O São Paulo vive um momento mais tranquilo no Campeonato Brasileiro nesta pausa para a disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo. Com a vitória sobre o Sport por 1 a 0, o time do Morumbi deixou a zona do rebaixamento depois de quebrar o recorde negativo de 13 jornadas entre os últimos colocados. Mesmo assim, a equipe prefere não mudar o seu foco na competição. Comissão técnica e jogadores deixam de lado o sonho de garantir uma vaga na Libertadores ou na Copa Sul-Americana, para se dedicar a manter o clube na Série A.

“O clima obviamente é diferente, é bom. Mas temos de nos lembrar de que só estamos um ponto fora da zona do rebaixamento e temos de continuar trabalhando para subir na tabela. Precisamos de muitos resultados para ficar em uma posição mais tranquila”, afirmou o atacante Lucas Pratto.

Neste sentido, pesa muito também o fato de o São Paulo já ter passado por situação semelhante nesta temporada. Logo na estreia de Marcos Guilherme e Hernanes, o Tricolor derrotou o Botafogo de virada por 4 a 3, no Rio de Janeiro, no dia 29 de julho. Na ocasião, a equipe também saiu da zona da degola com o triunfo. Porém, logo na rodada seguinte, a equipe perdeu, em casa,  para o Coritiba por 2 a 1.

“A situação agora faz a gente pensar naquela sequência, porque realmente nos abalou muito esse resultado. A gente vinha de uma vitória muito boa contra o Botafogo. E com um jogo em casa e estádio cheio, a gente pensou: ‘agora vai’. Era o jogo para retomar a caminhada no Brasileiro. Mas, infelizmente, a gente perdeu. Então, agora esse pensamento vem na nossa mente. É inconsciente”, disse Marcos Guilherme, que não acredita que tal situação vá se repetir.

“Isso não vai acontecer, a equipe está mais madura. A gente aprendeu com esse momento, o que é importante. Temos de aprender com os erros. Acho que a gente aprendeu e isso não vai acontecer”, completou.

Após a pausa para as Eliminatórias, o São Paulo volta a jogar nesta quarta-feira (11), em Belo Horizonte, contra o Atlético-MG. Com 31 pontos somados em 26 partidas, a equipe está somente um ponto à frente do Sport, que abre a zona de rebaixamento do Brasileiro.

UOL