Cobrança por mudanças e crise interna: os bastidores na política do São Paulo

O Conselho de Administração do São Paulo está descontente com a situação do time, penúltimo colocado do Campeonato Brasileiro, e vai cobrar mudanças do presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, em reunião nesta terça-feira, no Morumbi.

A 19ª colocação no Brasileirão aumenta a pressão interna de conselheiros e torcedores. Apesar disso, o técnico Dorival Júnior não está ameaçado de demissão neste momento.

Na medida em que os resultados não acontecem, aumentam também ospedidos pela contratação de um coordenador técnico, o que divide o clube internamente.

Há, no próprio Conselho de Administração, apoiadores dessa ideia. O desejo é ter um profissional experiente no meio do futebol para fazer a comunicação entre comissão técnica e elenco.

Entre torcedores e membros do Conselho Deliberativo, o nome mais falado é o de Muricy Ramalho. Durante o “Bem, Amigos!” de segunda, o comentarista do SporTV disse não ter recebido convite da diretoria, mas que fica balançado pela situação do clube. Como técnico, ele comandou a reação contra o rebaixamento, em 2013.

O trabalho do diretor executivo Vinicius Pinotti é questionado por conselheiros da situação e da oposição nos bastidores. Ele, Leco e Dorival não gostam da ideia de ter um coordenador.

Há duas vertentes: defensores da contratação de um profissional para substituí-lo ou para trabalhar ao lado dele. No entanto, nesse segundo cenário, também há dúvida sobre como seria a divisão de tarefas com Vinicius e se o dirigente aceitaria dividir o poder de decisão no futebol.

Além de Muricy, Paulo Autuori e Marco Aurélio Cunha, um dos nomes falados é o do próprio Raí, membro do Conselho de Administração. No entanto, a impressão é de que seria difícil convencer o ídolo a mudar de posição neste momento.

Nos bastidores, Leco também enfrenta rejeição do vice-presidente Roberto Natel. O dirigente havia saído do clube em setembro de 2016. Ele foi substituído por José Carlos Ferreira Alves.

Natel chegou a pensar em se lançar candidato à presidência, mas recuou na ideia e apoiou Leco na eleição de abril, contra o opositor José Eduardo Mesquita Pimenta, também membro do Conselho de Administração.

Agora, o relacionamento entre presidente e vice voltou a ficar ruim. A impressão é de que Natel participa pouco do dia a dia do clube e está cada vez mais afastado de Leco.

Diferentemente do passado, quando foi indicado ao cargo, Natel agora foi eleito vice-presidente e tem mais força política no clube.

 GE
Anúncios

89 comentários

  1. Traz o Muricy pelo amor de Deus…
    Gratidão extrema ao SP!!! Traz ele como coordenador, ele já falou que vem até de graça.
    Para com esse Ego besta Leco!!!
    Pensa no SPFC pela menos uma vez na vida….

    Curtir

  2. Só são paulinos estão salvando o tricolor nos últimos tempos! Só eles com amor pelo clube podem ajudar, o resto se caiu, caiu…

    2013 – Murici. Dentro de campo = vontade do Aloisio e Rodrigo ‘rei dos condomínios’ Caio;
    2016 – David Neres quando entrou no Rio e foi o estopim pra virada contra o Flu. Se perdessemos ali, já era!
    2017 – Hernanes

    Melhor que tragam o Murici, Cafu, Juninho Paulista. Aliás, esse último poderia dar um pé na bunda do Leco e sentar na presidência

    #paunoleco

    Curtir

    • Quer dizer que o Pratto não serve mais? Quer dizer que qualquer zagueiro que entrar vai ser melhor do que os que estão atuando? Futebol não é tão fácil assim. E , parte da torcida, como o senhor, continua com aquela mania de detonar jogador bom, como Pratto, por exemplo. Por isso o SPFC se transformou em cemitério de jogador. Se voces que têm esse tipo de comportamento não mudarem nenhum jogador de bom nível vai mais querer vir jogar no SPFC ou virá apenas ganhando o dobro do que ganharia num rival

      Curtir

  3. ”…Ele (Pinotti), Leco e Dorival não gostam da ideia de ter um coordenador.”

    Wtf? Então está tudo bem e após a lavagem de roupa voltaremos a ganhar? Tá na cara que os jogadores estão desmotivados e cabisbaixo. Precisa de algum profissional que tenha experiência em gestão pessoal para levantar a moral do time e não um que tenha experiência em gestão de perfumes.

    Domingo é ganhar ou ganhar!

    Curtir

  4. “Pinotti não gosta da ideia de alguem vir pro seu lugar”, “Dorival não gosta da ideia de um ex treinador ser coordenador”. Óbvio que não vão gostar pq isso significa pressão em cima de treinador e ressalta a incompetencia do Pinotti.

    Quem deveria tomar a decisão seria o Leco, se não fosse o frouxo que é. Não tomará e a reunião hoje será mais uma daquelas piadas.

    Sobre o time, se Rodrigo Caio continuar na zaga vai ficar díficil apoiar o Dorival. Tem que ter muito pouca sensibilidade pra não ver o quanto ele está perdendo um bom jogador numa posição onde ele é medíocre. Se eu acredito que essa mudança vai acontecer? claro que não.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Zaga titular pra essa partida contra o Vitória tinha que ser Bruno Alves e Arboleda

    Rodrigo Caio deveria entrar no segundo tempo de volante pra dar proteção em caso de vantagem no placar

    Curtir

  6. Eu sugeriria devolver o Pinotti para o mktg…mas aí me lembro que no mktg ele também foi um desastre, então não sei o que poderia ser feito com esse babão.
    Enquanto a meritocracia não prevalecer, seja dentro e fora dos campos, não vamos sair do lugar.

    Curtir

  7. Colocar um coordenador técnico sem a aprovação do Dorival Júnior seria terrível para o clube…
    Se vai manter Dorival, então não dá pra Passar por cima das decisões dele. Sente com o técnico, explique que foi detectado a carência de alguém para gerir o lado pessoal e motivacional dos jogadores, e que quer contratar um gerente de recursos humanos, ou algo do tipo. Para isso, MAC, ou até aquele traíra do Luiz Cunha, seriam ótimas opções.
    Mas enfiar um coordenador goela abaixo do técnico é pedir pra piorar ainda mais a situação do clube…

    Curtir

  8. Marcelo Hazan @Marcelo_Hazan HÁ 2 MINUTOS

    Sidão; Militão, Arboleda, Bruno Alves e Junior; Rodrigo Caio, Petros, Gomez, Hernanes, Marcos Guilherme, Lucas F, Thomaz e Pratto

    No treino com 13 jogadores o Dorival montou esse time. Me chamou atenção do sistema defensivo com Militão, Arboleda, Bruno Alves e Junior, e o Rodrigio Caio a frente, no que eu imagino que seria o “1” de um 4-1-4-1.

    Será?

    Curtir

  9. Setembro/2016:
    Contexto – O time está a quatro pontos da zona de rebaixamento do Brasileirão e foi eliminado pelo Juventude da Copa do Brasil. Leco sendo bastante criticado.
    Consequência – Sem reviravolta: Leco aceita pedido, e vice-presidente Roberto Natel está fora do São Paulo. Leco entende que o vice não estava mais 100% alinhado a atual gestão. Além dessa divergência, Natel reclama de ter sido deixado à parte sobre decisões importantes do clube.

    Abril/2017:
    Contexto – Leco banca Rogério Ceni como técnico, o time empolgando a torcida no Paulista, “campeão da Flórida Cup”, tudo ótimo no tricolor.
    Consequência – Leco anuncia Natel como vice da chapa para eleições no São Paulo. Presidente volta a ter o apoio de Roberto Natel, que deixou a vice-presidência geral em setembro do ano passado para tentar candidatura própria no pleito de abril.

    Setembro/2017:
    Contexto – Time em penúltimo lugar no Brasileirão, eliminado de todas as demais competições. Leco sendo bastante criticado novamente.
    Consequência – Nos bastidores, Leco também enfrenta rejeição do vice-presidente Roberto Natel. Agora, o relacionamento entre presidente e vice voltou a ficar ruim. A impressão é de que Natel participa pouco do dia a dia do clube e está cada vez mais afastado de Leco.

    Apenas coincidência?? hahahaha
    E assim continuam pra sempre no poder..
    É muita sujeira dessa turma.

    Curtido por 1 pessoa

  10. Jucilei não participa do treino. Teve indisposição e passou mal. Foi liberado e se reapresenta na hora do almoço. Será avaliado

    tenho a impressão que ele morre no segundo tempo

    Curtir

  11. Acho que ele vai testar:

    1 – Bruno Alves + Arboleda; Rodrigo Caio, Petros e Hernanes

    ouuu

    2 – Bruno Alves + Arboleda; Petros, Hernanes e Gomes.

    Gosto das duas opções.

    Acho que Cueva vai ficar de opção para um segundo tempo – se ele quiser alterar o esquema… para um 442 o cueva sendo o segundo atacante.

    Curtido por 1 pessoa

    • Roberto Gosto mais da segunda opção pra primeiro tempo e no segundo eu iria com primeira opção com a vantagem no placar pra dar proteção a defesa e folego que parece que acaba e na bahia nesse calor vai precisar

      Curtir

  12. SIdão
    Militão
    Bruno
    Arboleda
    Junior

    Caio
    Petros

    Hernanes
    Lucas Fernandes
    Cueva(M.Guilhermes)

    Pratto

    Ou tiraria o Petros colocaria o Hernanes mas recuado, centralizaria o Cueva e deixaria o Fernandes pela direita e o Guilherme pela squerda.

    Poderia dar certo também.

    Curtir

    • Pra mim seria o ideal Rafa o Hernanes de segundo e o Cueva centralizado com o RCaio de volante
      o Fernandes e o Guilherme infernizando os rivais

      Segundo tempo, o hernanes não vai aguentar o calor infernal e põe o Petros
      Os moleques vão cansar também e põe os argentino pra marcar os laterais deles que apoiam bastante (Patric e Juninho) e segurar o resultado

      Curtir

  13. Quem introduziu a corrupção no SPFC? Claro, que todos sabemos que foi Juvenal Juvêncio, que era amigo do molusco safado de 9 dedos. Ele era o tumor inicial, mas houve uma metástase no organismo do clube, com o câncer se espalhando ( Aidar, leco, Natel, mansur) . Como extirpar todo o organismo canceroso do clube é um grande desafio, mas não é impossível porque a única coisa certa nesta vida é a morte.

    Curtir

  14. La em salvador vai ter que ficar ligeiro e aproveitar algumas coisas

    1° TIme do Vitória tem boa bola parada.
    2° Se tomar gol dos caras a retranca ta feita, dai a coisa pode complicar.
    3° TOmar cuidado com a correria, calor la é de lascar, tem que saber “correr”

    Prós:

    1º Time deles em casa da MUITO espaço, então podemos aproveitar esses espaços para contra ataques.
    2º Zaga também não é la essas coisas, tem que ter alguem perto do Pratto para aproveitar os espaços, o argentino vai ser util demais nessas bolas aéreas e contra ataque também.

    Curtir

  15. Juro que não consigo entender a galera achar Rodrigo Caio uma boa de volante, sendo que ele só fez partidas bizarras na posição. Sempre fica perdidaço.

    Memória da torcida é curtissima.

    Curtir

    • Se o Dorival quer continuar nesse 4-1-4-1 e já testou Militão, Petros e Jucilei (que não deram certo como o “1”) vale a pena tentar o Rodrigo Caio pq em uma tacada ele ganha uma opção rápida e com bom passe e tira o cara da zaga. Contra o Cruzeiro no decorrer da partida ele fez essa função no lugar do Militão e foi bem.

      O proprio Tite já pediu pra ele jogar como volante e ele deve perceber que como zagueiro nunca terá espaço na seleção. Se vai dar certo eu não sei mas vale a pena tentar.

      Curtir

    • O problema maior é o ego desse incompetente!
      Não dá o braço a torcer…

      Como disse o ator Al Pacino no fechamento do filme (no papel do Demo)
      “O Advogado do Diabo”:

      “vaidade… meu pecado favorito…”

      Esse infeliz do Leco vai queimar nas mais profundas entranhas do inferno
      por causa dessa vaidade estúpida dele.

      Curtir

  16. Marcelo Hazan @Marcelo_Hazan

    Sidão; Militão, Arboleda, Bruno Alves e Junior; Rodrigo Caio, Petros, Gomez, Hernanes, Marcos Guilherme, Lucas F, Thomaz e Pratto

    Alguém me explica por que diabos o senhor treinador usa essa formação ofensiva no treino ai no jogo me coloca Jucilei de meia? Do que adianta? Já vimos isso várias vezes antes e sabemos onde dá.

    Curtir

  17. Hoje DJ é onipresente, onisciente e onipotente na CT. Como RC tb era. Tá errado. Desde aquela época defendo um profissional com experiencia nas quatro linhas e com integridade inquestionável. Funcionário contratado pelo clube. Autuori e Muricy p.ex.. DJ precisa de um contraponto, ser questionado nos seus conceitos para evoluir. Com todo respeito, o filhão não tem essa envergadura. Erros como cometidos no sábado não é mais permitido. Muricy já.

    Curtir

  18. Véio Juju Cachaça já teria resolvido essa situação dizendo antes do jogo no vestiário: “Um cavalinho pra cada um pra trazer a vitória!”.
    Em 3 rodadas estaríamos disputando vaga da Libertadores.

    Curtir

    • Podem falar o que quiserem, mas o Juju, conhecendo como é cabeça de boleiro, pelo menos
      ia fazer a turma dar um gas. Além de já ter trazido o Muricy há umas 2 semanas atrás!

      Vai Leco!
      Mire-se no seu mentor!
      Mexe esse traseiro e liga pro Muriçoca (ah é! Vc odeia ele, então pede pro Pinotti ligar, tá?)
      Anda, seu lerdo!!!

      #AndaLerdoLeco

      Curtir

  19. Leco, lequinho do meu coração (Mentirinha, né? Rsss),
    De novo:
    Sabe quando um enfermo está prestes a ter a perna amputada, mas há uma única saída,
    uma úncia solução, que o salvará de perder o membro: ter que tomar um remédio intragável,
    mas que dará jeito no drama vivido pelo moribundo…

    Pois é: vc é o enfermo e Muricy o remédio intragável.
    Maaaaaaas, sabe como é… vc não vai querer ter a perna amputada, vai? Vai perder apoio e
    prestigio e aliados como presida? Vai não, né lequinho?

    Então faz assim, ó: fecha os olhos, prende a respiração, abre bem a boca e… engole logo!!!!
    Proooooooontooo!!!

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s