2018 no São Paulo: Planejamento apresenta dificuldades

Permanência no Z4 faz com que clube deixe decisões congeladas, mas assunto promete ser discutido em próxima reunião de Conselho Administrativo; Dorival fala em escapar antes

A luta do São Paulo contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro atrapalha os planos do clube para a temporada 2018. Isso porque o planejamento para o ano que vem, que já deveria estar sendo elaborado, não sai do papel enquanto o time não estiver salvo. A situação gera preocupação no Conselho de Administração, órgão fiscalizador e de criação de diretrizes, que promete discutir o assunto na próxima reunião, prevista para o início de outubro.

Há uma corrente no clube que defende a antecipação de muitas discussões sobre o ano que vem para que o atraso não prejudique tanto a temporada. Outra frente defende que não é hora de discutir qualquer coisa que não seja a saída da zona da degola, até porque o planejamento teria de ser alterado caso o time fosse rebaixado para a Série B, na visão desses.

Fato é que muitas decisões que provavelmente já seria tomadas se o time não estivesse em crise estão congeladas. A diretoria ainda não discutiu contratações com o técnico Dorival Júnior ou quais atletas poderão ser dispensados, embora já haja uma ideia de mudanças que deverão ser feitas. O comandante, por sua vez, admite o problema, mas pondera e defende que o objetivo agora seja escapar logo do Z4.

– Temos um problema que é muito mais sério, a curto prazo. Não temos o mínimo direito de estar pensando lá na frente. Ainda que no Brasil o planejamento seja discutido, mas é pouco colocado em prática na hora mesmo. De repente esse planejamento não deva ser tão quebrado para o ano seguinte, em razão de muitas situações já terem sido adiantadas, e o restante no momento em que tenhamos um refresco dentro da competição, o que espero que aconteça em um momento ou outro – afirmou o treinador, que tem sido bancado pela diretoria.

Dorival Júnior tem contrato até dezembro de 2018 e a ideia da diretoria, pelo menos no discurso, é que ele toque o planejamento para a próxima temporada. O presidente Carlos Augusto de Barros e Silva já adiantou que não será possível contar com o volante Jucilei, por exemplo. Leco disse que não há condições de manter o jogador, emprestado pelo Shandong Luneng (CHN) até o fim do ano. Há outros nove jogadores com situação indefinida neste fim de ano.

Denis, Lugano, Edimar, Wellington Nem, Marcinho, Morato, Denilson e Gilberto possuem contrato apenas até o fim do ano. Denis, Lugano, Edimar, Wellington Nem e Denilson não devem ter o vínculo renovado. O empresário de Gilberto já anunciou que ele sairá ao término do vínculo. Já Marcinho e Morato têm situações indefinidas e serão avaliados ao fim da temporada. Esse último se recupera de cirurgia no joelho direito e só volta a jogar em 2018.

L!

Anúncios

62 comentários

  1. Série A ou série B temos a obrigação de termos um time forte. Série B também tem as suas dificuldades, não é tão simples assim cair e voltar.
    De qualquer forma vamos disputar a Copa do Brasil e esse torneio exige um time competitivo.No mínimo a permanência de quem está dando certo hoje.

    Curtido por 3 pessoas

  2. No final do ano sairão 9 jogadores (contando com Jucilei) até 10 se o R. Caio também sair. Se nas próximas 5 rodadas, vencermos três e empatarmos duas, já podemos nos dar ao luxo de pensar em 2018.

    Curtir

  3. Planejamento pra já eh ganhar e ganhar, não tem outra.
    A melhor coisa a fazer eh esses diretores incompetentes não atrapalharem o elenco e a comissão técnica até Dezembro.

    Curtir

  4. Eu só acredito no planejamento pra 2018 quando 2018 terminar, pois como vimos em 2017, com essa diretoria, planejamento é só uma palavra vazia, assim como transparência, competência, etc.

    Curtir

  5. Um dos efeitos da má gestão:

    “São Paulo, que em 2010 teve a 2ª marca mais valiosa, manteve-se na 3ª posição até 2015, sendo suplantado pelo Palmeiras em 2016, caindo para a 4ª posição e nela se mantendo. Preocupante e um claro demonstrativo da péssima gestão do clube nesses anos é o fato de o valor de sua marca apresentar crescimento pouco mais que vegetativo, com um decréscimo em valor absoluto de 2014 para 2015. Aqui temos um claro exemplo do trabalho e importância da gestão ao fazer uma comparação com o líder do ranking, o Flamengo.”

    Para variar, mais uma excelente matéria do Emerson Gonçalves no globo esporte.com
    Para quem gosta do tema e quer ler todo o conteúdo, segue:
    http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/olhar-cronico-esportivo/1.html

    Curtir

  6. Não acredito em rebaixamento do SPFC …, sempre falei aqui.

    Mas também não acho o “possível” rebaixamento tricolor o pior e mais cruel dos nossos problemas.

    Nossos piores inimigos são aqueles que estão no comando do clube e futebol.

    # ReageSPFC

    Curtir

  7. Meu papel é apenas torcer. mas se fosse para dar algum pitaco, deviria ser feito dois planejamentos, depois do resultado do ano estabelece qual seguir. Afinal é planejamento não execução dele.
    Conversa fiada, não sabem planejar nala além de x%.
    Vamos São Paulo

    Curtir

  8. Uma das prioridades deveria ser reduzir drasticamente a folha salarial, um absurdo gastar quase 10 milhões por mês com um time com esse rendimento, fazendo campanhas pífias já a alguns anos, deveria voltar com a politica de contratações de 2004, prezar pela qualidade e não contratar pelo nome. garimpar em times pequenos.

    Curtir

    • De 2004 pra cá isso tem sido feito. Muito. É só pegar todas as contratações do SPFC nesse período.

      O grande problema está em quem contrata, os olheiros sem um pingo de sensibilidade pra avaliar o perfil do jogador, a mentalidade, a dedicação em outros times. O SPFC não consegue nem contratar jogador sem lesão pq até nisso eles se atrapalham (ou então dizem se atrapalhar mas na verdade é tudo jogo de empresário).

      Contratamos jogadores baratos de times pequenos mas nossa taxa de acerto é baixissima e a maioria não se encaixa. Vários chegam e quase nem jogam.

      Curtir

  9. O principal nome para deixar o clube e as coisas melhorarem se chama Safado LECO que destruiu o ano de 2017 por causa de uma merda de eleição e com sua Covardia tenta queimar o Rogério Ceni com o torcedor Tricolor,coisa que jamais ele conseguirá…

    Curtir

    • Ceni se queimou sozinho… um dos piores técnicos que ja passaram por aqui.

      Não tinha esquema e nem time titular… até entendo um revezamento mas ele mudava tanto que os jogadores – que são meios burros – não entendiam.

      Curtir

  10. Concordo com as dispensas, exceto a de Gilberto. SP vai sofrer procurando outro centroavante para ser reserva do Pratto. Já o Jucilei eu até entendo sua saída devido aos valores, e por ter muito mlk da base bom para o meio campo, como Araruna e Militão.

    Independentemente de ficar na série A ou B, tem de procurar laterais no mercado para ontem!

    Curtir

  11. Mesmo sendo contra citar nomes de jogadores para 2018 sem saber onde jogaremos, tem varios jogadores interessantes na serie A em clubes de menor expressão que podem vir a ser boas opções.

    Goleiros: Jean (Bahia)

    Zagueiros: Igor Rabelo (Botafogo), Marlon (Ponte Preta), Thiago (Bahia)

    Laterais: Capa (Avai), Arnaldo (Botafogo)

    Meio-campo: Zé Rafael (Bahia), Rithely (Sport), Jean (Vasco)

    Ataque: Lucca (Ponte Preta)

    De resto, subia garotos da base e fechava o elenco. Ninguém entra e ninguém sai.

    Mas o foco hoje mesmo é distanciar o máximo do z4.

    Curtir

    • Para não gastar muito e fazer uma base

      Goleiro:
      Contratação: Wilson (Coritiba – passe livre)
      Saídas: Denis e Renan
      Ficaríamos com: Wilson, Sidão e Lucas Perri

      Lateral Direito:
      Contratação: Marcos Rocha em troca por Buffarini
      Saídas: Bruno e Buffarini
      Ficaríamos com: Marcos Rocha (mais ofensivo), Militão (mais defensivo) e Lucas Farias.

      Zagueiros:
      Contratações: Marlon (Ponte Preta) e Thiago (Bahia) são boas opções. Com o primeiro poderíamos tentar alguma negociação com jogadores (especialmente Bruno e Reinaldo), com o segundo poderíamos tentar repassa jogadores como Thomaz e Gomez.

      Saídas: Lugano.
      Ficaríamos com: Arboleda, R. Caio, Bruno, Aderlan, Marlon e Thiago.
      Obs.: Se R. Caio for vendido acho interessante trazer um zagueiro mais experiente e com liderança.

      Lateral Esquerdo:
      Contratações: Renê (troca por Bruno ou Cícero) ou Capa (envolvendo jogadores também), além do retorno do Matheus Reis
      Saídas: Edimar
      Ficaríamos com: Junior, Renê/Capa e Matheus Reis

      Primeiro volante:
      Contratações: retorno de Hudson ou contratação de Rithely (Sport)
      Saídas: Jucilei
      Ficaríamos com: Petros, Hudson/Rithely e Araruna

      Meias e atacantes:
      Contratações: Kaka (passe livre e conversas adiantadas), Lucas Lima (passe livre e negociável) e Roger (Botafogo), que poderiam compor elenco e está com passe livre (e já manifestou que deseja voltar).
      Saídas: Cícero, Thomaz, Gomez, Marcinho, Morato, Gilberto, W. Nem e Denilson
      Ficaríamos com:
      Kaka*, Maicossuel e Murilo
      Hernanes, Lucas Fernandes e Base
      Cueva, Shaylon e Cipriano
      Lucas Lima*, Marcos e Natel
      Pratto, Brenner e Roger*

      Elenco 2018:
      Wilson*, Sidão e Lucas Perri
      Marcos Rocha*, Militão e Lucas Farias
      Arboleda, Bruno e Thiago*
      R. Caio, Marlon* e Aderlan
      Junior, Renê/Capa* e Matheus Reis
      Petros, Hudson/Rithely e Araruna
      Kaka*, Maicossuel e Murilo
      Hernanes, Lucas Fernandes e Base
      Cueva, Shaylon e Cipriano
      Lucas Lima*, Marcos e Natel
      Pratto, Brenner e Roger*

      Curtido por 1 pessoa

      • Boa!

        Renê acho dificil pq chegou recente ao Flamengo e o Rueda gosta muito do futebo dele. Lucas Lima acho desnecessário, Kaká é um bom nome só não sei em qual setor jogaria. Hudson seria uma boa para compor elenco. Os demais jogadores concordo com todos.

        Curtir

      • Discordo…
        Marcos Rocha é fraco e esta em decadência…
        Matheus Reis e Tavares são boas opções pra testar no paulista… tem o Reinaldo e se precisar contratamos.
        Militão é uma ótima opção como volante e o melhor lateral improvisado era o Araruna…
        Hudson eu ate agora não entendo pq o estagiário deixou ir embora.

        Cueva vai sair..

        Pra zaga não precisamos de reforços, temos uma boa zaga hj e o Maidana deve voltar.

        Thomaz, Gomez, Marcinho, Morato ganham o mesmo que alguns da base, pq mandar embora?

        Sou a favor de montar um time B e usar os jovens e fazer tester… usando a primeira ligar e depois a Copa Paulista.

        Curtir

    • Pelas barbas do profeta, Edgar, esse que time que voce montou é bem pior do que o atual, seria time para a série C? O SPFC não pode prescindir de medalhões, a torcida não aceitaria esses zé ruelas

      Curtido por 1 pessoa

  12. O maior presente pro planjemento de 2018 Seria sumir com o monte de pereba q nao Faz jus a essa camisa e Fazer loucuras para manter o Hernanes.

    Feito isso eh trazer um ld e um le bons, um otimo goleiro e subir mais base.

    Curtir

  13. O planejamento do sp temq começar já! Não interesse em qual divisão vai estar ano q vem no brasileiro. Copa do Brasil a partir do ano q vem paga 50 mi pro campeão e 20 mi pro vice, fora q é o unico título q nos falta.

    Curtir

  14. Planejamento é algo que o Leco já mostrou que não sabe fazer, pior ainda, cometeu os mesmos erros cometidos ano passado, tanto é verdade que estamos vivendo um déjà vu de 2016.

    -Contratando errado, pagando caro e de baciada. Por isso temos um elenco desregulado/limitado e sofrível em algumas posições. Pela folha de pagamento do clube, poderíamos ter uma equipe muito mais estruturada em relação ao plantel.

    Curtir

  15. Planejamento é algo que pode ser muito bem feito a partir de cenários e priorização/antecipação dos acontecimentos.

    Se a gestão fosse competente já teria elaborado uma projeção financeira com alguns cenários (série B, Série A, Série A + Sulamericana, etc). Aí a partir daí vê os mais plausíveis, antecipa algumas coisas, prioriza outras e por aí vai.

    Maaas, se fossem bons assim não estariámos onde estamos..

    Curtir

  16. Eu traria um tecnico para 2018, mais do que estou falando, nosso diretor de futebol e mestre dos
    planejamentos, com certeza ele deve aplicar o planejamento 777, que consiste em: Ele sentado no
    aviao ao lado do leco, e a aeronave se deslocando para siberia, onde os 2 ficariam hospedados
    por 5 anos enxugando neve.

    Curtido por 1 pessoa

  17. Planejamento pra 2018 já pode ir sendo feito. Assim a diretoria tem algo mais importante para tratar a não ser falar m**** em frente aos microfones. Uma coisa é administrativa, outra é campo. Mas a ‘burrice’ ali parece não ter fim!

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s