voltar a elite do futebol.
Torcer, rezar e sofrer até o final.
Ou:
Sofrer, rezar e torcer até o final.
Até mesmo :
Rezar, rezar, rezar, rezar, rezar e torcer para que Deus salve o SPFC.
Mas não cairemos, pois o fracasso alheio ainda é maior que nossa atual incompetência tricolor, por incrível que possa parecer.
Não sei se cair resolve alguma coisa.
Não quero que caia, mas convenhamos, precisamos mudar, não dá pra ficar na série A mas capengando desde 2013, apenas lutando para não cair. Temos que mudar isso!!
Tem que mandar embora esses jogadores lixo que ganham 300 picanhas por mês, deixa só a molecada da base pra honrar o manto.
Tá virando comum pagar 200 picanhas pra qualquer Zé Ruela. Um absurdo.
Autor do texto tá na fase da “Negação” ainda……
Quem fala q precisa cair pra melhorar, já tá na fase de “Aceitação”
Se o clube realmente cair, e até o momento, seria merecidíssimo, todos vamos pra fase da “perda”, da profunda tristeza
É isso
Você leu MESMO o texto?
Porque no 1o parágrafo eu escrevo: “Eu, particularmente, como São Paulino fanático, não acredito em rebaixamento, acredito que vamos escapar no fim do campeonato. Será no sufoco, mas não vamos cair.”
Sim
Fase da Negação
Vc ainda nega o rebaixamento
Porque eu acredito no meu time até o apito final do ultimo jogo. Até ter 1% de chance, tenho 99% de confiança de que não cai! Somos o SPFC.
O mundo realmente dá voltas…
Vamos entrar na zona do rebaixamento contra o Flamengo…..para quem achava que o problema era o Ceni…. aí está a resposta!!!
Passou um turno inteiro enfrentou adversários fraquíssimo ( Avaí, Chape, Coritiba, Bahia, até.go) recebeu reforços ( Hernanes, Petros)…..nada…. absolutamente nada de futebol…. resultado enfrentou a parte mais fácil do campeonato…décima rodada em diante….com teimosia não aproveitou os melhores jogadores, não mudou o esquema de jogo, não resolveu o problema da defesa…e piorou o ataque….obrigado comandante do Titanic…. dorivaldo cascateiro.
Que resposta, moço?
Se está ruim com o Dorival, estava péssimo tbm com o anterior, uma coisa não justifica a outra. Se estamos ruins agora não quer dizer que estaríamos diferente ou até pior que na gestão do anterior.
O momento é este e não de ficar medindo incompetências.
Marcio, Bom dia!
Já falei a minha opinião aqui… o Rogerio deveria ficar no mínimo de dois a três anos na Europa entre fazer o curso da Federação Inglesa e estagio em um time de ponta lá…
Sendo ele que é conseguiria fácil um estagio
Bom dia.
Concordo com vc… faça o caminho que todo treinador faz e deve fazer, só então procure entrar na profissão.
Sem essa base, é apenas um aventureiro.
Isso mesmo vivemos uma aventura no primeiro semestre…
E no segundo estamos nas mãos de um cara fraco… mas vamos que vamos!!!
Tá certo, concordo…
Mas qual o maior, o principal responsável pela “aventura” no 1o semestre?
Pois é… o presida…
Ceni errou, errou mesmo em querer queimar etapas… aliás, eu sou um dos
que cansou de afirmar isso aqui. Agora já foi… Mas a cobrança maior é em
cima de quem trouxe o “inexperiente” treinador !
Leco é amador, é ruim, mas tem o ego maior que o mundo. E trouxe quem
trouxe pois estava querendo mídia e votos!
Conseguiu!
Mas a que preço?
Pois é…
Marcio, bom ele foi aventureiro, concordo. Do que chamaremos dorival? Incompetente , esta de bom tamanho , certo?
Dorival até encontrou uma melhor forma de jogar, mas se “engessou” nela….. não faz ajustes necessários, não muda……time então não evolui
Concordo totalmente, se alguem acha que este treineiro e bom para nos, ai esta tudo errado.
Nao era quando foi contratado, e muito menos hoje, so nao ve quem ano quer.
Concordo plenamente, o que mudou? Nada, mesmo com reforços o time piorou, não joga nada, eh apático, estático, as únicas vitórias vieram de atuações individuais, principalmente do Hernanes e Cueva.
Técnico horrível, não acrescenta em nada e ainda tem gente que defende sua permanência, são aqueles que acham que fazendo as mesmas coisas se obtém resultados diferentes.
Pra mim
Com Ceni, elenco nota 5,5, futebol nota 3,0
Com Dorival, elenco nota 6,5, futebol nota 3,5
Acho que o Ceni teve ideias boas, mas devia ter se preparado mais antes de assumir… O pior foi que o mesmo foi usado de cabo eleitoral…
Lembro que assim que acabou a apuração, e o Leco foi eleito o telefone dele tocou e ele disse no seu discurso que era o Rogerio para parabeniza-lo
Certinho, Edson.
Que ele trate de fazer suas experiências e estudos, e ter mais vivência,
para um dia poder voltar a trabalhar de verdade…
Com Ceni, montagem do elenco nota 1,5,
Também não sei se resolveria tirar o Dorival agora… Não fui a favor da sua contratação…
Olha não vejo um nome para ser o Técnico no ano que vem…
Alguns aqui falam do Cuca… pode ser campeão mas tem um ônus gigante… arruma muita confusão com os jogadores…
Uma pena que perdemos o Osorio… aquele time do Nacional foi ele quem montou…
Agora realmente não vejo um nome que me agrade para ser o técnico no ano que vem…
A media da ponte(primeiro do z4) é de 1,1 ponto por rodada, seguindo essa estatistica eles farão 42 pontos.
Bom dia a todos.
Olhando a tabela ontem após término da rodada , vemos que dependemos apenas de nós para continuarmos na elite do futebol, e isso me preocupa , …..
Interpretando o texto , tbem acho que a queda para série B não seria a solução , mas se nos livrarmos muita coisa tem que ser mudada dentro e fora de campo ,ou apenas estaremos prorrogando uma situação que virá a acontecer.
Nos últimos 5 campeonatos brasileiros essa é a terceira vez que essa situação nos assombra e esse ano com muito mais terror.
“
Eu juro que eu tento entender a lógica de quem acha que rebaixamento ajuda em algo, mas não consigo. Se o SPFC rebaixar eu já até sei qual será o discurso do Leco 1 mes depois (sim, pq ele vai sumir do mapa até ter culhões pra aparecer): “Enfrentamos uma crise financeira, o clube pagava dívidas enormes, fizemos o possível, demos jogadores aos treinadores, a diretoria se esforçou ao máximo mas com ajuda da torcida vamos recolocar o SPFC no eixo das conquistas novamente. Alias, quero anunciar aqui o retorno do Kaká”.
E aí a oposição que não serve pra nada vai dar umas chilicadas sem objetividade e tudo continuará do jeito que está. Arrisco a dizer que o Leco até será aplaudido de pé em alguma reunião pq colocará mármore irlandês nas piscinas.
Não resolve, mas se Leco e Pinotti continuarem no Clube existe uma grande possibilidade de continuarmos na mesma mediocridade dos últimos anos.
A sensação é que estamos apenas adiando algo que já poderia ter acontecido.
Acho que tentar essa tal reconstrução foi um grande acerto, mas feita por incompetentes…
Ceni e Pinotti fizeram tantas cagadas ao mesmo tempo que agora temos um dos elencos mais desequilibrados no mundo. Os 4 melhores jogadores do elenco só jogam 2 pq fazem a mesma função.
Cueva e Hernanes / Petros e Jucilei
Zaga boa mas Ceni decidiu que queria zagueiros rápidos, então Lugano e Breno faziam apenas figuração.
Buffarini era nosso lateral esquerdo com o problemático Jr tavares de reserva
Hudson que poderia fazer a lateral direita dispensado e a insistência em J.Schimdt.
Some isso a um futebol cada vez mais coletivo onde mudanças precisam ser mais graduais (Milan é um bom exemplo disso).
Verdade, mas deixaram um cara que acabou com o Marketing do SPFC, comandar o futebol… Isso não teria como dar certo.
O cara está lá porque comprou uma cadeira por 16 milhões… fora o que pagou a conselheiros e presidente.
Caindo ou não caindo nada vai mudar.
Esse status quo vai continuar o mesmo.
E tenho a impressão de que numa eventual queda para a serie B não teríamos vida facil não…seria um calvário conseguir subir.
Nosso inferno ainda vai durar muito.
Pensem…qual a perspectiva de mudança?
Resolveria o quê? Pode e pode não resolver. Se cair, a torcida continuará tão ou mais apaixonada como antes. Lembro me quando o SP ficou alguns anos sem participar da LA, quando voltou, lotava o Morumbi que estremecia em todos os jogos. O que não devia acontecer é a direção ficar inerte com arbitragens danosas dentro de sua casa lotada. Leco só sairá ao final de seu mandato ou se sua saúde declinar.
Hoje, o que temos de mais precioso: Torcida!
Cair pra série B não resolve nada, principalmente porque a cúpula e os vendilhões do Templo não caem junto.
O que resolve é uma legião de TRICOLORES de boa índole, honestos e que pensem no bem do clube assuma as funções hoje exercidas por dirigentes sabidamente safados. É preciso que gente honesta e bem inencionada volte aos postos de direção do nosso time.
Essa diretoria é tao inutil que nem reclamar das arbitragens conseguem, estamos sendo assaltados rodada sim rodada nao, tem que fazer igual o presidente do Gremio que abriu a boca e deixou o Heber com o cu na mao de roubar, vamos aceitar até quando sermos garfados?
nossos dirigentes são lords ingleses, para eles aquilo foi abominável, na cabeça deles não pode ter uma postura daquelas jamais, por isso são caçoados em programas esportivos.
Concordo, nem isso esses imprestáveis fazem, jogar contra CUrintia e STJDnense eh sabedor que seremos assaltados, mas ninguém abre o bico pra reclamar, o último que fez isso foi o MAC em 2005.
Só tem imprestáveis e aproveitadores do clube e a torcida precisa arranca-los de lá senão só pipraremos.
O que pode significar uma transformação no clube é uma rebelião interna, iniciada por pessoas competentes e que realmente amam o clube. Eu sei que essas pessoas existem lá dentro mas acho que elas não querem se sujar. E como não tem perspectiva alguma de algo nesse sentido acontecer, é com Leco que iremos até 2020.
Cair não resolve porque a camarilha instalada na direção não cai.
É preciso que uma grupo de TRICOLORES bem intencionados e de boa-fá assuma o comando olhando para o clube e não para seus prórprios interesses.
Para se consolidar no pode JJ foi juntando o que de pior poderia haver e essa turma não larga o osso.
Nem na série B!
Pinotti é um dos caras mais incompetentes que já vi no mundo do futebol.
Mas lá dentro, tem muito incompetente… basta ver pelo material esportivo. Os caras já passaram por 3 ou 4. de Rebook, para Penalty, e agora Under… e de todas, com corte de contrato, contratos nem foram até o fim.
E patrocínios mesma coisa, tem patrocínios não pagos, patrocínios que desistem no meio do caminho… é uma bagunça.
O rebaixamento resolveria para os rivais e para a imprensa, é o desejo deles há anos, seria épico, esplendoroso para todos eles. Sempre ficaram contra, agora mais ainda, cruzam os dedos, fazem promessas, mas para o azar deles o SPFC não vai cair.
Esse Clube não merece cair como muitos acha, pois é formado por diretores, jogadores e treinador incompetente.
Precisa de uma limpeza, como foi em 2003, naquele ano era de doer ver o time jogar. E não será a “Série B” a faxineira, esqueçam, se cair o cenário será pior. Não resolverá o problema, só vai aumentar.
no uol até tem matéria assim: “O que é preciso para o São Paulo cair” ahahhaa
UOL entre outros sites são tendenciosos, sempre contra o SP, é nojento como a imprensa no Brasil trabalha contra. Não me surpreende tal matéria.
UOL morreu há tempos!!
Só tem lixo lá. Os caras, para ter acesso, agora exploram a vida sexual dos famosos. O que Thiaguinho faz na cama? hahahahaha! Lixo!!!
Concordo!
A imprensa iria a loucura com a nossa queda! Mas não vão conseguir isso não!!!!
Vendo os times após as trocas de treinador fica claro que essa coisa de ”não pode trocar de tecnico” é groselha de jornalista esportivo.
O que não pode é colocar um técnico que não sabe atuar de imediato como o próprio Dorival, ele nunca foi bem assumindo no meio do campeonato… esta montando um time pro ano que vem e ha uma certa soberba nisso.
Vejo tambem muito treinador querendo ser o novo Guardiola e montando esquemas complexos e nem o jogador entende… as vezes menos é mais e nossos rivais estão no topo fazendo isso.
O que resolveria? Não sei.
A única certeza é que o meu amor pelo São Paulo Futebol Clube não mudaria em nada.
Assunto bem polêmico, porém bem relativo….vejamos.
No meu ponto de vista, o São Paulo FC não tem uma oposição forte desde a época do Juvenal, em caso de rebaixamento a pressão interna será muito forte, pois eu acho que o rebaixamento de um clube grande é o maior título de incompetência de uma gestão e com certeza não só trará estragos externos, como patrocínios, exposição de mídia, cotas de TV, etc…mas trará forte estrago interno sim, eu sei muito bem como funciona lá dentro, talvez forças que estão afastadas a muito tempo terão que voltar na marra, pois a vergonha será imensa.
Portanto, não posso afirmar que um rebaixamento resolverá todos os nossos problemas, mas que fará o clube sair de uma zona de conforto e tentar agilizar um processo de reestruturação eu não tenho dúvida alguma.
Imaginamos a forma contrária, o São Paulo escapa do rebaixamento, Leco com mandato até 2020, com a oposição fraca e lenta, mesmos modis operandis, mesma panelinha, mesmo grupinho, etc etc.
Não torço por um rebaixamento, jamais, apesar de achar que esse ano a cartilha para o Rebaixamento está sendo muito bem seguida, mas analisar esse tema do post é bem complicado, eu particularmente fico dividido, que um provável rebaixamento fará um terremoto interno pelos lados do Morumbi eu tenho total certeza, depende do ponto de vista de cada um……será que não é um mau necessário ? Cada um tem sua opinião. abs.
Tenho essa mesma percepção.
Cair não resolve nada mesmo, mas como disse o autor do texto, talvez a solução seja se espelhar em 2003, quando o São Paulo trocou o horrível Oswaldo de Oliveira pela dupla Rojas e Milton Cruz, talvez seja a hora de olhar pra dentro do clube e arriscar uma solução caseira com o Jardine com o Muricy de conselheiro, não sei, só acho que escapa apesar do Dorival, mas que com ele a chance de cair é maior que de ficar.
E o Elenco de 2003 era horrível, com Lino na lateral esquerda, Regis na zaga, Marco antonio e Adriano no Meio e de atacantes Dill, Itamar, Rico, mas a dupla que assumiu entendeu as limitações do elenco e fez jogar dentro do possível, diferente do Dorival que não entendeu as limitações do atual elenco.
Analisando nossa tabela, é assustador, time não ganha de de times medíocres e desfalcados, imagina de times mais fortes, perdemos quarta de um time fraco como o Fluminense e quando ganhamos, é quando achamos um golzinho, a vaca está deitando a cada semana.
E digo mais, o Dorival não fica para 2018, já estão conversando com outros treinadores.
Deus te ouça.
Jardine precisaria estar no dia a dia com os jogadores.
Conhecendo pessoal e profissionalmente. Precisaria ter mentalmente um perfil de cada jogador e um modelo pronto para chegar numa emergência e dar certo.
Todos os exemplos de treinadores que subiram de auxiliar para técnico e foram ou são sucesso são auxiliares que estão la todos os dias por anos.
MC estava la, Jardine não. Ao demitirem Pintado tiraram o cara que poderia ficar no dia a dia. E não colocaram ninguém la.
Acabaram com a transição suave.
Não mexam no Dorival.
Nem Cuca resolveu, Nem Luxemburgo está resolvendo no curto prazo. Fato.
Técnico que resolve no curto prazo é exceção, não a regra. Temporariamente sim mas não pelo tempo necessário.
Se fosse um mata-mata em que dois jogos resolvem. Aí traz o Luxa ou Felipão.
Pontos corridos´a média decide campeonato.
Time gigante não cai.
Time grande que se apequena sim.
Mas isso é zoeira de torcedor, quem dirige tem responsabilidade de ter os pés no chão.
Tem que ter liderança e se possível ser um líder.
Está em falta.
A única coisa positiva do rebaixamento é o aumento das chances de título na temporada. Mas desse título eu abro mão de disputar e de ganhar.
Alguém espera alguma mexida no time titular pro jogo de domingo?
Eu espero. Nao so uma, mas umas 3 ou 4. Aposto q nao sou so eu
Também espero, só não acho que serão 3 ou 4. No máximo o Maicosuel no lugar do L.Fernandes.
Essa q vc falou e precisa tirar o Marcos G. tbm. Esses dois, ao meu ver, sao os mais infrutiferos e com reposição no banco.
Talvez tirando e colocando mais um meia, Shaylon por exemplo, faca o Pratto ficar proximo a area. Sinto muito q o Brenner esta na seleção e esqueceram q o Gilberto joga ainda.
Ta tudo tao errado q os caras dao umas trapalhadas de nao usar um jogador q precisamos, so pq ele disse q nao vai ficar pq quer ser titular.
Bom dia, torço para não sermos rebaixados mas vejo que corremos sério risco esse ano.
Agora a coluna tem alguns equívocos pelo que me lembre, em 2003 nos classificamos pra libertadores com um time na base só da vontade e no toca no LF9 que ele resolve. Era comandado pelo Rojas e o Milton Cruz. Contrataram o Cuca em 2004 que trouxe jogadores do Goiás como Fabao e Danilo, vieram também Marquinhos e Cicinho todos destaques por times menores. Cuca caiu depois da eliminação da Libertadores, veio Leão e depois jogadores experientes como César Sampaio e Júnior, conseguimos classificar novamente pra Libertadores, daí então veio Josué, Mineiro e Luisão. Daí o resto ficou pra história…
Bons tempos que tínhamos jogadores com vontade de vencer e vergonha na cara
O time terá uma sequência indigesta pela frente para se manter na Série A. No domingo, terá o Flamengo e Santos no Pacaembu, como mandante. Depois, o Atlético Goianiense, no Serra Dourada. A Chapecoense, no Pacaembu. Vasco, em São Januário. Grêmio, no Olímpico. Botafogo, no Pacaembu. Coritiba, no Couto Pereira e o Bahia, no Morumbi.
Vencemos Sport, Cruzeiro e Atlético/PR com estádio lotado com as calças na mão, e perdemos para o Coritiba com 50 mil torcedores e o time do Coxa sem 10 titulares…..dá para acreditar que venceremos um Flamengo, Santos, Grêmio ou até de times encardidos como Botafogo e Vasco.
Nosso maior problema é que vamos enfrentar times “mais fracos” no final da tabela mas que estarão brigando pra não cair. Ao contrário de quem enfrentar o Corinthians nas ultimas rodadas, que talvez já dê férias pro time todo e jogue com reservas.
Tomara Fabio, todos nós estamos preocupados…..
dá!
Sim, em 2003 conseguimos a Libertadores, mas em 2004 o Cuca montou o time vencedor de 2005.
Realmente, bons tempos. Tempos que vinham jogadores que realmente faziam a diferença. O Marquinhos, veio com a estrela do “pacote” jogou nada.
Quanto ao Post:
Um dos textos mais lúcidos que li aqui, bastante coerente e de acordo com a realidade.
Nosso maior problema é Gestão!
Qualidade da administração!
E tratar de jogar lá no fundo do baú essa empáfia e essa soberba de achar que somos
o máximo!
Não, sr Leco!
Não, sr Pinotti!
Não, membros do Conselho!
Temos que ser humildes, reconhecer os erros e retomar nosso caminho, se reinventar,
se planejar, se melhorar, se apurar…
Mas, o grande problema é que com Leco e sua trupe não há garantia de dias melhores,
muito pelo contrário… dai minha vontade, meu desejo de, alguma forma, ilegitimar a sua
pessoa para o exercício do cargo, ou então criar-se tal ambiente interno que ele se veja
encurralado a tal ponto de perder apoio e aliados, que se veja obrigado, mesmo que a
contra-gosto, de fazer a coisa certa.
Infelizmente, essa é nossa realidade…
Obrigado.
Temos que retratar a REALIDADE do nosso SPFC que não é das melhores. Leco, maior culpado, mas não é o único!
Legal Felipe. Tenho gostado dos seus ultimos textos. A linha de raciocínio me agrada mais.
Concordo com tudo q vc disse, ou melhor, quase tudo. Sou da linha de raciocínio de que nao foi o Cuca q montou aquele time de 2004.
Parabéns.
Obrigado.
Aqui é a minha opinião. Falamos de SPFC, paixão e jamais agradaremos todos. Eu também discordo de muitos comentários, outros eu acho válidos. É assim, futebol, é assim. No futebol só temos uma certeza: Palmeiras não tem mundial. O resto é aberto a discussões sadias!!!
Kkkkkkkkkkkkkkkkk
Deconstruindo alguns mitos que foram criados a respeito do SP em alguns assuntos.
Muitos falam que a administração do Marcelo Portugal Goveia foi uma maravilha. Titulos acobertaram o lado obscuro de sua administração assim como ocorre com os governantes brasileiros. Desde sua época já se planejava o tal grupo estar se perpetuando no poder já com o nome de Juvenal Juvêncio como seu sucessor. Dividas foram criadas ainda em sua gestão, mas piorou nas gestões de Juvenal Juvêncio em sua segunda e terceira gestão. As coisas pioraram mais com administração Aidar que além de aumentar dividas, trouxe ao clube problemas jurídicos e por isso que o clube está assim hoje.
A verdade que o ultimo mandatório Sãopaulino de fato foi Fernando Casal Del Rey que foi um grande diretor e presidente. Só não traduziu sua gestão em titulos em virtude dos problemas do Morumbi. Os que chegaram ao poder depois nunca se preocuparam com o clube de fato.
O São Paulo FC desde a época do Pimenta no início da década de 90 já fazia suas falcatruas, o problema é que era menos divulgado, as sujeira era acobertada por todos os senhores doutores, não saía dos altos muros do Morumbi, o problema é que hoje vivemos em uma época da informação e de maior transparência, basta vermos o fenômeno das redes sociais, porém nós achávamos que éramos diferenciados, mas isso por fora somente, porque por dentro somos iguais a todos, o mundo do futebol é esse, sem nenhuma excessão.
Não creio que falcatruas de outrora fossem no mesmo gráu que os de hj ou piores que na época conteporânea mesmo porque eram grandes homens e o número de pessoas que viveram a época do pioneirismo dentro da instituição eram maiores não permitindo que coisas feias como se vê hj ocorressem.
Hj nem que tentassem encobrir daria para fazer pois os “homens” de hj são tão inertes e safados que a coisa fica claro. Não há necessidade de internet, de mídia ou coisas do gênero para saber que esses homens são errados.
Na época do Pimenta, o SPFC estava QUEBRADO!
Não defendo ninguém, mas as acusações do Pimenta nunca foram provadas, ele foi inocentado, pois a famosa fita, teve 4 perícias provando montagens. Mas enfim, futebol é sujo. Infelizmente.
Mitsuo: em grande parte concordo com vc que o último mandatario que mais se preocupou com o clube foi o Casal de Rey. Se bem que não posso deixar de mencionar o MPG que fez algumas reestruturações necessárias. JJ nas 2 vezes com diretor foi bem e nas 2 vezes como presidente foi ruim, na 1a desmontou um timaço e quase nos jogou na Segundona paulista em 90; na 2a vez é isso aí que todos estamos vendo…
FBN: pode falar o que quiser do Pimenta, ele continua sendo um dos melhores gestores que o clube teve em sua história.
É maior vencedor, disparado!!!!
Querer achar motivo para critica-lo, francamente… Ainda mais com o inexpressivo e incompetente do Leco. Pimenta dá de 100 a Zero no rato assustado… São fatos, meu caro.
Isto que voce falou do Dr. Marcelo Portugal Gouvea, voce tem que provar sua calunia, ate porque ele nao pode mais se defender, lamento que voce ache isso, e sei que voce nao conheceu o mesmo , entao fala e
escreve qualquer bobagem. Dr. Marcelo, um gentleman, foi o melhor presidente dos ultimos 10 anos disparado. E por favor nao faça mais acusaçoes levianas de quem voce mal conhece.
Muitos falam do medo do SP cair ou não cair, mas a verdade que o SP não cai e sabe porquê? Simples, o SP ficou até os anos 90 e até aquele momento não teve nenhuma retirada. O que se tornou depois dos meados dos anos 90 já não era o tradicional SP, mas sim um time de dirigentes, até mesmo o próprio Hino foi deixado de lado para dar lugar a uma versão nada a ver com a história do SP.
E se formos mais longe a ultima pessoa que amava de verdade o SP morreu mais de 20 anos atrás que atende pelo nome de Porfirio da Paz e José Poy que deixou alguns anos.
E verdade o Gino Orlando nao amava o Sao Paulo, pare por favor de vir aqui falar asneiras.
o problema todo está no conselho, que é inoperante !
já ouvi dizer de gente bem informada, que há sim torcedores de clubes rivais lá dentro do conselho, tá certo que pode ser uma minoria e eles não tenham tanta força assim lá dentro, mas isso só demonstra como nosso conselho é mal formado, e não buscam informações de cada pessoa que se candidata pra ser conselheiro
Se passa torcedores rivais no conselho, imagina que tipo de gente não deve ter lá dentro ? A diretoria não tem competência (ou má fé, vai saber) de pesquisar o histórico de uma pessoa que bastava ir no google pesquisar o as falcatruas na copa do mundo pra ser gerente de marketing (alan cimerman), imagina que tipo de gente teve ter lá no conselho, não é atoa que o clube chegou nesse ponto.
Eu jogaria com Petros e Jucilei pra tentar parar o meio campo do Flamengo, deixaria o Hernanes mais avançado. Colocaria o Araruna pela direita e o Militão pela esquerda onde ele já jogou.
Sidão, Araruna (dir), Arboleda, RC, Militão (esq), Petros, Jucilei, Hernanes, Cueva, Maicosuel e Pratto.
É boa, mas Fábio não adianta vc colocar isso no blog pois o técnico nunca vai ouvir a torcida.
Arquibancadas verde, amarela e laranja esgotadas.
Cara, que espetáculo de torcida.
Nem me fale. Se tem algo que valeu a pena em 2017 foi ver a mudança de status da torcida do SPFC. Abraçando o time o tempo todo, sem uma vaia sequer durante os 90 minutos, sem pegar no pé de jogador. Um show.
Torcida maravilhosa!!
Continua dando show!
É domingo, e com sofrimento, mas vamos ganhar! Nem que os cardíacos que estiverem no Pacaembu venham a sucumbir…
Resultados de ontem fizeram o São Paulo permanecer fora do Z4. Sorte ou incompetência dos times que brigam para não cair?
Temos 21% de chances de rebaixamento até agora.
Dorival, faça o simples. Maico pede passagem assim como Shaylon.
Só dependemos de nos mesmo para não cair para a serie B. Essa rodada, é vencer ou vencer.
Felipe. Rebaixamento não resolve, só complica e nos deixaria mais endividados ainda (a queda de receita seria brutal). Por outro lado, a expressão “precisa de vergonha na cara” é muito ampla e nada objetiva. O São Paulo foi à bancarrota e precisa de outro modelo de gestão – o atual não funciona mais a contento no Brasil.
Isso porque o dirigente eleito, sem garantias prévias para saldar do próprio bolso o passivo que deixou, fica descompromissado com a saúde financeira e deixa para o eleito seguinte o pagamento dos dispêndios – isso não só levou o São Paulo à bancarrota, mas muitos clubes do Brasil e tem que mudar.
Para mudar isso, há duas alternativas: primeira, mudar o Estatuto do Clube exigindo que para disputar a eleição o pleiteante apresente garantia bancária para extinguir o passivo desfavorável que contrair; ou segunda, privatizar o futebol, fazendo dele uma empresa com fins lucrativos, onde o principal acionista receba o lucro proporcional ou pague a conta do prejuízo perdendo parte do seu capital para outro acionista.
Fora isso, são-paulino, é amargar os dissabores e ficar esperando um “Salvador da Pátria” com estamos esperando e não aparece. O problema está no modelo político de gestão, muito diferente da prática empresarial existente hoje no mundo do futebol empresarial de primeiro mundo. Ter que mudar!
Eu tb acho que rebaixamento não resolve nada, mas é um tema frequente aqui e quis trazer essa sadia discussão. Abs
Bom dia..rebaixamento nao resolve..o que resolve mesmo é uma diretoria eficiente e nao deficiente como a nossa! temos chances de escaparmos da degola sim..afinal essa rodada foi de certo ponto ate boa no quesito outros resultados! agora precisamos fazer a nossa parte..pois nao adianta ficar só dependendo dos outros! ou a torcida fecha com o time..ou estamos lascados! pois depender dessa diretoria nao ha campeonato que motive!
Esse é maior problema…..”fazer a nossa parte”….
time para enfrentar o flamengo
______sidao________
militao_arbol__balves___edimar
_____petros___jucilei______
__shaylon__cueva___hernanes_
_________pratto___________
time mais seguro ..menos aberto!
Bom time, porém lento, o que falta no SP é velocidade em todos os setores. Os urubus jogam muito pelo lado esquerdo, tem que segurar ali.
Sidão
Militão
Arboleda
R. Caio (infelizmente não sairá)
Jr Tavares (também não sairá)
Araruna
Petros
Hernanes
Cueva
Maicosuel
Prato
Um 4-4-2 clássico, Araruna marca bem e tem velocidade para sair jogando. Matéria o Petros pelo passe, no segundo tempo Jucilei entraria no lugar dele.
*manteria*
Campeonato é tão bizarro que na rodada passada o Flamengo venceu de 4×1 e na próxima vai perder de 2×1.
Isso, isso, isso!
Tô contigo!!!
O São Paulo não está rebaixado no campeonato, pode ser…. a diretoria parece querer isso de forma inconsciente …. mas moralmente independente do que acontecer até o fim do campeonato está rebaixado sim.
De clube exemplo a mais um, um desorganizado, com contratos e contratações que nunca são claras… diretoria não profissional… estamos rebatizados de bicho papão , de potência á um time que. Os últimos anos vê a sobra do rebaixamento cada vez maior. Não é preciso cair no campo para promover mudanças. Você está certo não é esse rebaixamento de campo que abrirá caminho para dias melhores, rebaixamento por rebaixamento só p moral já é motivo para mudar tudo na direção do clube, pois não adianta mudar boa comissão técnica ou no elenco se lá na direção fica tudo igual.
O SPFC está na lama, chafurdando em vergonha, destruição, polêmicas e incompetência, uma confraria.
E ainda tem quem queira culpar a torcida…kkkkkkkk
Vou nomear um palhaço que culpa a torcida na mídia, Osvaldo Pascoal, insiste que se essa merda de direitoria escuta muito a torcida (arquibancadas) e por isso o SP está nessa situação. É lamentável o nível da imprensa.
Eu não vejo esse programa, pois não tenho tempo e o pouco que tenho não desperdiço pra assistir.
Então tenho dois pontos.
– A torcida é a única coisa boa nestes últimos anos. Acredita e sempre acreditou no Clube Da Fé. Esse ano está dando show e não me lembro de vaiar o time, mesmo nas derrotas/empates vergonhosos.
E é claro, que sempre damos nossos pitacos. Faz parte, sempre fez e isso não mudará.
– A diretoria não respeita o Clube e consequentemente o torcedor.
Finge que ouve e acata algum dos pedidos, para “agradar”.
Se fossem competentes, não teriam que fazer isso. Seriam profissionais que se recusariam a tomar algumas medidas em prol do clube, mesmo que isto gerasse descontentamento.. Vide casos Maicon, Lugano, RC técnico e Buffa.
E se realmente dessem moral pro torcedor, o Sr. Leco e o Zagueiro de colégio, tinham saído faz tempo.
Veja a que ponto chegou o São Paulo – nossa maior esperança de agora é Maicosuel. E todos sabem, desde a contratação, que é meia-boca. Só falta o Dorival, desanimado com esse time ruim, chutar o balde e pedir a conta.
Essa é a situação que o zagueiro do colégio nos deixou junto com o grande Leco.
Se ao final da proxima rodada o primeiro time no Z4 tiver 33 pontos, creio que com uns 43 ou 44 pontos dê pra fugir do rebaixamento.
O ponto é: Será que em 2018, 2019, 2020 ainda estaremos em Outubro “olha, falta tantos pontos para fugir do Z4…” Triste fazer uma conta dessas para um time TRIMUNDIAL!!!!
Essa é a grande questão e interrogação em nossas mentes, Felipe…
Triste isso…
Se pudesse fazer uma intervenção no clube, eu apoiaria…
Cadê o centroavante para substituir o Pratto? Cadê o meia de enganchamento para substituir o Cueva? Cadê os laterais esquerdo e direito para substituir os que estão aí? Cadê? Cadê? Cadê? É sim, o Dorival é capaz de pedir a conta!
E lembrar que em 1993 Rai foi embora e o SPFC trouxe Leonardo…
Pois é… Obra do “incompetente” Pimenta e do Diretor de futebol Casal de Rey…
Rsss
E se adiantassem o J. Tavares pela esquerda, no lugar do Fernandes, daria certo? Pelo menos ele cruza melhor e é mais ousado com a bola (exceto Cueva) que qualquer outro por ali.
Carlos, o J.Tavares não acerta 1 cruzamento.
Mas ele é o segundo em assistencia, depois do Cueva.
E é cobrador de falta e escanteio.
Nas mãos do Telê eram 200 cruzamentos de manhã e 200 de tarde. Fora do treino!
Bem pensado
Com a bola nos pés, o Jr. Tavares não é ruim. O problema dele é lá atrás.
Não é perigoso no ataque (precisamos de quem faça gol), mas seria boa alternativa para jogos fora de casa.
É, pensei nisso, mas acho que pegar o Flamengo hoje nao faz muita diferença se é em casa ou fora. O risco de perder é grande.
A nossa chance para não cair é vencer em casa – precisamos de quatro vitórias.
Espero que nao jogue, até porque o Guerreiro tem que se cuidar para o jogo contra a Nova Zelanda. Mas se joga, coitado do Rodrigo Caio.
Se o São Paulo cair oque mudará é que não irei aos jogos da Série B e não assistirei a estes jogos também..Se for para ver jogos da série B passarei a torcer para o Figueirense, Criciúma entre outros.
Sou a favor que não vá um torcedor sequer em jogos da série B, estamos indo agora para ajudar o time a não cair, mas se cair que jogue sem torcida para aprender a dar valor.
Por outro lado, correria um risco muito grande se ser campeão da segundona. Igual que os co-irmaos. Outra taça mais para a a coleção.
A serie B nao é essa baba não, os campos são ruins e tem times que marcam forte.
Mas é longo.
O Jr. Tavares sabe chegar na linha de fundo. Já sofreu penalti, até. Jogando mais avançado, teria investidas mais frequentes, porque é ousado. Eventualmente, acertará um cruzamento.
‘O ano de 2003 deveria ser um exemplo para os dias atuais.
O São Paulo era um time apático, sem alma e que jogava sem vontade…… ”
ficou um pouco confuso o resto do paragrafo, mas enfim…..a questao que quero pontuar é outra.
Nao sei de qual ano pra tras vc fala, mas o sp nao era apatico, nem sem alma nem sem vontade.
Excetuando 2002, 1998,1999,2000,2001,2003 nosso time era ruim mesmo. Os rivais eram mto melhores. (principalmente corinthians e palmeiras da parmalat) mas sempre, sempre, chegavamos nas fases finais dos campeonatos.
isso pq estavamos em reconstrução por causa das obras no morumbi.
campeao paulista 98,2000. rio sp 2001, vice copa do brasil 2000. semi copa do brasil 2002. final rio sp 2002.
2002 fatalidade pro santos, mas na primeira fase fomos primeiro disparados
vendemos caro, muito caro, a semifinal de 99 do brasileiro contra talvez o melhor corinthians da historia, (gamarra, dida, vampeta, ricardinho, luizao, edilson, marcelinho) perdendo 2 penaltis no primeiro jogo e com um homem a menos no segundo e o jaques de centroavante e nossa zaga com wilsao e nem.
Leia a sequencia… O exemplo é “Em 2003 éramos apáticos, reformulou, em 2004 montamos um time campeão”. O SPFC em 2003 tomava cacetada dos gambás o tempo todo. No final, com Rojas e Milton, o SPFC até voltou a ser um time com garra e fomos para a Libertadores, mas foi um ano difícil, não como estamos hoje.
Em 2003, Rojas e o auxiliar Mc tiraram leite de pedra, fecharam a casinha, fizeram o feijãozinho com arroz e terminaram em 3o lugar levando o time de volta a Libertadores depois de 9 anos ausente da nossa competição favorita.
É com um time limitado.
Menção honrosa aos dois!!
Classificação:
…
11 – Flu (38)
12 – Chape (35) (-9)
13 – Bahia (35) (-2)
14 – Sport (35) (-6)
15 – SPFC (34) (-5)
16 – Vitória (33) (-8)
17 – Ponte (32) (-9)
18 – Coritiba (31) (-10)
19 – Avaí (31) (-16)
A rodada 30
Vasco x Coritiba
Atlético PR x Sport
Bahía x Vitória
Ponte x Avaí
Chape x Flu
Palpites?
Esse é o campeonato do SPFC. Fazendo cálculo e “fézinha”. Torcendo pro inimigo.
Em condiçoes normais, o Vasco deve ganhar do Coriitiba. Pelos menos o vasco está pensando nele (libertadores). Se ganha, pode passar o Bota que pega o curica.
O Atlético deveria ganhar do Sport. Com isso ele se diatanciaria do bloco dos desesperados.
BaVi, pode ser qualquer coisa. Um empate, talvez.
Ponte e Avaí, deveria ganhar a ponte, mas…
E a chape ganha, porque o flu é como o Atl-MG.
Vasco (2) x Coritiba (1)
Atlético PR (1) x Sport (0)
Bahía (2) x Vitória (2)
Ponte (1) x Avaí (1)
Chape (1) x Flu (0)
A sua opiniao e a minha foram mais ou menos ao mesmo tempo e coincidem, só no caso da ponte. Acho que é por aí mesmo.
Sim, não sei até que ponto é o desejo da torcida ou são resultados “viaveis” num campeonato tão bizarro igual esse! rss
Pois é, são as mesmas pessoas, ou os filhos ou sobrinhos ou netos… e desde sempre. Se o Henri Aidar era o presidente nos anos 70… o Carlos Miguel, nos 80 e recentemente…
Se cair ou permanecer nada mudará. Será esse sufoco até esse safado, incompetente do leco sair ou saírem com ele.
Sem duvida nenhuma, com leco e pinotti nada mudara em 2018, podemos continuar na serie A, ate acho que nao cai. Mais sera mais do mesmo.
Rebaixamento só resolveria se viesse seguido de uma eleição, assim os vendidos conselheiros ficariam receiosos de votar nesse medíocre do Leco, como não vai ocorrer e esse conselho vendido não vai derrubá-lo, rebaixamento não resolveria nada, pelo contrário, temo que o SPFC caia em uma crise que será difícil até voltar à elite.
A incompetência demonstrada por essa “gestão” eh aterrorizante, não vejo nada de mudança em um futuro próximo, por.isso torci para que o Pimenta ganhasse a eleição, mas infelizmente os vendidos conselheiros votaram nesse sujeito medíocre.
Não eh a toa que a.mídia gambá estava torcendo como louca pra esse sujeito ganhar, um cidadão puxa saco do Leco de uma rádio, amiguinho dele que agora está na TV, estava com medo danado que o Pimenta ganhasse, pois como.torce pro time da marginal, queria que esse arremedo continuasse com o legado maldito do cachaceiro safado.
Agora temos que rezar pra que o pior não aconteça e que 2020 chegue logo.