Com atraso, o São Paulo iniciou o planejamento para a temporada de 2018. O foco principal nos últimos meses tem sido escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, mas, mesmo diante da incerteza do cenário, as conversas sobre o próximo ano estão acontecendo.

Nesse contexto, o técnico Dorival Júnior é o nome para continuar no comando da equipe. O profissional tem contrato assinado até dezembro de 2018 e vem participando das conversas de análise do elenco. A multa rescisória em caso de saída é de três meses de salários.

O Tricolor entende que iniciou o planejamento um pouco depois dos outros clubes devido à situação da equipe no Brasileirão, mas não o inviabilizou. Assim, o São Paulo concilia os trabalhos a curto, médio e longo prazo.

O estafe de Dorival também conta com a permanência para a próxima temporada. A intenção é repetir um ciclo de trabalho mais longo, como o no Santos, para que o técnico tenha a chance de fazer a montagem do elenco com uma pré-temporada. Foram quase dois anos no rival, entre 2015 e 2017.

Isso, inclusive, foi falado durante a negociação de Dorival para assinar com o São Paulo, em julho, após a demissão de Rogério Ceni. Jogadores como Petros, Gómez, Arboleda, Hernanes e Marcos Guilherme, entre outros, foram contratados no meio do ano.

Por outro lado, mais de dez jogadores estão com contrato perto do fim. Denis, Lugano, Edimar, Jucilei, Wellington Nem, Marcinho, Morato, Denilson, Gilberto e Renan Ribeiro se encontram nessa situação.

Desse grupo, o goleiro Denis, o volante Jucilei e o atacante Gilberto dificilmente permanecerão. Renan, por sua vez, segue com a renovação emperrada.

Contratado há três meses, Dorival soma 14 partidas no São Paulo: cinco vitórias, cinco empates e quatro derrotas.

GE