Petros. A grata surpresa

Amigos tricolores.

Quem me acompanha aqui sabe que eu não tenho problema nenhum em criticar jogadores. Sou, como a maioria esmagadora aqui, um torcedor apaixonado que já vibrou muito com o São Paulo, mas também já chorou e sofreu. Faz parte, esse é o futebol, e no amor, há sempre os momentos felizes e tristes. Rezo diariamente para nosso São Paulo voltar ao patamar que lhe é de direito: Disputando títulos!

Uma das poucas, gratas, surpresas que tive esse ano foi com Petros. Confesso que quando sua contratação foi anunciada, instantaneamente eu o coloquei na minha lista de potenciais jogadores a serem criticados. Motivos não faltavam: jogador bom, joga em time grande da Europa, e convenhamos, o Betis não é nenhuma potencia. Se disputasse o Campeonato Brasileiro, conseguiria no máximo ficar fora do Z4. Dos 24 times do campeonato, o Betis deve ser melhor que 2 ou 3. Se muito!  Outro fator, claro, que pesou muito, foi o fato dele já ter vestido, assim como Jucilei, a camisa do Corinthians, além de, por fim, eu nunca ter achado que ele era um grande jogador. Mas, no Brasil, quem é o grande jogador?

De fato, Petros não é nenhum Falcão, Cerezo, Alemão ou Chicão. É um volante raçudo, com bom passe. Desarma bem, tem uma boa visão de jogo, mas não será, por exemplo, um dos 23 selecionáveis para a Copa de 2018. Ao lado de Jucilei, tem tudo para ser uma dupla de sucesso no São Paulo, que vai ajudar muito, pois uma coisa é inegável. Ele tem raça!

O seu papel de liderança dentro de campo está sendo muito bom, mas fora, melhor ainda. Esperto ou não, ele se mostra profissional, algo, infelizmente cada vez mais raro no futebol nacional. Vivemos, como já disse aqui, a era dos jogadores mimimi, iniciada pela eterna promessa Robinho que mostrou que é só chorar que consegue as coisas. Petros, até o momento, demonstra respeito a camisa do São Paulo. Seria ótimo ter 11 jogadores com amor ao São Paulo como Lugano tem, como Rogério Ceni tinha, Aloísio Chulapa entre outros, mas não temos, entretanto, isso não é o mais importante, respeitando e dando o sangue nos jogos já está de bom tamanho.

O que a torcida não suporta é jogador mimimi ou que não está nem ai para o time. O São Paulo já teve jogadores ruins em seu elenco, mas que a raça compensava isso. Não desistiam nunca, caíram nas graças da torcida e contaminavam, positivamente, o elenco. As vezes, o time precisa disso. Quando Kaká voltou, em 2015, ele não foi o mesmo Kaká que ganhou o premio de melhor do mundo, mas seu amor pelo São Paulo fez com que ele, mesmo milionário, premiado e ídolo, se esforçasse o dobro. Deu resultado, pena que não deu tempo de ter um encaixa perfeito com Luis Fabiano, Pato e Ganso para nos dar um titulo. Alguns meses antes e o São Paulo ganharia algo em 2015 ou 2016, caso o time fosse mantido. Petros, tem esse perfil, não é um craque, nunca foi, mas é um cara que contamina positivamente o grupo.

Assim como tem jogador que contamina negativamente, como eram Michel Bastos e Wesley, o São Paulo precisa de jogador que tenha raça e seja exemplo. Hernanes é outro, voltou para o São Paulo, tem feito gols, não é o mesmo, mas está dando o sangue pelo time, briga, cobra, organiza, lidera. Isso dá moral e motiva a molecada. Acredito que essa é a formula para sairmos dessa má fase e almejar algo maior em 2018!

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova). Me siga facebook.com/plannerfelipe

 

Anúncios

50 comentários

  1. FabioM
    6 DE OUTUBRO DE 2017 ÀS 11:47
    Marcelo Hazan @Marcelo_Hazan HÁ 1 HORA

    Militão, Rodrigo, Bruno Alves e Júnior; Jucilei, Gomez, Hernanes, Lucas, Marcos Guilherme e Pratto

    Marcelo Hazan @Marcelo_Hazan HÁ 52 MINUTOS

    Petros e Marcinho fazem trabalho à parte #trspfc

    ———————————————————————–
    Boa!!!

    Jogo fora…..Gomez fecha muito bem o meio campo, cobre laterais….só não pode se amarelar muito cedo

    Agora temos um time e uma forma de atuar….mais fechados fora e mais ofensivos em casa

    Muito bem, Dorival !!

    Curtir

  2. Pra mim o Petros dos últimos 2 jogos foi realmente surpreendente, gata surpresa mesmo. Bom que resolvemos a questao Jucilei/Petros. Jucilei custando essa fortuna infeizmente vai embora, mas não dá pra ter todo mundo no time. Tomara o Petros siga nessa toada.

    Curtir

  3. Não gosto do Dorival. Acho que ele tem que ser avaliado sim por esse ano e ele não tá bem, mas também temos que lembrar o caos que ele pegou no clube e relativizar um pouco. Só que tem coisa que não dá. Gomez de titular? Denilson e Marcinho entrando nos jogos? Faça-me o favor, né… Prefiro muito mais que uma diretoria séria assuma o clube, coloque o Jardine no cargo e limpe o clube deixando apenas os jogadores que renderam esse ano e a molecada da base com uma ou duas contratações. Entre Dorival e Mano, dois dos técnicos mais superestimados da geração, eu prefiro o Dorival…

    Curtir

    • O grande desconto que dou ao Dorival em minha análise do seu desempenho é justamente o caos e a pressão que ele pegou. Ele está sendo muito mais conservador do que é normalmente devido à constante beira do abismo que o time vive.
      Gostaria de ver seu trabalho desde um início de campeonato.

      Curtir

    • Vc ta de brincadeira ne?? Dorival pegou o time numa inhaca e ta salvando a gente. E vc me fala uma merda dessa? O time perdeu so 1 vez no returno e vc ta reclamando? Pelo amor de deus. Quem e Jardine?? Oq ele comandou alem do sub-20 mais caro do Brasil?? Quem comanda nosso sub-20 tem obrigacao de ganhar tudo pelo investimento que e colocado nele. Ai vem falar de Jardine sem experiencia nenhuma dirigindo times profissionais. Acorda pra vida. Para de reclamar.

      Curtido por 1 pessoa

      • É muito torcedor mimimi. O Dorival está indo bem e sobre as alterações só ele sabe como treina cada jogador. Agora o cara assiste os melhores momentos do jogo e acha que sabe mais de futebol que o técnico.

        É brincadeira isto!!!!

        Curtir

      • Ta salvando? Tivemos uma sequencia extremamente facil. Ja eramos pra estar muito mais distante do z4 do q estamos. Se vc ta satisfeito, o problema é seu. Torcedor mediocre se contenta com mediocridade. Quem é Dorival? O cara tem uma copa do brasil no curriculo em mais de 10 anos de carreira. Tem mais rebaixamento que titulo importante. O tecnico q vai ganhar campeonato brasileiro nunca tinha treinado uma equipe profissional. Olha onde ta o botafogo com o jair.. Mas ta certo, continue sendo o gado q vc é aceitando o q te enfiarem guela abaixo aí no seu canto q eu fico aqui no meu insatisfeito com o desempenho mediocre do Dorival..

        Curtir

      • Vai ser esse o time titular? Pelo que vi o Bruno está no lugar do Arboleda, Jr.Tavares no lugar do Edimar, Jucilei no lugar do Petros e Gomez no lugar do Cueva.
        Arboleda e Cueva estão nas seleções e voltam a tempo não? A gente tem jogado no 4-1-4-1. Cueva deve pegar sua vaga novamente e Gomez será banco. Petros se não estiver desgastado colocará Jucilei novamente no banco. E por fim o Arboleda colocará o Bruno no banco.

        Curtir

  4. Sobre o Petros, torci o nariz quando foi anunciado o interesse, mas quando anunciaram a contratação já tinha mudado de ideia em relação a ele. Só não esperava que ele fosse render bem assim como primeiro volante, pensava nele mais adiantado. Tá indo muito bem mesmo.

    Curtir

  5. Acho que um dos piores defeitos que um técnico pode ter é a teimosia ou ver/analisar um jogo ou jogador de uma forma que só ele vê enquanto a maioria ve de outra forma.
    E o Dorival acho que não sofre tanto desse mal, ele já esta vendo que Marcinho é jogador pra segundo tempo e olhe lá. Com o tempo vai ver que esse Gomez só corre e nada.
    Pensar em tirar ele pro próximo ano é besteira, deixa ele pegar um começo de temporada para avaliarmos, mesmo pq acho que pegamos uma classificação pra Libertadores ainda!

    Curtir

  6. Por incrível que pareça… Jogadores da escoria que vieram pro SP sempre representaram bem:

    Luizão, Pato, Hugo, Jorge Wagner, Leandro Guerreiro… Etc…

    Aparentemente nem todas sem contaminam com aquela desgraça..

    Curtir

  7. Wilson, Sidão e Lucas Perri
    Marcos Rocha, Militão e Lucas Farias.
    Henrique, Bruno e Maidana
    Arboleda, Marlon e Aderlan
    Júnior, cappa e Matheus Reis
    Petros, Rithelly e Araruna
    Hernanes, Lucas Fernandes e Gomez
    Cueva, Arrascaeta e Cipriano
    Kaká, Maicossuel e Caique.
    ???, Marcos e Murilo
    Pratto, Brenner e Shaylon

    Wilson e Kaká passe livre.
    Marcos Rocha por Buffarini.
    Henrique por Bruno + Thomaz
    Marlon por Reinaldo.
    Arrascaeta por Hudson.
    Cappa por Gomez.
    R. Caio vendido
    Um grande reforço para o ataque (atacante de velocidade)

    Curtir

  8. Não gosto das colunas desse rapaz, mas o título dele foi interessante. Apesar de que para mim não foi surpresa. Sempre gostei do futebol do Petros e acreditava que iria se dar bem aqui… só não imaginei que iria micar o Jucilei com isso.

    Curtir

    • Será que teremos zaga toda reserva e desentrosada? Acho que se r caio nao entrar em campo pela seleção, ele ja vai direto pra concentração e jogo do SP ainda mais por ser no brasil o jogo.

      Mas como tite é corintiano nao duvido anda, colocar o rodrigo caio pra jogar

      Curtir

  9. Parabéns Rodrigo Caio por vestir mais uma vez a camisa da seleção brasileira e representar o são Paulo. Não tenho nenhuma pretensão de ter razão, só.tenho minha opinião é sou sempre na torcida por Rodrigo Caio, ainda será o titular da copa do mundo em 2022

    Curtir

  10. Pow acho que não deveriam julgar o técnico somente com base nas escalações. Quer dizer que se a escalação está do seu agrado ele é um bom técnico e se não estiver é ruim?
    Também não acho que deva-se julgar o técnico somente com base em seu histórico. Todo técnico evolui e o Dorival de hoje é melhor do que aquele Dorival que assumiu times antes do Santos. O cara está cumprindo com a meta que é retirar o São Paulo da zona de rebaixamento.
    Pior do que contratar técnico ruim é trocar de técnico todo ano… na verdade acho que no São Paulo não tem durado 1 ano. Precisamos de continuidade e isso passa não só por segurar jogador, como técnico e sua filosofia. O Tricolor já apostou no estilo do Dorival, que é totalmente diferente do estilo do Mano. E históricamente o SP vencedor sempre teve times técnicos que gostavam de propor o jogo, o que é mais o estilo do Dorival. Mano já tem o estilo de Itaquera.

    Curtir

  11. R. Caio convocado para a seleção, ai já surge a dúvida Aderlan joga agora?

    Militão, Aderlan, Bruno Alves, Jr. Tavares. ou Buffarini, Militão, Bruno Alves, Jr. Tavares, ou então Bruno, Militão Bruno Alves, Jr. Tavares.

    Que deus nos ajude.

    Curtir

    • Se ele nao jogar na seleção, joga pelo SP. Arboleda e cueva nao jogam por terem viagem longa + atuarem 90 minutos. R. Caio não tem nenhuma das duas situações…

      Curtir

  12. É verdade, Felipe. Ele vem sendo uma grata surpresa. Chamou pra ele a responsabilidade de ser, se não o líder, algo melhor até do que isso (seria derrota certa pra um Hernanes e um Lugano, por exemplo): um jogador que não quer destaque porque quer ser um elemento valioso do grupo. Foi esperto. Ou melhor: está sendo. Sabe que seria visto com desconfiança por estar ligado à sua permanência destacada num time rival, e está dando o “pulo do gato”. Bom pra ele. Bom pra nós que ele siga mostrando respeito À camisa.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s