A bagunça nos calendários das competições brasileiras e sul-americanas não é novidade.

Durante muitos anos, era muito comum a realização de jogos, com uma mesma equipe, nas terças e quintas feira da mesma semana. Isto sem falar sobre as partidas realizadas aos finais de semana.

De qualquer forma o que aconteceu com o São Paulo em 1994 foi algo inédito até então.

A Conmebol marcou a primeira partida frente a equipe peruana do Sporting Cristal, válida pelas quartas de finais da Copa Conmebol para o dia 16 de novembro de 1994.

Justamente a mesma data programada pelo CBF para o jogo frente ao Grêmio, válida pelo Campeonato Brasileiro daquele ano.

Menos mal que seria no mesmo local, no caso o estádio do Morumbi.

Naquele ano, o tricolor paulista tinha duas equipes, uma dirigida pelo mestre Telê Santana, que disputava o campeonato brasileiro, e outra, chamada de Expressinho, comandada por Muricy Ramalho.

Em 16 de novembro de 1994, um público inferior a 5.000 pessoas esteve presente para assistir dois jogos no Morumbi.

O primeiro deles, frente aos peruanos foi vencido pelo São Paulo por 3 a 1, de virada.

Aliás, os três gols brasileiros foram marcados por Juninho, Caio e Denílson, em um intervalo inferior a 10 minutos, entre os 20 e 30 minutos do segundo tempo.

A seguir foi a vez do Imortal Tricolor, o Grêmio, dirigido por Luiz Felipe Scolari, também ser batido pela equipe paulista, por 3 a 1.

Desta vez os tentos foram de autoria de Axel e Aílton, duas vezes.

Aquele mesmo Grêmio, uma semana antes, no mesmo Morumbi, já tinha sido eliminado pelo Tricolor Paulista, pela fase anterior da Conmebol.

O grande destaque naquele dia foi o jogador Juninho, meio campista e atacante do São Paulo.

Em grande fase, o pequeno gigante teve atuações impecáveis nas duas partidas e participou de 5 dos 6 gols marcados pela equipe.

Frente ao Sporting Cristal, entrou no segundo tempo, quando sua equipe perdia por 1 a 0, marcou gol e deu duas assistências.

Já contra os gremistas, Juninho novamente entrou no segundo tempo e foi decisivo para a segunda vitória do dia.

Juninho foi fenomenal naquele dia.

José Renato Santiago