SAO PAULO – SP – 06/07/2017 – TREINO DO SAO PAULO – Vinicius Pinotti (e) e Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, durante treino do Sao Paulo no CT da Barra Funda. Foto: Marcello Zambrana/AGIF

Vamos começar, traçando o atual elenco do São Paulo que conta com 4 goleiros (Dênis, Sidão, Renan e Lucas Perri), 4 laterais (Bruno, Buffarini, Edmar e Júnior), 5 zagueiros (Rodrigo Caio, Arboleda, Lugano, Aderllan e Bruno Alves), 4 volantes (Militão, Jucilei, Petros e Araruna), 8 meias (Hernanes, Lucas Fernandes, Maicossuel, Shaylon, Jonatan Gomez, Cueva, Thomaz e Marcos Guilherme) e 7 atacantes (Pratto, Brenner, Morato, Marcinho, Denílson, Gilberto e Wellington Nem). Muitos adquiridos na chamada reformulação 2017. Na verdade, uma obra de engenharia absurda que desde o último mandato de Juvenal Juvêncio só faz diminuir o capital do clube e aumentar as dívidas.

O São Paulo vendeu absurdamente nos últimos meses e é claro que esse conta aparece de alguma maneira no péssimo rendimento da equipe. Isso porque foi mal feito. É impossível, claro, dizer se aquele time com David Neres e Luiz Araújo seria campeão mas é fácil saber que Denílson e Marcinho não chegarão a lugar algum. Está aí o pecado capital! O São Paulo vende como poucos e compra mal como ninguém. Imaginemos uma empresa que operasse igual. Quanto tempo duraria no mercado? A resposta está na localização do time na tabela do Campeonato Brasileiro. Dênis, Bruno, Buffarini, Edmar, Aderllan, Lugano, Maicossuel, Jonatan Gomez, Thomaz, Morato, Marcino, Denílson, Gilberto e Welligton Nem são verdadeiro fiascos. Não por menos, o time namora tanto com a segunda divisão.

O pior de tudo é que aparentemente não aprendemos muito e o planejamento amador para o ano que vem já dá mostras que repetirá o eterno retorno do calvário tricolor. As duas últimas notícias são: São Paulo Estuda Ampliar Contrato De Welligton Nem https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2017/10/04/sao-paulo-estuda-ampliar-contrato-de-wellington-nem-por-conta-de-lesao.htm e Carille Diz Que Corinthians Pode Pedir Reinaldo Por Walter http://www.lance.com.br/corinthians/carille-diz-que-pode-pedir-reinaldo-por-walter-para-sao-paulo.html

Vamos analisar Welligton Nem: péssimo investimento! Não jogou nenhum jogo até agora que fizesse a diretoria pensar em renovar o vínculo. Vive no departamento médico, recebe uma fortuna e nem sequer lembra o jogador do Fluminense. Desde quando um clube renova com algum jogador emprestado para poder devolvê-lo ao clube de origem inteiro para jogar? A quem querem iludir? Essa é uma proposta criminosa!

O caso de Walter é pior! É claro que precisamos de um goleiro mas será que precisamos do Walter? Estamos tão mal assim que precisamos do goleiro reserva do Corinthians? Olhem para o elenco do São Paulo! Do que precisamos mais, de um goleiro ou de um lateral esquerdo? Vamos refazer a pergunta? O que temos mais, goleiros ou laterais esquerdos? Que tal refazer de novo? Será que Edmar é melhor que Reinaldo? Ou melhor, o que vale mais no mercado, Reinaldo, destaque nos últimos 2 Campeonatos da Série A, ou Walter, reserva nos últimos 2 anos? Essa diretoria incompetente, continua a depredar a imagem e o patrimônio do clube em nome de negócios escusos. A falta de critério não fica apenas aí, se estende a negócios difíceis de entender como por exemplo a vinda de jogadores que mal jogam como Denílson, Thomaz, Jonatan Gomez, Aderllan e Maicossuel ,enquanto deixamos jogadores da base que poderiam ganhar experiência como Shaylon, Brenner, Léo Natel, Murilo, Frizzo, Hugo Gomes, Lucas Kal e Marquinhos Cipriano com pouca ou nenhuma chance no time de cima.

Neste ano, apesar de todas as dificuldades, também tiveram acertos como Petros que caiu como uma luva, Hernanes, principal motivador da equipe e Arboleda, muito bom zagueiro. Para o ano que vem, o time precisa ser mais homogêneo! Ainda sofremos o medo do rebaixamento e se fizermos o mesmo, teremos resultados tão ruins ou piores ao que temos. Tá na hora de dar oportunidade a Lucas Perri, pelo menos como segundo goleiro (Não podemos perder um goleiro com um futuro tão bom como perdemos o Ederson e tantos outros). Tá na hora de Reinaldo voltar para revezar com Júnior Távares no próximo ano. Tá na hora de Hudson voltar para o lugar de Jucilei (Está na reserva e Hudson pode ser mais útil do Jucilei está sendo neste momento). De Artur ter a sua chance (Excelente volante que está emprestado a um time dos Estados Unidos). De dois desses zagueiros, Maidana, Hugo, Kal e Roni ocuparem as vagas de Rodrigo Caio e Lugano. Tá na hora de contratar um centroavante fazedor de gol, como tínhamos com Aloísio e Borges. Tá na hora de sumir com Bruno e Buffarini e trazer dois laterais direitos que saibam onde estão jogando e queiram estar lá. O São Paulo não pode repetir as suas práticas. Que não confundam o Morumbi cheio com satisfação! Nós, são paulinos não aceitaremos mais do mesmo!

Rodrigo C. Vargas é jornalista e literato, editor da Tv Verdes Mares, afiliada à Rede Globo no Ceará e estudante de psicologia – rodrigocvargas@gmail.com