A Reunião ajudou?

Amigos tricolores.

Eu sou uma pessoa totalmente contra a violência de qualquer parte, até mesmo, quando envolve futebol. Serei hipócrita se disser que nunca briguei, a chegar a vias de fato, por causa de futebol, na adolescência, diversas vezes, hoje, aos 38 anos não o faço mais. E não aprovo quando outras pessoas, até mesmo as torcidas o fazem.

Na semana passada, um grupo de torcedores, tanto das organizadas como torcedores comuns estiveram no CT do São Paulo para um papo com diretoria e jogadores. Um dos presentes nesse papo é um amigo e me contou que a cobrança foi firme, mas sem desrespeito ou agressão. Então, ponto positivo. Claro que essa reunião ia gerar confusão e opiniões diversas, qualquer coisa que envolve a paixão nunca tem unanimidade. Por exemplo, se pedir para eleger o melhor goleiro que o São Paulo já teve ou o melhor camisa 9 ou 10, teremos pelos menos 5 fortes candidatos. Uns mais votados, mas nunca unanimidade. Nem mesmo Telê Santana é unanimidade como o melhor técnico que o São Paulo já teve.

Mas voltando ao assunto da reunião. Eu sou a favor sempre de uma reunião séria, olho no olho para que fique claro a insatisfação de uma maioria. Duvido que 20 milhões de torcedores estão satisfeitos com o que está acontecendo com o São Paulo. Já a diretoria, eu não me arrisco a dizer o mesmo, mas enfim, vamos focar no que importa. Sou a favor de um papo direto, como foi feito onde a educação prevalece acima de tudo, mas a cobrança vem na sequencia.

No domingo passado, estive, antes do jogo, no Parque do Ibirapuera em São Paulo. Fui com a minha esposa andar e tomar um sol e algo me chamou a atenção. A quantidade de camisas do São Paulo no corpo das pessoas. Mesmo o time, antes do jogo contra o Vitória, na vice lanterna do campeonato, a torcida foi as ruas mostrar seu amor ao time. Eu mesmo estava com a camisa! Os outros times, muito, mas muito poucas camisas pelo parque, mesmo em dia de jogo. A torcida comprou a briga, mas infelizmente, quem joga, são os jogadores que o Dorival Jr escala. A torcida, apoia, grita, cobra, xinga, reclama, lota estádio, compra produtos oficiais, mas não pode entrar em campo. Nem a diretoria ou o técnico podem, começa o jogo e quem tem que resolver são os 11 escalados pelo Dorival Jr. E é isso que foi cobrado, comprometimento para honrar uma camisa que representa 20 milhões de pessoas no Brasil e mais 5 milhões pelo mundo, como a Torcida Independente disse em seu manifesto publico.

Uma coisa, no jogo contra o Vitória, foi clara. O papo surtiu efeito. Ainda estamos longe de um futebol maravilhoso, de toque de bola, de passes, de lançamentos, de perigo ao gol, mas o São Paulo foi diferente, mais brigador, com mais vontade. Ponto até para o criticado Cueva, que entrou bem no 2o tempo e fez o gol da vitória. Militão, Arboleda, Petros, Prato, raça pura. Jr Tavares, voltou a jogar bem, talvez sua melhor partida. Talento tem, falta confiança! Raça, se viu isso no jogo, não se pode negar.

Agora é esperar o Corinthians. Uma vitória eleva o moral, uma derrota, voltam as críticas, cobranças e desconfiança da torcida. Vitória tira o São Paulo do Z4, mas não nos afasta. A missão agora é essa, afastar da Zona para depois tentar uma vaga para a Sulamericana, o que para esse ano, seria um titulo a ser comemorado. Infelizmente!

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova). Me siga facebook.com/plannerfelipe

 

Anúncios

86 comentários

  1. Uma coisa é certa:

    Se der certo, não precisaremos desse tipo de direção que ocupa lugar no SPFC.

    É só nomearmos uma comissão de torcedores …., e de certa forma um rodízio entre as “facções” …, alternando entre organizados, ST, mídia e sofá …,
    mais alguns cornetas.

    Kkkkkkkkkkkk.

    Torcedor técnico.
    Torcedor preparador físico.
    Torcedor presidente.
    Torcedor conselheiro.
    Torcedor psicólogo.

    Etc …, etc …, etc.

    Curtir

  2. Eu acho q valeu pq assusta diretoria
    Alguma atitude precisava ser feita
    Resultou, pelo menos, em fim das entrevistas com os jogadores…isso diminui a pressão, isolando-os
    Torcida do SP tem sido nota 9, pra ganhar um 10 quero ver quando nos livrarmos do rebaixamento, se vão pegar o Leco na esquina e fazer ele renunciar

    Curtir

  3. De que forma ficou claro que o papo fez efeito? Para mim não ficou. O time não jogou com mais “garra” que em outros jogos (na virada contra o Bota fogo teve visita da torcida antes?). O fato é que o time está um pouco mais ajustado e o Cueva no 2o tempo fez diferença, não pela visita da torcida, mas porque o Dorival não o escalou marcando lateral e aí o peruano entrou com mais boa vontade, pois futebol ele tem.
    Vamos deixar de valorizar esses fatos midiaticos como se a solução para uma sucessão de decisões erradas do presidente e cia. se resolvessem num passe de mágica.

    Curtir

  4. Ao
    SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE
    Ouvidoria
    Sou sócio torcedor desde quando o sistema foi implantado em 1999. Pago religiosamente R$ 30,00 por mês. Era debitado no meu cartão visa. Por motivo de tarifas cancelei o cartão ficando somente com o Mastercard. Não teve um funcionário do setor para me ligar e procurar saber o porquê que a importância devida não estava sendo paga. Igual a mim, deve haver muitos torcedores que acabam ficando sem poder contribuir com o clube. Peço-lhes a gentileza de tomar as providências devidas para que esse pessoal que cuida dos ST. Fique mais atento. Por essas e outras o nosso clube está ficando pra trás. Hoje, somos a quinta força do futebol paulista. Atrás até da Ponte Preta.
    O motivo desse atraso está visível em todos os departamentos, especialmente o futebol. Vocês sabem o porquê desta decadência?
    É porque o São Paulo Futebol Clube se tornou um clube de anciãos. 160 conselheiros vitalícios cuja média de idade é de 80 anos viraram donos do clube. É preciso urgentemente reduzir seus poderes. Como fazê-lo? Não há outro meio a não ser a libertação do clube. Eleição livre e direta com votos dos sócios torcedores. Se nada for feito e continuar nesse diapasão com velhotes nomeando genros, filhos, netos e até amantes para sucedê-los com muito otimismo dou mais 19 anos para o clube ser extinto.
    Abs.Messias José Rodrigues.

    Curtir

    • Uma empresa privada teria ligado para vc porque o seu dinheiro faz falta e o administrador seria obrigado a prestar contas ao dono ou acionistas. Em clube de futebol o dirigente que causa prejuízo não é incomodado. Então por que ter trabalho para se profissionalizar? Tá bom assim, dizem eles.

      Curtido por 1 pessoa

  5. Não via falta de vontade e nem de união, então nesse sentido acho que essa reunião foi inócua.
    Se o time melhorar em termos técnicos e táticos fica difícil creditar aos torcedores que lá estiveram. Vai na conta de um processo natural de entrosamento, maturidade da treinador e alguns jogadores.
    Continuo não acreditando na eficiência dessa ação de mktg, mesmo reconhecendo que pior não ficaria.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Se essas reuniões servissem para alguma coisa, os clubes fariam reuniões toda semana. Foi apenas uma jogada do LEco pra acalmar as organizadas. Isso é igual as palestras motivacionais ou os discursos dos atletas antes dos jogos. Quando o time ganha a partida.vai pra rede social, todo.mundo.comenta, etc. Quando o time perde ninguém posta um vídeo dos Taís discursos inflamados no vestiário. Uma vez Suzy ,psicóloga do professor foi dar uma palestra motivacional na empresa onde eu trabalhava. O título era forjando campeões. Ela começou palestra , e logo no começo perguntaram em qual clube era estava aplicando o método. Ela disse são paulo.a segunda pergunta liquidou a palestra. Como era uma época em que o são Paulo não estava ganhando nenhum campeonato, perguntaram a ela por que a sua metodologia não estava funcionando. Foi um silêncio total.

    Curtir

  7. Leco é arcaico mas duvido que esteja alheio a alta rejeição da torcida, assim como os atletas que são mais antenados em redes sociais.
    Leco é despreparado e não tem nada pior que um lesado agir sob pressão. Só reparar nas várias contratações sem sentido que ocorreram a cada derrota.
    O próximo jogo (assim como os demais) será vital. Depois de mais uma folga no calendário, mais um pega com a travecada. Chance de mudar a escrita, de jogar o desespero no galinheiro fétido. O ruim é que nas vitórias, o louro é dividido com todos, incluindo Leco porquê nas derrotas só sobra pros bois de piranha da vez.

    Curtido por 1 pessoa

  8. Fbn, Renato Gaúcho não gosta de aparecer? É isso mesmo?
    Quarta-feira depois do jogo com o Botafogo, todos os jogadores que davam entrevista na área mista só falavam da importância do técnico, nem citavam o jogo ou o próprio time, parece até obrigado a só exaltar o técnico.

    Curtir

  9. A. Coelho
    Respeite as pessoas aqui no blog. Se não gosta, ignore, mas rótulos, briguinhas etc em nada acrescentam.

    Paulo Scala
    Vc tbm não ajuda, heim… por favor, pare com essas provocações diárias.

    FBN
    Pra vc acabou a paciência. Fica aí uma temporada fora e se um dia eu me lembrar, tiro vc da moderação. Pra tudo tem limite e vc ultrapassou em muito.

    Curtido por 1 pessoa

      • Ahaahaha mesmo sem eu estar participando, estou sempre de olho e vão passando os dias, as mesmas provocações… cansa, né?

        Dou chances, peço para que parem, mas alguns são insistentes demais. Não gosto mas tenho que fazer,… rsrs

        Curtir

        • Infelizmente ele não entende que não é a opinião dele o problema, nunca foi… e ele não pode reclamar disso… aliás ngm pode, afinal há divergências sim e com isso várias discussões, mas muitas podem ser evitadas… enfim…

          Ele tem ótimas colocações, o problema é que parece que da um tilt no senhor e ele simplesmente coloca no modo provocação e vai que vai… rsrsrs

          Eu pelo menos não consigo entender o intuito…

          Curtir

        • Imagino que cansa pra ti ter que ficar dando a de “moço mau” da moderação… mas ficar lendo e tendo que moderar todo dia e sempre o mesmo papo fica complicado. Enjoa e o clima fica chato.

          E olha que acho que você tem uma paciência monstra. Mas palmas para ti! Agora o domingo vai chegar mais tranquilo hahahaha!

          Curtir

    • Se eu pudesse escalar o Marcio no Cartola era mitagem na certa!!

      Só acho que ia custar caro… umas 30 cartoletas…

      De qualquer maneira o fds mal começou e um são paulino já mitou…

      Curtir

        • Sei lá, sei que parece babação e eu estou querendo me proteger, mas na verdade eu acho tranquilo aqui… se tem regras, elas são bem simples de seguir…

          Já postei com caps ligado, já postei palavrões, mas confesso que foi sabendo o que aconteceria e se for moderado eu não ligo, pois como disse, fiz sabendo… se achar que foi injusto foi reclamar e exigir uma explicação e se for claro vou aceitar… ta simples…

          Mas tem gente que procura… não entendo…

          Curtir

          • As regras são simples, claras… o resto fica na consciência de cada um…

            Nós não temos prazer em moderar etc, mas temos que fazer,como agora, para deixar o ambiente mais leve…

            Brigas, confusões, ofensas etc cansam as pessoas de bem e os afastam daqui e isso é tudo o que não queremos.

            As vzs vejo pessoas do bem digitando um palavrão, digitando com cx alta etc… eu nem chamo a atenção, vou lá deleto e fim… as pessoas de bem percebem e não repetem, mas há aqueles que insistem e ainda ficam bravos quando corrigimos… rsrsrs

            Curtir

  10. Muricy disse que o ambiente é bom.

    E mesmo se não estivesse bom, não seria a reunião que faria melhorar.

    Acho que o grande trunfo do SPFC esse ano são alguns atletas que vieram para dar um pouco mais de pegada pro pessoal do “tanto faz”.

    Pratto, Lugano, Hernanes e até Petros, com suas lideranças.

    Sidão e Gilberto com a carisma.

    Alguns dedicados, como jucilei, rodrigo caio, marcos guilherme, gomes,

    Acho que são os caras que fazem com que a peteca não caia.

    Vejo a reunião como mais um ato de defesa, caso o pior ocorra: Leco poderá dizer que contratou (Hernanes inclusive), que baixou preço de ingresso, que trouxe a torcida para conversar, que trouxe muricy para conversar, que trocou a comissão técnica e que tinha obrigações financeiras que o obrigaram a desfazer o time. Será o discurso caso haja rebaixamento. E se não houve: tudo isso se reverterá a seu favor… as mesmas frases, porém, com sentido de superação, ou seja, de grandes feitos. Será o piloto do titanic que não afundou.

    Curtido por 2 pessoas

  11. Renato gaúcho e um bom técnico. Swus resultados comprovam, a maneira das suas equipes trabalharem comprovam, sobre seus métodos de treinamento ninguém pode dizer nada por que ninguém vai no CT do grêmio pra ver. Agora Renato gaúcho pessoa é uma figura, ele tira onda do.mundo, faz tipo, e um artista, vende na mídia.um personagem. Ninguém sabe.como e Renato gaúcho de verdade. O ser humano e assim você atrás da máscara, seja ela qual for. O que.maia gosto do personagem Renato gaúcho e o seu.bom humor e sua total cara de pau.

    Curtir

    • Acho que…acho, que Renato teve muita sorte com o elenco, não acredito em visão futebolística por parte dele, acredito que montou um estilo de jogo que casou com os jogadores. Claro que funcionou, mérito pra ele, mas, alguns dizerem que ele é o bam bam bam do futebol no “brazil”, aí já é demais.

      Curtir

  12. Bom dia, Márcio.

    Acho que você sabe …, da minha parte não são provocações.

    Pois não provoco ninguém, e na maioria das vezes ignoro “coments” provocativos, mesmo aqueles tipo FBN.

    Saudações tricolores, irmão de fé.

    SPFC acima de tudo, sempre.

    Curtir

  13. Acho q a reunião foi totalmente desnecessária. Ñ creio q ajudou em nada, e correu o risco de atrapalhar (se os jogadores tivessem sido achicalhads, intimidados, etc.)

    Sabe como q a torcida mostra q tá do lado dos jogadores? Enchendo o estádio, e isso tem sido feito. O recado da torcida está nas arquibancadas lotadas, não em meia dúzia de supostos representantes. Quem os elegeu como representantes?

    Enfim, já foi, e pelo menos (parece) q não atrapalhou.

    Domingão tá aí, já temos idéia de público? Acho q a quantidade de ingressos vendidos (contando presença em camarotes e numeradas) já garantiu o recorde do ano, não?

    Curtir

  14. Estava lendo um pouco sobre liderança e esse texto – para mim – traduziu o que o SPFC está passando:

    Se você é gestor e lidera uma equipe, o assunto é ainda mais sério. Como líder, espera-se que você mostre direções, alinhe objetivos, fomente o espírito de corpo e dite o tom do trabalho. É natural, então, que as pessoas busquem em você um norte para o dia-a-dia no escritório e recorram para solicitar instruções e acolhimento diante à possíveis apreensões.

    Nesse sentido, suas posições são ainda mais importantes pois impactam diretamente em um número maior de pessoas. Muitos gestores ficam em seus universos particulares, defendendo posições confortáveis que os mantenham em zonas de conforto, com benefícios, exclusivamente, pessoais. Se posicionam e comprometem apenas em função de seu próprio umbigo e bem-estar. Ficam em cima do muro, preferindo posições que não se exponham tanto, se omitindo ou fazendo a posição do distante, por acreditarem que, assim, estão mais preservados e seguros. Pobre time, de um gestor tão omisso e medroso!

    E por não estarem verdadeiramente se posicionando, vão se tornando chefes invisíveis, que apesar de estarem de corpo presente na empresa, se tornam cada vez mais etéreos, inacessíveis e distantes da realidade do negócio. Não se envolvem com os detalhes do dia-dia, não dialogam profundamente sobre as questões que aparecem, se fazem de sonso, morto, bobo e não percebem o quão nefasto pode ser seu comportamento, primeiramente, para si e, consequentemente, para o negócio e todos que o rodeiam.

    Desânimo, cansaço, desgosto, apatia, falta de motivação e perspectiva, estresse, irritação, medo, vontade de chorar, dúvida sobre sua capacidade de compreensão, solidão…. são exemplos de emoções e comportamentos compartilhadas por uma equipe com liderança omissa.
    https://pt.linkedin.com/pulse/os-estragos-de-um-l%C3%ADder-omisso-ana-paula-borges-gon%C3%A7alves

    Curtido por 1 pessoa

    • Loko isso aí…

      Já participei de inúmeras palestras sobre o tema e eu acho incrível isso… Tenho livros sobre linguagem corporal tbm que tem um peso grande para um líder… enfim é muito interessante e sim cai muito bem não só no SP, mas para qualquer instituição…

      Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s