André Kfouri: “Os que comandam o São Paulo se eximiram de suas responsabilidades…”

A conversa entre “torcedores organizados” e representantes do time, da comissão técnica e da diretoria do São Paulo tem apenas duas consequências: um certificado para a vaidade daqueles que se consideram mais são-paulinos do que os outros, e um aviso bem claro para o time. Ao patrocinar o encontro, as pessoas que comandam o clube se eximiram de suas obrigações e dividiram a responsabilidade – ou assim pensam – sobre o que acontecerá com o São Paulo até o final do Campeonato Brasileiro.

É irônico, e ilustrativo a respeito das decisões tomadas ao longo do ano, que a reunião tenha acontecido um dia depois de um pedido dos jogadores por mais privacidade. A resposta foi uma palestra de torcedores dentro do centro de treinamentos do clube, ocasião sobre a qual o único aspecto positivo que pode se observar é o fato de ter transcorrido sem desrespeito ou violência. Não é algo anormal em um ambiente de futebol mal administrado como o brasileiro, e, claro, nem uma particularidade do São Paulo. É uma confissão de incompetência e fraqueza frequente em nossos clubes quando as coisas não vão bem.

O argumento de que torcedores, profissionais ou comuns, têm o “direito” de se reunir com membros do clube que dizem apoiar é pueril. Trata-se de uma moeda cujo outro lado seria o “dever” do clube de permitir tais encontros. Obviamente não é assim, de modo que as reuniões dessa natureza funcionam como atestados da influência externa no dia a dia de clubes de futebol. Ao final, é apenas um troféu, uma conquista da qual esses torcedores podem se orgulhar em suas redes sociais, enquanto reafirmam a condição, neste caso, de “são-paulinos vips”. No evento de ontem, houve até um “acordo” para que nada do que foi discutido chegasse ao conhecimento “da imprensa”.

O time deve se considerar avisado. Haverá apoio e “paz” até que o rebaixamento seja evitado, mas quem sabe o que pode acontecer se o São Paulo cair? O compromisso de um suporte pacífico com prazo determinado traz uma óbvia ameaça embutida, o que eleva a pressão sobre os jogadores, ao invés do efeito contrário. É exatamente o oposto do que uma equipe aterrorizada – no aspecto futebolístico – necessita nos jogos que determinarão o desfecho da temporada. Ademais, não é preciso que se faça uma reunião para que os jogadores sejam comunicados do que os aguarda se o ano terminar mal.

Num futebol em que jogadores são “milionários mimados” que não se importam com o sofrimento da arquibancada, quem não vence deve ser disciplinado. É só uma versão disfarçada do “por amor ou por terror”.

Anúncios

40 comentários

  1. Minha nossa! Mas estão criando um auê encima deste fato que me dá nojo. Se a torcida invade e toca o maior terror é porque o clube não fez nada para evitar, agora se a torcida pede a palavra para poder expressar o que sente aos jogadores o clube está sendo refém da torcida, vai entender!!! Segue o jogo!!! Vamos que vamos para cima do Vitória atrás da vitória!!!

    Curtido por 1 pessoa

    • Diretoria ruim, omissa e nojenta.

      Alguns jogadores omissos e sem vontade.

      Mas que parte da mídia São Paulina e alguns torcedores estão agitando ao extremo isso estão, e com isso contribuem para ainda mais por fogo na fogueira e no agitado ambiente tricolor.

      Muito triste isso tudo.

      Antes do clássico contra o Palmeiras, o assunto da corrupção nas vendas dos ingressos do show do U2;

      Contra a Ponte Preta foi a entrevista do bobo da corte do Beale que havia saído do clube há quase 2 meses e meio;

      Agora esse papo da reunião e no disse não disse mas que disse mas que apontou o dedo e o que não apontou e que ganhou chaveirinho, etc e tal.
      Esse papo vai rolar até Domingo.

      Viramos o Curintia dos anos 90 mesmo.

      Curtir

  2. André Kfouri é corintiano, né? Se o blog realmente quiser ficar por conta de postar textos, falas, comentários, invejas, entre outras coisas, do SP, não encontraremos nada de bom. Daqui a pouco tem Menon, Paulinho, Kfouri pai, Neto… lamentável.

    Curtido por 1 pessoa

  3. A torcida tinha que perguntar pro Dorival porque o lugano não tá jogando?

    A nossa defesa tá arrumadinha?

    O lugano é pior do que o fair play

    Tinha que ter perguntado pro senhor Dormival ?

    Curtir

  4. Por um momento achei q tava no blog errado. Esse fulano será o primeiro a fazer chacota com o São Paulo em caso de rebaixamento, esse texto não deveria está aqui.

    Reage São Paulo sim! Pfv

    Curtir

  5. Nossa torcida está perdendo a noção das críticas, teve um frequentador hoje aqui no blog que fez piadinhas aqui com as iniciais do nosso time (SPFC), na minha humilde opinião isso é um absurdo gigantesco.

    Curtir

  6. Olha, está difícil até manter o respeito por essa dupla que aparece nessa foto.
    É inquestionável que o maior combustível de toda essa crise que estamos passando é a omissão e a covardia desses dois.
    Com isso o poço vai ficando cada vez mais fundo.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Continuo com a mesma opinião de ontem, reunião sem cobrar os principais responsáveis, que são Leco e Pinotti, não passa de uma ação entre amigos. Então, vamos esperar oq?? A esperança é que DJ e os jogadores consigam por seus esforços e méritos saírem dessa situação, pq no que depende da direção a serie B é certo.

    Curtir

  8. O discurso do ano todo era que o clube é da torcida não de dirigente agora não pode ir no clube ter uma conversa? Sem invasão,agressão e ameaças n vejo problema..
    Tem um monte de torcedor que fica só em twitter e blogs pedindo explicação todo dia e não faz nada pelo clube.
    Agora é o momento de se livrar do rebaixamento e não de politicagem.(essa minha opinião claro kk)

    Curtir

  9. É claro que os diretores têm responsabilidade, o que falta é capacidade administrativa e comando do presidente.

    Foi boa e providencial a reunião com o elenco e demais reuniões realizadas. Aliviou as tensões de boa parte das torcidas e dos jogadores, que também vão desabafar em reuniões entre eles, com a ajuda também de especialistas motivacionais e consultores especializados.

    Os resultados esperados estão nestes DEZ MANDAMENTOS:

    1. Atenção no que faz fora de campo e prejudica no condicionamento físico na hora do jogo;

    2. Dedicação e empenho total nos treinamentos, inclusive depois do encerramento coletivo, para aprimorar necessidades pessoais de jogo;

    3. Confiança no que foi treinado e na equipe técnica;

    4. Confiança em si mesmo para jogar futebol e ser vitorioso;

    5. No jogo, pingou na área tem que “zagueirar”;

    6. No jogo, fora da área tem que ter confiança para improvisar e decidir por si mesmo o gol ou servir bem o companheiro;

    7. Te que ter gana para vencer todas as disputas individuais;

    8. Tem que ter fome de gols e marcá-los;

    9. Tem que procurar com unhas e dentes vencer o jogo até o apito final, e ainda mais se estiver perdendo;

    10. Tem que ter pique e motivação para continuar no grande e glorioso São Paulo Futebol Clube. Tem que VENCER!

    Curtir

  10. Quarto post de hoje com o mesmo tema. Nem sei se há ainda algo a mais a ser dito (ou apenas repetido) sobre o tema.

    Alguma notícia de futebol?? Como foi o treino hoje? Formação tática? Escalação?

    Um abraço a todos.

    Curtir

  11. O cara é corintiano, beleza. Mas falou alguma mentira? Pra que serviu essa reunião? Pra dizer que a torcida tá junto? Pô, lotando o Morumbi todo jogo, precisa mesmo que meia dúzia vá lá falar isso? Jogador de futebol não é cego.
    Algum dos fortinhos da Independente ou da Dragões foi dividir sua receita de shake pro Rodrigo Caio encorpar e falar grosso até domingo? Foi lá falar pro Pratto que não é pra ele tentar ser o herói da salvação e ficar tentando resolver tudo sozinho e chutando umas bolas bizonhas quando tem gente pra receber o passe? Ou pra ele começar a fazer um trabalho melhor de pivô que até o manco do centroavante do Corinthians faz ou que o velho do Ricardo Oliveira faz?
    Serviu pra ensinarem pro Dorival que zagueiro e volante tem que marcar e fazer cobertura com velocidade e noção de espaço?
    Já sei enfiaram uma rayovac no fiofó do Cueva e agora ele vai ficar ligado o jogo todo ou teria sido uma duracell?
    Ensinaram o Bruno e o Buffarini a cruzar? Ou pelo menos a não cruzar já do meio de campo?

    Acho que não né? Serviu então pra quê mesmo a reunião? Pra nego ir na sua rede social e dizer: “Eu fui no CT cobrar os caras, sou “otoridade”, neguinho ficou com o * na mão!” “Pinotti e Leco são parça, “oviram” nóis, agora o time vai.”

    Serviu, isso sim, pro Leco e pro Pinotti dizerem no final se tudo der errado, e torço pra que não dê, “Fizemos tudo que nos pediram, não temos culpa de nada, ouvimos o clamor da torcida, planejamos bem, infelizmente acontece, mas vamos reagir e o planejamento pro ano que vem já está em curso, voltaremos ao lugar de onde nunca deveríamos ter saído e campeões ainda!”

    É, serviu muito essa reunião.

    Curtido por 2 pessoas

  12. Muito mimimi pq não quiseram abrir tudo de uma vez.

    A reunião era necessária, já que temos um presidente incompetente e incapaz de mobilizar todos em prol de um objetivo.

    Eu gostaria de saber qual seria a solução de setores da imprensa que ficam apenas reclamando. É a mesma coisa em outros setores da sociedade. Reclamam de tudo, ficam apontando, mas não apresentam solução viável. Pelo menos esses torcedores fizeram alguma coisa.

    Curtir

  13. Prefiro que o assunto se torne chato e repetitivo, mas que alguma coisa aconteça.

    Que a oposição fajuta acorde, que o presidente incompetente largue o osso, que deixem o futebol nas mãos de quem realmente entende do métier.

    Que o escárnio de hoje sirva de lição para dias melhores, não duvidem da capacidade do Leco, ele pode deixar esse clube no fundo do poço.

    Curtir

  14. Esse assunto também já encheu o saco…oque realmente interessa e oque vai realmente nos tirar dessa situação é como o Dorival vai armar o time no domingo principalmente nas bolas aéreas defensivas que foi um desastre no sábado.Opinião de imprensa nem levo a sério,pois são os primeiros que detonam o trabalho do técnico e deitam o cara perante o público,dãi quando o clube manda o cara embora,eles o fazem de vítima e injustiçado e tal.Muita hipocresia nessa história.Temos que jogar bola,ganhar jogos, o resto é conversa fiada.Não existe milagre agora é ir com que tem e organizar o time.

    Curtir

  15. Engraçada essa diretoria, para deixar torcedores cobrarem os jogadores e comissão tecnica beleza….
    Eles terem culhão e capacidade de mexer com o elenco não né

    Outra além de lavarem as mãos com os jogadores e comissão tecnica… ainda vão culpar a torcida se der merda..

    Quero ver chamar os torcedores para eleger conelheiro e presidente… isso nunca no feudo tricolor!

    Curtir

  16. Nosso problema pra sair do z4 é a deficiencia técnica e tatica. Se com 30, 40, 50 mil apoiando no morumbi o time nao correspondeu em campo, não é meia duzia de torcedores falando cara a cara que vão resolver. Ate aqui, vejo que dentro de campo o time está lutando dentro das suas limitações. Esses nossos problemas podemos resolver la dentro, com muita conversa, trabalho e dedicação. O perigo agora é isso ter causado um efeito negativo nos jogadores e assim termos mais um problema para lidar.

    Curtir

  17. Ainda este ano vi muita gente aqui no blog dizendo que a culpa do atual momento do SPFC era dos torcedores.
    Observando tal afirmação sou obrigado a concordar com eles, por eles mesmos.

    Curtir

  18. Nosso ataque está inofensivo, não temos ponta, ao contrário do ano passado com as subidas de Néris e Araújo. O Pratto está longe de ser um centro-avante decisivo, até o contestado Aluísio e suas voadoras em 2013 fazia gols importantes que ajudaram a nos salvar naquele Brasileirão.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s