Ah se a base tivesse mesclado com a experiência…

Amigos tricolores.

Recentemente escrevi aqui sobre mesclar a base e a experiência. Os Menudos, por exemplo, esse modelo foi um sucesso. Fico imaginando hoje como seria. Primeiro, era preciso trazer um técnico que sabe trabalhar a base. Não sei se Dorival Jr seria, apesar do bom trabalho feito no Santos. Talvez o Jardine? Mas a base teria experientes e será que Jardine seria respeitado pelos mais velhos? Dificil falar na base do “se” mas é algo a pensarmos e refletirmos.

Se pegarmos as joias da base, campeã da Libertadores, temos Lucas Perri, Foguete, Militão, Banguelê, Shaylon, Araruna, Lucas Fernandes, Luiz Araújo e David Neres como os principais. Vale lembrar que esse time conquistou 12 titulos em 2016, ou seja, tem muita qualidade e talento ali. Ou tinha.

Neres e Araújo saíram, vendidos, Banguelê foi pegar experiência em outro time. Shaylon é eterno banco, Lucas Fernandes tem entrado bem nos jogos e só então virando titular agora, normalmente na vaga do desmotivado Cueva (que ressurgiu), uma vez que demonstra a cada dia, não mais querer jogar no São Paulo. Militão já foi titular,  voltou a ser banco e mal entrava em campo há 3 rodadas, voltando apenas agora ao time. Perri nem é cotado para o gol do São Paulo, que vive desde 2015, com a saída do M1TO sua pior crise, pois não há um titular absoluto como já tivemos desde a década de 50 com Poy, Gilmar, Waldir Peres, Zetti, Sergio Valentin e o M1TO.

O São Paulo tinha que montar um plano 2019. Contratar já um técnico com experiência com a molecada, o Jardine mesmo, o Micale, Ney Franco. Esses, ao menos nas seleções de base, fizeram a diferença. Ou manter o Dorival mas com um plano transparente: 2017 luta para não cair, 2018 forma o time, 2019 ganha títulos. Em 2018 não vender ninguém, não contratar nenhum “meia boca”. Fechar o time! Ir testando nos primeiros meses, formação, estratégia, padrão de jogo. Chegar a um padrão. Mesclar um meio com Araruna e Jucilei, Hernanes e Lucas Fernandes. Experiência, qualidade com juventude de vontade. Um ataque com David Neres, Araújo e Pratto, seria lindo, velocidade, talento e um cara frio para colocar a bola na rede. Colocar o Lugano em meio a Arboleda e Militao. Lugano orientando, dando incentivo, mostrando caminhos. Militão, aprendendo, dando sangue. Arboleda ou Aderlan para dar o equilíbrio. Ora jogava Foguete, para pegar ritmo e experiência, ora Bruno ou Buffarini (é o que tem para hoje). Ora Edimar, ora Jr Tavares, se é que esse quer jogar no time.

Mesclar. Trazer a experiência para os piores momentos aliar com a juventude e vontade. Ter no elenco quem honre a camisa do São Paulo, mostrar a importância desse time. Todos as semanas, levaria Raí, Pintado, Dinho, Doriva, Muller, Cafu, Luis Fabiano, Márcio Santos, Serginho, Leonardo, entre outros, sempre um, para que esses mostrassem o que é vestir o manto do São Paulo. Mostrar a essa “molecada” o que é vestir e ganhar títulos pelo maior time do mundo.

Em 2018 seria o ano para subir outros talentos ainda pouco conhecidos de nós, torcedores, da base, talentos que estão afim de jogar no principal. Nem sempre o craque ganha jogo, é preciso ter raça e vontade. Ninguém duvida, por exemplo, da qualidade do Cueva, mas prefiro muito mais um Aloisio Bandido, que não era craque, mas raçudo, do que um craque de toque de lado. O São Paulo é grande e precisa ser respeitado! Deixa a “molecada” entrar em campo, porque vontade ali, não faltará!

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova). Me siga facebook.com/plannerfelipe

 

Anúncios

85 comentários

  1. Pois é
    Concordo em genero, número e grau. Bom seria esta analise fora feita meio do ano passado, agora não adianta chorar o leite derramado.
    É encarar a realidade e saber que mesmo em meio a dificuldade, ha algum tipo de esperança, e não digo de rebaixamento, mas sim de planejamento.
    Vamos nos unir para que o tricolor volte a ser temido por todos. Saudações tricolores

    Curtir

  2. Parei no Micale. Me desculpe, mas não dá. Nosso técnico é o Dorival. Futebol se vive o hoje, no máximo amanhã. Pensar em 2019? E 2018, como fica? Não gosto de criticar textos, mas esse não teve jeito…. desculpa aí…

    Curtir

  3. Esqueça …, nossa base tem por objetivo abastecer o mercado global de jogadores, e não o futebol do SPFC.

    Talvez um dia isso mude, mas por enquanto, OutLeco vende furiosamente, enquanto Pinotti prospecta “negócios ” e
    permanecemos sem time.
    Barcas vem e barcas vão.

    Dívidas aumentam.

    Mas o que me preocupa mesmo é sua sucessão : Natel no futebol e Manssur no clube ?

    Curtido por 1 pessoa

  4. Essa implicância com o Dorival já encheu o saco. Chegou com o barco andando, com o time em crise e em poucos meses sem conseguir fazer um planejamento e uma pré temporada o Dorival já está fazendo oq o rc não conseguiu fazer em 6 meses q é montar um time. Ainda assim tem muito torcedor criticando e dando sugestão de treinador. Fritando um cara q não tem a menor culpa da situação do time. acho correto apostar na base, mesclar jogadores mas pra isso acontecer precisamos ao menos ter um time pronto para os garotos q ir chegando não ter á responsabilidade de ser a solucao tds os problemas sem ao menos ter tempo de adaptação no profissional.

    Curtido por 1 pessoa

    • Concordo, Renato. O Dorival numa situação muito difícil, com obrigação de pouca margem de erro em um tempo curtíssimo. Fora que as sugestões de treinadores do colunista são surreais.
      Quem melhor analisou o Micale foi o Mauro Cezar da Espn, depois da demissão do Atlético. Disse em outras palavras que ele é um daqueles beneficiados pelo modismo do técnico “estudioso” sem na prática merecer a fama que tem. Ou tinha.

      Curtir

    • Eu gosto do Dorival, mas acho que ele não tem feito um bom trabalho no SPFC.
      JAMAIS diria ser culpa só dele, mas ele tem mexido muito mal. Isso está atrapalhando. Mas trocar de técnico agora não é a solução e sim, trocar de diretoria e algumas peças que não mais querem estar no SPFC

      Curtir

  5. Concordo, mas Micale e Ney “Fraco” não dá, eu iria de Dorival mesmo, ou Jardine.

    Quanto aos jogadores que já saíram, fazer o que, o pessoal do seculo passado “Cardeais” que comando o São Paulo já fizeram as cagadas, agora e dar continuidade ao trabalho, mas antes de pensar em contratar jogadores como Bufarini, Bruno, Edimar, Marcinho, Denilson, etc.. o São Paulo precisa dar oportunidade para a Base, porque duvido que hoje pelo que ja jogam: Caique, Marquinhos Cipriano, Paulinho Boia, Paulinho, Oliveira, Léo Natel, são melhores que esses citados anteriormente.

    Acho também importante a convivência de jovens jogadores com potencial no time profissional, como por exemplo: Shailon, Brenner, isso traz rodagem e experiencia, pois o jogo / treinamento na base é diferente do profissional, alguns jogadores demoram um pouco mais para ganharem musculatura, e adaptação de jogo no profissional, vide o exemplo do Lucas Lima do Santos, que jogou um bom tempo no Sub-23 do inter.
    A experiencia que o São Paulo tem feito usando jogadores do Sub-20/Sub-19 na Copa Paulista (torneio Profissional) é bastante importante esses jogadores, vão chegar ao profissional mais preparados.

    Espero que o ano de 2018 seja realmente um ano de reconstrução do São Paulo, pois em 2016 diziamos isto, o ano de 2017 será um ano de reconstrução de time, e 2018 teremos um time para ganhar titulos, e agora este projeto esta atrasado mais uma vez.

    Mas assim seguimos em frente, lotando o Morumbi, etc… se mudarmos novamente o Tecnico, e todos os jogadores (obvio, alguns precisam sair mesmo) ficaremos mais um ano sem titulo, então fica Dorival…, e que seja apresentado o Planejamento para o ano de 2018 (usando muito jogadores vindo da base), por dois motivos: precisamos de jogadores com identificação com o time (para evitar o efeito CUEVA “espero que esteja com a cabeça no lugar” ), e também porque não temos grana.

    Curtido por 1 pessoa

  6. O Jardine seria o sucessor natural de qualquer treinador que estiver no SPFC. Ele já deveria sentir a Barra Funda, acompanhar o dia-a-dia e se preparar. Eu disse DEVERIA, pq é impossível pensar no Jardine tendo Leco e sua trupe na gerência do clube.

    É só ver a quantidade de treinador e jogador que vem pro SPFC e é queimado a cada semestre pois o clube não tem comando, planejamento e não honra a palavra. O Jardine seria só mais um a ser queimado e aguentaria no lombo todas as críticas simplesmente pq o presidente não é homem o suficiente pra assumir a bronca perante a torcida e mídia. Lidar com gente frouxa é complicado pq vc sabe que uma hr a corda vai estourar pro seu lado.

    Então sendo realista, o nosso papel é dar todo apoio pro Dorival e torcer pro time sair desse Z4. É ele o comandante e é com ele que vamos até o fim.

    Curtir

    • Auro é muito fraco, não tem personalidade. Militão é muito mais jogador do que ele. Quanto a Perri, não sei, mas goleiro jovem quase nunca funciona. Que venha Armani.

      Armani, Militão, Arboleda, Rodrigo Caio, Junior Tavares, Petros, Araruna ( Pedro), Hernanes, Cueva, Lucas Fernandes ( Brenner, Sahylon), Pratto. Esse time, bem treinado pode ganhar alguma coisa em 2018.

      Curtir

  7. Desses citados, os jogadores q estariam mais prontos e q poderiam estar dando resultados pro tricolor seriam o Neres e o Araújo….tanto q já foram vendidos! Lucas Fernandes acho muito frouxo para um jogador jovem como ele, não corre, não tem arrancada e etc

    Militão…como o próprio nome diz, será um um bom coadjuvante, pela raça e disposição. Araruna…é um Jean piorado. Foguete…não vejo futuro no tricolor, jogador burocrático e muito baixo. Shaylon…demontra ter habilidade, mas não demonstra gana….e isso irrita.

    Acredito que Brenner se segurarem dará muitos frutos!

    Curtir

  8. E eu acho que o marketing tem que atirar pra todo lado mesmo pra conseguir dinheiro pro clube (ao invés de tirar dinheiro), mas falta sensibilidade também pra não fazer uma agenda dessas em final de temporada:

    Villa Mix festival – 7 de outubro
    Banda U2 – 19, 21, 22 e 25 de outubro
    Bruno Mars – 22 e 23 de novembro

    É inadimissível praticamente fechar o estádio pro futebol por 2 meses. Isso independente da situação do clube no campeonato e da presença de publico no estádio.

    Curtir

  9. Micale, Ney Franco e Jardine?

    Com todo respeito a uma ideia que no pape é linda, mas devemos nos ater à realidade. Um time campeão é formado inicialmente por uma mentalidade campeã e nenhum desses treinadores chega perto disso.

    Há um ar grande de utopia, repito, a ideia é linda na teoria: “não vender ninguém”, “mesclar experiência e juventude”, mas infelizmente não é assim que acontece, principalmente no Brasil em que os mesmos torcedores que pedem por essa transição cobram resultados imediatos.

    Curtir

  10. Com toda certeza, acho que jogadores como David Neres, Luiz Araújo (ambos voando na Europa) e Lyanco, valeriam no próximo ano muito mais do que foram vendidos. E sem contar que a dificuldade que temos em relação à velocidade de defesa para o ataque teríamos com eles, e pode anotar, Prato estaria de artilheiro do campeonato, e não estariamos onde estamos.

    Curtir

  11. Vou fingir q nao li isso e tentar de algum modo… ainda hoje… Compensar os 43 segundos de vida q perdi lendo ate essa frase…

    “O São Paulo tinha que montar um plano 2019. Contratar já um técnico com experiência com a molecada, o Jardine mesmo, o Micale, Ney Franco”

    Nao continuei…

    Micale… Ney Franco…to chocado

    Curtir

  12. Essa ideia não daria certo nem no Brasfoot….

    Araruna, Jucilei, Hernanes e Lucas Fernandes

    Projeto série B?

    Montar time em 2018 e ganhar em 2019? É, né… qual o problema de inteirar 20 anos sem ganhar nada?

    Curtir

    • Rodrigo.
      Entenda que se mesclar base com experientes não teremos um time forte em pouco tempo. É preciso amadurecer a molecada da base, ajudar a perder o medo.

      Por exemplo, o Lucas Fernandes. Acho ele um baita jogador, vi ele no sub20 do ano passado, acabava com os jogos, mas no time principal ainda tem medo, falta confiança. Contra os gambás, ele foi mal, não pq é ruim, mas lhe falta a confiança de dar um chute, tentar um passe, um drible, pois se não der certo, o estádio vai xingar.

      Os mais experientes vão ajudar a base e superar isso e jogar bola. Isso demora um pouco, por isso, 2018 eu defendo montar o time, arrumar, treinar, dar confiança e em 2019 vir com tudo.

      Lembra 2003? Tinhamos um time péssimo.
      2004, Cuca, veio e arrumou o time. Ficamos em 3o na Libertadores. Mas ele trouxe novos jogadores, limpou o que era ruim e em 2005, deu no que deu!

      Curtir

  13. Concordo com a mesclagem e acho o Dorival um técnico propenso a isso, mas duas coisas são mais necessárias do que o técnico nesse caso e não temos nenhuma delas:
    1 – não vender o jogador com 10 jogos no clube.
    2 – o time ter tranquilidade e paciência pra dar suporte aos garotos. Obtive em crise toda hora dificulta.

    Curtir

  14. É verdade! Com Neres e Araújo não estaríamos nessa situação vexatória no campeonato. Vendem as jóias e não sabem repor. O Neres nem chegou a jogar 10 partidas no time titular. É de chorar com tamanha incompetência. Ah! – Vão dizer – Vendemos o Neres e trouxemos o Pratto. E por que não ter os dois jogando juntos? Ou não vendesse e mantivesse o Gilberto, que estava dando certo.

    Curtir

  15. Bom dia, galera!

    Esse rapaz escreve uma coluna boa a cada 25… e essa está entre as 24 normais… nunca consigo concordar com a maior parte de seus textos, mesmo estando num dia animado.

    Curtir

  16. Micale e Ney Franco foi pra acabar

    Prefiro o Dorival com suas substituições estranhas mas que possui um bom modelo de jogo e treinador de longo praz, infelizmente não acho que podemos nos dar o luxo de trocar treinador até “acertar”

    Tem seus defeitos como qualquer treinador no mundo

    Curtir

    • ftricolor, não tenho acompanhado o campeonato francês, dá um resumo aí pra gente, se puder?

      Como estão Thiago Mendes e Araújo por lá? Lembro que eles haviam começado super bem… O que acontece?

      Curtir

      • Mendes machucou no começo e até o ultimo jogo nao tinha voltado. Araujo começou bem no 1 jogo, mas dps meio que sumiu, time tá uma draga, só perde e Araujo tem sido substituido direto, no ultimo jogo achei injusto, ele era o melhor do time, perderam por 4×0 em casa.

        Para vc ter uma ideia, eles fizeram 4 gols no campeonato inteiro(7 jogos), sendo 3 na estreia.

        Curtir

  17. De acordo com a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, o São Paulo convidou o professor Clóvis de Barros Filho para dar uma palestra motivacional para o elenco, porém o negócio não foi para frente por resistência de alguns jogadores.O convidado teria afirmado ainda que não fazia “milagre”. “Eu sou só palestrante, milagre eu não faço. Existe uma divisão entre eles que talvez até justifique a 15ª posição na tabela”, disse Clóvis de Barros Filho à colunista.

    http ://espn.uol.com.br/noticia/731043_colunista-diz-que-sao-paulo-procurou-professor-para-palestra-motivacional-mas-jogadores-barraram-milagre-eu-nao-faco

    Quanta ética num professor só. Numa tacada ele expõe um contato profissional e ainda sugere um racha simplesmente pq tem jogador que acha que isso não ajudaria em nada.

    Curtir

  18. Se for ver bem, acho que nesse ponto de mesclar, o Dorival vai bem. Não acho ele nada de muito mais, nenhum gênio da bola, mas tá na média do que temos no BR. Ainda tenho sonhos com Osório… T-T Esse som saberia dar uma cara diferente pro time. Quem sabe um dia volta, com outra diretoria, mais competente, em outra época. Ficar na mesmice, aqui no BR, não vem ajudando ninguém.

    Curtir

    • Disparado, prof. Osório é o melhor técnico que tivemos desde Muricy. Mesmo sabotado por Carlos Miguel Castex Aidar ( nome pomposo, mas ….) levou o SPFC à Libertadores, em meio a um desmonte brutal do time. Com tempo para trabalhar e um elenco com jovens como Brenner, marquinhos Cipriano , além de Pratto e hernanes , prof. osório levaria esse time de volta às conquistas. Volta, prof,. Osório!

      Curtir

  19. Uma pena a perseguição que tem sido criada com o Cueva. Totalmente desnecessária. O cara teve uma má fase, foi displicente em alguns jogos, mas já cravar que o cara quer sair a qualquer custo e tem feito corpo mole é, no mínimo, desnecessário. O empresário dele falou asneira, não foi ele e já faz tempo. O que não falta é empresário querendo crescer em cima de jogador. Vide Mino Raiola. Na maioria dos jogos em que o Cueva esteve mal, ele pelo menos tentou, o cara podia errar o que tentava, mas nunca deixou de tentar. Aí ele volta a jogar bem, volta a ser essencial para o time participando diretamente dos ultimos 3 gols da equipe e ao invés de comemorarem que ele ta voltando a jogar bem e dar confiança ao jogador, ficam aí batendo na tecla de que ele quer sair. Tem coisas que alguns torcedores fazem com alguns jogadores que é inexplicável. O Dagoberto ganhou 2 brasileiros jogando muita bola, era um dos nossos principais jogadores e ainda assim ficavam procurando sarna pra se coçar falando que ele era pipoqueiro e rachava o elenco. Ele saiu e ganhou mais 2 brasileiros e a gente nada, mas pelo menos ele foi rachar elenco em outro lugar né? Uma pena. Ainda bem que pelo menos no estádio a reação tem sido outra e o Cueva foi muito aplaudido no último jogo.

    Curtir

    • Hugo, tem torcedor do SPFC que é especialista em destruir jogador e expulsá-lo do clube. Fizeram isso até com Káká, por que não fariam com Cueva? Para mim, não vejo o SPFC disputando títulos sem um meia como Cueva. O Palmeiras ficaria alucinado para ter um Cueva, pergunte ao Cuca se ele não quer o peruano. Parece que parte de nossa torcida não aprende com os erros do passado. Ou seja, não são só os dirigentes que são culpados por tudo de ruim que acontece hoje no SPFC.

      Curtir

      • Osorio foi o melhor técnico do SPFC depois da era Muricy!
        Concordo!
        Cueva. Não está mais afim de jogar. Isso é fato. Minha visão e de quem está dentro do Morumbi diariamente também. Se voltar a ter vontade de jogar, é titular absoluto ao lado de Hernanes!

        Curtir

  20. ALE TUDO
    O São Paulo Futebol Clube entrou em contato com o professor Clóvis de Barros Filho para ministrar palestras motivacionais para os jogadores. Mas a negociação não foi para frente porque alguns atletas resistiram à ideia. “Eu sou só palestrante, milagre eu não faço. Existe uma divisão entre eles que talvez até justifique a 17ª posição na tabela”, diz.

    ———
    Coluna da folha de hoje.. .

    Curtir

  21. Esse é mais um pensamento de torcedor sem experiência e isso nós já temos lá, transvestido de diretor de futebol.
    Poxa, a gente tem um bom técnico que fez alguns bons trabalhos e que pode até ter algumas decisões contestáveis, mas que vem fazendo um bom trabalho e vem conseguindo motivar o time, além de ter feito um ótimo trabalho no Santos (2 anos). Aí, com todo respeito pois cada um tem sua opinião, você vem falar de Rogério Micale? Um técnico que comandou uma seleção de base, cheia de estrelas da seleção principal, contra seleções que não levaram melhores jogadores e que jogava feio e tinha sérias dificuldades de lidar com o ego dos jogadores e que após as Olimpíadas foi demitido justamente por esse motivo de jogar feio sem ter as estrelinhas da seleção principal e que de forma covarde jogou a culpa no Tite. E depois pegou um time com um dos “melhores” elencos do país e foi novamente um fracasso acumulando derrotas e cometendo gafes bizarras em entrevistas, me desculpe, mas aí seu texto perde sentido e credibilidade.
    Nós todos que acompanhamos o São Paulo, sabemos que desde o “3° mandato” a culpa do São Paulo não é técnico, tanto que já se passaram doze. E essa de colocar a “base para jogar”, “fazer a base do time com jogadores da base”, todos sabem que é “balela” e que não funciona, a base tem que entrar aos poucos e de forma gradativa, pois muitos “destaques” da base não rendem no profissional, ou já se esqueceu de Piazón, Bruno Uvini, Auro, Lucão, Ademilson e outros tantos, ou vamos para outros times com Marquinhos (Corinthians), Neilton (Santos), Anderson (Grêmio)… Qual time deu certo formado todo pela base? O Santos, com Renato, David Braz, Ricardo Oliveira, Lucas Lima, Vanderlei, Victor Ferraz e Emilliano Vecchio?
    Acho que o nosso problema está em nosso “cardeais”, que só fazem besteira politica e financeiramente, e montam e desmontam times ao longo de uma temporada.
    E por último, sobre Lugano. Sou fã incondicional desse jogador, é um “Dios”, mas me lembro muito bem, quando o Patón Bauza, colocava o Lugano o ano passado e ninguém tinha paciência com ele, por ele ser lento ou errar algumas vezes, como no jogo do Atlético Nacional. O Lugano hoje, poderia ser titular no lugar do Rodrigo Caio, mas será que no primeiro erro ele não seria crucificado como o jogador velho, que a diretoria irresponsável contratou por opinião pública… então, temos que entender que o Lugano é um ídolo, mas que não tem mais espaço no momento e na conjuntura de futebol atual!

    Curtir

  22. Acredito que da parte do Dorival não exista resistência em lançar jovens, no Santos lançou vários garotos com bastante exito. No Brasil hoje, acredito que o único treinador que talvez faça um trabalho melhor que Dorival no sentido de lançar novos jogadores seja o Abel Braga.

    Curtir

    • O que me preocupa no Dorival é sua falta de visão nas substituições. A entrada do Denilson no time contra os travecos foi um erro absurdo e fatal. E não foi a única vez que ele mostrou que não sabe substituir

      Curtir

      • Concordo, foi uma decisão pra lá de bizarra, tanto é que no gol que tomamos ele poderia ter interceptado a bola e errou bisonhamente. Por outro lado, a falta de opções no setor ofensivo é algo muito claro, penso que a vontade dele de explorar algum contra ataque pelo lado direito o induziu a cometer esse erro.

        Curtir

    • É pq lecao da massa acha que uma forma de “calar a boca” da torcida seria com contratações bombasticas.. a contratação mais bombastica de 2018 seria manutenção do hernanes.

      Pegar a grana que seria investida num medalhao e investir no hernanes (Manter os 500 mil de salario + Luvas gordas diluidas mensalmente pra compensar o salario astronomico da china que nao temos como pagar) e ai negociando com chineses um valor aceitavel.

      Isso + contratações pontuais das posições carentes daria ja uma boa base pra 2018.

      Maaaas o que vai realemnte acontecer: Sai Hernanes vem contratação midiatica bem duvidosa…

      Curtido por 1 pessoa

  23. A verdade também é que tem muitos jogadores superestimados na base que não jogam nada, exemplos de jogadores que eram craques na base e não deram certo no profissional se tem aos montes.

    -Sergio Mota, Bruno Uvine, Aislan, Alfredo, Harisson, Renatinho, Montezine, Diogo, ademilson, todos jogadores que passaram também pelas seleções de base, mas sem nenhum brilho no profissional.

    Curtido por 1 pessoa

  24. Para quem parou de ler no Ney Franco e Micale, obrigado, pois não entendeu o sentido do texto em exemplificar técnicos que fizeram excelentes trabalhos com a base.

    Eu apoio do Dorival Jr, seria uma alternativa para 2018 montar o time mesclando base e experiência.

    Curtir

      • Infelizmente meu amigo. Vi os caras jogarem e estou assistindo o Sub17. Tem algo semelhante ali. Se essa diretoria fosse forte, blindaria os meninos do luxo, deslumbre e montaria o time. Nestor, Helinho, Brenner, Antony. Assista e veras o que estou falando. Abçs

        Curtir

  25. Parei de ler no micale!!!
    Se ta de brincadeira com nossa cara ne??
    O cara pegou um baita time do Atletico e so perdeu e vc vem me falar uma merda dessa aqui. Pelo amor de deus. Analisa antes de vim postar algo.

    Curtir

  26. Concordo em tudo menos com os treinadores que citou

    não era a favor do Dorival e confesso que já chamei de Burrival..
    mas é um cara que sabe usar molecada ou deu sorte com neymar .. mas enfim.. já que ele está deixa ele pois pior dos que você citou ele não é.

    Essa geração que foi campeã de tudo tinha que ser utilizada mesmo, uma pena que perdemos nosso melhor da geração:Neres

    sobre os outros pontos concordo com tudo.. mesclar com experiencia é o canal…

    Militão é uma baita potencial
    Foguete não seria pior que o Bruno
    Jr Tavares precisa sentar e conversar com esse garoto, na situação que estamos e ele sendo criticado rodadas atrás o cara me aparece de cabelinho descolorido? precisa de um técnico ou diretor que chame ele e converse para voltar a jogar.
    Shaylon tem muito talento.. na base dava uns passes excelentes.

    E ai vai

    Curtir

    • Eu acho que o Dorival tem condições sim de fazer um excelente time com a base.
      Mas também, vejo que outros técnicos tiveram sucesso. Questão de analisar o que é melhor para o SPFC, mas no geral, eu prepararia o time para 2019.

      Curtir

  27. Parei de ler apos siga no Facebook.

    Nao concordo com algumas das idéias mas reconheço que é extremamente difícil senao impossivel escrever ovras primas semanalmente.
    Respeito quem dedica seu tempo e nos brinda com ideias para discussao. Se discorda, espaço é para isso mesmo.

    Curtir

  28. Ney Franco ou Micale, nem de graça. Jardine sim, esse parece muito bom. Que me desculpem os fãs dele, mas até hoje eu ainda estou procurando algum futebol no Lucas Fernandes. Espero que encontre algum dia.

    Curtir

  29. Boa tarde !
    Parei no ” Micale ”
    EleSó ganhou as olimpíadas por causa da intervenção do tite ,E desde então só acumula fracassos na suas outras passagens como técnico de times no Brasil

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s