Caio Ribeiro critica Dorival e avisa sobre possível queda

Assim como fez na transmissão da TV Globo da derrota do São Paulo, por 3 a 1, para o Fluminense, também no programa “Seleção SporTV”, do canal fechado SporTV, nesta quinta-feira (19), o comentarista Caio Ribeiro apontou que os erros individuais dos jogadores da equipe do Morumbi vêm custando resultados e também criticou o técnico Dorival Junior pelas alterações no revés, consideradas ruins pelo analista. E foi além: cobrou do comandante mudanças profundas no time, alertando-o sobre o iminente risco de demissão.

Em longo discurso, Caio iniciou deixando claro que acredita que Dorival é bem intencionado e que procurou fazer o melhor com as entradas de Shylon e Thomaz para as saídas de Cueva e Lucas Pratto, porém reprovou as escolhas dos jogadores que saíram da partida do Maracanã. “Ele não pode, pela situação que o São Paulo está, pelo time que o São Paulo tem, que é um time fraco, cheio de limitações, tirar ao mesmo tempo o único centroavante que tem à disposição e o seu jogador mais criativo”

“São Paulo tem dois jogadores que vão municiar o centroavante: é o Cueva e é o Hernanes. O Hernanes está jogando um pouquinho mais recuado. Como foi o último jogo do São Paulo, onde conseguiu a virada em cima do Atlético-PR? Dois passes do Cueva e o fim de um jejum que incomoda todos os centroavantes. Eu passei por isso, o Fred estava agora, o Pratto estava passando. Quando você tira esse peso das costas, a tendência é recuperar muita confiança”, argumentou, defendendo a permanência do meia e do atacante contra o Flu.

“Dorival tem todo o direito de tentar, de colocar o Thomaz, do jeito que ele colocou, e de colocar o Shaylon. Agora, acho que tinha outras opções em campo para mantê-los, tanto o Pratto como o Cueva, e mexer nos outros. Mexer no Marcos Guilherme, de repente sacrificar um dos volantes, tirar até o Militão, que é muito forte defensivamente, mas que quando o São Paulo precisa buscar o resultado ele não é um lateral ofensivo, então pode deslocar alguém para aquele setor”, sugeriu. E reforçou a sua insatisfação com o trabalho de Dorival Júnior:

“Está se perdendo um pouquinho nas alterações. O Maicossel está pedindo passagem, está na hora de ter uma oportunidade como titular. O Lucas Fernandes, que é um menino que eu apostava muito, me dá a impressão de estar sem força, de estar sentindo um pouquinho esse momento, as jogadas não se desenrolam com a naturalidade como desenrolavam quando ele ainda estava na categoria de base. Então acho que é função do treinador buscar alternativas, e essas novas alternativas passam, inclusive, por uma mudança de sistema”, cobrou do profissional.

E continuou, com veemência, contestando as escolhas de Dorival: “Não sei por que ele abriu mão desse jeito do Jucilei. Por que não adiantar um pouquinho o Hernanes, que jogava dessa maneira na Europa, e trazer um Jucilei um pouquinho para trás? Por que não começar com Maicosuel, Pratto, Cueva e o Hernanes tendo um pouco mais de liberdade? Não sei se vai dar certo, mas eu sei que o São Paulo precisa de alguma coisa diferente, porque contra o Atlético-MG foi completamente envolvido e perdeu o jogo, contra o Fluminense foi muito inferior, saiu de campo sem dar um chute e também perdeu o jogo.”

E, preocupado, Caio alertou o técnico: “Mais duas derrotas e sabe o que vai acontecer? Vai dançar o Dorival Júnior. A torcida vai pedir a cabeça dele, a diretoria vai demitir ele. Acho que é um cara muito bom treinador, muito bem intencionado, mas está precisando de sacadas diferentes.”

“Todo treinador  reclama de tempo para trabalhar. O São Paulo e todos os times quando teve a parada para a seleção, teve tempo para trabalhar e voltou pior. Aí eu questiono, tenho que começar a questionar as escolhas do Dorival ou a forma do time jogar”, reforçou, incomodado, o comentarista da Globo.

“As pessoas não estão acostumadas a me ver um pouco mais duro assim. Não acho que seja falta de vontade, não acho que esteja de sacanagem, que ninguém esteja correndo, nada disso. Não acho que esteja faltando entrega, acho que tem muito do lado emocional e tem tomadas de decisões erradas”, avaliou. E Caio ainda fez questão de fazer coro à cobrança feita pelo meio-campista Hernanes logo após a derrota na noite passada, quando desabafou, creditando o revés à desatenção e falta de maturidade dos jogadores na partida. “Se o Hernanes não puder falar, quem é que pode? Tem cara a arquibancada, tem cara que vai no microfone e faz média com a torcida. Eu vejo verdade no que o Hernanes falou. Ele tem história, tem peso e tem performance dentro de campo para ser um pouco mais duro na cobrança”, disparou.

UOL

Anúncios

104 comentários

    • Com todo o respeito, o Cuca, com aquele eterno semblante de “ó vida, ó cruzes…” pode ser tudo, menos equilibrado, motivador, e etc… E ainda acompanhado daquelas eternas manias, aliadas aos inúmeros problemas que ele mesmo cria, “arrebentando” com o ambiente… “Apaga fogo com gasolina”… Com todo esse contexto, mesmo sendo estudioso e ‘montador de elencos’, é muito difícil um trabalho dele obter êxito, pelo menos a longo prazo…

      Curtir

      • Mas, Smile, foi ele que montou o time do SPFC campeão mundial. Ele sabe montar times, acho que essas manias dele não são um elemento desestabilizador. Talvez Cuca seja técnico para trabalhar 1 ou 2 anos no máximo, mas Dorival não dá mais.

        Curtir

  1. Se perder do Flamengo, tem que procurar o Cuca.

    Mas se for para demitir e ficar três quatro semanas sem técnico, é melhor ficar como está.

    E se o Cuca não quiser vir?!?!? Vcs acham mesmo que essa diretoria vai demitir e logo em seguida vai apresentar o Cuca? Vamo acordar pra vida!

    Curtir

    • De jeito nenhum. Dorival saiu do Santos mal e o time deles melhorou. Cuca saiu mal (fez muita cagada) e o time deles melhorou. Vai fazer o que de bom aqui se nem lá serviu? Fazer isso será trocar 6 por meia duzia e vamos seguir à risca a cartilha de rebaixamento do Inter. A culpa está mais em outros fatores do que no próprio Dorival!

      Curtir

  2. Se ele tá dizendo que Rogério Ceni é seu único ídolo e sua principal inspiração quem sou eu para contestá-lo .
    Deixo isso para todos que detestam nosso Mito Eterno .

    Curtir

    • Difícil, cara… Cuca nesse momento não aceitaria o convite e Jardine não me passa confiança nenhuma… se bem que Burrival tb não passa confiança alguma. Enfim, até Jardine montar seu time, perderemos tempo e jogos preciosos. Que ganhemos de Fla e Santos no Pacaembu. Deus nos ajude.

      Curtir

  3. Dorival é fraquissimo e sempre foi .
    É o tipo de treineiro que tem um esquema de jogo na cabeça e aplica o esquema independente dos jogadores que tem .
    Com esse pensamento ele acaba não utilizando o que cada jogador tem de melhor .
    Não usa a velocidade do Marcos Guilherme que é sua principal caracteristica mas coloca o cara pra marcar lateral .
    Inutiliza o Lucas Fernandes na outra ponta dando a ele a mesma função do Marcos Guilherme .
    Coloca o Hernanes de volante mas não possibilita que se use o que ele tem de melhor atualmente que é sua chegada lá na frente .
    Isso sem falar no Pratto que ele tá escalando como se fosse o Pita .
    Ele tá pedindo e o Leco vai detoná-lo na primeira oportunidade .

    Curtir

    • Falei isso um pouco mais cedo em outro tópico.

      Me parece que o Dorival tem um esquema em mente e os jogadores que se encaixem nele, e não é assim que tem de ser, principalmente se ele assumiu um time de cuja montagem de elenco ele não participou.

      Ele tem de alterar o esquema de acordo com as características do elenco, e não é isso que ele está fazendo.

      Curtir

  4. Parabéns, Caio , um dos poucos comentaristas lúcidos e que não transparecem ódio na TV. Sua opinião coincide com a minha, não dá mais para Dorival, é preciso mudar enquanto ainda o SPFC respira. Se chegarmos na UTI poderá ser tarde demais

    Curtir

  5. Vixi,ja ligaram a frigideira…..As alterações foram bizarras.Prato não ta jogando nada,mas se tirar ele tem que por outro centroavante ainda mais no desespero.E neste momento não da pra tirar o Cuevas pois é nosso meia mais incisivo.Ainda mais jogando com os inuteis Lucas Fernades e Marcos Junior.Apesar de reconhecer que Dorival ja deve estar no limite da paciencia com o Prato mas o elenco não oferece opções só o Gilberto que sumiu.Se o Petros que é limitado esta meia boca fisicamente por que não testar o Jucilei na sua posição original????Dorival tem que se ajudar,se quer manter esquema não da pra jogar com o Lucas Fernandes nesse posicionamento,ele tem que jogar centralizado,num 4x4x2 basico.

    Curtir

  6. O Dorival tem como forte o esquema de jogo de contra ataque, assim como foi o Carpegiane no São Paulo, não tem perfil de propor jogo, mas demiti-lo agora talvez não trará resultado imediato, e infelizmente as poucas rodadas que restam não há técnico que consiga impor um novo modo da equipe jogar.

    Curtir

    • Seguimos fazendo contas, dependendo de fracassos alheios e lutando desesperadamente contra o rebaixamento.

      E o Pinotti :

      – renunciou ou pediu demissão.

      – viajou ou sumiu

      – está escondido

      – preparando com o Manssur a separação do futebol tricolor.

      Curtir

      • As pepas fizeram um gol parecido com aquele que tomamos no Mineirão contra o Cruzeiro, quando o Maicon deu um chutao pra lsteral e o cara bate o lateral rápido nas Costa do zagueiro,micasso. Do zagueiro da Ponte e esperteza do gandula das pepas.

        Curtir

  7. Falou Caio Óbvio Ribeiro…

    Quando jogador nunca fez grande coisa, isso pq qnd veio da base jogou com muitas feras… agora como comentarista (profissão mais inútil que existe), só fala o óbvio…

    Fácil falar agora… vai lá e ajuda, torça, ore ou traga uma solução!

    Curtir

  8. Cuidado! Vocês ficam pedindo a troca de treinador, o zagueiro da seleção da 5a série do arquidiocesano que entende tudo de futebol é o presidente paspalhao vão trazer o Lisca Doido, ou vocês acham que algum treinador de nome com experiência vai querer treinar este time medíocre?

    Curtir

  9. Pra mim é mt simples corrigir o sp, coloca o jucilei pra ajudar na defesa, saca o militão e coloca o bruno, q pelo menos sabe driblar e atacar, tira o l fernandes e o marcos guilherme pra entrar o militão e o maicosuel. E principalmente, tira o jr tavares, é inacreditável a qtd de gols q a gente toma por conta dele

    Curtir

  10. A verdade é uma só, o planejamento foi errado desde o ano passado.. agora é torcer pelos adversários, por quê o meu tricolor tá desgovernado. Desde diretoria até o último reserva..

    Curtir

  11. Peppas fizeram o segundo na Ponte… que alívio. Poodles empatando com Vitória. Sereias ganhando do Sport. Vaaaaiiii todo mundo pq o SP é incompetente e frouxo, assim como seu técnico.

    Curtir

  12. to achando que vai acontecer com o SPFC o mesmo que aconteceu com as peppas em 2014, vamos ser salvos do rebaixamento pela incompetência dos adversários do que propriamente desse time de frouxos.

    a que ponto chegamos, depender de secar os outros pra não ser rebaixado, tsc, tsc, tsc…

    Curtir

    • Resultados de hoje ajudando demais o SP.

      Primeiro, temos que ganhar do Flamengo que acabou de ceder o empate para o Bahia e joga essas últimas partidas pressionado pela vaga na Libertadores, com o Vasco na cola deles…

      Depois, o Coritiba não terá facilidade contra o Vasco no RJ, muito motivado em busca do G7…

      E esses dois jogos citados por você podem também trazer resultados bem favoráveis, como uma vitória do Bahia que está embaladão e um empate ou mesmo uma vitória do Avaí sobre a Macaca.

      Existe ainda um confronto direto entre a Chapecoense e o Fluminense onde qualquer resultado também nos favoreceria, claro que se a gente fizer a nossa obrigação.

      O mesmo no confronto direto entre Atlético PR e Sport, onde uma derrota do Sport também favoreceria muito…

      Enfim, nem tudo esta perdido como pode parecer…

      Vencendo o Flamengo daríamos um belo salto pra escapar desse fantasma…

      Poderíamos dessa forma jogar contra o Santos com uma “folga” na tabela, onde mesmo perdendo, não voltaríamos para o Z4…

      Ganhando das Sardinhas, atingiríamos a tão sonhada marca de 40 pontos..

      Tendo na sequência o Dragão fora de casa e a Chapecoense no Pacaembú…

      Curtir

  13. Vixe… ele falou em problema de vestiário? Será? Achei que o comportamento dos atletas no último jogo estava muito estranho. Jogadores totalmente desconectados da partida. Isso precisa ser resolvido urgentemente, senão não teremos força pra subir.

    Curtir

  14. Mas ai entra aquela pergunta:

    MAs a culpa não era do Ceni?
    O aproveitamento do goleiro era superior….

    Vamos boiada intelectual procurar culpados para seu imperador Leco, o Ditador da Venezuela tricolor

    Curtir

  15. Tá na hora de mudar o esquema tático, jogar mais defensivamente, tirar o Lucas e colocar o Jucilei. Jogar no 4-4-2 clássico com petrus e Hernanes armando as jogadas. Adiantar o Hernanes e passar o Cueva para a ponta já tentamos e não deu certo. Temos que jogar compactados. Todos os jogos sofremos contra ataques.

    Curtido por 1 pessoa

    • O Jucielei perdeu a posição de titular a poucas rodadas, 5 rodadas talvez, antes era justamente assim que o são paulo Jogava e sofria muito… o Cuevas joga melhor pelo meio onde pode colocar os jogadores em condições de gol, o problema é a lentidão do ataque, o Pratto precisa jogar dentro da area e se deslocar para abrir os espaços, e os jogadores de meio ( Cuevas e Hernanes) precisam se aproximar do Ataque (Marcos Guilherme e “Maicosuel, Lucas Fernandes e Shaylon”, seja quem for precisa se aproximar para que as jogadas possam sair)…
      Futebol é simples, triangulação e velocidade…

      Curtir

    • tem que tirar Rodrigo condomínio encosta que eu Caio.
      tem que tirar Lucas Fernandes
      tem que tirar Junior Tavares

      tem que jogar:
      Sidão
      Militão-Arboleda-Lugano-Edimar
      Jucilei (como líbero, fixo) Petros
      Hernanes-Cueva
      Maicosuel-Prato

      Curtir

  16. Estou totalmente de acordo com a opinião! Um técnico de futebol não pode ser teimoso e tem mesmo que agir em favor do time como um todo, acredito que todos os atletas têm condições de ser titular, mas tem que repensar a filosofia de trabalho nas escalações.

    Curtir

  17. Para ganhar do Flamengo o próximo jogo não adianta só treinar e treinar, até porque treinam 10 dias chegam e não fazem nada.
    Dorival da forma como escalar o time vai refletir no resultado, o time do flamengo joga pra cima, é jogo para o Jucilei, é jogo para o Lugano, entraria com o time abaixo:

    Sidão
    Militão-Arboleda-Lugano-Edimar
    Jucilei (como líbero, fixo) Petros
    Hernanes-Cueva
    Maicosuel-Prato

    Só espero que Dorival não me venha de novo com Rodrigo Condominio encosta que eu Caio, Junior Tavares, e Lucas Fernandes, se escalar esse time pode demitir ele e deixar o Lugano no Banco comandando o time.

    Curtir

  18. Caio Ribeiro!! Vc jogou bola sabe melhor doque ninguém que o erro do juiz foi crucial ; até 1×0 estava tranquilo porém com 2×0 desmontou o time do São Paulo; Dorival fez oque tinha que ser feito o prato desde o jogo contra atlético mineiro ta vem andando
    em campo; cueva estava morto também; e outra deveria ser mais razoável em seus comentários perante ao são Paulo porque foi onde começou sua história: lembro como se fosse hj quando foi vendido sai chorando ; hj vemos que nem respeito pelo time que te revelou vc tem ; sua fantástica parcialidade pra os times que estão na frente é notável!! Grande abraço aprenda com os erros como o são está fazendo!!

    Curtir

  19. Caio comentarista é o melhor do Brasil ou está entre os melhores do mundo consciente em tudo que fala é ao contrário do lixo do neto e do Flávio prado como ele falou tem que mudar o time nao dá mais pra sair com a mesmice reforço o meio campo com jucilei e coloca maxssoel pra sair jogando acho que o Dorival está sem saber escalar o time gente é que de melhor temos no momento é que temos de melhor deixa o cueva só pra armar as jogadas ele não sabe marcar mas é muito na criação eu acho que a inda podemos nos livrar do rebaixamento temos que ganhar do Flamengo de qualquer jeito se não temos que trocar de técnico urgente se não vamos as galinhas ser campeão e tirar sarro nosso na senda divisão aqui é São Paulo poooooo

    Curtir

  20. O Dorival Junior e um fracasso total,essa sua passagem pelo sao paulo,mostrou que ele incapaz de qualquer improvisação.Manter jogando continuamemte Junior Tavares e Lucas Fernandes e inconcebivel.Jucilei mesmo que fora de posição não pode ficar na reserva de um elenco tão desqualificado.Acho que o Aderlan na lateral esquerda e melhor que o Junior Tavares.Maicosuel tem que começar como titular e orientado ára cruzar bolas para o Prato.A ultima esperança do sao paulo livrar-se do rebaixamento e a demissão do Dorival Junior e a clolocação do Jardine no seu lugar.

    Curtir

  21. Caio. Qual o centroavante que Dorival tinha para colocar no lugar do Pratto? Qual o meia de enganchamento que tinha para substituir o Cueva. Quem tinha para substituir o atacante de velocidade? O ataque todo estava inoperante e não havia reserva – o Shaylon ainda fez um gol cagado.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s