Vida ou Morte: São Paulo pega a Ponte Preta para manter vida no campeonato

O JOGO

De um lado, o São Paulo, há dez rodadas na zona do rebaixamento e vindo de derrota (4 a 2) no clássico com o Palmeiras. Do outro, a Ponte Preta, na zona intermediária da tabela de classificação e atenta ao nervosismo do rival para surpreender no estádio do Morumbi. Os times paulistas se enfrentam neste sábado, às 19 horas, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O Tricolor tem chance de sair do Z-4 neste fim de semana. Para isso, precisa ganhar e torcer por uma combinação de resultados. Entre derrota do Coritiba (para o Atlético-PR) e empates de Vitória (com o Fluminense), Chapecoense (com o Cruzeiro) e Avaí (com o Sport), ao menos três desses resultados precisam acontecer. Já a Macaca, se perder, pode ficar muito perto do grupo das piores equipes da competição.

Transmissão: Premiere, Premiere HD e PFCI (com Jota Jr e William Machado)

São Paulo – técnico: Dorival Júnior

Após a derrota para o Palmeiras, a comissão técnica aproveitou a pausa do campeonato para testar variações e tentar encontrar uma formação que dê à equipe mais organização defensiva sem que isso reduza a força ofensiva. Assim, algumas caras novas vão pintar no 11 inicial.

 Na lateral direita, o volante Éder Militão será improvisado no lugar de Buffarini. Na zaga, o recém-contratado Bruno Alves fará sua estreia na vaga de Arboleda, suspenso. No meio-campo, Lucas Fernandes terá chance de substituir Cueva, que vive má fase técnica.

Quem está fora: Arboleda (suspenso), Bruno (lesão nas costas), Araruna (aprimora a forma física após se recuperar de lesão na coxa esquerda), Morato e Wellington Nem (cirurgias no joelho, só voltam em 2018).

Pendurados: Bruno, Edimar, Hernanes, Júnior Tavares, Lucas Pratto, Lugano, Petros e Renan Ribeiro.

Ponte Preta – técnico: Gilson Kleina

Muito mistério pelos lados da Macaca. Gilson Kleina fechou todos os treinos táticos da semana e não deu pista alguma do time que vai a campo neste sábado. A certeza é que Wendel está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Já a grande dúvida é Lucca, que sofreu uma entorse no tornozelo direito e não é presença garantida. A Ponte vai esperá-lo até o último exame, nos vestiários do Morumbi. Caso o camisa 9 não jogue, Léo Gamalho formará o trio ofensivo com Emerson Sheik e Felipe Saraiva. No meio-campo, Renato Cajá fica no banco de reservas.

GE

409 comentários

    • Verdade, não pode pensar em empatar…qualquer resultado que não seja vitória vai decretar a nossa morte no ano….infelizmente.

  1. Show de bola novo formato do blog, gostei bastante. Que traga bons novos ares e seja parte do começo de uma mudança ainda maior com o tricolor em campo. Dia de jogo é.. piiiiiiii ! Até que enfim chegou, bora tricolor, tmj sempre !

  2. Neste início o Lucas está afunilando, seu posicionamento tradicional, ao invés de abrir.

    E Rodrigo Caio já deu aquela escorregada tradicional que quase nos custa um gol.

  3. Não entendi o Cueva no banco. Ele foi bem nas Eliminatórias e era o momento para o colocar em campo e cobrar um grande futebol. Agora… o cara vai bem na quarta, e no sábado tá no banco… aí não se pode cobrar depois.

    • A questão é como criar com de uma retranca dessa.
      Precisamos de Velocidade, ultrapassagem, Jogadas pela linha de fundo. O trio Hernanes, Jucilei e Petros inviabiliza os dois primeiros, militão e Edimar nas laterais inviabilizam os dois últimos.

  4. O SPFC tem muito pouco poder ofensivo. Depender do Jucilei pra isso não dá. Põe o Cueva em campo e tira ou o Petros ou o Jucilei. Acho que um meio de campo com Jucilei de primeiro volante, Hernanes de segundo, com Cueva e Lucas Fernandes é bem possível.

  5. antigamente jogos de brasileiro eram mais abertos. mata matas de copa do brasil, mercosul, libertadores em casa eram sempre contra retranca… hj em dia todo jogo no morumbi independente de fase eh sempre na retranca…

  6. Quando o jogo ta dificil…….nada como uma bola parada marota…..essas jogadas faltaram ao Ceni…..pelo menos nisso melhoramos com o Dorival ou foi a entrada do Hernanes mesmo,kkk

  7. Hernanes o melhor jogador em atividade na América Latina!

    Hernanes o melhor jogador do Brasil!

    Tite,

    Seu corinthiano de m###### s você não levar o Hernanes pra copa, vai voltar pra casa sem nada!

  8. Sera impressao minha, mas não vejo finalmente o SPFC jogando naquele esquema de pontas.Lucas Fernandes claramente jogando centralizado e flutuando por toda parte do campo.

  9. O time até esta seguro, mas a criação está deficitária.

    Graças a uma cobrança de falta fantástica estamos vencendo, mas precisamos repensar a ofensividade desse time.

    Pontos positivos:
    Hernanes, sempre.
    Militão muito bem, melhor que qualquer um da posição.
    Lucas Fernandes muito melhor que Cueva.
    Bruno Alves muito seguro.

  10. Ta bom, se comportando bem… mas a gente vê q é mto lento…. não entendo o Jucilei parece q ta jogando de meia direita, nessa posição J. Gomez renderia mais…
    Tiraria Jucilei ou Petros e colocaria o Gomez

      • É verdade… mas acho q o Dorival fica meio q com “medo” de tirar o Petros, a gente sabe q ele é um dos líderes do elenco e seu comportamento é exemplar… parecido com a situação do R. Caio, só q este tem o agravante dele ser um jogador de grande potencial de venda…

        E o Jucilei, se tirar a torcida chia… fico até com dó do Dorival nessa situação… rs

  11. Primeiro tempo mto parecido com o jogo do cruzeiro. Não jogamos nada, mas viramos o jogo vencendo. No segundo tempo erramos e conseguimos a virada na base do apoio da torcida. Torcer pra hj a defesa continuar firme, e tentar matar o jogo no contra ataque.

  12. Time está mais seguro na defesa, é só não dar bobeira.

    Cueva e Maicosuel poderiam entrar para botar correria no jogo lá pelos 20 minutos.

    Parece que a equipe está mais encorpada, mais consciente e isso aos poucos vai dando segurança.

    Precisa chutar mais e um pouco mais de efetividade no ataque, mas está ficando bom.

    Jogo está para vencer sem sustos.

  13. Ja disseram aqui, más o Militão parece que é lateral de origem, está muito bem. O lado direito está bem, Bruno Alves muito firme.

    Falta um apoio melhor do Edimar, não é a dele, sabemos disso, e o Jucilei precisa entrar no jogo.

  14. Apesar de ter torcido pro Dorival mudar mais peças do time titular, fui surpreendido por um time bem postado, seguro e marcando corretamente.
    Ainda falta um melhor aproveitamento do ultimo toque, q estao desperdiçando muito.
    Militao, q acho um bom jogador, esta indo muito bem ali. Bem seguro no apoio e na defesa. LF tentando chutes de fora e rodando o campo tbm está muito bem.
    Espero q tudo melhore. Gostaria de ver o Maicossuel nesse time ai. Sempre jogou bem e o MG ta mal desde seu terceiro jogo. Rs

  15. Que alegria ver o desmpenho do Militao na lateral direita, muito bem , eu tiraria o Petros e colocaria o
    cueva e passaria o juciley a frente da defesa, onde ele e monstro.
    Hernanes todo jogo diz para que veio, craque.

  16. Primeiro tempo de pouco sustos na parte defensiva, mas faltou um pouco mais de qualidade no setor de criação. O Lucas ficou muito sozinho no setor.

    Eu trocaria o Jucilei pelo Cueva e depois o Marcos Guilherme pelo Maicossuel

  17. Esse Bruno Alves surpreendeu,pelo menos nesse primeiro mostrou ser um zaguerio feijao com arroz,não afobado e com senso de posicionamento,gostei…que não seja a maldição do primeiro jogo,kkk

  18. Será que só eu acho que temos uma baita dupla de volantes, rsrs, pra mim os três jogam juntos Petros, Hernanes e Juça, o problema da lentidão era o Cueva, estávamos com 1 a menos.
    Profeta atualmente está mais pra Ganso do aue pra Pirlo, é um meia distribuidor.
    Pena não ser possível postar imagens, iria mostrar pra v s imagens de como é o fígado dó são-paulino que bebe, bem acebolado e a cerva trincando 😂😂😂

  19. Queria ver o Maicossuel junto com o LF, acho que dá liga. dois meias que chamam muito o jogo. Precisamos disso: volume de jogo. Essencial pra ganhar confiança.

  20. Tem q jogar com a cabeça agora. 2×1 é nosso, só sair na boa.
    Pratto tá na meia lua defensiva.ta errado! Não podemos marcar tão atrás. Acerta logo Dorival!!!!

  21. Condomínio Caio tem que sair do São Paulo .. a torcida precisa se organizar, ameaçar, perseguir. Qualquer pessoa com 2 neurônios sabe que ele só joga e vai para seleção por esquema do empresário Carlos Leite

  22. Nao sei quem ta com a cabeca pior. O time q esta em campo ou Dorival, q vendo o time tomar sufoco, clareando o segundo gol dos caras, nao fez nada. So ficou olhando.

  23. Bom não há muito que falar, a equipe até que tentou, mas a sorte não está no lado do SP infelizmente. O SP está definitivamente na segunda divisão moralmente dizendo pois com essa bagunça que está o clube não há muito que falar. Bem, só isso mesmo.

  24. Decepção está muito grande, amigos.
    Juiz claramente nos prejudicando dolosamente.
    Tinha que ter tirado o Pratto e reforçado a marcação.
    Com menos um jogador e Buffarini (-2), ainda contra a arbitragem tá complicado.

    • Ta impossível de entender, de ter esperanca. Ngm se ajuda, nem Dorival, nem time, nem presidente. Ngm, so a torcida, q nao da pra fazer muita coisa.

  25. Eu nunca vi um time tao animalmente burro como esse. Tem Hernanes, Petros e Lucas Fernandes. Tudo pra ter um time com posse de bola e jogo lento, pra dazer o tempo passar.

    Mas nao.

    Ficam dando a bola pro adversário esperando um contra ataque sei la com quem e confiando em uma das piores zagas da história do futebol mundial.

    Não tem como ficar calmo com essa merda.

  26. Que draga! Desânimo total dps dessa. Time parece juvenil. Não sabe controlar o jogo.

    Esse Edimar está a cada jogo mostrando pq era terceira opção no cruzeiro. Era melhor ter mantido o Mena.

    Agora entra o Marcinho… Ufa… Agora tá TD bem

  27. Tem jeito nao… Ta traçado…é muito azar junto… De 2 a zero pra 2 a 2 com um menos…

    Tem uma ancora q puxa pra baixo… Quem. Sabe nao renacemos em 2019… Como foi com outros times.. Apos um ano jogando de terça e sabado

  28. Olha…. o cenário é de rebaixamento…. infelizmente, temos que admitir que as coisas estão dando muito erradas para o SPFC. Se cair, o Leco nunca mais deveria poder sair de casa sem ser chingado onde quer que vá.

  29. Acho incrível a facillidade da juizada marcar qualquer coisa que prejudique o SP. Tivesse sido no travecão, no crefisão ou qq outro estádio com dirigentes que prestam juiz teria marcado falta de ataque(aquele famoso perigo de gol).

  30. Patético, ignóbil, um calhau.

    O SPFC foi o maior clube brasileiro.

    Hoje é essa zona aí e esse catadão em campo.

    Time grande não cai. Porém time grande que se apequena não cai, despenca.

    Hoje é Ponte ou é Penha?

    A queda é a mesma…

  31. Hernanes de segundo volante não da tambem,ele não tem mais condição fisica pra isso e quebra a criatividade do time…..o elenco é uma m…. não temos volantes,hj ficou provado.

  32. Não venham com desculpa de juiz, é o time mau treinado e ainda com Petros, Rodrigo Caio não ganha de nniguém. A sequência do SPFC: Vitória fora e o Curintia.

  33. Time assutado, perdido. Morreu, nao por estar cansado, mas pelo medo.
    Do jeito q ta, nao da.
    E, enquanto eu escrevo, o cara q eu mais odeio no time, q nao entendo por ser titular, perde um gol na linha.
    Parabens MG, parabens Dorival. Espero q saiam os dois.

  34. Um presidente fracassado obviamente monta um time fracassado. Torcendo pra que não, mas tudo indica que vamos cair e acham que ele está preocupado? Deve tá no camarote ou na casa dele, nem aí, pois o cargo, o salário, as comissões, tão garantidas até 2020. Os conselheiros aceitam qualquer mixaria pra ficarem quietos e aplaudirem, as organizadas também tão no bolso, as próximas eleições tão longe. Tá tudo tão fácil que nem mudar a diretoria de futebol como no ano passado ele tá preocupado. Se cair dane-se, sofram os trouxas que eles vão pensar em vender a molecada e contratar um monte de perebas pra rolar comissão a rodo e comprar quem precisar.

  35. Fim de campeonato pro SP…com esse resultado o time vai cair…não adianta culpar juiz, nem nada disso…o time não deu liga e fim de história.

  36. Mesmo quando estava vencendo o time não estava criando, agora precisa criar pois a posição no campeonato é péssima.
    Falta chegada, velocidade. Pratto é guerreiro, lutador, mas não compõe o meio campo nem tem velocidade para o contra-ataque

  37. Rodrigo Caiu…
    Vou torcer mas o cenário é terrível…
    Tinha de ganhar hoje de qualquer jeito …
    Resultado igual esse, empate com Atlético GO e derrota pra Coritiba é decreto de rebaixamento..

  38. Duas semana de treino pra isso
    Culpa do sr DJ
    Trocar lateral por lateral
    Deixar Macosuel no banco
    E o fim
    Disso isso durante a semana
    Fora DJ
    Coloque o Jardine pó

    • Errou até demais hoje.
      Não fechou o time na hora que deveria, manteve erroneamente o Pratto, quando era para ter entrado com o Gomez para fechar o meio campo.
      Treina o Gomez, e coloca quem não treinou (R. Caio, Cueva e Marcinho) mostrando que não tem nenhuma convicção no que treina.

  39. Infelizmente acho que o time caiu hoje e no jogo contra o coxa, simplesmente inadmissível, hoje foi pra colocar o 2 prego no caixão, e acho que o morto não levanta mais, série B vem aí !! Boa noite a todos, eu não assisto mais, porque faz mal pra minha saúde, assim como em 2013, não consigo assistir os finais de jogos mais, e agora não assisto mais nem do começo.
    Ano que vem estamos aí, acompanhando na série B, como torcedor trouxa que sou.

  40. Obrigado juiz, seu safado…obrigado R. Caio, você é fraquíssimo como volante e péssimo como zagueiro, imprestável, assim como Buffarini ! podem sumir, vazem.