Kaká deve voltar. E o que ganhamos com isso?

Amigos tricolores.

Sou totalmente a favor que o Kaká volte ao nosso tricolor. Encerre a sua brilhante e vitoriosa carreira no clube que o revelou para o mundo. E de preferencia com títulos, pois ele, infelizmente, saiu muito precoce do São Paulo, em 2003, e não esteve nas conquistas de 2005, que seriam um pouco menos difíceis com seu talento em campo. Ganhou poucos títulos pelo São Paulo, pela sua carreira, história e talento, poderia ser mais, entretanto, ele tomou outro rumo para a carreira. Perdemos um talento cedo demais, uma pena!

Para alguns jornalistas, Kaká é um ex-jogador em atividade. Para outros, ele jogou algumas temporadas, no ainda, fraco futebol americano. Não teve o mesmo nível de competitividade que teria permanecendo na Itália, Espanha, Brasil ou se fosse para a França ou Inglaterra. Nesse quesito, eu concordo, o futebol americano será uma potencia em breve, pois há investimento e competência por lá, mas ainda é uma segunda linha de campeonato se comparado aos citados acima, mais tradicionais, mais fortes, competitivos e com jogadores mais consagrados. Mas para mim, Kaká ainda tem muito o que acrescentar ao futebol do tricolor! dentro e fora de campo.

Quando Kaká voltou ao São Paulo em 2015, eu gostei! Não pude ir na festa que fizeram para ele, compromissos profissionais me impediram, mas fiquei bem feliz. Uma pena ter sido no meio do campeonato, não deu tempo para um entrosamento maior, mas o time era respeitável: Kaká, Ganso, Pato e Luis Fabiano. Nenhum time tinha esse ataque, nenhum! Osório no banco. Tinha tudo para vir um titulo, o São Paulo brigou, mas Kaká só fez sua estreia em Agosto, pouco tempo para entrosamento.

Na sua volta, claro, Kaká não era o mesmo jovem que despontou no São Paulo fazendo 2 gols na final do Rio-São Paulo, muito menos um dos galácticos do Real Madrid e nem de longe o jogador que ganhou a bola de ouro como o melhor do mundo pela Fifa. Kaká tinha muito mais experiência do que velocidade, mas o talento, nunca se perde. Ele, sempre foi um jogador de explosão, que com a idade, precisa se reinventar. Lembram de Muller? De ponta direita de velocidade, se tornou quase que um meia, sendo o “garçom” de diversos times. Lhe faltava o arranque, mas a inteligência e talento sobravam. Kaká está igual, não comparando os jogadores, mas sim, a reinvenção de ambos em campo, que se faz necessária pela idade.

Em sua volta, em 2015, Kaká motivou o time. Para os mais novos, hoje, casos de Militão, Lucas Fernandes, Shaylon, Araruna será uma referencia ver um cara que ganhou tudo, foi o melhor do mundo, trabalhando lado a lado. Kaká é inteligente e de grupo, ele é daqueles que começa a treinar mais cedo e sai mais tarde. Quer aprimorar sempre. Isso motiva a molecada. Os jogadores encostados, que fazem corpo mole – atualmente quase nenhum no SPFC é assim – acabam se motivando a jogar, pois o “tiozinho” vai roubar seu lugar no time.

Ele treinará como se fosse um jogador da base recém promovido. Isso é importante para o time. Kaká, com sua experiência, será um líder, vai comandar o time em campo, auxiliando o técnico – seja ele quem for – dentro de campo, tal qual, Telê e Raí faziam em 1992 (e depois Leonardo ocupou esse espaço com a ida de Raí para a França). Esse tipo de parceria, quando bem feita, dá muito certo.

Por fim, Kaká deverá ser usado como estratégia de marketing. Sua imagem de bom moço, profissional e são paulino vende. Venderá camisas, ingressos, bonés, canetas, livros e tudo o que envolver o São Paulo. Chamará, em campo, a responsabilidade para si, como fazia desde os tempos de recém promovido. Chamará marcação deixando outros jogadores como Lucas Fernandes, Cueva, Pratto, Hernanes mais livres para pensar e decidir o jogo.

Não jogará todos os jogos, não aguentará os 90 minutos e também não deverá jogar em viagens mais longas. Será decisivo em alguns jogos, sumirá em outros. Como todo o jogador, porém, será sempre aquele jogador que pode, em uma bola, decidir um jogo difícil com um chute preciso, um passe mágico ou um drible desconcertante.

Torço para que a diretoria o traga, mas que não faça com esse ídolo, o que estão fazendo com Lugano e o que fizeram com Pintado.

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova). Me siga facebook.com/plannerfelipe

 

Anúncios

89 comentários

  1. Na boa, esse SPFC de 2017 merece 2a divisão mesmo. Quem sabe assim fazem uma limpa e começa do zero.
    Trazer mais um ex-jogador em atividade? Nem na liga americana ele estava jogando.
    .
    Até desanima viu.
    A gente fica aqui torcendo que nem macaco, abrindo a simulação da classificação do globoesporte, fazendo contas 1000 e essa diretoria só faz ….
    Kaka 2018 é a cereja do bolo da incompetencia.

    Bem vindo.

    Curtir

  2. Leco é ruim!
    Trouxe Pinotti ruim, vendeu 1000 jogadores e a situação financeira ainda é ruim, trouxe Dorival ruim, o time é ruim, Jucilei, Hernanes e Pratto eram ótimos, mas se tornaram ruins.

    Tem gente ainda que acha que ta ruim, mas ta bom!

    Curtir

  3. Na serie A ou B, espero que o técnico que estiver no comando invista no Shaylon como armador do time. chega de medalhões, veteranos em fim de carreira e gringos perebas.

    Curtir

      • Antes o Salvador da pátria era o Lucas Fernandes, hj virou o Shaylon. Não seria melhor admitirmos q esse time/elenco montado por esses velhos (não de idade mas de tempo no cargo) incapazes é péssimo e não tem salvação? Só se salvam: Pratto, Hernanes, Petros. O resto…

        Curtir

  4. Bom dia amigos,

    Se não mudar tudo no clube a começar pelo presidente, conselheiros e diretoria pode vir Kaká, Mano que o resultados serão os mesmos.

    Totalmente desanimador a situação do clube.

    Curtir

  5. Esse era o ano de colocar a molecada campeã da Libertadores sub-20 e venderam todos, não acredito que série B por si só resolverá nossos problemas, acho que ao final do campeonato a torcida terá que pedir abertura para participar do direito de escolher seus representantes, chega desses velhos playboys sendo dono de nossa paixão, redemocratização já.

    Curtido por 2 pessoas

    • Ótimo comentário, Braga.
      Se a gente tivesse na presidência alguem que veste calças de verdade, o cara chegava
      e avisava que precisava zerar as dívidas (ou diminui-las até um patamar aceitável e
      administrável de forma tranquila), e que faria uma limpa no elenco, diminuindo a folha salarial,
      vendendo jogador caro e dando mais força á base, mantendo um ou outro mais experiente e contratando pontualmente 2 ou 3 jogadores experientes e que resolvessem em campo.

      E que era para a torcida apoiar mas não esperar por título que, se viesse, seria decorrência
      natural do trabalho a ser (bem) feito. Que se fosse o caso era prá gente dar 2 anos de prazo
      para maturar a equipe e o técnico (que seria um cara experiente e que soubesse trabalhar bem
      com a base) obter os resultados satisfatórios e possíveis…

      Mas não! A Diretoria está preocupada em causar, em trazer jogador midiático, em trazer gente para alavancar eleição… menos trabalhar de forma planejada e correta!

      Lixo de gente dos diabos, isso sim!
      Estão destruindo um Gigante, fazendo esse colosso servir de chacota e para jornalistazinhos
      parciais ficarem gargalhando por trás das câmeras…

      #ForaLecoForaForaFora

      Curtir

  6. Depois de 16 rodadas semanas e semanas livres pra treinar……nada…nada de futebol.
    Mande embora essa bucha chamada Dorival antes que seja tarde…..daqui a pouco vai faltar 5 jogos precisando ganhar 05 jogos….nós já sabemos o que vai acontecer….esse mentiroso chamado dormival tem que mudar o esquema de jogo…..já foi 16 jogos e não deu certo…. coloque 03 zagueiros…..traste.

    Curtir

  7. Infelizmente o tempo passa para todos, e passou pro Kaká,,, já esta com 35 anos, sofrendo de problemas físicos,, joga num campeonato meia boca, com 25 jogos por temporada e mesmo assim querem sua renovação pagando apenas 40% do que ele ganha hoje,, típico procedimento de dizer obrigado a ele. Há muita ilusão de que ele virá e comandará o time,, esse pessoal não conhece futebol,, o cara só comanda o time quando corre a mesma coisa do que os outros, se ficar no chove não molha, ninguém corre por ele. vide Lugano, que e um cara bacana, mais não consegue jogar..Temos que olhar pra frente, e não olhar o retrovisor.

    Curtir

  8. Os torcedores do tricolor precisam esquecer ídolos do passado….o tricolor é o time que mais faz isso é nunca nunca deu certo….a falta de títulos e principalmente bons jogadores, faz com que a torcida reviva ídolos…Luís Fabiano, Lugano, Alex Silva, Cicinho, ilsinho …qtas vezes precisamos repetir a história para ver que ela não funciona?!?! Vai trazer mas um ex-jogador para ganhar 300 temers por mês e nunca jogar?!? Isso é culpa da torcida que nunca esquece seus ídolos …

    Curtir

  9. Na boa o SPFC precisa se reciclar tanto de dirigentes como de “ídolos”.É Luís Fabiano,é Muricy,é Rogério Ceni,é Lugano,Marco Aurélio Cunha,Pimenta que foi presidente faz mais de vinte anos.Agora Kaká.Chega, bola pra frente,que carência é essa???O tempo passa.O Hernanes é o melhor jogador de primeiro tempo do Brasil,daí morre no segundo.Traz Kaká e vamos continuar com esse time de tartarugas ainda mais.Precisamos de um futebol moderno de pegada,força física,velocidade.Desde a éépoca do Mumu que ele falava “falta profundidade ao time “,vai trazer mais uma tartaruga pra um time repleto delas.Tem que reciclar e parar de ficar preso ao passado.Pagar medalhão caro e com problemas físicos já deu mostras na prática que não resolve nada.

    Curtido por 1 pessoa

  10. Com a desculpa que deu certo com o Zizinho,, já trouxemos o Falcao,, o Evair, o Leivinha, o Cesar Sampaio,, todos ídolos do passado, porem que não conseguiram jogar meia dúzia de jogos decente

    Curtir

    • ‘Para não dizer que não falei de flores’, lembremos do Cerezzo… Lógico que em um time muito mais ‘azeitado’ (e condizente com as tradições do clube…), chegou ao SPFC, olhou em volta, pegou a camisa, vestiu-a, e ‘conquistou o mundo’… Eternas reverências ao GRANDE Cerezzo, tão pouco lembrado, mas crucial na história tricolor… rs…

      Curtir

    • Até agora eu estou chocado com o que vi. Se fosse eu o presidente do clube teria demitido o Dorival no vestiário. Não é possível um time caro como o SPFC apresentar um futebol paupérrimo como o exibido contra o galo. Fiquei me perguntando se os jogadores decidiram derrubar o Dorival como já aconteceu no SFC, sabe como são os boleiros, eles mantém-se em contato .

      Curtir

  11. Tempo do Kaká ja foi… Investe nas 2 laterais, e pq ñ vai atras do Lucas lima, deixa o Sidão. eu ñ fiz curso pra ser tecnico mais sei que o Pratto tem que receber cruzamentos e passes porque o cara é 9 matador.

    Curtir

    • O Pratto deve até estar com ‘torcicolo crônico’, de tanto olhar para cima, vendo os cruzamentos ‘maravilhosos’ vindos lá da intermediária, “adorados” pelas defesas adversárias…

      Curtir

      • Acorda, Paulino!!!… rs… Mais “indolente” que o PH Ganso dificilmente surgirá outro… Se nem este foi ‘escorraçado’ do clube, pela torcida, esta fazendo o jogo do “me engana que eu gosto”, ficando praticamente cinco anos no mesmo, e sem ganhar absolutamente nada (chegou quando a Sulamericana de 2012 já estava na reta final…), não será com o Lucas Lima que isso ocorrerá… Se bem que eu também não estou convencido que daria certo, mas que, entre um e outro, eu apostaria neste, sem dúvida… Só que há que se ter muita ‘bala na agulha’ para contratá-lo, já que o mesmo quer porque quer ir para a Europa… Então, não creio que vá para algum clube daqui no momento… Já se ele for para lá, e continuar pensando que ‘lá é Brasil’, estará logo-logo pensando em voltar… Como deve ocorrer com o ‘Gansono’ em janeiro… Deus nos livre dessa… Amém… rs… Argh… rs…

        Curtir

  12. Hummmm, finalmente começam a enxergar o que tava mais na cara q nariz!!

    Óbvio, q o problema sempre foi diretivo……..que contrata mal (jogadores, técnicos iniciante, preparadores físicos que não funcionam)

    SP, infelizmente, tá merecendo essa posição na tabela

    Curtir

  13. A diretoria do São Paulo está colocando “mel na chupeta” na imaturidade do torcedor, é apenas uma cortina de fumaça para se esconder da pressão do campeonato, esse sistema eleitoral made in vasco da gama, deteriorou o clube. Precisamos de Modernidade, nosso saudosismo pelos campeões do passado não vai levar a lugar algum, vamos continuar parado em 2008.

    Curtir

  14. Rapaz a nossa zica ta tão grande de um jeito, que time que ta jogando mal no brasileiro vira um Real Madrid quando vai jogar contra a gente.

    Porém, ganharemos amanhã e terminaremos em 11° com uma combinação de resultados.

    Fluminense x Avai (Vitória do Flu)

    Sport x Atl. Mineiro (Vitoria do galo)

    Chapecoense x Flamengo (Vitoria do Flamengo)

    Bahia x Corinthians (Vitoria da Corinthians)

    Santos x Vitoria (Vitoria do Santos)

    Curtir

  15. Pra quem acha que rebaixamento resolve os problemas de gestão de um clube, vejam o Vasco e o Fluminense. Fluminense só voltou com virada de mesa. Depois até conseguiu ganhar títulos graças ao patrocinador/dono do time (mesmo esquema das porcas).

    Curtido por 1 pessoa

  16. A única coisa que eu quero mesmo é que esse campeonato termine, do jeito que for, pra não ter mais que ficar rezando pra que um elenco perturbado e errado jogue futebol, pra nao ter que ficar rezando pro Palmeiras e Corinthians ganhar, pra nao ter que ficar fazendo contas de quantos pontos o SP precisa pra nao rebaixar.

    Sobre o Kaká, vai ser o novo Rogério Ceni do Leco. Nao vai demorar muito pra ser chamado de ex-jogador em atividade

    Curtir

  17. Só uma dica pra quem já vê rebaixamento como reformulação de alguma coisa no Tricolor: O que de fato mudará numa queda e a disputa de uma divisão inferior. Nada mudará! nenhuma reformulação será feita! São Paulo tem em si enraizado o estigma de arrogância em seus gestores. Nem a oposição tem coragem pra bater forte por muito tempo. Uma eventual queda seria apenas a prova na risca da incompetência gerencial.
    Não há ilusão no tema, qualquer bem instruído sobre bastidores no tricolor já sabe. Queda será catastrófico! Porque mudanças estruturais não acontecerão!

    Curtir

  18. E quanto ao Kaka. ele vindo pra encerrar a carreira, assim com veio Cesar Sampaio e outros, se enquadrando no teto salarial do clube e jogando os jogos dificeis e no morumbi já será interessante sim. De resto, o kra é critico de si mesmo e sabe exatamente aquilo que ele não consegue mais fazer em campo. No demais sugiro a torcida fazer o mesmo que eu, aproveite pra ver o ultimo idolo tricolor usando a camisa tricolor antes que ele seja execrado como outros foram. Afinal de contas nós torcida temos uma mania desgraçada de valorizar o presente e nos esquecer facilmente que um jogador genuinamente Tricolor será a partir de agora FATO RARO. Já tentaram imaginar a volta do Lucas Moura??

    Curtido por 1 pessoa

  19. Fugindo um pouco do tema…tem coisas que nao consigo entender…o JR Tavares, fez um paulistao irrepreensivel, com segurança ia no apoio, voltava na marcação…do nada o futebol do cara acabou, foi só ilusão?

    Curtir

  20. Káká foi um jogador muito acima de qualquer outro que joga hoje em dia no SPFC. Aos 35 e com problemas físicos não aguentaria um campeonato como os nossos, mas vejo uma possibilidade: Entraria no segundo tempo dos jogos ( uns 6 por mês) para ajudar os garotos sendo lançados, acho que assim ele poderia ser muito útil. pelo menos valeria a tentativa, se não der certo, paciência. O futebol brasileiro está tão pobre , tão medíocre, tão vergonhoso que acho sim uma tentativa válida. E , gostaria de ver Káká ao lado de Shaylon, Marquinhos Cipriano e Brenner, acho que poderia dar liga isso aí.

    Curtir

  21. C V, o Kaká é um ano e uma semana mais novo que o marrento D´alessandro e o argentino parece ter mais gás que ele e jogando mais partidas nos últimos anos. Deixo claro que eu também não gostaria de ter o atual colorado no meu time no ano que vem, foi só um comparativo.

    Curtir

  22. Se é pra dar pitaco, sou contra a vinda de Kaká. O time precisa de equilíbrio. Jogadores bons e operários. Se ele vier o time vai ter que ser montado em função dele. Mas e quando ele nao jogar, já que essa é uma situação que deve ocorrer com frequência diante da atual condição física dele? Vamos ficar mancos?
    Essa história de trazer um grande nome tá mais pra diretoria desviar o foco das críticas.

    Curtir

  23. Autor, não chora não! Lugano não deu certo no campo de jogo e Pintado não aprendeu a ser menos impulsivo na equipe técnica do que no campo. Kaká tem personalidade diferente e no campo de jogo (o que interessa) pode ainda fazer a diferença. Mas de o time for rebaixado, tenho minhas dúvidas se voltaria ao São Paulo.

    Curtir

  24. Sou grato ao Kaká por tudo, mas sou contra a vinda dele !

    os novos “Kakás” que o SPFC revela e poderia dar um futuro promissor para o SPFC, são vendidos a preço de banana, agora a diretoria quer trazer o original pagando o triplo do preço em salários, só pra agradar uma dúzia de torcedores que adoram viver do passado, e tampar o sol com a peneira !

    Curtir

  25. Duas coisas:
    Kaka veio em 2014.
    Muricy era o treinador.
    E mais uma, Ficamos em vice!!

    Pode voltar kaká. Dois anos joga fácil.
    Veja zé roberto. Ricardo oliveira (joelho operado várias vezes). Tudo tiozão e jogando bola. Só preparar e não ter que ficar correndo pra marcar.
    Precisamos de um segundo atacante top e rápido. E um lateral direito – marcos rocha.

    Curtido por 1 pessoa

  26. Aqui no Brasil mesmo se monta um elenco bom. Goleiros: Vitor do galo, Gatito do botafogo, Vanderley do peixe. Zaga, Réver do Flamengo, Geromel do gremio. Laterais , Marcos rocha, Vitor ferraz, … Conca Rodriguinho, Moises, O Walter em boa forma é bom atacante. só que esses citados tem q abrir o cofre pra trazer.

    Curtir

  27. Kaká veio em 2014, com Muricy, não com Osório.

    Em 2015 ele saiu e quem o substituiu foi o reserva, Migué Bastos.

    Em 2014 ele foi nosso “treinador” dentro de campo. Lembro de uma declaração do Elano, em 2014, perguntado se Kaká teria futebol ainda, sendo que o mesmo disse: “é sério isso? Eu via ele treinar, dando 110% e pensava ´ele é o melhor do mundo e treina assim, então eu tenho que me matar de treinar´”.

    Kaká é um pacote que, explicar ou tentar explicar pra quem não entende ou não quer entender é perda de tempo.

    Ronaldo fenômeno jogou apenas 3 ou 4 meses em alto nível no Corinthians. Resultado? O suficiente para o Corinthians colher dividendos por um bom tempo (e poderia estar colhendo até hoje, não tivesse dirigentes da mesma laia que os nossos, ou seja, sujos).

    Kaká é prata da casa, foi o melhor do mundo (coisa que dá pra contar nos dedos os times no BR que formaram um melhor do mundo) e tem cara querendo que ele encerre a carreira num Flamengo, Palmeiras, Santos, Corinthians?

    É discussão que não vale à pena. Aqui no SPFC, Lugano (que é meu ídolo também) pode ter muito mais moral que Kaká com a torcida, mas meus amigos, à nível mundial, tem gente tão tapada que não consegue enxergar o que um Kaká tem de prestígio, moral e contatos. Além, é claro, de ter jogado pro gasto e organizado dentro de campo um time que foi vice-campeão em 2014 (isso que ficou curtindo durante a copa 2014, sem pré-temporada, nem nada).

    É um cara que se cuida. Fez o time jogar. É só ver o SPFC apático de 2015, eliminado nas oitavas de final da Libertadores e comparar com o SPFC do Brasileirão 2014.

    Não dá nem pra comparar. Mas fazer o que? Alguns torcedores são do nível dos diretores e assim vai. Aliás, a diretoria nojenta que temos é o único ponto negativo da volta de Kaká. São aproveitadores, burros e ladrões, a ponto de não aproveitarem ou “aproveitarem” muito bem o que um Kaká pode trazer.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s