“Aeroleco”. É assim que conselheiros e sócios do São Paulo estão se referindo ironicamente à comitiva, formada por nove convidados, que esteve no Rio de Janeiro para assistir ao jogo com o Fluminense, nesta quarta-feira, no Maracanã. Passagens aéreas, hospedagem no badalado hotel Hilton, traslado até o estádio e ingressos… tudo pago pelo Tricolor, que vive mais um ano de enorme crise financeira.

O Blog teve acesso aos nomes dos nove convidados de Leco. A relação conta com dois membros do Conselho de Administração do Tricolor, um diretor-adjunto, dois assessores do presidente, outros três conselheiros e um associado.

“Até parece que está sobrando dinheiro no caixa do São Paulo”, reclama Denis Ormrod, um dos conselheiros mais combativos do clube. “A presença de pessoas que não são do futebol tira a atenção do que realmente interessa, que é a briga contra o rebaixamento. Precisam entender que não é momento de distração ou divertimento e sim de concentração em prol do time”, acrescenta Denis.

O curioso é que Leco não esteve no Rio de Janeiro, assim como ocorreu na partida anterior como visitante, diante do Atlético-MG, em Belo Horizonte. O presidente tem evitado as viagens por causa de um problema familiar.

Ao longo da quarta-feira, vários conselheiros e sócios do São Paulo cornetaram o “Aeroleco” pelas redes sociais e em grupos de WhatsApp. Fotos dos dirigentes em pontos turísticos do Rio, como o Cristo Redentor, viraram motivo de revolta.

“Não dá para aceitar”, exclama Ignacio Barreto, sócio tricolor desde 1970 e um dos idealizadores do documento que reuniu mais de oito mil assinaturas para cobrar a contratação de Muricy Ramalho como coordenador de futebol, semanas atrás. “Não tem de levar ninguém. Viagem de time de futebol é para o elenco, a comissão técnica, o presidente e o diretor de futebol”, opina. “Hoje viajaram alguns conselheiros. No próximo jogo, vão outros. E essa história nunca acaba.”

Diante dos convidados são-paulinos, o time de Dorival Júnior perdeu por 3 a 1 para o Fluminense e conheceu a 13ª derrota em 29 jogos no Brasileirão – o clube vai dormir na 14ª colocação, com 34 pontos. Caso Sport, Vitória e Ponte Preta pontuem nesta quinta-feira, o Tricolor poderá voltar para a zona de rebaixamento.

Jorge Nicola