Entrevista com o assistente e filho de Dorival, Lucas Silvestre

Auxiliar de Dorival Júnior no São Paulo, Lucas Silvestre, que também é filho do técnico, diz ser um alívio ver o time fora da zona de rebaixamento do Brasileirão.

O Tricolor venceu o Sport, por 1 a 0, no último domingo, no Morumbi, e agora é o 14º colocado, com 31 pontos, um acima do próprio Sport, primeiro time dentro do Z-4.

– É um alívio poder trabalhar assim, mas a partir de amanhã (quarta-feira) vamos reiniciar com foco total no jogo de quarta-feira que vem contra o Atlético-MG para podermos dar mais um passo na fuga do rebaixamento. É apenas um primeiro passo. Nada mais do que isso. Há um caminho muito longo. Com qualquer bobeira você volta para a zona de rebaixamento, algo que ninguém quer – disse, em entrevista exclusiva à Rádio Globo.

Um dos questionamentos feitos ao São Paulo de Dorival recaí sobre Lucas Pratto. O argentino não faz gol há 10 jogos e constantemente sai da área para ajudar o time. Há algum motivo?

– Não pedimos para o Pratto ficar longe do gol, pelo contrário. Queremos o time evoluindo com duas, três, quatro opções para fazer o gol. O Pratto tem essa característica de flutuar desde o Atlético-MG. Ele cria situações, abre espaço para o Lucas (Fernandes) fazer o facão, Marcos (Guilherme), enfim. Ele recebe e abre a jogada. Vi gente criticando como se fosse um pedido nosso para ele ficar longe do gol. Mas essa é uma característica do Pratto, talvez a principal dele.

O auxiliar também deu sua opinião sobre qual foi o legado deixado por Rogério Ceni, técnico demitido no início de julho. Isso porque o diretor executivo de futebol Vinicius Pinotti falou em “legado zero” do antigo treinador para o trabalho de Dorival, durante uma reunião do Conselho Deliberativo em agosto.

Segundo Pinotti, ele quis dizer ao conselheiro que lhe questionou o seguinte: em razão dos métodos muito diferentes de trabalho de Ceni e Dorival, o atual técnico aproveitava “praticamente zero” do anterior.

– Essa resposta do Vinicius foi mal interpretada. Sempre há um legado do trabalho deixado. Só que o que ele quis dizer é que fizemos mudança grande no elenco e obviamente tivemos de dar ênfase a outras situações. Rogério trabalha de uma maneira, e o Dorival, de outra. Acho que foi mal interpretado. São maneiras diferentes de trabalhar. Ele não está errado.

Leia a opinião do auxiliar sobre outros assuntos:

QUEDA RENDIMENTO CONTRA O SPORT

É uma situação muito complicada. É um clube muito grande numa situação extrememamente complicada. O efeito psicológico é muito grande. Você vê pela reação dos atletas após o jogo: todos se jogaram no chão, tal o peso do que estamos passando nesses últimos tempos. Muito da queda de rendimento tem a ver com isso.

SER CHAMADO DE FILHO DO DORIVAL

Sempre acontece. Não tem jeito. Nunca vou deixar de ser o filho do Dorival, mas quando conhecem podem ver a capacidade. Sou estudioso. Me dedico muito. As pessoas reconhecem o valor do profissional, mas nunca vou deixar de ser filho do Dorival. É uma pressão maior, mas agradeço. Sendo filho do Dorival tenho a chance de aprender com um dos maiores treinadores do Brasil.

DIVISÃO DE TAREFAS NOS TREINOS

No livro do Ferguson ele fala sobre iisso: quando saiu do foco e deu dois passos para fora do campo, ele enxergou o trabalho de outra forma. É o que o Dorival faz. O que eu, Leo (outro auxiliar) e Pedro (Campos, preparador físico) fazemos é discutido pela comissão. O Dorival pontua o que quer que seja trabalhado, no momento da execução eu e Leonardo fazemos. Mas a supervisão e pontuações são do Dorival.

Anúncios

62 comentários

  1. Não tem muio o que comentar sobre trabalho do Dorival, principalmente pela situação do time na tabela, ao menos temos um time mais encorpado. Daria mais tempo, ele formando o time e com uma pré temporada bem feita, para assim poder ter uma opinião mais concreta.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Salvando a gente do rebaixamento, já terá feito um enorme serviço.
    Ai, no que vem, com calma, poderíamos avaliar melhor o trabalho.

    espero que o SPFC tenha encontrado um técnico que possa ficar mais do que 10 meses no cargo.

    Estamos precisando disso

    Curtido por 2 pessoas

    • Isso comentar isso agora segundo jogo q vejo do Paraná e ele foi muito seguro aí me pergunto? Como ele era reserva do Lucão não seleção de base?!?

      Curtir

  3. Hola Galera, como vão? Passearam muito no sítio ontem com seus filhos e filhas?

    Pois é, vamos o que interessa e falar do assunto.

    Bem verdade que o Dorival não é aquele tipo de técnico a moldes de um Tele Santana ou Oswaldo Brandão, mas é um bom técnico com currículo preenchido de titulos em sua carreira até então.

    Ele não erra? Sim, assim como alguns erram, mas tenta sempre melhorar seu desempenho. No ínício o time não estava bem e não conseguia os resultados. Hoje ainda não é uma equipe totalmente seguro, mas vemos hj mais vontade e garra nos jogadores. Há aqueles que tecem criticas a ele talvés porque estão magoados pela saida do ídolo deles, mas o Dorival não tem culpa de ter um elenco tão limitado a qual hj o SP tem e mesmo assim aos poucos vem melhorando uma coisa ai outra coisa ali. Creio que temos que ter paciencia com o trabalho do Dorival. Hj deve ser um sofrimento, mas se deixar ele por mais temporadas, creio que sucesso virá ao nosso grandioso São Paulo Futebol Clube.

    Curtir

  4. Só em condições normais de temperatura e pressão poderíamos avaliar melhor o trabalho do DJ. E estamos longe disso…quem sabe a partir de agora.
    A princípio fica a impressão de que o time poderia mostrar mais do que vem mostrando, mas ainda não conseguimos reunir as condições necessárias para isso.
    Só o fato de não ter desandado de vez já é um bom começo. Pelo menos ele conseguiu estancar a sangria.

    Curtir

  5. Pra mim, só poderemos analisar o trabalho dele a partir do começo da temporada de 2018. Com um elenco analisado por ele, jogadores que encaixam no esquema adotado por ele.

    Vamos analisar, mas só de segurar a bucha em 2017 e manter a equipe na elite, será um belo passo.

    Curtir

  6. Até o Pinotti que era puxa saco no homi deixou escapar que o legado deixado foi zero, até tentaram consertar, mas ficou muito claro….perdemos toda a temporada por isso.

    Curtir

    • Assim como o Rogerio errou ao falar que o Ney Franco tinha deixado um legado zero, também acho que o Pinotti errou e exagerou em falar que o Rogerio deixou um legado zero.
      O Rogerio tinha motivos pessoais para falar isso e o Pinotti nada mais fez do que transferir responsabilidades e culpa.
      Pergunto qual legado o Pinotti deixou no mktg…

      Curtir

    • Nossa, e o festival de ressentimento continua, sem fim…
      Rsss
      Quem é o Pinotti prá emitir opinião?
      Ah, é verdade, ele entende pacas de futebol porque foi zagueiro
      do time do colégio e…
      Ah, para!!!

      Curtir

      • Não seria mais fácil e correto dizer que o Rogério errou em falar aquilo do Ney Franco? Acho que não custa nada ser humilde e aceitar que ele falou besteira naquele momento, especialmente sabendo que o Ney conquistou a sulamericana para o SP.

        Curtir

        • O problema é usar 2 pesos e duas medidas, coisa que alguns adoram fazer aqui…
          E outra: estamos na “Era Dorival”. Temos é que torcer para que ele ajuste o time
          mais e mais e cheguemos mais ou menos tranquilos ao final dessa temporada, e
          com boas perspectivas para 18. E que ele possa ter então tranquilidade para
          desenvolver todo o trabalho que, eu creio, ele pode realizar no clube!
          Ficar toda hora falando do ex-treinador não nos leva a nada, absolutamente a
          nada!

          Curtir

  7. Iago Maidana vez outro gol de cabeça e jogou muito ontem contra o Inter… apesar do rolo com o Aidar, o jogador poderia ser aproveitado no SPFC ano que vem.

    Curtir

  8. Tem que mandar Dorival e seu filho embora do SPFC e contratar um novo treinador para 2018. Apoiaria muito a volta do prof. osório, que monta times ofensivos que jogam bonito, chega desse futebol medíocre de toques laterais. Dorival é técnico que deu certo mesmo apenas no SFC e , se não fosse PH ganso teria perdido até o paulistinha contra o Santo André. Muito fraco para um clube gigantesco como o SPFC.

    Curtir

    • Ainda não tenho uma opinião definitiva sobre o Dorival. Pegou um rabo de foguete lascado quando chegou aqui, acho que ele ainda pode encaixar e fazer um bom trabalho.
      Mas concordo, seria muito interessante ter o Osório novamente. A saída dele deixou uma impressão de que algo muito interessante poderia ter acontecido.

      Curtir

  9. Gente ainda chorando pelo Hudson ter ido embora? Sério? Jucilei jogou muito quando na posição correta e o Petros está voltando a se destacar. Não é essa a posição que temos carência não…

    E Fernando Bob é bom nome, mas não nesse momento… Teremos Petros, Hernanes, Araruna, Militão, Breno deve voltar e pode jogar por ali… aliás, com a volta de Breno (que foi pegar rodagem) e de Iago Maidana (mesma situação, com adendo do problema jurídico), acho que não precisamos de zagueiros… eu focaria em laterais e atacantes de lado.

    Curtir

    • E eu complementaria com goleiro. Em que pese o carisma do Sidão, precisamos ter
      O Cara no gol. Estão elogiando muito o Rafael (Cruzeiro), parece que tem torcedor
      mineiro inconformado com a possível saída dele.
      Mas enfim, não posso opinar pois não prestei atenção no cara, então preferia o Fábio!
      Rsss

      Quanto ao Hudson: seja grana ou troca, não importa: não tem que facilitar pro time das
      Marias! Ou paga o valor da multa, ou manda o Rafael, ou outro jogador que interesse e
      que nos seja útil. E ponto final!
      Ou em último caso que retorne o Hudson em vez de investir no Bob… já conhece o clube,
      sempre foi raçudo e respeitou o manto, é de grupo. Então, mesmo com suas limitações,
      melhor ele que o Bob.

      Quanto ao Maidana e Richard: estão deitando e rolando no Paraná Clube. Voltarão tinindo
      para ajudar o SP em 18. E o Maidana, hein? Bom jogador mesmo… Valew por essa, Aidar!
      Kkkkk

      Quanto ao Dorival: ele é nosso técnico, entendo que tem qualidade e que deve ficar para
      18 para montar o time. Vamos escapar da degola, acreditem! Se trocar de técnico, começa
      o looping de novo…
      Que tal parar com isso e dar continuidade ao trabalho???

      Ah, sim!

      E sem desmanches e venda indiscriminada de garotos (já imaginaram o Shaylon, explodindo
      ainda esse ano – como foi o Neres em 16 – e sendo vendido no começo de 18? Ou o Maidana
      sendo eleito o melhor jogador da série B e seguir o mesmo caminho do Shaylon em 18?

      Então parem de se desfazer de nossos possíveis futuros ídolos. Despeçam quem tem que
      seguir caminho em outro lugar, mas prestigiem os bons moleques…
      Entendeu, Pinotti????
      Entendeu, lero-leco???
      Entenderam, seus cabeçudos?

      Vai São Paulo!

      Curtido por 1 pessoa

  10. O que diferencia muito o atual treinador com o anterior é que Dorival é uma pessoa de personalidade sólida. Ele primeiro procura conhecer o grupo, procura conhecer a maneira de cada jogador atuar e com o tempo consegue encontrar algo mais próximo que ele quer. É uma pessoa serena, não permite que polêmicas sejam expostas ao público e na mídia, e conversa muito com os jogadores e a comissão técnica.

    Para Dorival o que ocorre no mundo fora do SP não interessa, ele mantém o foco no clube e tenta fazer o seu melhor sempre. Quando erra, ele reconhece seus erros e tenta corrigir essas jogadas durante os treinos.

    Dorival é bom técnico, mas a torcida tem que ter paciência e confiar no trabalho dele para que o elenco do SP tenha sucesso.

    Curtido por 1 pessoa

    • Disse muitas e muitas vezes, se o Dorival ou outro treinador mais experiente e menos marqueteiro tivesse iniciado o trabalho no São Paulo FC na Pré temporada, hoje em dia não estaríamos nessa situação e não seríamos humilhados como fomos na Sul Americana e Paulistinha.

      Curtir

        • Tá difícil mesmo de alguns entenderem o que se passa de fato no clube… a necessidade
          de se falar de uma certa pessoa e o ressentimento explorado interminavelmente chega
          a ser digno de análise de uma junta de psiquiatras…
          Rsss

          Curtir

        • Exatamente! Estava achando que o “ban” havia feito o FBN pelo menos parar de falar no antigo treinador, mas não tem jeito, o cara não consegue ficar 2 posts sem mencionar ele.

          Se aparecer uma enquete daqui a 30 anos questionando o que precisa ser feito no SP pra 2050, é capaz de ele soltar um: “precisa reformar o morumbi, sob cujas arquibancadas dormiu um ex-goleiro nosso chamado Ceni, que afundou o time em 2017 e quase nos deu o rebaixamento inédito”…

          FBN, esquece o treinador antigo, meu amigo… Sei que seu pai, o sr. Leco quer jogar a culpa toda do desastre em cima dele, mas aqui no blog vc já está queimado, todo mundo sabe sua opinião, não precisa ficar repetindo a cada post!

          Curtir

    • Também partilho da idéia que tem que deixar o Dorival trabalhar.
      Aliás, defendi isso anteriormente (manutenção do técnico) com vários outros que passaram
      pelo comando da equipe. Trocar toda hora de técnico não dá, e vejo qualidades no Dorival.
      Que siga seu caminho em 18 à frente da equipe!

      Curtir

    • Goleiros: Sidão e Perri
      Zagueiros: Rodrigo Caio, Bruno Alvez e Arboleda
      Laterais: Júnior Tavares
      Volantes: Petros, Hernanes, Militão, Araruna
      Meias: Shaylon, Lucas Fernandes, Gomez, Cueva
      Atacantes, Pratto, Gilberto

      Acho que esses dos que mais jogaram.

      Curtir

  11. Há uns 9 anos nenhum treinador que passa pelo morumbi é bom o suficiente pra gente. Mas treinadores como Mano Menezes, Ney Franco, Renato Gaucho, Roger, tão aí ganhando títulos em outros clubes nos ultimos anos. Tenho certeza que, antes de assumir o Gremio, se o Renato Gaúcho tivesse sido contratado pelo SPFC a diretoria teria sido massacrada.

    Vencer campeonatos depende de um conjunto de fatores bem alinhados, a começar por algo que não temos: diretoria de futebol competente, forte e que se impõe e não bunda-moles que não assumem a bronca, se escondem e na primeira oportunidade jogam no lombo do treinador/jogadores a responsabilidade. Isso sem contar na falta de presença na mídia pra defender o clube.

    Curtir

  12. Dorival terá agora 8 dias até a partida contra o Galo mineiro. Terá tempo suficiente para corrigir algumas falhas e aprimorar mais algumas coisas, pois já achou o time. Só deveria encontrar o jogadores certos para substituir no decorrer do jogo.

    Fernando Bob não é o cara certo para a volancia em 2018, tentaria o Souza ou o Rômulo que ta encostado no Flamengo por empréstimo.

    Sobre o Hudson, só libera se o Cruzeiro pagar o que está em contrato.

    Obs: Vi muitos pedindo já o retorno do Maidana na próxima temporada devido as boas partidas na serie B. Acho que deveria permanecer no Paraná para jogar a série A por lá. E nesse tempo ir analisando para ver se esta apto a jogar em um clube grande como o São Paulo

    Curtir

  13. maidana tem mostrado ser grande zagueiro ate agora ,mas vamos ver quando ele vestir o manto jogar no parana e uma coisa no spfc e outra a pressão e demais aqui

    Curtir

  14. O técnico que tem o respaldo da diretoria tem um margem de erro maior. No futebol em geral, esse margem de erro é muito limitado. Muitas vezes o contrato é que garante a permanencia do técnico. Também os acordos trabalhistas nas ligas nacionais, como um técnico nao pode dirigir dois clubes num mesmo campeonato. Esse tipo de medida da uma certa tranquilidade ao técnico e obriga os clubes a pensar melhor antes de contratar um técnico qualquer.

    Curtir

  15. Não dá muito para avaliar o trabalho do Dorival neste ano de 2017, ele pegou um elenco que não era o dele, num ambiente horrível e ainda está tentando tirar o time da lama…

    Acho que ele começou mal quando quis ter um time mais ofensivo, sem muita preocupação com a defesa, mas nisso ele foi melhorando quando fechou mais a casinha, nas substituições ele ainda tem que melhorar…

    Mas eu o manteria em 2018!!!!

    Curtir

  16. Vejo gente falando em trocar de treinador pro ano que vem…
    Pra vir quem? Se for o Ancelotti, eu concordo.
    Como é um nome improvável e impossível, deixa o Dorival mesmo, que já estará ambientado ao clube e poderá fazer um trabalho à sua maneira.

    Curtir

  17. E quem joga no lugar do cueva contra o galo? Macisuel, shaylon ou jucilei? Eu iria de macisuel se estiver/treinar bem nessa semana e depois no segundo tempo entraria o shaylon.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s